Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gcosta27

[Ford Novo Focus] Projeto Quality Sound Brasil 2010 - Pronto!

Recommended Posts

Postado em

Qual o nome desse tecido? Quero fazer as minhas colunas e por aqui não sei vou achar algo além de camurça para usar na forração.

Vai ser mas uma instalação show.

Virlei

Virlei, e não sei o nome do tecido não....entrei numa loja de tecidos, fucei e achei ele...pelo visto, é o que chega mais perto do teto do Focus....vamos ver qnd eu colocar no lugar.

abs

Postado em

Markto, aqui no Rio é brabo achar esse material especializado....eu fucei muito para achar esse tecido, que chega bem perto do tecido do teto. Com relação a flexibilidade, ele é bom de trabalhar, não tive problemas para esticar e puxar... :legal:

Vou usar a dica do Pad, aparanco os fiapos e vamos ver como fica!

abs

Nossa cidade desse tamanho e é dificil achar!! tem gente que chama de tecido flocado.

Markto

Postado em

Galera,

Hj foi dia de papai noel! :vts

Chegou o BitOne.1, as peças sobressalentes na Ford e um Ferro de soldar! hehehe

Falta ainda, o ex-10 (que está a caminho), algumas peças de instalação (porta fusivel, cabos speaker, etc) que estão vindo do Canadá e os Subs de 8" da ARC Audio, que tb já devem estar a caminho...

Algumas fotinhos do BitOne.1

DSCN3409.jpg

DSCN3410.jpg

DSCN3411.jpg

Com relação as colunas, eu resolvi fazer uma alteração no acabamento....aguarde.... [-]

Abs a todos

[]-[]

Postado em

Tbm sai de uma Montana pra um desse bixinho ae... chegou essa semana.. to pensando em "OQ" fazer com o som ainda..

realmente, tirar o HU original da dó... ele é mto harmonioso com o painel.. e até q o som original não é todo ruim não, massssss... hahaha...

Eu axo que vou esperar o "desmonte" do seu focus pra aprender como fazer pra eu não fazer nenhuma cagada qdo desmontar o meu ( projetinho simples, só quero um subzinho e amplificar os falantes originais).

tenho algumas duvidas:

- qual o melhor jeito de tirar o rádio dali? digo, demontar aquela frente dele? to com um medo de mecher ali e acabar quebrando alguma presilha...

- Tem ctz q o amplificador cabe embaixo do banco com aquelas saidas de ar? pensei em colocar um ali, mas parece q nun vai caber certo.

- eu estava olhando o cofre do motor, e percebi 3 detalhes: bateria de 52A, espaço pra bateria minusculo( não da pra colocar uma mto maior) e não encontrei nenhum lugar "facil" pra passar o cabo de força pra dentro do carro ( axo q no conduite do chicote do carro tem espaço pra passar um fio, mas tem q rasgar ele). Serão problemas?

- no meu caso, como quero apenas dar um grauzinho no som, pensei em colocar um amp pequeno dentro do painel, mas nun axei nenhum bendito espacinho pra fixar o módulo... a montana era uma maravilha pra isso, atraz do porta luva e encima dele era OCO, dava qse pra montar uma caixa de fibra ali de tanto espaço hahahaha... saudades da montana por causa dessas coisas... era tão mais facil desmontar/axar caminho/ fazer gambiarras...

ps: qdo desmontar as portas, poderia tirar uma foto do speaker original, pra eu ter uma noção de como é.

ps2: primeiro lugar que axei na net sobre um SOM pro NF... não é possivel que desde 2008 ngm se "aventurou" nesse modelo hahahaha

ps3: depois de mais de 1 ano longe, voltei a frequentar o forum =D

Postado em

Quero ver esse projeto no Quality Sound PR no dia 13/06! :)

Tudo depende dos Subs, meu caro!!! :vts

O resto já está quase tudo em casa.... :legal:

Vou fazer a inscrição logo...

Postado em

Tbm sai de uma Montana pra um desse bixinho ae... chegou essa semana.. to pensando em "OQ" fazer com o som ainda..

realmente, tirar o HU original da dó... ele é mto harmonioso com o painel.. e até q o som original não é todo ruim não, massssss... hahaha...

Eu axo que vou esperar o "desmonte" do seu focus pra aprender como fazer pra eu não fazer nenhuma cagada qdo desmontar o meu ( projetinho simples, só quero um subzinho e amplificar os falantes originais).

Vamos lá, vou tentar te ajudar pq já bati muito a kbeça tb!

E aqui vai a dica: www.focusclube.net > MK 2,5 :legal:

tenho algumas duvidas:

- qual o melhor jeito de tirar o rádio dali? digo, demontar aquela frente dele? to com um medo de mecher ali e acabar quebrando alguma presilha...

Existe um tópico no fórum do focus que explica direitinho com fazer, onde são as presilhas com foto e tudo mais....

- Tem ctz q o amplificador cabe embaixo do banco com aquelas saidas de ar? pensei em colocar um ali, mas parece q nun vai caber certo.

Sim, tenho certeza, vou fazer um suporte de metal ou mdf para que os amps fiquem em cima da saída do ar, e vou aproveitar duas "bocas" das saídas para refrigerar os amps... =)

- eu estava olhando o cofre do motor, e percebi 3 detalhes: bateria de 52A, espaço pra bateria minusculo( não da pra colocar uma mto maior) e não encontrei nenhum lugar "facil" pra passar o cabo de força pra dentro do carro ( axo q no conduite do chicote do carro tem espaço pra passar um fio, mas tem q rasgar ele). Serão problemas?

Acho que não. Com relação a bateria, eu tenho um capacitor de 3 farad...acho suficiente. Com relação ao "caminho" para passar o 12v, realmente existe apenas uma entreada (que eu descobri até agora) e tem que "furar" o borrachão para passar o cabo....eu ainda não desisti, acho que deve ter outra entrada, mas como ainda nã dediquei tempo para essa parte, não sei te dizer. Se for pelo borração, basta vedar direitinho que não tem problema não.

- no meu caso, como quero apenas dar um grauzinho no som, pensei em colocar um amp pequeno dentro do painel, mas nun axei nenhum bendito espacinho pra fixar o módulo...

Blz, mas acho que uma boa solução é colocar embaixo do banco mesmo, ou então tirar o isopor do PM, fazer um local para um amp menor ali....

ps: qdo desmontar as portas, poderia tirar uma foto do speaker original, pra eu ter uma noção de como é.

ps2: primeiro lugar que axei na net sobre um SOM pro NF... não é possivel que desde 2008 ngm se "aventurou" nesse modelo hahahaha

ps3: depois de mais de 1 ano longe, voltei a frequentar o forum =D

Bem vindo de volta ao fórum!

Abs

Postado em

Galera, continuando a série: Papai Noel fora de época!

Agora ele passou na Ford e deixou umas pecinhas para mim!

DSCN3412.jpg

Suporte para o Ipod

Acabamento do cinzeiro, para posterior modificação e controle remoto do HU.

DSCN3416.jpg

DSCN3418.jpg

Para os interessados de plantão...aqui está o número de série do controle remoto!

DSCN3414.jpg

Detalhe, as peças vieram das Europa!!!! hehehehe

Abs a todos

[]-[]

Postado em

Sobre passar o cabo para dentro do carro, achei esse comentário no forum ... "Ontem achei lugar. Realmente é pelo lado do motorista, tem que desmontar a capa do paralama (aquela parte preta que fica ao redor da caixa de roda). Tem uma tampa plástica que pode ser removida e dá acesso a longarina. Passando o cabo por lá ele sai no lugar onde fica o recolhedor do cinto de segurança do motorista.

Foi dificil, mas deu certo!"

Postado em

Sobre passar o cabo para dentro do carro, achei esse comentário no forum ... "Ontem achei lugar. Realmente é pelo lado do motorista, tem que desmontar a capa do paralama (aquela parte preta que fica ao redor da caixa de roda). Tem uma tampa plástica que pode ser removida e dá acesso a longarina. Passando o cabo por lá ele sai no lugar onde fica o recolhedor do cinto de segurança do motorista.

Foi dificil, mas deu certo!"

Opa, interessante a dica!

Pela descrição, deve ser o mesmo esquema do Citroen Xsara (já tive um...e é o mesmo esquema...)

Valeu!!!! :legal::legal:

Postado em

Fala Gustavo!

To acompanhando o DIY! Nesse fim de semana vai mexer no projeto???

Essas peças do Focus vc comprou pelo Ebay?

E o Bitone?

Tá ficando muuuito legal o acabamento!

Abrs,

Marcello

Postado em

Galerinha do mal,

Updates de hj e respostas para a galera! :legal:

Hj trabalhei pouco no carro, tenho uma trip agora de tarde e não consegui dedicar muito tempo ao projeto hj. Bom, mas coisas estão chegando aos poucos, para quem está interessados, aqui vai a listinha de coisas que tenho até o momento:

Carro com HU original! hehehehe :mac1

O bitOne foi comprado com o pessoal da SigmaCar, lá de Curitiba. O David é super gente fina, negociamos e ele me mandou o BitOne.1, que por sinal veio lacrado! Muito bom!

As peças originais da Ford, comprei na loja que peguei o carro, SuperFord na Barra da Tijuca. Pessoal de peças lá é super gente boa, o Freitas teve maior paciência comigo pq como o carro é novo, existem algumas peças que nem tem na Ford Brasil, então eles tem que pedir lá das Europa! hehehe

O Alpine ex-10, interface para Ipod e BT, comprei aqui no fórum do Ianaconi.

Os amplificadores Audiophonic eu comprei no ML, esqueci o nome do vendedor, mas foi super tranquilo tb.

Com relação aos falantes Hybrid Audio, comprei todos no Canadá na minha última visita de trabalho. Mas claro, perturbei o Ianaconi para ele me passar impressões dos equipos e endereços de lojas no CA.

Outras peças, que ainda não chegaram no Brasil mas já estão com o meu pessoal no Canadá (RCAs monster, PF principal Stinges, conectores, etc) eu comprei na www.woofersetc.com. Tb tudo na boa! Comprei na internet, e mandei entregar no Canadá.

Os demais itens, PF, distribuidor de força, capacitor, cabos de força, techflex, etc, vou utilizar do projeto anterior da Montana.

Bom, com isso, deixa eu matar uma dúvida da galera: Eu não estou instalando nada ainda! O som que está tocando é o original. Estou trabalhando na marcenaria, massa, acabamentos diversos e forração, para qnd tudo tiver pronto, é só partir para a instalação em si.

Comecei por essa parte, pq não tenho muito dom para acabamento então estou fazendo bem devagar. A parte elétrica eu me garanto!

Bom, dito isso, vamos as fotinhos de hj!

Basicamente, testei a coluna do L3, coloquei o controle remoto e testei o lugar para o controle do BitOne.1

Coluna do L3:

DSCN3419.jpg

DSCN3420.jpg

DSCN3421.jpg

Vou dedicar um tópico apenas para o controle remoto, para os futuros donos de Focus de plantão! :legal:

Lugar do controle do BitOne.1...

DSCN3435.jpg

DSCN3437.jpg

DSCN3438.jpg

DSCN3439.jpg

DSCN3443.jpg

DSCN3444.jpg

DSCN3445.jpg

O que acharam???? Foi um teste de local, e eu fiquei muito satisfeito! A partir daí, vou fazer o acabamentozinho no esquema! hehehe

Continua no próximo tópico!

Postado em (editado)

A Ford fez esse lugar exatamente pro controle do Bitone... impressionante, vai ficar muito show. Só acho que um outro tecido na coluna talvez ficasse melhor, menos "grosso".

Acompanhando, quero ver as impressoes com o bitone, estou namorando um focus tbm, quem sabe nao de casamento, igual o seu heheeheh

Ele vem com o controle de volante? Ou é akele que voce comprou?

Editado por Ianaconi
Postado em

Bom, controle remoto do Focus.

O glx não vem com controle remoto, mas vc pode compra-lo na CCS. O part number da peça está aqui:

DSCN3414.jpg

Com isso, vc precisa desmontar o acabamento da coluna do volante. MUITO FÁCIL!!!! :legal:

Vc solta a parte superior, que está presa somente com encaixes.

DSCN3424.jpg

E a parte de baixo que é presa com dois parafusos arlem. Procure o chicote do controle do rádio, que está escondido com fita isolante junto com o chicote original...basta solta-lo com a mão! Não use estilete nesse momento!

DSCN3428.jpg

Já com a peça solta, vc procura a marcação de onde deve ser furado para encaixar o controle remoto...a Ford já deixou marcado para vc! hehe

DSCN3426.jpg

Para cortar o plático, eu utilizei o dremel, mas cada um pode fazer como quiser...o importante é NÃO CORTAR além da marcação da Ford.

DSCN3429.jpg

DSCN3430.jpg

Feito isso, basta montar tudo, mas teste o controle antes de fazer isso. Ele deve funcionar plug and play. O meu foi tranquilo, conectei o controle COM O RÁDIO DESLIGADO, e qnd liguei funcionou direitinho!

DSCN3431.jpg

Depois disso, basta aparafusar as peças de acabamento e encaixar o controle no encaixe que a Ford já deixou para vc! hehehe Detalhe na foto anterior.

Bom, no final é só aproveitar!!!! []-[]

DSCN3432.jpg

Espero que ajude!

Caso alguém queria mais fotos, eu tirei! Só coloquei aqui as principais!

Abs a todos!

[]-[]

Postado em

A Ford fez esse lugar exatamente pro controle do Bitone... impressionante, vai ficar muito show. Só acho que um outro tecido na coluna talvez ficasse melhor, menos "grosso".

Acompanhando, quero ver as impressoes com o bitone, estou namorando um focus tbm, quem sabe nao de casamento, igual o seu heheeheh

Ele vem com o controle de volante? Ou é akele que voce comprou?

Cyro, concordo com vc...já estou procurando um tecido melhor para a coluna. A coloração ficou muito próxima, mas a textura está bem diferente. Vc sabe de algum lurgar que vende esse tipo de tecido do teto????

Da uma olhada no que eu postei agora, expliquei como instalei o controle remoto do som!

"De Casamento, igual ao meu" ????? HUAHUAHUAHUA :legal: Muito boa!

Abs

Postado em (editado)

Gustavo, numa dessa posso tentar conseguir pra você o mesmo tecido da minha coluna.

Um vinil na cor/textura do painel acho que ficaria mto bacana também.

Editado por Ianaconi
Postado em

Gustavo, no caso do controle, a Ford cobraria quanto para instalar? Porque não é difícil de instalar né. Só falta cobrarem ordem de serviço/hora.

O controle no cinzeiro caiu como uma luva. Boa idéia. Casamento perfeito mesmo.

Tira uma dúvida minha por favor. No caso daria para vc ligar numa boa o bitone no player original, pela amplificada... correto? Ou precisaria puxar (fazer um) também o remote do player ?

E no seu caso, o Alpine ex-10 entra só para controlar iPod e tal né ?

Obrigado Gustavo.

Postado em

Valeu pelas fotos e dicas ehehehehe. Ficou bem bacana.

Acho lindao o Branco e penso em pegar um. To na duvida mais comum do momento, i30 ou Focus. Esperando lancar o Kia Koup pra qm sabe pegar um... Vamos ver ehehe.

O tecido eu usei um que aki chamam de nobuque. Eu tenho um pedaço em casa que daria pra cobrir sua coluna. Se quizer posso lhe enviar, ta guardado msm... No polo ficou bem legal, ele é fino, estica e parece um veludo so que delicado.

É o mesmo tecido que o Ianaconi usou nas colunas antigas dele (que eu comprei) só que na cor mais clara.

Abraço

Postado em

Gustavo, no caso do controle, a Ford cobraria quanto para instalar? Porque não é difícil de instalar né. Só falta cobrarem ordem de serviço/hora.

O controle no cinzeiro caiu como uma luva. Boa idéia. Casamento perfeito mesmo.

Tira uma dúvida minha por favor. No caso daria para vc ligar numa boa o bitone no player original, pela amplificada... correto? Ou precisaria puxar (fazer um) também o remote do player ?

E no seu caso, o Alpine ex-10 entra só para controlar iPod e tal né ?

Obrigado Gustavo.

Kra, eu não sei qnt a Ford cobraria mas se bobear coloca aí pelo menos 2 hrs de MO e mais o carro parado um dia na CCS. Eu fiz tudo em 45 min! hehehe

Vou ligar o BitOne na saída amplificada do player mesmo, e aí vai um truque...tenho duas opções para liga-lo: o BitOne tem um sensor de tensão na entrada amplificada que liga qnd "percebe" tensão na saída do player, ou então, posso usar o remote-in, que eu acho que funciona tb pq o player tem uma saída para antena, que eu posso ligar num relé e disparar o BitOne e os amplificadores. :legal:

Das duas, eu posso usar o BitOne com a central do sistema, e ele controlaria o remoto para os amps.

O Ex-10 vai ser ligado na entrada Auxiliar do player, através de um cabo P2, e vai ser a interface para o Ipod e pro BlueTooth.

As coisas estão se encaixando....essa semana devo fazer o acabamento do controle do BitOne e o suporte dos amps.

Abs

Postado em

Valeu pelas fotos e dicas ehehehehe. Ficou bem bacana.

Acho lindao o Branco e penso em pegar um. To na duvida mais comum do momento, i30 ou Focus. Esperando lancar o Kia Koup pra qm sabe pegar um... Vamos ver ehehe.

O tecido eu usei um que aki chamam de nobuque. Eu tenho um pedaço em casa que daria pra cobrir sua coluna. Se quizer posso lhe enviar, ta guardado msm... No polo ficou bem legal, ele é fino, estica e parece um veludo so que delicado.

É o mesmo tecido que o Ianaconi usou nas colunas antigas dele (que eu comprei) só que na cor mais clara.

Abraço

Opa! Kra vc não tiver usando...eu pago o frete e te mandou uma caixa de cerveja! hehehehe

Eu vi os dois carros, e fiquei tb entre o I30 e o Focus...não peguei o I30 por dois motivos: Seguro no Rj era absurdo e só tem a opção de Preto ou Prata...

Ambos os carros são phoda! Agora, no I30 esquece de mexer em som...o player dele é todo integrado ao painel e não rola pegar um sem o som....

Estou 120% satisfeito com o Focus! :legal:

Me manda mp se rolar esse nobuque mesmo! Vlw!

Abs

Postado em

Gustavo, numa dessa posso tentar conseguir pra você o mesmo tecido da minha coluna.

Um vinil na cor/textura do painel acho que ficaria mto bacana também.

Cyro ofereceu de mandar um tecido que ele tem sobrando...se não rolar, podemos tentar o da sua coluna...abs

Postado em

Vou ligar o BitOne na saída amplificada do player mesmo, e aí vai um truque...tenho duas opções para liga-lo: o BitOne tem um sensor de tensão na entrada amplificada que liga qnd "percebe" tensão na saída do player, ou então, posso usar o remote-in, que eu acho que funciona tb pq o player tem uma saída para antena, que eu posso ligar num relé e disparar o BitOne e os amplificadores. :legal:

Das duas, eu posso usar o BitOne com a central do sistema, e ele controlaria o remoto para os amps.

Tem que testar se ele manda sinal sempre pela saída pra antena. Alguns players ativam somente com a função de rádio ligado e ouvindo CD ele não envia sinal. Isso ocorre para nem sempre ativar a antena elétrica que alguns carros possuem/possuiam. Assim sendo ele não serviria como remote.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...