Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Romu

Iniciando no mundo SQ, NOVAS FOTOS 28/07

Recommended Posts

Salve companheiros do SQ e HI-FI !

 

Esta é minha primeira experiência com este mundo, portanto vou precisa de toda ajuda possível para realizar este projeto que é um desejo de muito tempo.

 

Apenas para ilustrar os caminhos que percorri até chegar a este mundo, seguem 02 projetos que utilizei há algum tempo atrás.

 

TRIO (Pioneer DEH-P880PRS + Snakes HPX 15” + Pw3 10” + Drivers SD375 + SD 2300 + SD 500.4) configurado em 3-way (isso mesmo) Low 40 a 125Hz => Mid 125 a 1200 Hz => High 1200 a … Hz

 

dsc00209n.jpg

 

SPL (Pioneer DEH-P880PRS + Mids N.A.R Kevlar 6” + Tws N.A.R Ti EP-51 + MTX T9515 + SD 2300 + SD 500.5) 3-way = Low 20 a 63 Hz => Mid 63 a 2.500 Hz => High 2.500 a … Hz

 

dsc08783h.jpg

 

Início de 2008 eu vendi tudo, mudei de Salvador e fui morar no interior da Bahia e fiquei sem som até o momento. Foi muito difícil me livrar do vício, fiquei muito tempo chateado com a situação de estar sem nada de som no carro.

 

Agora, estou começando novamente um bom projeto de áudio para meu carro. Dessa vez porém, realizarei um projeto de SQ de entrada.

 

Chega de papo e vamos ao que interessa:

 

Carro: Astra Hatch Sport Black

dsc03265y.jpg

 

dsc03282h.jpg

 

Equipamentos comprados e a adquirir:

dsc00020i.jpg

 

Alpine CDA-9855

dsc00025pt.jpg

 

Alpine KCE-420i (Interface para ipod) + Ipod 40gb

dsc01282z.jpg

 

Mids N.A.R Kevlar 6” => Portas tratadas com manta

dsc00024w.jpg

 

Tweeters N.A.R Titânio EP-51

dsc00016ak.jpg

 

Subs N.A.R 10SW3 10” => montados em caixas com 36 litros e duto de 4” x 52 cm. (a decidir)

dsc00017lx.jpg

 

dsc00023f.jpg

 

Cabos RCA Knukocceptz Krystal

dsc00014it.jpg

 

Cabos Mids e Tweeters Speaker Cable AR Acoustic Research 12AWG OFC Oxygen Free Copper

dsc00034ri.jpg

 

Comparando com os MTX 21mm²...

dsc00035k.jpg

 

e com cabos 2 vias "comuns".

dsc00045zr.jpg

 

Cabos Subs Lanzar Contaq de 3.8mm²

dsc00044x.jpg

 

dsc00048sn.jpg

 

Cabo alimentação 21mm² StreetWires MTX Audio

dsc00032m.jpg

 

Amplificador Mid/high Wharf Flatlight2

dsc01275x.jpg

 

Amplificador Low Wharf SPX666b

dsc01276o.jpg

 

dsc01278sz.jpg

 

Manta Asfáltica adesiva Seladin (Rolo 1x5 mts)

dsc01290q.jpg

 

Estou disposto a fazer um som com qualidade mas sem gastar absurdos.

Tenho preferência por utilizar amplificadores de uma mesma marca, pois assim consigo uma estética melhor na montagem (ou não).

 

Fico no aguardo das sugetões e opiniões sobre os equipamentos, montagem, layout, etc.

Conto com todos para me ajudarem a planejar e finalizar este projeto.

 

Para pensar, uma frase do nosso companheiro de fórum Beraldo: “Saiba usar a boa ferramenta que tem em mãos. Hi-Fi é quebra-cabeça e não poder aquisitivo.” Beraldo, 23/13/2009 (com sua licença companheiro)

 

Valeu, hand26

 

Romualdo Rios

 

Edit: 18/05 Adicionadas fotos dos cabos e amplificadores

Editado por Romu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem 2 soundstream oldschool nos class que sao da mesma época porem sao de modelos diferentes. Mas a estética deles é identica.

 

O Reference 604 e o rubicon 702. Estou usando um rubicon 404 no meu carro pra tocar os mids e o sub em bridge. Me surpreendi com o resultado,

bom, eu ja imaginava o que iria ter, mas mesmo assim me surpreendeu, graves firmes e controlados, médios abertos e quase transparentes. Rápido e limpo. Enfim um excelente amp.

 

Outras opçoes seriam os helix dark blue, clarion apx 4361 e o irmão digital dele pra sub, arc mini's...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem 2 soundstream oldschool nos class que sao da mesma época porem sao de modelos diferentes. Mas a estética deles é identica.

 

O Reference 604 e o rubicon 702. Estou usando um rubicon 404 no meu carro pra tocar os mids e o sub em bridge. Me surpreendi com o resultado,

bom, eu ja imaginava o que iria ter, mas mesmo assim me surpreendeu, graves firmes e controlados, médios abertos e quase transparentes. Rápido e limpo. Enfim um excelente amp.

 

Outras opçoes seriam os helix dark blue, clarion apx 4361 e o irmão digital dele pra sub, arc mini's...

 

Gostei das indicações, vou colocar os soundstream como possíveis candidatos. obrigado.

 

os Dark Blue se enquadram no padrão de qualidade de áudio dos amplificadores Wharf, Hertz e Soundstream ? Pergunto pois nunca tive oportunidade de ouvir os Helix.

 

Após a decisão dos amplificadores, passaremos para litragem dos subs, tratamento das portas, estética da mala, etc.

 

Sds,

 

Romualdo Rios

Editado por Romu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, os soundstream oldschool são bons, ja os novos muita gente torce o nariz pra eles.

 

Não sei falar muito sobre os helix darkblue, apenas que sao linha de entrada, entao nao da pra esperar nada hi-end, mas devem ser bons. O PR_Nor deve saber mais sobre eles.

 

Os wharf durante um tempo ficaram no topo da minha wishlist, mas achei que não são muito flexiveis com relação a bridges e impedancias e tal. Dai descartei ele (o clean antigo e o clean upgrade), o flex eu nem cheguei a cogitar. Mas talvez o franco possa falar mais sobre ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o amplificador Hertz EP4 é muito bom, já escutei algumas vezes em sistemas diferentes. para o kit 2 vias é muito bom....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal os sets

só uma recomendação, apague a placa das fotos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o amplificador Hertz EP4 é muito bom, já escutei algumas vezes em sistemas diferentes. para o kit 2 vias é muito bom....

 

Ouvi bons relatos dele também. Tem grandes chances de ser ele o escolhido, queria mesmo mais detalhes sobre o comportamento dele, dinâmica, eficiência, etc.

 

E os Wharf Clean signature x Hertz EP4 ?? Alguém já ouviu os dois para fazer uma comparação ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda na dúvida dos amplificadores, briga no momento entre:

 

Hertz EP4 + EP1D x Wharf Clean Signature + SPX 999DSW

 

Se tiver mais sugestões sobre amps é só falar, lembrando que de preferência uma mesma marca para os 2 amps.

Editado por Romu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou vai fazer a bandpass de 65 litros?

 

André, grande mestre. :rever1:

 

Vou numa caixa que foi recomendada no tópico sobre produtos N.A.R. A Bandpass vai me ocupar um espaço muito nobre na mala, pois pretendo usar 01 sub em cada lado, deixando o meio para os amps e o corte do piso do estepe livre.

 

Quando chegar em casa vou postar um desenho grosseiro de como pretendo que fique. Aí o pessoal pode me orientar quanto ao layout.

 

Valeu

Editado por Romu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vai usar 36L para cada NAR? ou câmara única?

 

36 Litros para cada sub. Serão duas caixas separadas uma em cada lado da mala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pronto, fechado dos amplificadores Wharf Audio Clean Signature e SPX999DSW.

 

Será um projeto SQ com falantes e amplificadores nacionais.

 

Assim que chegarem os amplificadores e os cabos iniciaremos a montagem.

 

Uma idéia de mala é assim:

projetosq1.jpg

 

Aguardo novas sugestões sobre o layout.

 

Sds,

 

Romualdo Rios

Editado por Romu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foristas, uma dúvida:

 

Sobre a configuração dos 2 subs NAR 10SW3. Meu amplificador entrega 1000 Wrms 2 ohms (Wharf SPX999DSW)

Para fechar esta impedância posso configurar um sub com bobinas em paralelo (+ - 3 ohms) e outro com bobinas em série (+ - 12 ohms) e ligá-los juntos em paralelo para chegar a um final de 2,4 ohms ? Algum problema deles funcionarem assim ?

 

Sds,

 

Romualdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ligaria em 1,5 Ohms com o ganho fechado. Você não irá usar toda a potência do amplificador e, acredito, não irá ficar desarmando a toa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foristas, uma dúvida:

 

Sobre a configuração dos 2 subs NAR 10SW3. Meu amplificador entrega 1000 Wrms 2 ohms (Wharf SPX999DSW)

Para fechar esta impedância posso configurar um sub com bobinas em paralelo (+ - 3 ohms) e outro com bobinas em série (+ - 12 ohms) e ligá-los juntos em paralelo para chegar a um final de 2,4 ohms ? Algum problema deles funcionarem assim ?

 

Sds,

 

Romualdo

 

Tem sim, um sub receberia mais potência que o outro pasmafaute . Acho que o jeito vai ser ligar a 6 Ohms, ou fazer a mer** e tentar ligar em 1,5 Ohm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ligaria em 1,5 Ohms com o ganho fechado. Você não irá usar toda a potência do amplificador e, acredito, não irá ficar desarmando a toa.

 

Vou fazer melhor então, verei com o Franco, que é um cara muuuuito gente fina, a possibilidade de sair um amplificador "customizado" com impedância mínima de 01 ohm.

 

Assim posso fechar tudo em paralelo 1,5 ohms e ficar tudo certo.

 

Sds,

 

Romualdo Rios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Romu acho que você deva ficar bastante satisfeito nessa sua primeira configuração mais "musical"!

Esse efeito Bass que você tanto curte, vai lhe dar muita pressão no carro com 2 subs.Eu tinha no meu carro um JL,depois escutei NAR 10" que simplesmente não precisava de mais nada..tinha grave na medida e até de sobra se eu aumentasse ganho..mas gosto é algo particular e no seu SQPL com 2 subs isso vai tremer.A medida que você for se libertando do grave ,vai ajustando teu sistema com apenas um sub de 10" com um projeto bem simples,eu não sei quais as tuas preferências musicais hoje e qual será uso desse carro...mas para ouvir musica ,aquelas boas!!Vai dar e sobra...

abs

Fernando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Romu, atendendo a sua solicitação em mp, estou colocando minhas impressões sobre os amplificadores Wharf Audio.

Antes de conhecer a Wharf Audio, somente comprava amplificadores da Rockford Fosgate, empresa renomada e tal, mas acabei deixando de lado esta marca pelo elevado Hiss de fundo que os meus Punch 200a4, 400a4 possuiam. Este hiss foi logo eliminado com a instlação do Whar Audio Flex.

 

Wharf Audio Flex

Vantagem: permite que você utilize somente um amplificador para todo o sistema, ou seja, dois canais + um bridge, alem disso possui crossovers Low e High Pass, o que dispensa Players com tantos recursos.

Desvantagem: não possui anti-clipping

Resumo: é um amplificador com excelente custo-benefício

 

Wharf Clean Audio Signature:

Vantagem: pureza na reprodução do áudio, sem interferência de crossovers, 4 canais de 100 Watts @ 4ohms, possui anti-clipping

Desvantagem: necessita de um player com cortes de frequência, ou necessita que possua crossovers para cada auto-falante

Resumo: é um amplificador de alta qualidade que vale por tudo o que oferece. Eu o utilizo em bi-amp.

 

Wharf Audio SPX999DSW

Vantagem: amplificador de alta eficiência (esquenta muito pouco), maior controle de excursionamento do cone (por ser digital), e possui ajuste de fase (permitindo que desloque a imagem sonora do subwoofer para a frente do carro, e possui anti-clipping

Desvantagem: ainda não encontrei...

 

Obs1: o anti-clipping é um recurso que preserva a vida útil do seu alto-falante. O amplificador detecta logo na entrada RCA que o sinal de áudio está saindo clippado (quando coloca-se o volume no máximo por exemplo) e diminui automaticamente a corrente elétrica aplicada no seu alto-falante evitando com que o mesmo queime. Este recurso somente é ativado a volumes altíssimos. A vantagem é que poderá aumentar o volume do seu aparelho até o máximo sem se preocupar muito com distorções. Não encontrei qualquer alteração na naturalidade do som com o uso deste recurso.

 

Obs2: Os dois primeiros amplificadores citados da Wharf Audio não possuem DSPs (Digital Signal Processors). E por isso alteram o mínimo possível a naturalidade do áudio. Experimente ativar qualquer equalizador ou recurso de TA de qualquer aparelho, inclusive Clarion, e veja se o timbre da música não se altera.

Editado por Tchobi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que todos equipamentos e acessórios estão em minhas mãos, começaremos a definição do layout e montagem.

 

Não farei mais as caixas como havia dito antes. Vou seguir o conselho do André Junqueira e construir a caixa Bandpass de 65 litros.

 

Como todos sabem a caixa bandpass não permite nenhum vacilo na construção ou projeto. por esse motivo fiz um esboço da caixa e gostaria da ajuda de todos para saber se estou no caminho certo.

 

Minha idéia é construir a bandpass com 2 câmaras e com os subs virados no mesmo sentido (não de frente ao outro).

 

A câmara traseira abrigará os subs, será uma caixa selada e terá 40 litros livres

 

A câmara da frente será uma dutada com 25 litros livres e duto retangular de 6x14x17 cm (A recomendação é duto de 4" x 17cm, mas não caberia portanto calculei este retangular). A frente desta câmara será vidro de 18mm, para apreciação dos subs trabalhando.

 

bandpassnar10sw3frente.jpg

 

bandpassnar10sw3ladog.jpg

 

Fico no aguardo de sugestões e idéias quanto a caixa e seu rendimento.

 

Assim que iniciar a montagem estarei colocando fotos do passo-a-passo, passagem dos cabos, aplicação da manta, montagem da caixa, etc.

 

Sds,

 

Romualdo Rios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando... equipamentos de primeira.. vai ficar show...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorou mas saiu, tive muita paciência para conseguir montar o sistema "quase" como queria. digo quase pois a frente de vidro da caixa ficou de fora do projeto.

 

Seguem as fotos da instalação:

 

Desmontando tudo para passagem dos cabos

img1917k.jpg

 

img1919hx.jpg

 

Acomodando cabo de força

img1921k.jpg

 

img1924w.jpg

 

img1926.jpg

 

Organizando e passando os cabos RCA Knukonceptz

 

 

Agora a parte que levou muito tempo e cuidado. Instalação da manta asfáltica Seladin

 

 

Finalizando a caixa BAndpass 4ª ordem em MDF 15 mm(sim, isso é MDF com fórmica Branca em uma face, não tinha MDF crú na região, esperei 3 semanas e comprei esse mesmo)

 

 

Conferindo o encaixe do piso no local

 

 

Fixando os cabos com seus respectivos conectores nos amplificadores já nas laterais.

 

 

Montando laterais e acomodando os cabos todos atrás das mesmas.

 

 

Finalizando o detalhe na frente da caixa com o nome N.A.R

 

 

Visão geral da mala, ainda sem o tampão (que está sendo confeccionado na Xtreme Audio Car)

 

 

Espero que tenham gostado do trampo. hand26

 

Depois relato as impressões do sistema com calma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorou mas saiu, tive muita paciência para conseguir montar o sistema "quase" como queria. digo quase pois a frente de vidro da caixa ficou de fora do projeto.

 

Seguem as fotos da instalação:

 

Desmontando tudo para passagem dos cabos

img1917k.jpg

 

img1919hx.jpg

 

Acomodando cabo de força

img1921k.jpg

 

img1924w.jpg

 

img1926.jpg

 

Organizando e passando os cabos RCA Knukonceptz

img1929.jpg

 

img1931.jpg

 

Agora a parte que levou muito tempo e cuidado. Instalação da manta asfáltica Seladin

img1932d.jpg

 

img1933f.jpg

 

img1934o.jpg

 

dsc00065vq.jpg

 

dsc00067z.jpg

 

dsc00068z.jpg

 

Manta colocada e cabos dos kits passados

dsc00070os.jpg

 

Finalizando a caixa BAndpass 4ª ordem em MDF 15 mm(sim, isso é MDF com fórmica Branca em uma face, não tinha MDF crú na região, esperei 3 semanas e comprei esse mesmo)

dsc01885q.jpg

 

dsc01884l.jpg

 

dsc01887h.jpg

 

Detalhe duto

dsc01882a.jpg

 

dsc01886z.jpg

 

Conferindo o encaixe do piso no local

dsc01889j.jpg

 

Fixando os cabos com seus respectivos conectores nos amplificadores, porta fusível e crossovers já nas laterais.

dsc01897f.jpg

 

dsc01909e.jpg

 

dsc01906p.jpg

 

Montando laterais com todos os cabos atrás das mesmas.

dsc01907l.jpg

 

dsc01908.jpg

 

dsc01899p.jpg

 

Finalizando o detalhe na frente da caixa com o nome N.A.R

dsc01896z.jpg

 

Visão geral da mala, ainda sem o tampão (que está sendo confeccionado na Xtreme Audio Car)

dsc01910y.jpg

 

Tampão sendo confeccionado com o nome da Xtreme Audio Car

dsc01917x.jpg

 

Visual completo !!!

dsc01920q.jpg

 

Espero que tenham gostado do trampo, que não foi nada fácil.

 

Agradeço ao meu amigo/irmão Richard e seu fiel escudeiro Fê da Xtreme Audio Car :rever1: , pela paciência e dedicação a este projeto diferente de todos que são montados pela empresa, já que aqui é a terra do trio.

 

Depois relato as impressões do sistema com calma.

Editado por Romu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...