Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novo subwoofer chegando...

Recommended Posts

Cara, sabado leva ele lá na dolby...

Quero ver...

Se tiver um modelo disponivel para testes eu ja construo a caixa para ele e mando ver com meu punch 400!

Vai dar a potência certinha...

200RMS no bridge!

Qual o preço que vc vai fazer para os incentivadores do projeto?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou levar sim, está no carro...

Amanhã vai estar meio feio, pois tive problemas com a colagem da calota... como ela foi desmontada várias vezes, acabou soltando, aí já viu.. hehehehehe

Preço ainda não definido... ainda vou depender da boa vontade dos fornecedores pra fazer um preço legal em pedidos pequenos.

Compartilhar este post

Link para o post

Hauhauhauhauhau

Calma gente... Fiquei 2 semanas parado, meu amp trincou uma solda e parou, e por falta de tempo acabei ficando 2 semanas entre desmontar, soldar, testar e montar de volta. Tá tocando de novo, agora vou trocar aas bobinas do sub e reiniciar os testes/tomada de parâmetros. Já estou com todo o cobre necessário para tal, só preciso fazer as novas fôrmas das bobinas.

Bobinas? Mas não era exatamente disto que você queria se livrar?

No mais, qual o X-max disso ai Kleber?

Nós aqui de Natal queremos um para testes!

=D

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

=D

Abraços.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

=D

Abraços.

Amigo como que ele vai se livra da bobina de um falante sendo que é devido a força magnética (me corrija se estiver errado) exercida por ela qdo se aplica uma tensão que faz o cone se movimentar?

Ele eliminou a centragem (aranha, aquele tecido amarelo ondulado que centra o bobina).

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

=D

Abraços.

Tem como evitar não... hehehehehehe

Levei pro povo ouvir no sábado, mas o que eu achei que era uma calota descolada, na verdade era uma das junções internas que tinha descolado... troço que monta e desmonta toda hora dá fadiga mesmo, então ontem desmontei o sub todo e estou remontando, já com as bobinas novas (agora a indutância total cai de 7mH pra 2,5mH!!!!!!) e a nova flange (que vou levar pro cara fazer daqui a pouco). Troquei o cone também, que tava bem surrado devido a uma s4 desmontagens... hauhauhauhauhau.

Xmax em 10mm... na verdade, é x-máxima e x-lim... depois explico porquê. De qualquer forma, atingir a X-lim não é danoso como é em um sub comum. O protótipo anterior estava em 15mm, mas testes práticos mostraram que valia mais a pena ganhar em sensibilidade reduzindo a x-máxima, pois o sub não desloca absurdos como eu mesmo pensei que fosse deslocar...

Compartilhar este post

Link para o post

Queremos ver isso tocando!

Espero que fique pronto logo!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Sub sem bobina? É fácil!!! Faz um Ribbon sub-woofer. rs

Kleber, tem uma coisa que sempre quis saber e nunca soube onde perguntar. Por que são se usam eletro-imas na construção de falantes?

É claro, a própria bobina é um eletro-ímã, mas eu digo para o fluxo contínuo, substituindo o ímã de ferride, bário, neodimio ou o que for.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, tem uma coisa que sempre quis saber e nunca soube onde perguntar. Por que são se usam eletro-imas na construção de falantes?

É claro, a própria bobina é um eletro-ímã, mas eu digo para o fluxo contínuo, substituindo o ímã de ferride, bário, neodimio ou o que for.

Amigo essa acho que posso te responder, tbm tinha essa duvida e resolvir perguntar para meu professor de eletromagnetismo.

O campo magnético gerado pelo eletroimã entrando em contato com o da bobina do falante irá passar ruidos que podem ser reproduzido pelo cone do falante, cojitei de se usar filtros mas mesmo assim não é garantido, sem falar que nessa brincadeira tudo ali pode se transformar em um transformador de tensão danificando todos os equipamentos envolvidos.

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

No começo, os falantes usavam eletrímãs sim...

O problema é que você depende de muita energia pra gerar um campo pequeno... um Neodímio BEEEEEEM menor gera campo maior. Isso sem falar no custo.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber

Desculpa se passou batido, mas como esta o som ? Mais macio como 10W0 antigo por exemplo ou mais "controlado / seco"... 10W1 recente por ex ?!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo essa acho que posso te responder, tbm tinha essa duvida e resolvir perguntar para meu professor de eletromagnetismo.

O campo magnético gerado pelo eletroimã entrando em contato com o da bobina do falante irá passar ruidos que podem ser reproduzido pelo cone do falante, cojitei de se usar filtros mas mesmo assim não é garantido, sem falar que nessa brincadeira tudo ali pode se transformar em um transformador de tensão danificando todos os equipamentos envolvidos.

Exatamente isto ..

To estudando eletromag tb !

Rssss

Materiazinha infernal!

Não é muito viavel pois vc teria que produzir uma corrente contínua no indutor externo, para gerar um campo magnético!

Mas é um caso a se pensar como inovação tecnologica, pode-se ter campos magneticos muito fortes utilizando-se este mecanismo e propiciar a aplicaçao de muito mais potencia no falante!

Mas creio seria viavel utilizar isto apenas nos residenciais, pois no carro seria um verdadeiro chupa-cabra!

Rsss

Compartilhar este post

Link para o post

Mas teve um comentario que o Kleber fez que me deixou com a pulga atras da orelha...

Disse que muitos fabricantes fazem falantes com alta potência e pra compensar esta alta potencia fazem equipamentos com a centragem muito reforçada para impedir o excursionamento excessivo do falante que acaba funcionando como "freio"...

Isso pra mim se chama desperdicio de potência...

As vezes vc vai ter um rendimento parecido com um falante com 1/4 da potência, porém com sensibilidade maior!

Po, Kleber ta me devendo uma demonstraçao deste seu sub ai!

Mas é bom que eu ja vou ver uma nova versão v4 ou v7 ou v10?

Rssss

O Andre disse para gente combinar esse proximo fds lá novamente..

Ele gostou da ideia do teste dos amps...

O Alcides já disponibilizou o MC dele vou ver se o Andre coloca o ARC dele para teste tb!

Acabou que fui ver os setups dos carros que foram e não troquei uma ideia legal contigo!

Se a galera num reclamar ponho meu Punch na jogada para ver se ele faz muito feio apesar de todas as críticas!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber

Desculpa se passou batido, mas como esta o som ? Mais macio como 10W0 antigo por exemplo ou mais "controlado / seco"... 10W1 recente por ex ?!

É engraçado... desce mais e é mais macio, tão macio que vc jura que vai descontrolar com qualquer coisinha mais rápida... mas não descontrola!

Isto porquê o nível de compressão dinâmica dele é bem menor que em um falante qualquer... Se você empurrar o cone de um sub qualquer, vai ver que no começo é fácil, mas vai ficando mais duro quanto mais ele desloca. Em alguns modelos é menos sensível, outros é mais "na cara".

Quando eu parti pro desenvolvimento da nova suspensão, a idéia foi de fazer algo linear de ponta a ponta. Então chega a ser interessante empurrar o cone até dar fim de curso, sem precisar em momento algum variar a força.

Isto faz com que o grave, mesmo que com um SPL mais alto, não fique "massudo", boomy... é mais arejado, articulado, dinâmico... só que isto reflete no SPL final, que é menor por conta da menor compressão do sinal.

Tem coisas que só escutando, fica complicado narrar...

Compartilhar este post

Link para o post

Po, Kleber ta me devendo uma demonstraçao deste seu sub ai!

Mas é bom que eu ja vou ver uma nova versão v4 ou v7 ou v10?

Rssss

O Andre disse para gente combinar esse proximo fds lá novamente..

Ele gostou da ideia do teste dos amps...

O Alcides já disponibilizou o MC dele vou ver se o Andre coloca o ARC dele para teste tb!

Acabou que fui ver os setups dos carros que foram e não troquei uma ideia legal contigo!

Se a galera num reclamar ponho meu Punch na jogada para ver se ele faz muito feio apesar de todas as críticas!

Pra mim tá tranquilo.

Aquele dia tava meio complicado, eu sei que a patroa fica entediadaaaaassa, então eu mesmo fico meio agoniado pra ir embora logo.

Essa semana a versão nova vai pro carro e vc ouve, falta só a peça nova que eu pedir pro serralheiro fazer e levantar os parâmetros de novo. Aí fica 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isto ..

To estudando eletromag tb !

Rssss

Materiazinha infernal!

Não é muito viavel pois vc teria que produzir uma corrente contínua no indutor externo, para gerar um campo magnético!

Mas é um caso a se pensar como inovação tecnologica, pode-se ter campos magneticos muito fortes utilizando-se este mecanismo e propiciar a aplicaçao de muito mais potencia no falante!

Mas creio seria viavel utilizar isto apenas nos residenciais, pois no carro seria um verdadeiro chupa-cabra!

Rsss

A não ser que alguém consiga um campo orientado ao extremo, é difícil... um indutor natural (especialmente o neodímio) ainda consegue desempenho bem superior.

Agora, tem um eletríma que é usado como fechadura de portas... É facilmente encontrável, dizem que é forte, mas não sei a que ponto... Vende na empresa onde eu compro neodímio...

http://www.tecnoima.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=29

Agora, os modelos que eu conheço, que são usados em caixas eletrônicos, são mistos de neodímio e eletroíma. O neodímio fica na porta, e o eletroímã fica fixo. Juntou os dois, só uma porrada muito grande pra separar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu parti pro desenvolvimento da nova suspensão, a idéia foi de fazer algo linear de ponta a ponta. Então chega a ser interessante empurrar o cone até dar fim de curso, sem precisar em momento algum variar a força.

Por isso que Xmáx=Xlim? Mas aí não corre o risco de danificar o falante quando passar desse valor?

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que Xmáx=Xlim? Mas aí não corre o risco de danificar o falante quando passar desse valor?

Na verdade, a x-máxima ficou igual à x-lim pra reduzir as perdas do campo magnético em um conjunto excessivamente grande. Como o conjunto motor é completamente diferente de um falante comum, se as partes se chocarem em uso normal, não tem problema, pois não corre risco de danificar nada. Não é bom chocar, claro, mas não causa nenhum dano.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh Klebao, eu vi que ela ficava deslocada lá!

Mas é assim mesmo ..

Num esquenta não..

O Alcides pediu para eu ver se combinava novamente no feriadao lá!

Pois ele deve viajar para Gyn no sabado que vem..

E eu tenho que estudar para umas provas que terei entao ta meio complicado esses dias..

Tenho que falar com o Andre!

Mando uma MP confirmando!

Quer dizer que teve umas ideias para a melhoria do sub?

Vc tem que dar um jeito de fazer a patente desse esquema ai pra me explicar melhor como funciona!

To curioso para saber como funciona!

Ja tem alguma ideia que como vai ficar a sensibilidade do falante com essas modificaçoes?

Compartilhar este post

Link para o post

E aí, já tá saindo o sub de 6"?

o Kleber agora tá especializado em PANELA de 15"! das de fundo chato e borda alta, e de chapa grossa q é pra segurar melhor o calor!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, por sinal tava pensando. Você disse que o sub é focado em sub-grave, 40Hz e do chão não passa. Não seria interessante ter uma boa resposta até alí uns 50Hz pelo menos, para boa integração com o mid? Nem que esses 10Hz a mais sejam "sobras" dum corte a 40Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, por sinal tava pensando. Você disse que o sub é focado em sub-grave, 40Hz e do chão não passa. Não seria interessante ter uma boa resposta até alí uns 50Hz pelo menos, para boa integração com o mid? Nem que esses 10Hz a mais sejam "sobras" dum corte a 40Hz.

Tambem acho, sao poucos os sistemas que se consegue integrar um corte a 40hz...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...