Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gui_MA

P3D412 + MTX JH600 [VIDEO NOVO]

Recommended Posts

Bom, como meu entigo tópico com as evoluções das caixas e do rendimento do meu P3 esta apagado, abri este para postar as mudanças que farei esta semana com a caixa, já que estou sem carro, devido a um contratempo causado por um motorista imprudente. Me envolvi em uma batida de carro, mas não fui culpado, nenhum ferido, os 2 carros com seguro e esta tudo tranquilo, o problema é só o tempo sem carro!

Bom, o que farei no SET:

- A caixa que hoje tem x litros com 2 dutos de 4" por 70 cm com ressonador externo (pq o interno eu rachei ele e nao fiz mais), de mdf 20 mm, trapezoidal, fexada com cola e parafuso. Com sub para a lateral do carro e dutos tb.

Irá ficar da seguinte forma: Sub para traz (virado para tampa da mala, apontando para traz do carro), duto de 6" por 63cm para o lado, com ressonadores dentro e fora, colada e parafusada, vedada com fibra e com os cantos arredondados, a litragem será alterada levemente, o sub será parafusado por dentro, para ficar embutido.

- A freq da caixa estava em 33 hz, irei passar para 31hz de inicio e vou testar para ver como irá ficar nas altas, pois esta boa até os 60 hz atualmente, se cair o rendimento eu irei diminuir a litragem e duto de forma que ela retorne aos 33hz, melhorando a vazão do ar e etc...

Bom, hoje de desmontei a caixa antiga toda, retirei sub, limpei e tal... amanhã marco o MDF novo e corto.. amanha memso ela deve estr montada, e depois eu estruturo ela com os reforços, vedo com a fibra e encarpeto ela.. acho que até 6ª ela tá 100% já!

É isso, em breve posto fotos da caixa nova e depois que eu estiver com o carro, eu posto os videos.

Vlw galera.

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo RTA essa caixa sua antiga ja respondia BEM a partir de 22HZ... agora vai ser uma caixa elicoptero ??

KKKKKKK

Compartilhar este post

Link para o post

po*** marcelo, fui ver a caixa com o dutão de 8"... mas tem que ter 1,1 metro.. aushdiasuhdiasuhdaisuh imagina a caixa canhão !!!! morteiro do sadam!!!

É a caixota que tava ja respondia legal dos 23 hz pra cima sim.. mas a questao nao é responder mais para baixo não, e sim ter mais força e tal... melhorar o rendimento, a eficiencia e etc... a resposta ja esta satiasfatória!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, tb estou na expectativa, pois a ultima modificacao melhoro muito...

Boa sorte ai...

Abraco jao..

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o projeto Jão!

Você já testou com sub virado para trás alguma vez?

Compartilhar este post

Link para o post

fala gui_ma..

me diz uma coisa..

até quando é vantagem aumentar a aréa do duto? considerando que vc tem dois dutos de 100mm com ressonadores exponenciais.. e que a velocidade do ar fica em 22ms...

vale a pena aumentar ainda mais?

o que seria o ideal pra vc?

Editado por Ernany

Compartilhar este post

Link para o post

fala gui_ma..

me diz uma coisa..

até quando é vantagem aumentar a aréa do duto? considerando que vc tem dois dutos de 100mm com ressonadores exponenciais.. e que a velocidade do ar fica em 22ms...

vale a pena aumentar ainda mais?

o que seria o ideal pra vc?

Fala Ernany.. então.. 1 duto de 6" é pouca coisa mais que 2 de 4".. a ideia é a questão do tamanho do duto e etc... 1 de 6" o fluxo do ar é mais livre... tem maior área (pouca diferença) e o comprimento é pouco menor e os ressonadores são mais fáceis para eu faze-los perfeitos e interno e externo... até por estética tb, acho mais bonito...

Bom, e o duto, quanto maior sua área (até um serto limite) melhor.. já ouvi questões onde dizem que para o sub de 12", seria ótimo 1 duto de 12", mas como é algo inviavel, nao me aprofundei muito nas informações... e tb, nao tenho tanto connhecimento técnico para lhe dizer o porque.. mas estarei obtendo um ganho de 2 db com as mudanças que farei... e como eu busco sempre melhorar.. 2 db`s é consideravel.. claro, que isso em simulação o que eu não confio nem 60%.. então.. vou para prática... como tenho madeira aqui, e to atoa durante o dia... (em processo de seleçao para novo estágio) ai vou brincar um pouco.. o fo** é não ter carro para testar!

Bom, é isso!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o projeto Jão!

Você já testou com sub virado para trás alguma vez?

]

Então jão... por exemplo, quando o marcelo colocou os 4 p3 para cima, eu disse para testa-los para traz, com,o um paredao.. e testamos e foi batata... melhorou bem... minha caixa lateral eu virei ela uma vez com duto e sub para traz, e ficou melhor um pouco... mais esse pouco faz uma diferença perceptivel...

Creio que junto a outras melhoras, deva somar sim alguma vntagem.. to fazendo testes... se melhorar fica se nao volta como estava e blz...

Compartilhar este post

Link para o post

Digo, tome cuidado..

Há quem diga que o acoplamento é muito melhor com o sub na lateral, em relação aos falantes na porta. Eu não acredito muito nesta teoria, mas assim como tem gente que defende para trás, tem gente que defende para a lateral. O ideal seria testar realmente, antes de estragar madeira. Como você já testou, então sussa =)

E o duto em uma parede diferente do sub? Não vai perder nada? Também já li muitas teorias sobre isso.... Mesma parede, parede diferente, acertar a fase indepedente da parede...

A verdade é que nada sei, quero aprender e percebo com o tempo que pouca gente sabe algo :vts Por isso pergunto =P

Compartilhar este post

Link para o post

E o duto em uma parede diferente do sub? Não vai perder nada? Também já li muitas teorias sobre isso.... Mesma parede, parede diferente, acertar a fase indepedente da parede...

A verdade é que nada sei, quero aprender e percebo com o tempo que pouca gente sabe algo :vts Por isso pergunto =P

asuhaiuhsaiuh

sou assim tb velho.. temos que perguntar mesmo.

Essa questão de duto em paredes diferentes eu já tive antes e não notei diferença quando coloquei os dutos para o lado e o sub para traz.. mas como eu tenho 2 laterais aqui, eu vou testar isso tb... a madeora que tenho só da para fazer algumas partes, então é sussa velho.. vou fazer e ir testando.. dexa comigo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ai ficaremos sabendo na pratica os resultados das diferentes configuraçoes do duto em paredes distintas da caixa de BEEEIIISSSSS

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, as faces da caixa já estam cortadas, os furos do sub e duto feitos, amanha eu parafuso e colo tudo. Ainda nesta semana eu encarpeto ela e assim que meu carro ficar pronto eu testo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudou oq? Litragem e area de duto?

Compartilhar este post

Link para o post

Mudou oq? Litragem e area de duto?

Lit, área de duto, acoplamento, vedaçao da caixa (o buraco dos fios nunca foram vedados...ihihihihi) e durante o trampo eu vou vendo mais o que eu vou fazendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então rapaziada, hoje consegui uma curva longa de 90º com uns camaradas que me ajudam com tubulações... de graça, 0 R$ .. pichincha.. siudhsiudhsiduh de lambuja.

Agora a tarde vou tentar trocar por uma curva normal de 90º, pois a mesma é uma curva sem restriçoes como o joelho, porem é menor que essa longa, ai cabera toda na caixa...

Segue as fotos do dutinho:

http://img146.imageshack.us/i/dsc03439v.jpg/

http://img710.imageshack.us/i/dsc03438t.jpg/

http://img440.imageshack.us/i/dsc03437f.jpg/

http://img291.imageshack.us/i/dsc03436bf.jpg/

Por hoje é só!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, acabei evoluindo mais um pouco.. cortei uma parte do duto, e marquei a outra parte para cortar e a linha onde limita a parte interna e externa do duto... coloquei o sub na caixa e o duto, para começar a ver a inclinação do duto, questão de afastamento do duto das paredes da caixa, espaço para o ressonador e etc...

Só pra dar uma ideia, ta ae a caixa com o sub e o duto..

http://img233.imageshack.us/i/dsc03440i.jpg/

http://img63.imageshack.us/i/dsc03441e.jpg/

OBS.: O duto não irá ficar encostado em nenhuma parede da caixa... E sua "boca" ou Abertura, irá ficar a 15 cm de qualquer obstáculo... para não interferir na vazão do mesmo! As fotos são meramente ilustrativas!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, isso ai ta prometendo em..rs

Esperando pra ouvir isso, q tem tudo pra ficar muito forte..

Abraco..

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pelo trampo João..

Pergunta:

Não seria mais interessante calcular um bem dimensionado duto retangular?? já que é somente 1 sub.. e esteticamente ficaria mais bonito..

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pelo trampo João..

Pergunta:

Não seria mais interessante calcular um bem dimensionado duto retangular?? já que é somente 1 sub.. e esteticamente ficaria mais bonito..

Então ernany, o duto quadrado ocupa um volume muito grande, pois as paredes de madeira fazem o volume aumentar de mais,,, e eu não quero ocupar mais espaço com a caixa, esse até é o meu maior desafio, o volume me limita muito... mas ta de boa, ja consegui suibir o volume total da caixa de 66 L para 69 L... agora é me virar...

AAAAA e eu creio que dutos redondos tem melhor fluxo.

E por ai vai!

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor fluxo é bem provável, melhor aproveitamento já que é o menor perímetro possível para a área desejada.... Logo, menor influência possível das paredes. Fora que PVC acaba escoando melhor que madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor fluxo é bem provável, melhor aproveitamento já que é o menor perímetro possível para a área desejada.... Logo, menor influência possível das paredes. Fora que PVC acaba escoando melhor que madeira.

Claro... é por essas e outras que eu sempre prefiro o PVC e o duto redondo...

Mas o que me limita memso é a questao do volume, nao posso aumentar minha caixa.. tem que ser no maximo o tamanho que esta.. os 2 litros que consegui, foi uma mudança de uma parede da caixa, que era interna e passou a ser externa e uns detalhes...

Bom, amanhã devo evoluir mais um pouco!

Compartilhar este post

Link para o post

Então rapaziada.. caixota ta pronta, falta somente eu encarpetar.. hoje eu não fiz nada nela, pois como estou com a ranger do tarcizio, e testamos o Morel Ultimo sc 10 dele no meu amp JH600, vimos que tinha que mudar o duto e etc.. então hoje fiquei de 8 as 14 horas mechendo no carro dele.. refiz os dutos, fiz 2 ressonadores para o duto de 3"... mechi no preenchimento da caixa e etc.. bom.. ensuma.. tratando-se de uma pickup cabina simples, ta até dando uma belo subgrave.. melhorou consideravelmente... controle de cone ta melhor... ta descendo mais e bla bla bla... tudo isso pq o tarcizio nunca tem paciencia e nao deixou o carro para o flavio acertar.. mas ainda vai melhorar muito quando o flavio colocar a mão na massa e o rta no carro.. ihihihih

Bom, é isso.. Já Já coloco fotos da caxota encarpetada...e assim que o carango voltar eu ligo ela..

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...