Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelosantos

Qual opnião do pessoal aqui do forum sobre o kit e sobre os crossover

Recommended Posts

Finalmente depois de anos admirando o setup do pessoal vou finalmente montar o meu,mais ai sempre surgi duvidas e eu não quero mais jogar dinheiro no lixo comprando coisas que não me satisfaz.

Comprei um subwoofer JL audio 10w0v2 e quero comprar um kit 2 vias de qualidade mais estou em duvida sobre esses 2 Morel tempo ou Focal Access,algumas pessoas dizem que o mid do morel não rende bem em porta tratada.

Outra duvida é como voces fazem a ligação do kit 2 vias,sempre que pesquiso o assunto vejo os fabricantes dizer que o maior responsavel pelo valor do kit é justamente o crossover que é calculado pelo fabricante que faz a transição correta entre mid e tweeter etc... mais por outro lado sempre compramos player que tem um otimo crossover ai compramos modulos que tem crossover e isso encarece os mesmos,então como voces fazem neste caso:

 

1º utilizam somente o crossover do kit 2 vias deixando o player em flat e modulo em flat tambem?

2º utilizam o crossover do player junto com crossover passivo do kit deixando o crossover do modulo em flat?(algumas pessoas afirmam que isso apaga o brilho do kit por estar usando 2 crossover juntos.)

 

Estou com 2 modulos aqui um Blaunpunkt GTA 480 e um Wharf audio SPX 666A estou pensando um ligar o Blaunpunkt no kit 2 vias nas portas tratadas com manta e ligar o subwoofer JL em Bridge no Blau.

 

_ Ou seria melhor ligar no Wharf audio a potencia dele é muito grande para esse sub?

_ como posso aproveitar esses 2 modulos neste setup??

- Devo vender o Wharf audio e comprar outro modulo mais fraco para tocar o sub?

 

Meu player é um kenwood excelon KDCx-889 e o crossover dele é bem flexivel com os cortes de 30hz a 250 hz slop de 12db8º a 24db8º

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usa o cross do kit 2 vias fazendo 2 bridges no gta 480 ( 1 bridge pra cada lado do kit ) e o wharf pro sub, acredito que assim vc vai aproveitar tudo o q vc tem em maos e nao trocaria o wharf por um mais fraco, regulado direitinho o sub vai tocar muito bem e não vai ter problema nenhum de queimar.

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O crossover do kit não faz hpf do mid. Como vc disse, o crossover do kit faz a transição entre mid e tweeter, mas não faz a transição entre mid e sub. Esse vc teria q fazer pelo amp ou pelo player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o bridge do gta480 tem 210watts rms, num eh um pouco demais pra kits de 60w nao?

 

Acho que sem o bridge o gta ja da conta de qualquer um dos dois kits citados.

 

Como ja comentei em outros topicos, o focal access tem um ponto forte (mid) e um ponto fraco (tweeter).

Quanto ao morel tempo, ja li varias vezes comentarios de que o ponto forte dele eh o tw e o ponto fraco o mid.

 

O tweeter do access nao desce muito, deve ser cortado de 5khz pra cima, e acredito que seja justamente esse o ponto

no cross dele. O mid sobe bem, mas nao a ponto de tocar bem em 5khz. Entao o vale entre 2,5 e 5k eh quase inevitavel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No site da Jl audio eles recomendam como potencia maxima 250 watts rms e o Wharf audio em bridge daria 600 watts rms usando apenas 1 canal daria 300 watts rms não seria melhor trocar o modulo e pegar um mais fraco em potencia?

Meu medo é queimar o sub por excesso de potencia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potencia quem manda e vc, nao e por que um carro atingi 300km/h que vc vai andar 100% do tempo a 300km/h. Se o amp e bom, nao precisa trocar.

 

 

Eu ainda nao tive oportunidade de usar cross ativo em kit de 2 vias, sempre usei o crossover passivo, entao nao sei dizer qual e melhor. De uma coisa eu nao duvido, que o fabricante fez o crossover para que a transicao mid/tweeter seja a mais linear possivel.

 

Alem do cross do kit, uso o cross do player para fazer hi-pass no kit, se isso apaga ou nao o kit, o pessoal que ja experimentou os dois deve saber.

 

Uma coisa e certa, bi-amplificacao fica bom, muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava entre estes 2 kits para o meu set, e tive a oportunidade de ouvir os dois..

Acabei ficando com o Morel.

 

Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O morel o tweeter é mais suave. Eu prefiro. Mais suave. Por isso optei por ele.

Odeio os kit´s da focal por "gritarem" demais, por isso sempre mantive distancia deles, mesmo o Mid sendo um pouco melhor do que o da morel.

 

 

E o eu cortava o kit via player , o cross do kit so corta para o tweeter.

Abraço

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal pessoal pela pesquisa que estou fazendo vou me decidir pelo Morel Tempo,agora minha duvida é :

 

Ligo o modulo blaunpunkt GTA 480 canal front no kit 2 vias e canal rear bridge no sub subwoofer JL 10w0V2 ?

ou

 

ligo o Bridged do Blaunpunkt no kit morel e coloco o wharf audio spx666A pro subwoofer correndo o risco de mandar potencia em excesso para ele??

 

Ou vendo o Wharf audio e pego um modulo mais fraco tipo qual ???

 

agradeço a todos pela ajuda que estão me dando !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm, vende os dois e compra um amp melhor. O 10w0 nao precisa disso tudo pra ser feliz.

 

Talvez ate de pra pegar um genesis 4 channel aqui nos classificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu to com um amp 4 canais aqui. Qualquer coisa me dá um toque.(mp)

usava ele justamente para empurrar um morel tempo e um subwoofer da focal 30A1

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você ta em São Paulo.

 

Pode visitar as lojas e ouvir os kits, assim decide qual o melhor, com seu próprio ouvido.

 

Nessa faixa existem vários modelos, como Focal Access, Morel Tempo, Hybrid Audio Imagine I61-2, DLS. Só visitar algumas lojas e escutar os kits.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lutei um tempo para me acertar com um kit 2 vias. Estava querendo um Morel Tempo por ser muito bem falado aqui no fórum, mas estava osso de achar. Apareceu um Focal Acess e comprei sem pestanejar. Gostei muito do kit, bem detalhado e suporta uma boa potência. O crossover dele é em 4,8Khz - 12dB/oct. Não dá para brincar muito com os cortes dele não. Eu uso em 3way no player, mas o tweeter dele só se dá bem com cortes nessa faixa ou acima, se baixar o corte fica ruim. Esse é um ponto negativo, pois o palco não fica muito alto por causa desse corte, mas eu achei o tw muito bom de ouvir, não achei estridente nem metálico demais como já ouvi de outros usuários.

No player estou cortando em 5Khz - 12dB/oct, ligado em bi-amp num 4.6x(30Wrms x 4 canais). Esses dias liguei o cross original para testar, com o tw atenuado em -3db e achei que ficou melhor do que cortado pelo player (nesse caso liguei em bridge no 4.6x - 120Wrms por canal). Com isso dá para concluir que o cross original do kit é muito bem acertado para ele.

 

 

 

Quanto ao Morel, nunca ouvi, não posso opinar, só sei que o cross dele é mais simples por cortar em 6dB/oct em 3,8khz, mas isso não quer dizer nada, pois cada caso é um caso e esse pode ser o melhor acerto para esse kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...