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Zuia

Construindo Box c/ Duto Retangular

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Senhores,

 

tenho um Kicker CVR12 e vou contruiu um box dutado para ele conforme o manual, ou seja, com duto retangular.

 

2 duvidas:

 

- Area frontal do duto: no manual indica uma area de 318 mm x 64 mm, porém eu modifiquei para 404 mm x 50 mm.

Pode soprar ? Tem algum impacto essa modificação ?

 

- Posicionamento do duto: o duto vai ter uma curva de 90º para ter todo o comprimento. Porém o fundo do box não vai ser reto, vai ser inclinado. Vai ficar um triangulo vazio entre o duto e o fundo da caixa. Tem algum problema ?

 

Não sei se ficou muito claro, mas depois posto um desenho para esclarecer.

 

Abraços

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Editado por Rui

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Editado por Rui

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Cara,

 

Acho que as modificações não trarão problemas. Vc diminuiu um pouco a area (bem pouco mesmo), mas acho que não te trara problemas, agora, pra ter certeza, somente comparando os dois dutos na pratica.Se vai soprar? Acho que não....pois está bem proximo do manual. Qualquer coisa faz uma simulação em programas de calculo de caixas...

 

Quanto a curva do duto, utilize a propria tampa traseira com uma das paredes do duto, ai vc economiza madeira, perde menos espaço (litragem) e ainda facilita o seu trabalho.... E antes que pergunte, não tem problema da parede ser "torta" (inclinada).

 

[]s

 

RUI

Editado por Rui

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na verdade vai dar uma boa diferença.

 

ja que vc almentou a area do duto, teria que almentar tambem seu comprimento, pra ficar com a mesma sintonia da outra caixa.

 

Da meneira que vc fez, vc subiu a sintonia da caixa (e nao foi pouca coisa). Assim ela ficara com picos em sintonias frequencias mais altas.

 

Ps. nao seria 318cm de area por 64cm de profundidade e vc alterou pra 404cm de area por 50cm de profundidade ?

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Cara,

 

Acho que as modificações não trarão problemas. Vc diminuiu um pouco a area (bem pouco mesmo), mas acho que não te trara problemas, agora, pra ter certeza, somente comparando os dois dutos na pratica.Se vai soprar? Acho que não....pois está bem proximo do manual. Qualquer coisa faz uma simulação em programas de calculo de caixas...

 

Quanto a curva do duto, utilize a propria tampa traseira com uma das paredes do duto, ai vc economiza madeira, perde menos espaço (litragem) e ainda facilita o seu trabalho.... E antes que pergunte, não tem problema da parede ser "torta" (inclinada).

 

[]s

 

RUI

 

Boa idéia... não tinha pensado nessa possibilidade... vou fazer isso com certeza...

 

Abraço

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na verdade vai dar uma boa diferença.

 

ja que vc almentou a area do duto, teria que almentar tambem seu comprimento, pra ficar com a mesma sintonia da outra caixa.

 

Da meneira que vc fez, vc subiu a sintonia da caixa (e nao foi pouca coisa). Assim ela ficara com picos em sintonias frequencias mais altas.

 

Ps. nao seria 318cm de area por 64cm de profundidade e vc alterou pra 404cm de area por 50cm de profundidade ?

 

Na verdade, eu usei o BassBox 6 Pro para fazer os calculos. Fiz o seguinte:

 

Fiz a primeira caixa exatamente igual a do manual, com 49,6l, Fb = 45,44 Hz e F3 = 37,32 Hz. O duto especificado é 318 x 64 x 508 mm.

 

Para fazer o meu duto, eu mantive o comprimento (508 mm) e calculei a altura em função da altura do box (440 mm - 2 x 18mm (espessura) = 404 mm). E fui acertando a largura do duto para ficar com a mesma Fb e F3 do especificado pelo manual. Com o meu duto 404 x 50 x 508, ficou:

- Fb = 45,93 Hz

- F3 = 37,56 Hz

 

Essa diferença de decimos no Fb e F3 será sentido ou podemos dizer que é desprezivel ?

 

Abraço

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olha eu sei que isso parece coisa de louco , e na verdade e mesmo !!!! :unsure:

 

mais vc nao pode sair fazendo essas mudancas assim .... vou citar 1 exemplo , e quem nao entender nao me pergunte depois , pq nao vo explika....

 

vc tem 1 falante cuja a resposta de frequencia e 22 hz a 245hz , a frequencia de ressonancia dele e 29.5hz e a massa acustica deslocada por ele e 227 G ...e o QTS dele esta na casa dos 0,4....a uma temperatura de 25% temos um R.E em 2.2R , e temos tambem uma compliancia na casa dos 202UM/N.....

 

quando se comeca a desenvolver a cx e levado em consideracao , um valor chamado de EBP , que e um produto da eficiencia , ou seja ,

 

mesmo a X de frequencia e a Y de temperatura e a Z de valores alterados devido a varios fatores como perda da memoria , temperatura , e transientes geradas pelo sistema , vc precisa ter um duto que de : 30 cm por 40 cm ..... o engenheiro ja sabe as perdas que teram , ja sabe a (impedancia x potencia) que podera danificar o falante, e sabe a massa acustica que e deslocada pela parte traseira do falante, e com esses dados na mao , e que ele pode dimensionar o duto......

 

intao irmao mecher num duto nao e tao simples qt parece.... :legal:

e nao perguntem mais nada pq num vo explika :banghead

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Praia bichinha... tindi muita coisa nao KKKKKKK

 

Ainda nao sei calcular isso.

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Para calcular área de duto retangular eu utilizei o calculador de caixa da bravox sendo que na espessura da madeira coloco 0 aí dá a " litragem " do duto, depois vou ajustando as medidas de acordo com o tamanho disponível mas sempre buscando a litragem inicial que deu com as medidas sugeridas do fabricante ou projeto...

 

Escrevi bastante mas é bem simples, mais pra ilustrar melhor pra quem não entendeu.

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Praia bichinha... tindi muita coisa nao KKKKKKK

 

Ainda nao sei calcular isso.

 

haha, tb nao entendi muita coisa nao...kk

 

so sei e EBP = qes/fs

 

Alguem pede pro praia explicar denovo...kkkkkkk

 

Abraco..

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so to dizendo que um duto e feito em cima de varios calculos........ e nao so um

 

quando vc faz algo mais profissional , leva-se em consideracao varios fatores , e vc obdecer a litragem e modificar o duto pra ficar bem parecido com o do fabricante , e so no papel mesmo........ :legal:

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cada vez que eu converso com o praia eu desanimo de mecher em som... Vejo que nao entendo eh poorrraaa nenhuma KKKKKKKKKKKKKK

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cada vez que eu converso com o praia eu desanimo de mecher em som... Vejo que nao entendo eh poorrraaa nenhuma KKKKKKKKKKKKKK

 

 

o pior e que nao sei nada nao !!!!!fo** viu .... eu nasci burro , e vo morre besta :legal:

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olha eu sei que isso parece coisa de louco , e na verdade e mesmo !!!! :unsure:

 

mais vc nao pode sair fazendo essas mudancas assim .... vou citar 1 exemplo , e quem nao entender nao me pergunte depois , pq nao vo explika....

 

vc tem 1 falante cuja a resposta de frequencia e 22 hz a 245hz , a frequencia de ressonancia dele e 29.5hz e a massa acustica deslocada por ele e 227 G ...e o QTS dele esta na casa dos 0,4....a uma temperatura de 25% temos um R.E em 2.2R , e temos tambem uma compliancia na casa dos 202UM/N.....

 

quando se comeca a desenvolver a cx e levado em consideracao , um valor chamado de EBP , que e um produto da eficiencia , ou seja ,

 

mesmo a X de frequencia e a Y de temperatura e a Z de valores alterados devido a varios fatores como perda da memoria , temperatura , e transientes geradas pelo sistema , vc precisa ter um duto que de : 30 cm por 40 cm ..... o engenheiro ja sabe as perdas que teram , ja sabe a (impedancia x potencia) que podera danificar o falante, e sabe a massa acustica que e deslocada pela parte traseira do falante, e com esses dados na mao , e que ele pode dimensionar o duto......

 

intao irmao mecher num duto nao e tao simples qt parece.... :legal:

e nao perguntem mais nada pq num vo explika :banghead

 

Na realidade, o tamanho do duto forma apenas um sistema ressonante em conjunto com a caixa.

 

O que muda é a compliância por conta do duto... Quanto maior a resistência à passagem do ar, mais amortecido fica o falante. Quão sensível isto é? Depende... até fechar as janelas vai alterar a compliância... Já vi sedã que não podia tocar de mala aberta, senão o sub atropelava a tela... alguém lembra do Marea do Sepacheco? Então...

 

Ou seja... influencia sim... Aliás, a própria simulação dos engenheiros da fábrica contempla o uso em ambiente aberto, já que é impossível determinar o uso em ambiente carral (copyright© Álvaro neiva... hauhauhauhauhau) por uma infinidade de motivos...

 

Logo, no fim das contas, alterar o duto pra se enquadrar no setup será um problema até mesmo desprezível, diante de tantos "poréns" apresentados pelo próprio veículo.

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Na realidade, o tamanho do duto forma apenas um sistema ressonante em conjunto com a caixa.

 

O que muda é a compliância por conta do duto... Quanto maior a resistência à passagem do ar, mais amortecido fica o falante. Quão sensível isto é? Depende... até fechar as janelas vai alterar a compliância... Já vi sedã que não podia tocar de mala aberta, senão o sub atropelava a tela... alguém lembra do Marea do Sepacheco? Então...

 

Ou seja... influencia sim... Aliás, a própria simulação dos engenheiros da fábrica contempla o uso em ambiente aberto, já que é impossível determinar o uso em ambiente carral (copyright© Álvaro neiva... hauhauhauhauhau) por uma infinidade de motivos...

 

Logo, no fim das contas, alterar o duto pra se enquadrar no setup será um problema até mesmo desprezível, diante de tantos "poréns" apresentados pelo próprio veículo.

 

 

resumindo : nao e tao simples quanto parece....

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Eu diria diferente:

 

Não precisa ser tão complicado quanto parece...

 

Imagine que até mesmo a associação de bobinas em série ou paralelo altera os parâmetros elétricos (e reflete no Q total) de um falante, além de alterar fortemente o DF do amplificador... E ninguém precisa se preocupar TANTO com isto, né?

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kkkkkkkkkkk ainda bem que eu disse , nao me perguntem depois pq nao vo explika.......mais e isso ai , poe pra tocar.....poe pra render , isso e o que importa... :legal:

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Praia, gostei muito da sua explicação. Cada dia que entro aqui aprendendo mais sobre som automotivo. E como engenheiro tb (por mais que seja mecanico), concordo com sua opinião.

Mas concordo também com o Kleberlpa, que não precisa ser tão complicado quanto parece.

 

Por isso pergunto, sera que essa pequena modificação do duto causaria algum impacto SIGNIFICATIVO no rendimento do sub ? Será perceptivel ? Alguem já fez algum teste semelhante ?

 

Se assim for, os subs já deveriam vir com uma caixa padrão (generalizando).

 

Abraço

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Praia, gostei muito da sua explicação. Cada dia que entro aqui aprendendo mais sobre som automotivo. E como engenheiro tb (por mais que seja mecanico), concordo com sua opinião.

Mas concordo também com o Kleberlpa, que não precisa ser tão complicado quanto parece.

 

Por isso pergunto, sera que essa pequena modificação do duto causaria algum impacto SIGNIFICATIVO no rendimento do sub ? Será perceptivel ? Alguem já fez algum teste semelhante ?

 

Se assim for, os subs já deveriam vir com uma caixa padrão (generalizando).

 

Abraço

 

 

bom e dificil padronizar, cada fabricante pensa de uma forma , eu penso que subs de alta performasse como esse citado acima , requer detalhes minuciosos....mecher no duto nao e tao simples quanto parece ... mais a gente sabe que , o que realmente importa e o rendimento acustico!!!!

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uma coisa é certa.. nunca fiz uma caixa pior do que a do manual.. ou seja, não é assim tão complicado.

 

os fabricantes não fazem estes calculos todos para obter uma caixa com o melhor desempenho.. eles sempre sugerem a caixa mais "comercial" assim como a que se adequa melhor a maioria dos consumidores...

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A frase do praia que eu mais gosto é:

 

"Ponha para tocar!"

 

Se tirar um RX do saco do Praia, sai você pendurado :vts

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