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Amaciamento/Envelhecimento/Danificado

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Queria saber a opiniao do pessoal do Forum, pra esse assunto.

 

Apos o amaciamento que dizem que o alto falante mostra todo seu potencial, uma coisa que sempre percebo é uma alteração no som do alto falante depois de algum tempo de uso, nao sei precisar mas coisa de 1 ou 2 meses. O problema e que nao vejo essa alteracao como uma coisa boa, por que o som parece que comeca a ficar meio ''sujo'', o alto falante nao tem mais aquela firmeza, pegada de quando era novo, parece um pouco mais descontrolado. Principalmente nos Tweeter, depois no woofer. No Brasil acontecia isso comigo e depois de um pouco mais de tempo logo o tweeter queimava, mas ate ai tudo bem, por que meus sons nao tinha nada de equilibrado!!rs

 

Qual a vida util de um alto falante, em media, as vezes tocando alto, as vezes baixo...sei que e dificil falar, mas por cima. No som de casa por exemplo, muito raramente ponho o som pra tocar tudo que pode, entao tenho minhas caixinhas da Bose com mais de 10 anos, e estao la firme e forte!!rs

 

Seria essa mudanca do comportamento um sinal de envelhecimento, precoce, dos conjuntos talvez por serem um pouco mais exigidos?

 

Ou sera alguma danificacao por uso inadequado?

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Queria saber a opiniao do pessoal do Forum, pra esse assunto.

Apos o amaciamento que dizem que o alto falante mostra todo seu potencial, uma coisa que sempre percebo é uma alteração no som do alto falante depois de algum tempo de uso, nao sei precisar mas coisa de 1 ou 2 meses. O problema e que nao vejo essa alteracao como uma coisa boa, por que o som parece que comeca a ficar meio ''sujo'', o alto falante nao tem mais aquela firmeza, pegada de quando era novo, parece um pouco mais descontrolado. Principalmente nos Tweeter, depois no woofer. No Brasil acontecia isso comigo e depois de um pouco mais de tempo logo o tweeter queimava, mas ate ai tudo bem, por que meus sons nao tinha nada de equilibrado!!rs

Qual a vida util de um alto falante, em media, as vezes tocando alto, as vezes baixo...sei que e dificil falar, mas por cima. No som de casa por exemplo, muito raramente ponho o som pra tocar tudo que pode, entao tenho minhas caixinhas da Bose com mais de 10 anos, e estao la firme e forte!!rs

Seria essa mudanca do comportamento um sinal de envelhecimento, precoce, dos conjuntos talvez por serem um pouco mais exigidos?

Ou sera alguma danificacao por uso inadequado?

 

Se o tweeter queimava é porque estava sendo usado de forma errada.

 

Quando se aplica potência demais acima da potência suportada, quando se sobreexcursiona o falante, caixas erradas, distorcao, tocar funk... tudo isso diminui a vida útil de um falante. E sao diversos fatores específicos e nao lineares, ou seja, impossivel criar uma fórmula que abrigasse todas essas variáveis e medir a vida útil que um falante em uso normal teria.

 

Agora sério que você prefere um falante mais novo? Porque? Eu prefiro amaciadinhos, tocam livres sem resistências mecânicas intrusas ao projeto, nao preciso estrupá-lo com potência para obter o SPL prometido e o som nao tem nada de "sujeira" comparado ao falante novo, a nao ser que o falante seja muito vagabundo e essa "sujeira" ficava disfarcada no comeco ou tenha se danificado nesse período inicial.

Se ele está descontrolado depois de amaciado é sua caixa que está errada em primeira idéia, e o que estava salvando este descontrole era justamente as partes mecânicas móveis mais rígidas. Pegada? Um falante novo tem mais pegada que um amaciado? Nao concordo.

[]-[]

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O parâmetro que mais altera após o amaciamento é o Fs.

No laboratório da fábrica, deixamos os falantes amaciando num gerador de frequências antes de medí-los.

Após um tempo de uso ele atinge os parâmetros definitivos.

 

Quanto ao som, acho que fica melhor após o amaciamento e acho que o que acontecia com seu som era fruto de regulagens erradas.

Você aumentava o ganho porque o falante estava duro e quando ele ficava macio começava a distorcer. E a verdade é a seguinte: o que mata o falante não é potência e sim a distorção. Em teste de laboratório, aplicamos 100W de potência em nossos falantes de 50W. Com o sinal puro ele toca muito bem, mas ao acionar o bass boost do amplificador ele queimou em menos de 5 segundos.

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Valeu Fernando, e valeu Andre (sempre atencioso).

 

Gostei dessa do Fernando o que estraga e musica Funk!!! :vts , nao e meu caso....mas de resto ouco de tudo! Nao e bem o meu caso quanto a alto falante vagabundo ou caixa.

 

Andre, vou rever as regulagens do meu som, faz muita logica o que voce passou. So como exemplo, o tweeter da Alpine quando novo, usava com -3dB e depois passei a usar com -6dB.

 

Quanto a alteracao do FS...pra mais ou pra menos? ou nao tem regra?

 

Devo estar errando em alguma coisa, ne....afinal so comigo seria diferente!! [^]

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Rapaz, seu problema não era que amaciava em 2 meses... era que DANIFICAVA em 2 meses.

 

A "sujeira" que você se referia já devia ser proveniente da fadiga na suspensão, talvez danos à estrutura da bobina ou ao seu alinhamento...

 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é "NUNCA levar o equipamento nem mesmo próximo ao seu limite".

 

Se você precisa de muito SPL, monte um sistema que dê o dobro do SPL que você precisa, e o utilize bem longe deste SPL máximo.

 

Razões são muitas: Menor distorção harmônica, menor distorção por ceifamento, menor distorção por intermodulação, menor aquecimento da bobina (e consequente perda de eficiência e durabilidade), falante funcionando sempre dentro da região mais linear do GAP magnético, e consequentemente menor compressão dinâmica...

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Rapaz, seu problema não era que amaciava em 2 meses... era que DANIFICAVA em 2 meses.

 

A "sujeira" que você se referia já devia ser proveniente da fadiga na suspensão, talvez danos à estrutura da bobina ou ao seu alinhamento...

 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é "NUNCA levar o equipamento nem mesmo próximo ao seu limite".

 

Se você precisa de muito SPL, monte um sistema que dê o dobro do SPL que você precisa, e o utilize bem longe deste SPL máximo.

 

Razões são muitas: Menor distorção harmônica, menor distorção por ceifamento, menor distorção por intermodulação, menor aquecimento da bobina (e consequente perda de eficiência e durabilidade), falante funcionando sempre dentro da região mais linear do GAP magnético, e consequentemente menor compressão dinâmica...

 

Parabéns. Acho que você é um dos poucos (não deve passar de dez) que não detonam o próprio equipamento. Como falei antes DISTORÇÃO MATA. E o pior é que a distorção engana. O som distorcido parece tocar mais forte, mas se você colocar um RTA verá que está mais fraco que o som limpo. É que o som limpo não incomoda...

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Rapaz, seu problema não era que amaciava em 2 meses... era que DANIFICAVA em 2 meses.

 

A "sujeira" que você se referia já devia ser proveniente da fadiga na suspensão, talvez danos à estrutura da bobina ou ao seu alinhamento...

 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é "NUNCA levar o equipamento nem mesmo próximo ao seu limite".

 

Se você precisa de muito SPL, monte um sistema que dê o dobro do SPL que você precisa, e o utilize bem longe deste SPL máximo.

 

Razões são muitas: Menor distorção harmônica, menor distorção por ceifamento, menor distorção por intermodulação, menor aquecimento da bobina (e consequente perda de eficiência e durabilidade), falante funcionando sempre dentro da região mais linear do GAP magnético, e consequentemente menor compressão dinâmica...

 

No, eu to qrendo um som pra SQ, mas eu qria que ele tocasse alto, agora vc falando isso eu fiquei em duvida sobre os kits 2 vias que eu tava pensando em comprar, ambos são de 50wrms..

Pra escutar eles em volume alto eles vão ficar devendo, não? Ou com 50wrms já faz MUITO barulho?

 

Valeu.

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No, eu to qrendo um som pra SQ, mas eu qria que ele tocasse alto, agora vc falando isso eu fiquei em duvida sobre os kits 2 vias que eu tava pensando em comprar, ambos são de 50wrms..

Pra escutar eles em volume alto eles vão ficar devendo, não? Ou com 50wrms já faz MUITO barulho?

 

Valeu.

 

 

Pra ouvir música, garanto que 50w rms são suficientes. Mas, pra ter um som alto que chame atenção aí você pode pensar em mais-potência ou quantidade- e usar longe do limite como o kleber falou.

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Amigo, vc sabe que eu tb tenho essa impressão?

 

O Fernandosomzao, comentou que se a caixa estiver errada, pode acontecer isso.

Porém aproveitando seu tópico, eu tb desconfio que minha caixa está com a litragem errada, porém já levei pra um instalador aqui, e ele disse que a caixa está correta, porém medindo apenas o duto.

 

Alguém sabe me dizer, o que ocorre quando uma caixa está errada? Como o subwoofer toca? Embaralhado talvez?

 

Atualmente uso, um P3 Fosgate 500RMS.

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Tentando simplificar.

Caixa pequena: som seco e travado. Não tem extensão de graves.

Caixa grande: sub sem controle. Som embaralhado.

Duto errado: pode soprar, além de mudar a sintonia.

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Andre Junqueira

 

O meu sub está mais para o duto errado, porque o grave é bem prolongado e parece que as vezes embaralha.

 

Vc pode me dar uma dica?

 

Bom, eu ouço muita música eletronica, Jazz e Rock. Norah Jones por exemplo.

 

Ja me disseram que caixa selada é melhor pra esse tipo de música, o que vc acha?

 

Eu empurro meu P3 com um Amp Fosgate 800.4, exlusivo para ele.

 

Ajuda??

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Você sabe tamanho do duto e volume da caixa?

Posso simular o resultado. Também podemos dar uma olhada na regulagem do módulo. Pode ser que não esteja embaralhando e sim distorcendo.

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Cara, o volume da caixa eu não sei dizer, mas o duto eu meço depois e posto aqui.

 

Me diz uma coisa? Distorcendo porque qual razão? Já me disseram que é melhor vc ter potência a mais para ligar um falante. No meu caso, 500 RMS para o Sub e 800 do amplificador.

Ah, vc prefere caixa selada ou dutada?

 

Perdôe minha ignorância se eu disse algo errado.

 

Se puder entrar nesse link q eu coloquei um video do sub tocando. Se der para perceber algo errado, por favor, me diga...

 

Abraço

 

 

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Distorção por regulagem errada de ganho.

Por sinal é o pior nome que puderam dar para esse botão. O certo seria perda. Porque quanto mais você aumenta, mais perde qualidade.

Brincadeiras a parte, o ganho na verdade é um ajuste de entrada. Você deve acertar a voltagem de saída de seu player com a entrada do módulo. Quando você passa desse ponto o som começa a distorcer. Ontem mesmo fui ajustar um amplificador de um amigo com um osciloscópio e não deu. O amplificador era tão ruim (não é seu caso) que mesmo com o ganho inteiramente fechado já estava com uma "onda quadrada", como chamamos a onda distorcida. O correto é uma senoidal, onde a amplitude vai aumentando até um ponto onde começa a achatar a onda e a potência para de subir.

Mas podemos fazer assim, veja as dimensões da caixa (internas) e do duto. Vou ver se consigo os parâmetros desse sub e ver o que é possível fazer. A regulagem do módulo você terá que fazer você mesmo, mas é fácil.

 

Feche os ganhos do amplificador.

Aumente o volume do rádio até 3/4 do máximo.

Comece a aumentar o ganho aos poucos. Quando sentir que o som começou a distorcer, pare e volte um pouco.

Como seu amplificador é mais forte que os falantes, o ganho deverá ficar bem fechado.

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