Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

acz

Ligação Mono RF 4.6x

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal, tenho um RF 4.6x e vou ligar nele 1 kit 2 vias + 1 sub nar 4ohms.

A duvida é na ligação do sub, como os cortes serão feitos pelo player (clarion dxz479mp), ambos x-card estão em full. Fiquei na duvida quanto a esta ligação, já que o manual não cita, ou eu realmente não entendi.

No manual, cita o seguinte:

Se nos 2 canais estereo usar o x-card em HP, e no canal mono usar o x-card em LP, então a ligação deve ser invertida (negativo no modulo -> positivo no sub, e vice-versa).

Mas e no meu caso que ambos x-card estão em Full, ligo invertido também ?

Fiz desta forma para não mexer nos x-card (trocar capacitores, etc) já que o player deixar eu fazer os cortes.

Obrigado,

André

Editado por acz
Postado em

Cara, não entendi o que você está falando ?

Ligar o que invertido ?

Não tem segredo nenhum, eu já usei um 4.6x assim. É só deixar os x-card em full e tem que usar um cabo "Y" nas entradas RCA dos canais do sub (na bridge).

Postado em

Cara, não entendi o que você está falando ?

Ligar o que invertido ?

Não tem segredo nenhum, eu já usei um 4.6x assim. É só deixar os x-card em full e tem que usar um cabo "Y" nas entradas RCA dos canais do sub (na bridge).

Leao, veja essa imagem, do manual. Estou falando da saida e não do RCA.

capturadatela.png

Perceba que na ligação do sub, o positivo do sub está ligado no LR- e o negativo do sub está ligado no RR+ (isso que eu estava falando sobre ligação invertida).

Postado em

Saquei !

Bom, pelo que eu entendi, se não for usar os cortes do x-card (deixar em full) não se deve inverter a polaridade. Eu usava sem inverter no meu caso.

Postado em

Saquei !

Bom, pelo que eu entendi, se não for usar os cortes do x-card (deixar em full) não se deve inverter a polaridade. Eu usava sem inverter no meu caso.

Beleza Leao, obrigado pelas dicas.

Uma última dúvida, tanto faz usar o positivo do canal 3 e negativo do 4 ou negativo do 3 e positivo do 4?

Valeu,

André

Postado em

Beleza Leao, obrigado pelas dicas.

Uma última dúvida, tanto faz usar o positivo do canal 3 e negativo do 4 ou negativo do 3 e positivo do 4?

Valeu,

André

Acho que não, o correto é usar os dois conectores externos pois a bridge está relacionada com a montagem interna do amplificador.

• Upvote 1
Postado em

Acho que não, o correto é usar os dois conectores externos pois a bridge está relacionada com a montagem interna do amplificador.

Valeu Leao!

Postado em

cara, esquece os cartoes... liga o sub em bridge normal...

se seu sub for invertido, no player vc consegue inverter o sinal... e outra coisa... no player vc faz o corte e ganho... entao não tenha duvidas.. ligue normal... e corte pelo player...

Abc's

Rapha

Ps.: nao esqueça de voltar e dizer como ficou...

Postado em (editado)

Pessoal, fiz a ligação normal da bridge. Mas o sub está tocando bem baixinho. Tem que colar a orelha no sub para perceber que está tocando ou colocar a mão para perceber que ele "vibra" um pouquinho.

- O sub é um NAR-1 10" 125wrms.

- Cabo 10AWG Knukonceptz.

Alguma dica?

- Aumentei o ganho no máximo e parece que não fez nenhuma diferença.

- No player, colocou o LP em até 120Hz e o volume do sub em +6, nenhuma diferença aparente. Toda do mesmo jeito.

Editado por acz
Postado em

Pessoal, fiz a ligação normal da bridge. Mas o sub está tocando bem baixinho. Tem que colar a orelha no sub para perceber que está tocando ou colocar a mão para perceber que ele "vibra" um pouquinho.

Alguma dica?

- No player, colocou o LP em até 120Hz e o volume do sub em +6, nenhuma diferença aparente. Toda do mesmo jeito.

amigo tive o msm problema... Perguntas:

1) como esta o ganho do kit 2 vias?

2) a que "volume" vc está escutando?

O meu eu resolvi assim...

No volume 20 ( vai ate 63) tinha mta voz e nada de sub... Entao eu baixei o ganho dos canais dianteiros (kit) e aumentei o ganho do sub... Lembrando que eu escutar no 20 o sub ja esta tocando bem! E o kit ta se comportando mto bem tb... Se quiser ouvir + alto... Chego no 40... E fica brabo do kit acompanhar o sub... Teu problema é equalização faça o que te falei agora e verá que mudará mto!!!

Ps.: n liga a falta de acento... To no tel hehe a preguiça de escrever e grande!

Nao deixe de voltar e resp se resolveu seu problema e clique em " agradecer" abaixo dessa msg...

Abcs,

Rapha

• Upvote 1
Postado em

cartão encaixado corretamente?

não existe possibilidade dos canais estarem queimados?

Vou verificar o cartão, mas acredito que se não tivesse bem encaixado ou canais queimados o sub não ia dar "sinal de vida".

Postado em

amigo tive o msm problema... Perguntas:

1) como esta o ganho do kit 2 vias?

2) a que "volume" vc está escutando?

O meu eu resolvi assim...

No volume 20 ( vai ate 63) tinha mta voz e nada de sub... Entao eu baixei o ganho dos canais dianteiros (kit) e aumentei o ganho do sub... Lembrando que eu escutar no 20 o sub ja esta tocando bem! E o kit ta se comportando mto bem tb... Se quiser ouvir + alto... Chego no 40... E fica brabo do kit acompanhar o sub... Teu problema é equalização faça o que te falei agora e verá que mudará mto!!!

Ps.: n liga a falta de acento... To no tel hehe a preguiça de escrever e grande!

Nao deixe de voltar e resp se resolveu seu problema e clique em " agradecer" abaixo dessa msg...

Abcs,

Rapha

Meu player vai até o volume 33, eu regulei o ganho de ambos (kit 2 vias e sub no 24). O kit toca alto, mas o sub não, eu tinha feito este teste baixando o ganho do kit e aumentando o do sub e não deu nada.

Postado em

Pessoal apenas para agradecer a colaboração e dicas. Foram bem úteis!

O problema se resolveu quando coloquei o x-card em LP.

Em full por algum motivo não funcionou e não sei dizer porque.

Postado em

realmente tem que deixar um ganho bem auto dependo do volume da entrada de audio do amp

Aproveitando para tirar uma dúvida.

O RCA do player é 4v, e do amp variável podendo chegar a 5,5v (segundo o manual).

Tem como calcular em que ponto o "ganho" do amp chega nos 4v? Tipo, fazer uma escala, podendo fazer o ganho "girar" até chegar em determinado ponto que seria os 4v?

Ou só com Osciloscopio, para determinar em que ponto começa a distorção e regular o ganho corretamente?

Postado em

Pessoal apenas para agradecer a colaboração e dicas. Foram bem úteis!

O problema se resolveu quando coloquei o x-card em LP.

Em full por algum motivo não funcionou e não sei dizer porque.

de nada... um positivo seria util

• Upvote 1
Postado em

Aproveitando para tirar uma dúvida.

O RCA do player é 4v, e do amp variável podendo chegar a 5,5v (segundo o manual).

Tem como calcular em que ponto o "ganho" do amp chega nos 4v? Tipo, fazer uma escala, podendo fazer o ganho "girar" até chegar em determinado ponto que seria os 4v?

Ou só com Osciloscopio, para determinar em que ponto começa a distorção e regular o ganho corretamente?

nao tenho certeza cara, mas osciloscopio seria uma boa sim, mas nao necessario, quanto a voltagem necessario do ganho voce pode ajustar do seu gosto ate que nao distorça

Postado em

nao tenho certeza cara, mas osciloscopio seria uma boa sim, mas nao necessario, quanto a voltagem necessario do ganho voce pode ajustar do seu gosto ate que nao distorça

Esse é o problema, acredito não ter o ouvido tão afinado a ponto de perceber onde começa a distorção. Eu cheguei quase no máximo de ganho e não percebi distorção, acabei diminuindo o ganho, e talvez perdendo um pouco de potencia por não estar corretamente ajustado.

Postado em

Alguma dica?

Bueno, acabei de descobrir (através de outro post) que meu sub não é o NAR-1, e sim o NAR 10sw2 180rms.

Isso poderia justificar ele tocar mais baixo?

Depois de inverter o x-card, colocando-o em LP e o sub realmente tocar, ainda sinto ele tocando "baixinho" e aparecendo em apenas algumas músicas. Poderia ter alguma coisa relacionada com aterramento do amplificador, mesmo o kit 2 vias tocando bem?

Postado em (editado)

Bueno, acabei de descobrir (através de outro post) que meu sub não é o NAR-1, e sim o NAR 10sw2 180rms.

Isso poderia justificar ele tocar mais baixo?

Depois de inverter o x-card, colocando-o em LP e o sub realmente tocar, ainda sinto ele tocando "baixinho" e aparecendo em apenas algumas músicas. Poderia ter alguma coisa relacionada com aterramento do amplificador, mesmo o kit 2 vias tocando bem?

Tenta abaixar o corte do player...125 HZ tá muito alto...deixa em 63Hz ou menos e mete bronca...

Se der certo conte pra nois...

[]-[]

Ah, da uma verificada na fase do sub, verifica se nao ta ligado invertido...pode so inverter e ver no que da...

Editado por mourao84
Postado em

Tenta abaixar o corte do player...125 HZ tá muito alto...deixa em 63Hz ou menos e mete bronca...

Se der certo conte pra nois...

[]-[]

Ah, da uma verificada na fase do sub, verifica se nao ta ligado invertido...pode so inverter e ver no que da...

O corte já está em 50Hz. Eu tinha usado 120Hz inicialmente por achar que estava cortando muito baixo e o sub não estava tocando, mas depois mudei para 50Hz.

Vou tentar inverter a ligação para testar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...