Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
vxice

Subgrave de 22hz com sub de 6" !!!!

Recommended Posts

Ola. Vou apresentar aos meus amigos do forum, minha nova caixa de subgrave...

Imagine so. Sabado a tarde, um sub de 6" phillips e uma folha de MDF dando sopa em casa. nao perdi tempo, peguei um papel e uma caneta e fui calcular uma LT.

Com os 45hz de Fs com meu sub, cheguei a uma linha de 1.90cm.

O objetivo dessa caixa NAO eh SPL, e sim a resposta. Que pode chegar a uns 22hz + -. o sub que eu usei foi retirado de um system phillips de 400rms. Ele tem otimo Xmax e responde bem forte... alem de ter um timbre bem legal ;)

De inicio vou usar essa caixa no meu carro, ligada na bridge dum fosgate 4.6x (teoricos 120rms), e os outros 2 canais do amp vao tocar o kit ESK165 da hertz com TW na coluna e portas tratadas...

Video da caixa tocando...

http://www.youtube.com/watch?v=yicH0qZLLzo

Vamos a 1º parte da fotos. So a contruçao da caixa, sem o acerto da parte interna..

dsc09604h.jpg

dsc09605g.jpg

dsc09606m.jpg

dsc09610bi.jpg

dsc09611.jpg

So pra relembrar... caixa dos 4 p3 12" e a caixa PIRU do lado (campea estadual de SPL)

dsc09612b.jpg

dsc09613q.jpg

dsc09617n.jpg

vedando a caixa internamente.

dsc09620zb.jpg

dsc09622.jpg

Subzinho...

dsc09625.jpg

dsc09626i.jpg

dsc09628o.jpg

dsc09632.jpg

dsc09633.jpg

Fechada... mas NAO PRONTA

dsc09637s.jpg

CONTINUANDO...

dsc09647h.jpg

dsc09647h.jpg

Abraços...

Editado por vxice
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa eu kero ver de perto...volto pra colatina na sexta feira kero ver com meus propios ouvidos UAHAUHUAHAH

eu sou fan de spl e subgrave...vamo ve se a bichinha é tudo que promete = D

vlw spalenza...

fiquei devendo nesse projeto = /

Compartilhar este post

Link para o post

Tem q bota pra toca duma vez, pra passar as impressoes.

PS: Como ficou as medidas externas? e conde conseguir estes subs de 6"

Compartilhar este post

Link para o post

Essa eu kero ver de perto...volto pra colatina na sexta feira kero ver com meus propios ouvidos UAHAUHUAHAH

eu sou fan de spl e subgrave...vamo ve se a bichinha é tudo que promete = D

vlw spalenza...

fiquei devendo nesse projeto = /

verdade luiz... companheiro de caixa de som KKKKKKKKKKKKK

Achoq ue terça ou quarta ela ja esta tocando.

Tem q bota pra toca duma vez, pra passar as impressoes.

PS: Como ficou as medidas externas? e conde conseguir estes subs de 6"

ola, haha so vou colcoar pra ocar depois de tudo pronto, ai vou acertando ela com o preenchimento.

Ela ficou com 20x80x41... esse sub eu consegui por 10,00 numa eletronica dum amigo meu.

O total da caixa contando MDF, cola, parafuso e sub nao passou de 50,00 hahaha de graça pra uma caixa dessas.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Po levei fe em, sempre quis aprender a calcular LT, depois agente troca uma ideia...rs

Parece q vai ficar top mesmo...

Abraco...

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma LT exatamente com este mesmo sub.. na verdade, sao duas LTs.. aproveitei uma epoca em que um site estava vendendo ele por 20 reais.. isso mesmo, 20 reais.. só que comecei a fazer propaganda dele, o olho cresceu e o cara aumentou para meros 60 reais esse bixinho...

enfim, toca muito, toca forte, toca com qualidade, desce bastante, mas nao chega nos 22hz nem a pau.. responde ate uns 30..

não lembro o comprimento da minha linha, mas sei que tem por ai tbm.. coisa de 1,90cm.. que pelo que me lembro dava uma sintonia em 30 e poucos Hz.. mas nem sei mais direito pois tem mais de ano que construi elas..

Compartilhar este post

Link para o post

agora que vi as fotos, surgiu uma curiosidade.. ta certinha a área dessa linha ? pelo que lembro tem que ter 1Sd.. ou era 1,5 ?? rsrsrsrs.. mas nas fotos ta parecendo meio grande a área da linha..

e pra quem acha que ela não dá um SPL legal.. precisa ver as minhas duas tocando rsrsrs.. ja animei varios churras com elas e o pessoal fica sem acreditar que são "apenas" elas..

:legal:

Editado por Rodrigo Lima E2K

Compartilhar este post

Link para o post

1SD eh a saída... onde começa (atrás do mid) vc pode escolher até 2SD, mas ae envolve mta coisa pra saber se dá certo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

hum.. bem legal!!

quando vi axei que fosse um mini UXP hehehehehe

que espuma é aquela de vedação ali??

Compartilhar este post

Link para o post

Po levei fe em, sempre quis aprender a calcular LT, depois agente troca uma ideia...rs

Parece q vai ficar top mesmo...

Abraco...

O básico:

Para saber o comprimento, precisa saber a Fs do sub ou mid. Digamos que seja 40hz, o tamanho da linha deve ser de 1/4 em relação ao tamanho da onda do Fs.

Basta dividir a velocidade do som (344m/s) pela Fs, e dividir por 4 (1/4 de onda), logo:

(344/40)/4= 2,15m

Pra saber a área, deve saber o SD do falante, por ex, se for 200cm², é só dividir isso pela largura interna da linha, supondo que seja 20cm: 200/20= 10cm.

Esse 10cm eh o SD1, a saída, pode se fazer a linha toda com SD1, ou começar com SD2 e ir afunilando até chegar ao SD1.

O básico seria isso! :)

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

bom, ao que me lembro, a minha tem 1sd do inicio ao fim..

acho que essa questão de ser maior atras do mid é apenas para ele poder caber na camara quando montada deste jeito a caixa.. pois em todas as LTs que me lembro ter visto em que o sub fica na lateral, a linha é uniforme..

um exemplo são as caixas do renato.. a sublime é identica a esta que o nosso amigo está montando..

mas ele tem um subwoofer que não lembro o nome, que é uma linha de transmissão com sub de 12, e que a linha é igual do inicio ao fim..

Compartilhar este post

Link para o post

O básico:

Para saber o comprimento, precisa saber a Fs do sub ou mid. Digamos que seja 40hz, o tamanho da linha deve ser de 1/4 em relação ao tamanho da onda do Fs.

Basta dividir a velocidade do som (344m/s) pela Fs, e dividir por 4 (1/4 de onda), logo:

(344/40)/4= 2,15m

Pra saber a área, deve saber o SD do falante, por ex, se for 200cm², é só dividir isso pela largura interna da linha, supondo que seja 20cm: 200/20= 10cm.

Esse 10cm eh o SD1, a saída, pode se fazer a linha toda com SD1, ou começar com SD2 e ir afunilando até chegar ao SD1.

O básico seria isso! :)

pode crer.. bom relembrar rsrsrs

tem mais detalhes é claro.. como o fato de ter que diminuir um pouco o comprimento da linha para se estufar a caixa.. estufando a caixa a velocidade de propagação do som diminui, e consequentemente a linha será menor para uma mesma Fs.

correto ?

na minha eu abri dois travisseiros rsrsrs.. um travisseiro foi pra cada caixa heehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma LT exatamente com este mesmo sub.. na verdade, sao duas LTs.. aproveitei uma epoca em que um site estava vendendo ele por 20 reais.. isso mesmo, 20 reais.. só que comecei a fazer propaganda dele, o olho cresceu e o cara aumentou para meros 60 reais esse bixinho...

enfim, toca muito, toca forte, toca com qualidade, desce bastante, mas nao chega nos 22hz nem a pau.. responde ate uns 30..

não lembro o comprimento da minha linha, mas sei que tem por ai tbm.. coisa de 1,90cm.. que pelo que me lembro dava uma sintonia em 30 e poucos Hz.. mas nem sei mais direito pois tem mais de ano que construi elas..

pra descer onde tem que descer, depende do tamanho da linha de inicio ao fim. Essa eu iniciei com 2Sd, 1.8Sd,1.5Sd e 1Sd na saida. E vai depender tambem do material e da densidade do material que vai usar nas linhas.

vc esta usando a caixa ate que frequencia ? Essa u vou usar somente pra sub, e vou cortar ele em 80hz. Dependendo do resultado... diminuo pra 50hz.

Abrços

Compartilhar este post

Link para o post

hum.. bem legal!!

quando vi axei que fosse um mini UXP hehehehehe

que espuma é aquela de vedação ali??

Essa espuma eh original do Sub. tanto o sub da caixa de som ou fora da caixa tem esa espuma no mid.

bom, ao que me lembro, a minha tem 1sd do inicio ao fim..

acho que essa questão de ser maior atras do mid é apenas para ele poder caber na camara quando montada deste jeito a caixa.. pois em todas as LTs que me lembro ter visto em que o sub fica na lateral, a linha é uniforme..

um exemplo são as caixas do renato.. a sublime é identica a esta que o nosso amigo está montando..

mas ele tem um subwoofer que não lembro o nome, que é uma linha de transmissão com sub de 12, e que a linha é igual do inicio ao fim..

O tamanho da linha de inicio ate o fim varia para que vc obtenhe resultados diferentes. Se vc fizer uma linha maior no inicio e menor no fim, tende a descer mais.

Compartilhar este post

Link para o post

ja fez o tratamento acustico dela?

AINDA nao luiz.

Amanha compro o "cobertor de mendigo" pra forra internamente e depois vou acertando o preenchimento com Lã acrilica.

Se eu tivesse cobertor de lã ja faria hoje mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

coloca ela pra tocar logo osama quero ver o resultado, se ficar ruim taca fogo... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ficar bacana!

Nunca tive a oportunidade de ouvir um set com subwoofers de 6"

Mas me diz vxice, o q vc acha de um set com uns 6 subs desses no minimo,bem alimentados em selada, ou dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

minha nossa. 6 subs de 6" em dutada fica deve ficar MUITTOOO legal. Ate porque eh um sub rapido...

LOGICO que tem suas limitaçoes... mas deve ser BEEMM interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

bacana em fiu ???

bacana mesmo ... tá ficando "lesgau" ...

vc já mexeu com LT ??? se não ... uma dica de quem já se fudeu MUITO com elas

Nunca prenda todos os parafusos da tampa lateral rsrsrs , pois certamente vc vai precisar abrir MUITAS vezes a caixa pra mexer na lã rsrsrs !!!

Outra coisa ... sempre deixe mais lã no início da linha ... e como vc começou com 2SD ... pode colocar MUITA lã no inicio ... se não seu falante vai expludir de Xmax rsrsrs !!! O melhor mesmo é 1 SD constante pra sub-grave !

Compartilhar este post

Link para o post

OO OsamaBacardiIce

22 hz ai vai ser tenso hein... mas partindo de uma LT dentro de um veículo, digo que será intereçante...

Acompanhando!!!

Aê, não consegui ri ai nas férias cara, mas dia 25 tiro mais 15 dias e tento dar uma passada ae em um final de semana, tomar umas em colatina..

abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Sub de 6 tambem e estou louco para fazer uma caixinha pra ele, porem, não tenho as spec´s pasmafaute !!!Fazer o que né.....vai ficar quardado aqui.....ele é da Yamaha made in japan!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Sub de 6 tambem e estou louco para fazer uma caixinha pra ele, porem, não tenho as spec´s pasmafaute !!!Fazer o que né.....vai ficar quardado aqui.....ele é da Yamaha made in japan!!!

opá , manda ae pra nois rsrsrs !!!

ele é branco ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...