Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Markto

Instalação Astra 3 way stereo.

Recommended Posts

massa markto!!

nao entendo muito de crossover nao, mas esses cortes diferentes entre o tang band e o dayton (3500 e 5000) é devido aos cortes serem de 6 e 12db?

nao está aparecendo nenhuma atenuacao entre essas frequencias nao?

abs!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita, agora sim o trem sai heheh, parabens pelos cross... Mas, ei ai, oque vc achou da diferença de ter adicionado os tweeters, deu realmente uma melhorada nos agudos, obteve agudos mais refinados e detalhados?Achou que vale a pena ? Abraço. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

massa markto!!

nao entendo muito de crossover nao, mas esses cortes diferentes entre o tang band e o dayton (3500 e 5000) é devido aos cortes serem de 6 e 12db?

nao está aparecendo nenhuma atenuacao entre essas frequencias nao?

abs!!!

Fala Arthur!

Havia efetuado cortes de 5K pra cima e pra baixo, ambos com atenuações de 12db. Houve um pico de imediato nessa frequencia. Na verdade esse tipo de cross é do tipo butterworth, que na mesma frequencia criará esse pico. Isso não é bom.

Da maneira que fiz, cada um com determinado corte e slope, acredito ter ficado mais plano possivel, ao menos de ouvido não tive sensação de picos de frequencia. Atenuação com certeza não, porque as senóides tendem a somar-se em umponto em comum.

O full com 6db em 3.500Hz, tocará uma oitava acima(7.000Hz) com 6dba menos. Com isso a integração full - Tweeter ficou bem mais smooth, mais integrados.

Quanto ao 5k para o tweeter, os 12db de slope fez com que tivesse maior segurança no corte, vista que esse tweeter tem FS de 2000Hz. Se fizesse o corte em 3.500 junto com o full, poderia queima-lo.

Dessa forma, consegui dominar o pico nos 5Khz, sem perder frequencia nenhuma, dar segurança ao tweeter, e dar muuuita qualidade ao sistema. Cheguei a pensar em deixar somente o full, seria mais fácil, Ele tem potencial pra subir muito, mas nada como um tweeter de seda que suba bastante e impressiona nos agudos!

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, agora sim o trem sai heheh, parabens pelos cross... Mas, ei ai, oque vc achou da diferença de ter adicionado os tweeters, deu realmente uma melhorada nos agudos, obteve agudos mais refinados e detalhados?Achou que vale a pena ? Abraço. :legal:

Aê Jurandir!

Esse tweeter é um excelente custo/benefício. é incrivel como ele toca macio e detalhado, só pra quem ouviu mesmo. O corte que uso nele é totalmente seguro, acredito que seja o corte mais correto para aplicar a ele. O full é muito gostoso, cone de bamboo, parece papel com fibras, e detalha muito a voz, por ter 3', levíssimo, rápido ataque, e sobe bastante. Opção de colocar o Dayton, foi suprir o topo das frequencias. tipo 20Khz. Realmente houve uma melhora significativa. Pratos de bateria ficaram muito mais detalhados, tipo "sobem muito mais", e com mais intensidade. Valeu a pena mesmo somar o Dayton ao Full.

de Kebra vai a foto do cross que refiz, pra deixar mais compativel com o espaço e cortes:

p5290112.jpg

Uploaded with ImageShack.us

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Marktation,

Nao eh melhor posicionar diferente as bobinas pra evitar interferencias?

Compartilhar este post

Link para o post

Marktation,

Nao eh melhor posicionar diferente as bobinas pra evitar interferencias?

Hey Bullet!!

agora me apertou...não sei nada sobre isso. Do jeito que tá ta fucionando bem e não sei o que te responder. Acho que os indutores devem criar um campo magnético e com isso causar problemas de fase ou outra coisa. Pode ser mesmo.

se alguém soubesse algo seria bom!

Markto

Editado por Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo trabalho! Realmente dá gosto de ver.

Após anos sem fazer nada no som, vou voltar ao DIY. Esse topic me incentivou muito!

O ideal seria vc posicionar as bobinas com 90 graus entre os eixos magnéticos, para não haver interferência.

Mais uma vez, parabéns!

[]s

MEX

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo trabalho! Realmente dá gosto de ver.

Após anos sem fazer nada no som, vou voltar ao DIY. Esse topic me incentivou muito!

O ideal seria vc posicionar as bobinas com 90 graus entre os eixos magnéticos, para não haver interferência.

Mais uma vez, parabéns!

[]s

MEX

uuuhhhh rapaiz, bem vindo de volta então? ou deveria pedir bença pra ti?hehehe

Então confirmou o que o Galegorafa disse mesmo, melhor virar elas no eixo pra não haver esse problema! Até que enfim um Cristo pra ajudar aqui!

Diy é isso aí!! erra de um lado, acerta em outro, e o importante é crescer no meio com ajuda de amigos como voçê!

Muito obrigado pela dica!

abraço e boa sorte MEX!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca .. fiquei uma hora lendo 12 páginas desse tópico... não sei como eu perdi... Me fez lembrar a minha palio weekend (guardadas as proporções...porque a minha era bem mais humilde) muito boa de ouvir... Essa eu gostaria de ouvir...

Abração e parabéns pela determinação... (eu sei bem o trampo que dá concluir um projeto desse porte...)

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca .. fiquei uma hora lendo 12 páginas desse tópico... não sei como eu perdi... Me fez lembrar a minha palio weekend (guardadas as proporções...porque a minha era bem mais humilde) muito boa de ouvir... Essa eu gostaria de ouvir...

Abração e parabéns pela determinação... (eu sei bem o trampo que dá concluir um projeto desse porte...)

Rapaz, obrigado pelo incentivo. Isso realmente é preciso.

Esse tal de 3 vias da trabalho. cortes e problemas de fase aparecem no ato. Tem que ter paciência. A grande sacada seria utilizar um crossover ativo, porque é muito facil e prático definir cortes. No modo passivo como optei, da muito trabalho. Mas é compensado com o resultado final.

Agora que essa parte já está definida, estou providenciando cabeamento para speaker e deixar tudo nos conformes.

Um abraço

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Tem nem o que falar... ouvi o set e tá MUITO, mas MUITO gostoso de ouvir...

Esse mid no pézinho, pra mim, é a estrela do set. Nao dá vontade de ligar o sub. Mto ataque, muita clareza, palco acertado, profundo, largo e com foco central bem definido. Sua sonzera nunca esteve tão boa markatation...

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi essa parte das bobinas a 90°. Como é isso? A interferencia é ruído ou o quê?

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi essa parte das bobinas a 90°. Como é isso? A interferencia é ruído ou o quê?

Interferencia entre uma e outra por conta do campo magnético que elas criam

a posição de um indutor em relação ao outro pode haver interferencia - desde variação na indutancia até geração de ruidos no sistema

Compartilhar este post

Link para o post

Tem nem o que falar... ouvi o set e tá MUITO, mas MUITO gostoso de ouvir...

Esse mid no pézinho, pra mim, é a estrela do set. Nao dá vontade de ligar o sub. Mto ataque, muita clareza, palco acertado, profundo, largo e com foco central bem definido. Sua sonzera nunca esteve tão boa markatation...

Heim...modéstia sua!!! mas que o mid ta filé ta mesmo!! :rever1:

filé...tuntis...tummmmmmmmmm...tuntis...tuntis....tummmmmmmmmm

hehehe :mac1

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Interferencia entre uma e outra por conta do campo magnético que elas criam

a posição de um indutor em relação ao outro pode haver interferencia - desde variação na indutancia até geração de ruidos no sistema

:rever1:[-]

quem sabe sabeee!!! :vts

abs

Markto

Editado por Markto

Compartilhar este post

Link para o post

hauhuHAUUHAuHUA mto bom e mto bem disfarçado ;)

é Rafa, ficou bom. o interior do veiculo é preto e confunde-se com o painel! essa é a idéia!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Markto, fazia horas que eu não entrava aqui no Diy. Parabéns pelo trabalho de construção dos seus crossovers.

O som desses peitinhos deve estar muito bom. Uma vez que se instala um três vias com mid range e tweeter nas colunas, não é facil se acostumar a ouvir de outra forma apesar o maior trabalho no acerto.

Compartilhar este post

Link para o post

Proximas fotos, tire a PURPURINA q vc deixou nas colunas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Markto, fazia horas que eu não entrava aqui no Diy. Parabéns pelo trabalho de construção dos seus crossovers.

O som desses peitinhos deve estar muito bom. Uma vez que se instala um três vias com mid range e tweeter nas colunas, não é facil se acostumar a ouvir de outra forma apesar o maior trabalho no acerto.

É Virlei, dificil acostumar sem eles. A presença stereofônica é perfeita.

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Proximas fotos, tire a PURPURINA q vc deixou nas colunas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ô Rafa vi***, cara, tirei foto no escuro, até parece que fui no sítio!!hauuahuhaua

tá imunnnndoooooo =D

vlw

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Markto, como vc fixou aquele rack de amplificadores?

To querendo fazer assim no meu carro também.

Vlw

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post

Markto, como vc fixou aquele rack de amplificadores?

To querendo fazer assim no meu carro também.

Vlw

Seguinte. fiz um molde das laterais do porta malas em papelão. medi o comprimeito e altura do mdf e passei o molde para o mdf. até ai tudo certo.

encaixe: o mdf entra pelo porta malas e a base do mdf está apoiada bem em baixo do porta malas, encostada no fundo mesmo. em cima, fiz 2 "L" de metal e parafusei. Muito tranquilo, firme e sem maiores complicações. Está assim até hoje, muito bem fixo.

pics??

p7170115.jpg

p7170117.jpg

p7170116.jpg

vlw

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Subwoofer:

Boston Acoustics G3 + GTR radiator Passive:

imagem0007.th.jpgimagem0008.th.jpgimagem0009d.th.jpgimagem0006.th.jpgimagem0012.th.jpg

É um massa de um sub! 375rms, proteção contra sobrecarga nas entradas do sub com fusiveis, alta excursão e o radiador pra acompanhar. Um belo casal!

Preciso de sujestões para caixa. Manual pede 15 litros em selada.Ja testei em 15, 20 e 28 litros, em todos bons resultados. Penso em instalar no step, mas o radiador ficaria de fora

Sujestões serão bem vindas para o layout do porta malas.

abs

Markto

o professor

cara achei uma locura esses radiador de sub woofer ai... nunca tinha ouvido falar dessas coisas.. sabe onde eu consigo mais informaçoes sobre como eles funcionam.. qnto custam.. marcas disponiveis... essas coisas??

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...