Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Carlos Matheus

Ligar bateria auxiliar com relê

Recommended Posts

Ta ai um esquema q eu fiz.. A bateria auxiliar não rouba carga da bateria do cofre, e quando liga a chave o rele permite a passagem de energia assim carregando a bateria auxiliar. ;)

 

OgAAAIjeM-gusuofI7xR6At3ldcZcLf70R7GteUoLPCtbzb2b5-mojY2qZEMW8FoVnF5kySHwS56nRgcD_nl3l1-8MAAm1T1UJCOGS7-Ux-ceIFDgUnhbt0BNL0x.jpg

 

 

Abraço

Editado por Carlos Matheus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podems dizer que o mesmo acontece com disjuntores?

 

Liga, passa energia.

Desliga, nao passa energia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podems dizer que o mesmo acontece com disjuntores?

 

Liga, passa energia.

Desliga, nao passa energia.

 

 

Sim, mais esse com relês é direto na pós chave.

Quando ligar o carro (pós chave) vai passar energia.

Quando desligar o carro (pós chave) vai parar de passar energia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima ideia.

 

Só não entendi a parte do acendedor de cigarro.

 

E outra coisa, o rele não é muito fraco pra essa aplicação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil botar um diodo na entrada da bateria do motor....

 

Tipow, bota um diodo entre o alternador e a bateria do motor e puxa o cabo do alternador direto para a bateria auxiliar, assim o alternador carrega as duas mas o som só usa a auxiliar...

 

De qualquer forma, acho bobagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria ou como o Jão falou, ou ligaria o alternador na bateria do cofre e no fio que vai da bat. do cofre p/ a bat. auxiliar colocaria um diodo "apontando" p/ bateria do cofre..

No final da no mesmo.. só envolveria menos o fio do alternador..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima ideia.

 

Só não entendi a parte do acendedor de cigarro.

 

E outra coisa, o rele não é muito fraco pra essa aplicação?

 

O acendedor de cigarro é um lugar mais facil de achar pós chave, mais pode pegar de outro lugar.

Creio eu que não mais se ele não aguentar pode colocar dois ligado em paralelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse relezinho d farol ai é muito fraco...

fora a ideia do super diodo q tem q usar do alternador p/ a bat aux. o mais simples e facil mesmo é o disjuntor....na boa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse relezinho d farol ai é muito fraco...

fora a ideia do super diodo q tem q usar do alternador p/ a bat aux. o mais simples e facil mesmo é o disjuntor....na boa

 

Segue o esquema com disjuntor de 200 amp.

 

OgAAAKuo-pWNg9L9a07_eB-GcF6rQrD0Ne9MLRpX8xA-3ccG5VQwBvVoMKH88EYwINbsspxaG7PEaKEWGLnYSnjM4UYAm1T1UGHo4GEX9RB-r29qVjVZOUV6mxQz.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue o esquema com disjuntor de 200 amp.

 

OgAAAKuo-pWNg9L9a07_eB-GcF6rQrD0Ne9MLRpX8xA-3ccG5VQwBvVoMKH88EYwINbsspxaG7PEaKEWGLnYSnjM4UYAm1T1UGHo4GEX9RB-r29qVjVZOUV6mxQz.jpg

 

Esse disjuntor automotivo de 200 amperes nao presta.

 

Aki os estaladores jah tentaram usar varias vezes.. sempre vao pro pauu CEDO CEDO CEDO.

 

Dai todos aki nem ligam mais para eles... aki eh soh os residenciais mesmo.

 

Ah.... talvez esses disjuntores automotivos nao prestem por causa da densa umidade daki da regiao...

 

Soh para ter uma ideia da umidade, os parafusos do motor ficam enferrujados depois de uns 6 meses de uso, sendo que comprado NoVO em concessionariA!

 

Aki eh Tenso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil botar um diodo na entrada da bateria do motor....

 

Tipow, bota um diodo entre o alternador e a bateria do motor e puxa o cabo do alternador direto para a bateria auxiliar, assim o alternador carrega as duas mas o som só usa a auxiliar...

 

De qualquer forma, acho bobagem.

 

Segue o esquema com Diodo então. Esse diodo é diodo de alternador (encontra em auto eletrica)

 

OgAAALR2MPHjw18O038aFWfQrpb-1iRQa7PNvtoRPXW-tzp4wsRp11bz2ZR4LV-VBgbrilqkv_PP8yaUBH5ySrSNJ_oAm1T1UNcrI_i2xid2PEmU8Dlaa8f4EHHu.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse disjuntor automotivo de 200 amperes nao presta.

 

Aki os estaladores jah tentaram usar varias vezes.. sempre vao pro pauu CEDO CEDO CEDO.

 

Dai todos aki nem ligam mais para eles... aki eh soh os residenciais mesmo.

 

Ah.... talvez esses disjuntores automotivos nao prestem por causa da densa umidade daki da regiao...

 

Soh para ter uma ideia da umidade, os parafusos do motor ficam enferrujados depois de uns 6 meses de uso, sendo que comprado NoVO em concessionariA!

 

Aki eh Tenso!

 

 

Usam os residenciais monofasicos mesmo?? de 50 amp?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse relê do primeiro projeto, tenho quase certeza que DERRETE...

 

Não é pq ele tem 2 fuse de 30A que ele aguenta 60A ok? O fuse protege o condutor (fio, cabo) e parte do circuito, não protege o equipamento, se bater um curto ele rompe da hora, mas se você colocar 50A de carga nesses relés, você derrete ele sem queimar os fuses.

 

Seu exmplo: "P/ lâmapadas de 100W"

 

100W X2 = 200

 

200W / 12V = 16,6 A

 

PS: A grandeza de um fusível, não é em A/h ok? É em A, primeiro a lei de OHM, depois o projeto hein, calma lá. Imagina um som puxando 60A contínuos com esse "projeto" aí e o carro ligado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse relê do primeiro projeto, tenho quase certeza que DERRETE...

 

Não é pq ele tem 2 fuse de 30A que ele aguenta 60A ok? O fuse protege o condutor (fio, cabo) e parte do circuito, não protege o equipamento, se bater um curto ele rompe da hora, mas se você colocar 50A de carga nesses relés, você derrete ele sem queimar os fuses.

 

Seu exmplo: "P/ lâmapadas de 100W"

 

100W X2 = 200

 

200W / 12V = 16,6 A

 

PS: A grandeza de um fusível, não é em A/h ok? É em A, primeiro a lei de OHM, depois o projeto hein, calma lá. Imagina um som puxando 60A contínuos com esse "projeto" aí e o carro ligado?

 

É vc ta certo.. :rever1:

Não tinha pensado nisso.. :(

Então no caso eu teria q colocar dois reles de 70a ligados em paralelo???

0122.jpg

PS: Alguem me recomendaria algum site pra comprar de confiança.

Abraço ;)

Editado por Carlos Matheus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usam os residenciais monofasicos mesmo?? de 50 amp?

 

Residenciais Monofasico de 100a...

 

Alguns usam de 150a.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É vc ta certo.. :rever1:

Não tinha pensado nisso.. :(

Então no caso eu teria q colocar dois reles de 70a ligados em paralelo???

0122.jpg

PS: Alguem me recomendaria algum site pra comprar de confiança.

Abraço ;)

 

 

Carlos, acredito que isso resolveria seu "problema", mas, a pergunta é:

 

Qual seria a real vantagem de setorizar essas cargas? Não seria muito mais interessante deixá-las em paralelo direto? Tomando como base que a original seja 45A/h e a auxiliar 150A/h, não seria muito mais negócio se toda a elétrica do seu carro tivesse o "runtime" de 45+150A/h e seu som de 150+45A/h?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, blz.

 

Carlos Matheus poderia dizer qual é o sistema de som que tem em seu carro, assim poderiamos dimensionar +- o que precisa de bateria.

 

Mas eu não recomendo fazer essas ligações de relé ou diodos para desligar a bateria dianteira da traseira, até pq quando o pessoal recomendo colocar bateria extra é para que esta seja somada com o dianteira e ñ para desligar ela...

 

Tem outra o sistema com diodo é bom, mas esses "mega" diodos tem uma queda maior que 0,7v entam quando o alternador estaria mandando 14,4v para bateria do carro, a bateria extra estaria recebendo 13,7v, isso tudo na teoria na pratica seria menos ainda pois dificilmente o alternador estaria segurando 14,4v com carga.

 

O que eu recomendo para os user que possuem sets pesados é sempre colocar dijuntor nas saidas dos polos positivos de todas baterias do sistema, pois isso vai ser a sua segurança!

 

Abraço

 

Josias H. Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria ou como o Jão falou, ou ligaria o alternador na bateria do cofre e no fio que vai da bat. do cofre p/ a bat. auxiliar colocaria um diodo "apontando" p/ bateria do cofre..

No final da no mesmo.. só envolveria menos o fio do alternador..

Mas, neste caso, não carregaria a bateria traseira. Pode-se usar um divisor também, mas divisor custa caro... E puxando direto do alternador, ainda aproveita e aterra melhor e está feito o BIG3

 

Obrigado a quem desenhou o meu esquema, vou até salvar no PC. É o que farei o dia que tiver trio pesado....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos, acredito que isso resolveria seu "problema", mas, a pergunta é:

 

Qual seria a real vantagem de setorizar essas cargas? Não seria muito mais interessante deixá-las em paralelo direto? Tomando como base que a original seja 45A/h e a auxiliar 150A/h, não seria muito mais negócio se toda a elétrica do seu carro tivesse o "runtime" de 45+150A/h e seu som de 150+45A/h?

 

Mais por exemplo se eu deixar muito tempo ligado e acabar a caraga das duas baterias??. Tranco ou "chupeta"... Eu tenho uma de 60A/h no cofre seria interessante ter 210A/h ao todo mais não sei se é necessario, me falaram aki q era preciso uma de 150A/h pra tocar o que eu quero colocar...

 

OgAAALYkoAWXPDerfnGoiZiJk0IkdNhlUcT0cvuYTDnJtW45vzgDkOz1JHTL9fgqJoemO4EVQD24N7d0Gd9Es9La9TAAm1T1UJR_Gn7CjgzePqZNzBDUUxnco0Zv.jpg

 

Acho q uma de 90A/h em paralelo ja é o sulficiente neh??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, blz.

 

Carlos Matheus poderia dizer qual é o sistema de som que tem em seu carro, assim poderiamos dimensionar +- o que precisa de bateria.

 

Mas eu não recomendo fazer essas ligações de relé ou diodos para desligar a bateria dianteira da traseira, até pq quando o pessoal recomendo colocar bateria extra é para que esta seja somada com o dianteira e ñ para desligar ela...

 

Tem outra o sistema com diodo é bom, mas esses "mega" diodos tem uma queda maior que 0,7v entam quando o alternador estaria mandando 14,4v para bateria do carro, a bateria extra estaria recebendo 13,7v, isso tudo na teoria na pratica seria menos ainda pois dificilmente o alternador estaria segurando 14,4v com carga.

 

O que eu recomendo para os user que possuem sets pesados é sempre colocar dijuntor nas saidas dos polos positivos de todas baterias do sistema, pois isso vai ser a sua segurança!

 

Abraço

 

Josias H. Bauer

 

 

Ainda to com o projeto no papel.

 

OgAAALYkoAWXPDerfnGoiZiJk0IkdNhlUcT0cvuYTDnJtW45vzgDkOz1JHTL9fgqJoemO4EVQD24N7d0Gd9Es9La9TAAm1T1UJR_Gn7CjgzePqZNzBDUUxnco0Zv.jpg

 

To juntando $$ ainda...

Mais ja vo tirando minha duvidas pra quando eu for montar.

Obrigado

Editado por Carlos Matheus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, blz.

 

Quando eu pedi o seu sistema eu queria saber o quê vc tem de amplificadores, pois é assim que podemos calcular o que + ou - vc vai ter de consumo!

 

Eu só ñ vou indicar modulos para ñ me complicar...

 

Abraço

 

Josias H. Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse disjuntor automotivo de 200 amperes nao presta.

 

Aki os estaladores jah tentaram usar varias vezes.. sempre vao pro pauu CEDO CEDO CEDO.

 

Dai todos aki nem ligam mais para eles... aki eh soh os residenciais mesmo.

 

Ah.... talvez esses disjuntores automotivos nao prestem por causa da densa umidade daki da regiao...

 

Soh para ter uma ideia da umidade, os parafusos do motor ficam enferrujados depois de uns 6 meses de uso, sendo que comprado NoVO em concessionariA!

 

Aki eh Tenso!

 

 

Que estranho, to a meses usando um de 240Ah, nunca desarmou de bobeira, já testei curtos e desarmou na boa.

 

Melhor não falar coisas que você não testou, e pelo que você comentou foram estaladores e todo mudo sabe que eles so fazem mer**.

 

e humidade aqui é bem maior do que onde vc mora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... Não seria muito mais interessante deixá-las em paralelo direto? Tomando como base que a original seja 45A/h e a auxiliar 150A/h, não seria muito mais negócio se toda a elétrica do seu carro tivesse o "runtime" de 45+150A/h e seu som de 150+45A/h?

 

 

"aeeh" eu uso esse tal de runtime :rever1: (zuera)

 

pra mim foi oq melhor aplicou-se partida do carro ficou mais rapida.

 

o som fica mais tempo ligado.

e tenhu mais Amperes e pico de descarga a disposiçao..

algo mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, dando uma ressucitada aqui no tópico, li acima todas opções dadas, porém me deixaram com mais dúvidas...

 

Enfim, qual a melhor opção para ligar uma bateria auxiliar de modo que ela não roube carga da bateria principal ?

 

Abraços !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, dando uma ressucitada aqui no tópico, li acima todas opções dadas, porém me deixaram com mais dúvidas...

 

Enfim, qual a melhor opção para ligar uma bateria auxiliar de modo que ela não roube carga da bateria principal ?

 

Abraços !

 

 

 

Não precisa inventar nada. Esta aqui.

 

http://m.ebay.com/itm/271281451433?nav=SEARCH

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...