Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Daniel(Del)

Melhorando o som original do Honda Fit 2010

Recommended Posts

Boa noite a todos! :)

Primeiramente gostaria de apresentar aquilo que trago como parâmetros e referenciais de qualidade sonora. Sou DJ (hobby) de House, mas House fino, nada de chacotas (psy trance, musicas comerciais etc [o_]). No âmbito residencial, sou fã de vinis e amplificadores da Gradiente do final da década de 70 e início da de 80, assim como as respectivas caixas, equipadas com woofers de 10" ou 12". Resumindo, prezo por potência e força, mas não gosto de abrir mão de certa qualidade (certa porque sei que esses equipamentos não são state of the art, mas ainda assim são melhores que muitas coisas que se encontram por aí atualmente). Em se tratando de som automotivo, o melhor que já tive até hoje foram head units da Pioneer ligadas aos clássicos full range + twitters originais da GM. E sim, era uma combinação que me deixava muito satisfeito frente ao que ouvia em carros equipados com coaxiais, triaxiais, quadraxiais, pentaxiais, hexa-axiais e subsequentes. :vts

Bem, como vocês puderam perceber, meu ouvido realmente não está por dentro do que há de melhor por aí, e consequentemente não preciso de nada muito extraordinário pra me satisfazer. Até que eu peguei um Honda Fit EXL, aquele equipado com som integrado ao painel, controle no volante, MP3/WMA e USB. Confesso que peguei o carro já com aquele preconceito do famigerado "som de fábrica" e pensando em colocar pelo menos uma HU da Pioneer, marca que aprecio muito. Mas tive uma grata surpresa ao ouvir o sistema. O som é nítido, equilibrado (uso flat), percebi detalhes em certas músicas que antes não conhecia, o grave é bem presente etc. Além disso, a potência que o som entrega me parece ser maior do que a de HUs aftermarket. Da para subir bem o som sem perceber distorção. Enfim, a qualidade para os meus parametros é realmente muito boa, talvez superior a dos meus conjuntos da Gradiente, equiparando-se a do meu fone Technics.

Assim sendo, pelos recursos, qualidade e integração da HU original com o restante do carro, pensei em puxar saídas pré-out dela, e colocar um Wharf Flex no meio do caminho, ligando-o nos falantes originais, com os quais eu já me dei por satisfeito. No caso, tinha a idéia de ligar as saídas frontais alimentando os quatro falantes, bridgeando as saídas traseiras para ligar num (sub)woofer. Aí surge uma dúvida. Eu gosto muito de graves precisos, pontuais, (talvez secos?), com pressão, daqueles que a gente sente no peito. Aquele grave longo, esparramado, retumbante, que as vezes o carro ao seu lado passa e treme tudo, realmente não me agrada. E eu não sei qual é o melhor falante (subwoofer ou woofer), e tipo de caixa (selada ou dutada), para conseguir tal efeito. E se eu colocasse um Woofer mais um Subwoofer, como seria o efeito?

E se eu deixar o Wharf para alimentar exclusivamente os quatro falantes, e optar por agregar mais um amplificador exclusivo para os graves, os dois pares de RCA vindos da HU já estariam ligados no Wharf. Da onde eu obteria o sinal para alimentar o amplificador para os graves?

Bom, creio que por enquanto é isso. Desculpem o tamanho do post, com certeza a partir de agora as coisas se esclarecerão mais facilmente!

Muito obrigado!

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui em 3 concess Honda aqui em BH e todos disseram que se mexesse em som em qq Honda perdia a garantia, isso procede?

Compartilhar este post

Link para o post

Fui em 3 concess Honda aqui em BH e todos disseram que se mexesse em som em qq Honda perdia a garantia, isso procede?

é que puxar um +12v da bateria até o porta malas estraga a injeção eletronica..... :pirou: :pirou: :pirou:

mas se pensar bem, olha quantos EStaladores existem por ai....

se eu tivesse uma concessionária eu tbm não daria garantia pra quem mexe no som.... vai saber quem foi o anananá que instalou

Compartilhar este post

Link para o post

É o que reza a lenda. O mais interessante é que a concessionária pode instalar módulo levantador de vidro, falantes Pioneer etc etc etc, sem perda de garantia. Nada mais justo seria averiguar se a causa do possível problema está realmente relacionada a uma instalação deficiente ou não. É certamente mais comodo empurrar a causa do problema para o proprietário do que a Honda assumir e liberar a garantia. Mas enfim, realmente não estou disposto a esperar três anos para mexer no carro. Até porque confio mais nos instaladores que conheço do que na própria concessionária. E daqui três anos muito provavelmente já será interessante trocar de carro (se possível obviamente), porque a garantia já terá acabado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fitzim tem cara de que tem uma acústica muito boa pra som.

Compartilhar este post

Link para o post

faz igual meu cliente, tirou um civic esses dias, e foi a mesma ladainha, o cara ja falouq ue ia trocar o som origial e por xenon, os caras da concess queriam que ele colocasse la o xenon (a 3600,00 2 kits xenon e kit milhas) e nao colocasse o som, sob pena de perder a garantia..

ele falou na cara do vendededor, eu nao vou por o xenon aqui, vou por som e NAO VOU PERDER A GARANTIA..

o cara ficou meio travado, e viu que nao tinha jeito, só pediu pra depois ele levar o carro la pra eles avaliarem se estava bem feito ;)

Compartilhar este post

Link para o post

fiz ao contrario, primeiro li a resposta agora li o tópico..

bom, vamos lá...

para o tipo de som que voce aprecia, nao é dificil de se conseguir bons resultados ate com pouca potencia, uma caixa selada atende muito bem a sua necessidade, voce pode usar subwoofers que tenham boa resposas em frequencias mais altas, e assim trabalhar com cortes tb mais altos.

apenas um amplificador 4 canais pode suprir todo seu sistema.

sobre o sistema original honda, o som responde bem em baixas frequencias pois a propria porta do fit ja é boa, (ate com cd pioneer 1180 e 4 falantinhos hbuster ja da pra sentir graves hehe)

quanto ao aparelho original do fit, nao sei se ele faz o mesmo que o do civic, que abaixa os graves em altos niveis de volume para nao danificar os auto falantes. caso sim, tem um aparelho chamado REQ-5 que corrige isso.

acho que o ideal seria sim trocar os auto falantes originais, como voce disse que gosta de escutar em um bom volume, eles sao de neodimio e nao tem uma boa dissipação de calor, trabalhando com potencia um pouco elevada eles queimam facilmente..

qualquer duvida a mais estou a disposição para ajudar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela "dica" Alanis, tem que ser assim mesmo, hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

isto de garantia da Honda é engraçado... eu tive o Fit 05/6, e tinha garantia até dezembro do ano passado, quando o vendi. Fiquei este tempo todo sem instalar o som (o máximo que fiz foi trocar o head original por um 880prs e depois, um //9887, sempre usando o adaptador de chicote, maior frescura, sem cortes de fios, nada...)... só nos últimos 3 meses instalei um alarme decente (positron PX com subida/descida de vidros), tudo em nome da tal 'garantia excelsa da Honda'. Bom, partindo do pressuposto que carro japa dificilmente dá problema, e que os problemas em sua esmagadora maioria aparecem nos primeiros meses... creio que passei vontade à toa. E muita gente me disse isso aqui, e preferi não arriscar. Vendi um carro quase original (alarme / vidros à parte), por um preço baixo (carro usado nguem valoriza por isso), quando podia ter instalado tudo logo, curtido o som, e só voltado o head original na hora de vender. :legal:

hoje, no Citro, vou arrumar os probleminhas que apareceram (agora, esta semana), e já tou desmontando o painel, hj tirei o head, vou interromper o sinal original dos falantes, vou puxar +12v da bateria/caixa de fuses, vou passar fiação de falantes pela porta, enfim... se der caca, me provem que foi o som instalado por mim (e que conheço a fundo) que provocou. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Murillo e demais, obrigado pelas respostas!

Passei em uma concessionária Honda por curiosidade e obtive as seguintes informações: a HU original é cotada em 1800 reais, sendo que ela é apenas um "miolo". O que vemos no painel é uma frente plástica cotada em 1200 reais, aproximadamente. O mais interessante é que nas descrições do aparelho no sistema de vendas, consta que é de fabricação da Alpine. Informação interessante, que eu ainda não havia visto em nenhum fórum internacional ou nacional. Quanto ao suposto sistema de "retirada automática de graves", creio que não existe nada do tipo no Fit, pois ao aumentar o som para patamares maiores, me parece que o grave continua sim presente, apenas não há mais potência para sustentá-los sem distorção.

Para os graves, um sub NAR de 12' e 180W numa caixa selada é a melhor indicação? Qual seria o efeito prático se ao invés de um subwoofer eu utilizasse um woofer, de mesmo tamanho numa caixa também selada?

Para as portas, o que é recomendado? Kit componentes e coaxiais também NAR, ou existem melhores opções nessa faixa de preço? Misturando kit componentes e coaxiais teria eu a impressão, ao andar na parte de trás do carro, que o som vem só da frente? (vale notar que isso já acontece atualmente e me incomoda razoavelmente)

Para a amplificação, Wharf Audio Flex, ou algo mais interessante?

Obrigado

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, no seu caso, eu iria de sub de 10" e não de 12", pois em carros hatch dificilmente se precisa mais do que isso (claro, se vc não for SPLmaníaco). Aí poderia ser o NAR mesmo ou um JL10w0V2 ou até mesmo um 10W0-4 old (se encontrar inteiro). Nas portas, os NAR cairiam muito bem, e acima deles, já pensaria em importados, como os MBquart que vão muito bem em portas. Qto ao amp, o Wharf flex é muito bom, mas não sei se ele atenderia todo o sistema com 4 mids e um sub satisfatoriamente (esses subs que citei isão bem leves, pode ser que sim)

Compartilhar este post

Link para o post

é que puxar um +12v da bateria até o porta malas estraga a injeção eletronica..... :pirou: :pirou: :pirou:

mas se pensar bem, olha quantos EStaladores existem por ai....

se eu tivesse uma concessionária eu tbm não daria garantia pra quem mexe no som.... vai saber quem foi o anananá que instalou

Puxar um +12v da bateria até o porta malas estraga IE???? Não sabia... Acabei de trocar meu celta em um fit 08 e vou instalar o som nele... Isto procede? Pois hoje tenho 2 baterias Moura 75A. Irei colocar 1 na mala e a outra irei vender pra comprar 1 tipo "caixa alta" maior que a original do fit.

Aguardo e agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Ufa!! Aliás, obrigado pela atenção e agilidade Ianaconi!. Há alguns meses tenho estado inativo aqui... Mas agora agora animei pra montar o som na minha nave... Aliás, que carro ein! Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...