Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
robertomaronezi

SAVEIRO 8 PROTECH 1200

Recommended Posts

PESSOAL EU TO NA SEGUINTE DUVIDA... VOU MONTAR NO CARRO DE UM CLIENTE 8 PROTECH MB1200 AGORA SEGUE A DUVIDA!!! USO UMA CAISA DE 2 OW 1 DUTO ???? ALGUEM TEM EXPERIENÇA PARECIDA???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem a questão de 2 ou 1 duto. Seria por falante?

Isso na verdade não importa desde que se mantenha a mesma área e se obtenha a mesma sintonia.

Explique melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

issu mesmo amigo 2 dutos por falante ow 1 só estava conversando com o pessoal do batsom e eles me falarm que tiveram um ganho consideravel fazendo 2 dutos por camara, porisso vim aki perguntar se alguem ja teve essa experiencia..

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, 1 ou 2 ou 3 ou 4 dutos por camara não muda nada, desde que seja mantida a mesma área ou mesma frequencia de sintonia.

O que pode ter acontecido com o pessoal do batsom é que o duto da caixa era pequeno demais e soprava, ou com colocação de outro duto a frequencia de sintonia foi midificada e ai sim houve ganho de dB's porém em outra frequencia.

Então para este som que esta fazendo pode colocar um ou dois dutos, não importa, só teria que saber qual a frequencia de sintonia que deseja para a caixa, é pancadão? Pode utilizar em 90Hz.

Esteticamente eu acho que fica legal dois dutos triangulares no canto da caixa para cada falante.

Compartilhar este post

Link para o post

issu mesmo amigo 2 dutos por falante ow 1 só estava conversando com o pessoal do batsom e eles me falarm que tiveram um ganho consideravel fazendo 2 dutos por camara, porisso vim aki perguntar se alguem ja teve essa experiencia..

Robertinho

Eu tava com a caixa de dois dutos, e vc sabe que o volume ocupado pelos dutos dentro da caixa equivale à um objeto maciço, portando a perda de volume de uma caixa com dois dutos é maior do que a com um duto só. Quanto ao ganho maior com dois dutos, isso é mito, é conversa de "Estalador" de fundo de garagem.

A diferença entre dutos acoplados ou únicos geram ganho maior nas frequencias baixas, e dutos laterais ou múltiplos sem acoplamento são melhores pra frequencias mais altas, já foi comprovado esse efeito, mas o que conta mesmo é a sintonia correta da caixa. Tudo vai depender do uso quer vc terá com esse sistema, se é pra música ou pra racha. Se quiser uma caixa pra uso diário, com um pico condizente com a maioria das músicas eletrônicas que se ouve por aí, estou disponibilizando o meu projeto atual, que é o que to usando no meu sistema para os MB1200:

mb1200in.th.png

Só não tá desenhado aí os defletores que devem ter no máximo 5 cm de largura cada nos dois cantos trazeiros da caixa.

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Robertinho

Eu tava com a caixa de dois dutos, e vc sabe que o volume ocupado pelos dutos dentro da caixa equivale à um objeto maciço, portando a perda de volume de uma caixa com dois dutos é maior do que a com um duto só. Quanto ao ganho maior com dois dutos, isso é mito, é conversa de "Estalador" de fundo de garagem.

A diferença entre dutos acoplados ou únicos geram ganho maior nas frequencias baixas, e dutos laterais ou múltiplos sem acoplamento são melhores pra frequencias mais altas, já foi comprovado esse efeito, mas o que conta mesmo é a sintonia correta da caixa. Tudo vai depender do uso quer vc terá com esse sistema, se é pra música ou pra racha. Se quiser uma caixa pra uso diário, com um pico condizente com a maioria das músicas eletrônicas que se ouve por aí, estou disponibilizando o meu projeto atual, que é o que to usando no meu sistema para os MB1200:

mb1200in.th.png

Só não tá desenhado aí os defletores que devem ter no máximo 5 cm de largura cada nos dois cantos trazeiros da caixa.

Amigo Sandro, poderia disponibilizar este projeto em foto de vizualização maior?

Ou se puder manda no email fabricioger@yahoo.com.br

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Sandro, poderia disponibilizar este projeto em foto de vizualização maior?

Ou se puder manda no email fabricioger@yahoo.com.br

Obrigado.

É só clicar em cima da figura que abre em uma nova janela, hehehe... Novato em fórum né ???

Lembrando que esse projeto é específico para o MB1200 da Protech, a utilização de outro tipo de falante é de absoluta responsabilidade do usuário...

Abraços

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

É só clicar em cima da figura que abre em uma nova janela, hehehe... Novato em fórum né ???

Lembrando que esse projeto é específico para o MB1200 da Protech, a utilização de outro tipo de falante é de absoluta responsabilidade do usuário...

Abraços

Bah cara ja havia feito isso inumeras vezes e em todas abria uma janelinha pequena, agora o link deu certo e abriu normal, que coisa estranha...

Novato não, desde 2007.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

ta em que sintonia esta caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

ta em que sintonia esta caixa?

O projeto tá detalhado aí, é só pegar as medidas, calcular o volume e jogar com os parâmetros no WinISD, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Nas minhas contas descontando o volume ocupado pelo duto e pelo falante, ocupando para os calculos o volume liquido, que deu em torno de 32,7L a sintonia ficou em 91Hz. Achei bem picuda.

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto tá detalhado aí, é só pegar as medidas, calcular o volume e jogar com os parâmetros no WinISD, hehehe...

este reforco, com 2 folhas de mdf, vai da alguma diferenca? com mdf de 18mm nao e o suficiente para nao vibrar?

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

este reforco, com 2 folhas de mdf, vai da alguma diferenca? com mdf de 18mm nao e o suficiente para nao vibrar?

pasmafaute

Essa caixa pode ser feita até com madeira de 15 mm, apenas lembre-se de descontar a diferença na bitola da madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas minhas contas descontando o volume ocupado pelo duto e pelo falante, ocupando para os calculos o volume liquido, que deu em torno de 32,7L a sintonia ficou em 91Hz. Achei bem picuda.

amigo nas minhas contas esta com 41.2 litros qual o calculo que vc fez???

Compartilhar este post

Link para o post

ele se refere ao volume liquido amigo :legal:

Isso mesmo, volume liquido, que é o volume ocupado realmente disponivel na caixa. Com esse que se calcula a sintonia.

Volume liquido = volume bruto - volume ocupado pelo duto - volume ocupado pelo falante - volume ocupado pelos cantos arredondados.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente esse o cálculo, em torno de 32,7L livres...

Quanto à ela ser picuda, tenho certeza que xingaria o som dessa caixa se ela fosse plana, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente esse o cálculo, em torno de 32,7L livres...

Quanto à ela ser picuda, tenho certeza que xingaria o som dessa caixa se ela fosse plana, hehehe...

hehehe legal, a caixa esta ótima pra isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...