Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kawaa1

Evolução no mundo do áudio

Recommended Posts

Eu tenho pouco conhecimento técnico de eletrônica, audio, etc., mas gosto muito de ler, aprendendo ou não. Não sou velho, mas na minha época no Brasil que instalei um som no carro, era ST7070 em dois Sub da Arlen de 200W, e um outro modulo que nem lembro o nome nuns woofer de 8 na porta e um parzinho de tweeter la no fundo do carro junto com os Subs e um cassete da Alpine que era tudo de bom!!!!...rs :rolleyes: Foi a época em que vi ''surgindo'' campeonatos de som em 91 e 92 por ai...... bom, deixando isso de lado....

Gostaria de saber se houve realmente uma evolução no Audio para carros, considerando por exemplo 10 ou 15 anos atrás. Muitos são fãs dos old school, Fosgate antigão, players completando quase uma decada, etc.

O que realmente mudou dentro dos amps antigos para hoje?? Redução de ruído? Eficiência? Capacitores? etc....

E nos players e Alto falantes?

ou não mudou nada, e só marketing, modelos novos para instigar os fanáticos por som a fazer upgrades infinitos?? rs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

MUDAR, nada mudou... na verdade, nada mudou desde o tempo que os aparelhos comerciais deixaram de usar válvulas e passaram a usar transístores.

O que mudou é o mercado, que está cada vez menos exigente e mais ligado no aspecto preço, até por conta da maior concorrência. Isto obrigou muitos fabricantes a irem baixando o custo de seus produtos.

Hoje encontrar um player com TA é BEM mais difícil que a 5 anos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudou muita coisa.

Primeiro: mudou a instalação. Naquela época som era instalado em auto elétrico e não passava de ligar os fios do alto falante. Vieram os campeonatos e com eles os cursos da Top Gun. Foi um salto no nível dos instaladores. Tá certo que foram criados muitos mitos nessa época, mas a evolução foi enorme. Acho que já chegou a hora de outro salto, quebrando alguns paradigmas e evoluindo novamente, e espero que a volta dos campeonatos traga isso. Sem contar que temos uma safra nova que, em minha opinião, tem capacidade de superar a velha guarda.

Segundo: mudou a tecnologia. Era um tempo em que potência era algo difícil de se arrancar de um equipamento. Hoje temos amplificadores digitais com altíssima potência e baixa distorção. E o pior com um áudio próximo aos classe AB (quem discordar é bom escutar um PDX antes).

Por último: mudou o mercado. Infelizmente o mercado ficou tão competitivo que a maior parte dos fabricantes tiveram que ceder à pressão por menores preços. À primeira vista pode parecer bom, mas ninguém faz mágica e o resultado é que mesmo possuindo melhor tecnologia, temos equipamentos piores que os antigos. Não estou dizendo que os antigos são melhores, mas que a maioria das séries de entrada dos grandes fabricantes são equipamentos normais, que levam apenas a etiqueta. Se é para comprar um equipamento de marca, compre o top. Na maioria das vezes a diferença é gritante.

Outra mudança de mercado, você citou a época anterior à abertura de mercado. Talvez a única coisa boa do Collor. Com isso acabou a proteção aos fabricantes nacionais que só ofereciam equipamentos de baixa qualidade. Hoje a indústria nacional tem condiçoes de produzir equipamentos com a mesma qualidade que as melhores marcas importadas. Se não o fazem, não é por falta de capacidade, é porque a maioria dos consumidores tem preconceito quanto ao produto nacional. Outro paradigma a ser quebrado.

Compartilhar este post

Link para o post

So dois responderam, e pontos de vista diferentes! Legal...

Realmente o fator preco pesa muito, tem aqueles que nao medem esforcos pra obter os equipamentos dos sonhos, e outros que se contentam com menos moderando o gasto. Vejo em todos os lugares o poder aquisitivo baixando muito, e tomando um rumo ''semelhante'' ao Brasil. Aqui no Japao o cara tem um carro simples, mas com um som top de linha....como? Diria que o mais simples e o fato de financiamento facil! O cara faz la o carnezinho e paga em 3 anos, com juros que nao compra uma caixa de cerveja. Mas que o poder aquisitivo esta caindo esta.

E comum ver empresas de audio abrindo e fechando, se for ver hoje se perde em tantos nomes, tantas marcas! Eu por exemplo to de olho em alguns equipamentos zerado da Phase Linear/Evolution, encontro muito pouca informacao na net, tirando o Aliante, ne! E uma empresa que se foi...outras ficaram com as sobras.

No alto falante sempre aparece alguma coisa diferente, ne! Cone de aluminio, Kevlar, boninas com Kapton, Apical, fibra, carcaça de aluminio...poxa outro dia vi um Sub com carcaça de acrilico ou algo parecido!!aquilo nao deve funcionar!

No caso dos amps, os PDX sao coisas de loco, ne....muito pequeno, muito compacto, eficiente, e qualidade acima da media. Logico que tem suas deficiencias como qualquer outro amp.

Andre quando vc cita que talvez esteja na hora de uma no evolucao...

Por exemplo, eu acho que a ideia de SQPL vem das antigas, vejo o pessoal do SQ e Hi-Fi criticar, mas antigamente os campeonatos eram separados por potencia e julgava e claro a qualidade, mas com parametros diferentes.....e uma evolucao, aqui no forum SQ e Hifi, voce so houve falar de um kit na frente e um sub.......e palco e palco e palco....rs Antigamente o som vinha praticamente todo da traseira.

Ou sera mais no fato de comecarem a olhar para os produtos nacionais?

Aqui no Japao ve bastante carros com dois kits na frente com midbass na porta....nunca vi pezinho aqui...hehehe

Abertura de mercado, todo mundo agradece ao Collor por isso....tbm so por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho tido um interesse especial por amps oldschool ultimamente, comprei um Precision Power e comecei a ler a respeito, acompanhar topicos no DIYMA que falam sobre essa marca. E percebi que entre os antigos PPI Art, Sedona, Pro Mos, PC e PCX series pra hoje. Mudou muito a eficiencia. Hoje mesmo os amps mosfet alcançam potencias bem mais altas que antes. Mas na época do sedona por exemplo, o que mandava era a arquitetura do amp. Essa foi uma linha "budget" que visava um publico menos, abastado, digamos assim. Mas mesmo essa linha tinha uma qualidade que não se ve em amps baratos hoje em dia. Dos amps mais atuais com parametros parecidos com os PPI de 1990 a 1994. Só vi o zapco c2k, sinfoni e alguns outros amps de modelos e marcas diferentes que acho que não compensa enumerar aqui, e que custam uma grana.

Voltando ao lance da eficiencia, um exemplo é de um PPI que me ofereceram recentemente, com 2 canais de 150w a 4ohms. Possui fuse de 80A. O consumo deve ser algo em torno disso também. É um consumo alto pra um modulo com essas características.

Outro exemplo é a soundstream, que ja teve seu período aureo de ganhar iascas etc. Mas hoje começou a pender pro lado mais visual (tunning talvez) e deixar o publico que curte hi-end mais pra escanteio, creio eu.

Resumindo, acredito que de alguns anos pra ca, a eficiencia melhorou e a qualidade piorou. Sem generalizar, ainda existem muitas companhias que prezam pela qualidade, mas isso tem seu preço é claro.

Editado por Satyricon

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negocio de eficiencia e interessante...nao sei se tem relacao direta, mas alguns amps so comparando especificacoes...o consumo assusta! Claro que em muito casos o resultado e um som espetacular.

Eu estava olhando um DSL Ultimate A3...2x150w a 4Ohm....em Bridge gera ate 1000w em 1ohm...consumo maximo de 140Ah!!!

Amps aqui no Japao e caro, heim!! No geral chegam com preco 2x maior que o praticado na Europa ou EUA.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho um conhecimento muito grande em som automotivo, sou apenas apreciador, talvez entusiasta, mas a resposta é obvia: claro q evoluiu! É óbvio q o mercado quer preço. Quem luta por sua grana sabe o quão importante é adquirir um produto q satisfaça seus desejos por um bom preço. E as grandes empresas sabem q, na maioria das vezes, atendem as expectativas do consumidor com pouca qualidade e preços baixos. A maioria das pessoas q conheço distinguem um bom som pelo volume sem distorção. Em meados de 90 som automotivo era uma demonstração de status. Chegava a ser ridículo a marra com a qual desciam dos carros seus felizes proprietários p/ abrir o porta-malas e literalmente 'tirarem onda' com seus espetaculares sons. Me lembro q tentei comprar Fosgate e não conseguia pelos preços proibitivos. Hoje qq ajudante de obra consegue comprar um som alto e s/ distorção. E massificação também é evolução.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou dizendo que os antigos são melhores, mas que a maioria das séries de entrada dos grandes fabricantes são equipamentos normais, que levam apenas a etiqueta. Se é para comprar um equipamento de marca, compre o top. Na maioria das vezes a diferença é gritante.

Ótimo ponto levantado.

Acham que só porque carregam certo nome, o entradão tem o mesmo nipe da linha top.

Estranho que no caso de carro por exemplo, quem compra um KA, sabe que não está levando um Fusion para casa. Mas no caso de som automotivo teimam com isso.

Outro ponto. Não é só porque um seguimento da marca é bom, que qualquer outro seguimento será. Minha opinião como exemplo é focal.... ótimos falantes, porém amplificadores deixam a desejar.

é porque a maioria dos consumidores tem preconceito quanto ao produto nacional. Outro paradigma a ser quebrado.

Mais existe um problema sério aqui. Alguns fabricantes nacionais metem a etiqueta "100% nacional" no equipo, sendo que o mesmo NEM montado aqui é. Já abri caixa como dizeres "100% nacional", e no equipo um baita selo "made in china".

Onde é fabricado/montado não quer dizer absolutamente nda... mas se logo de cara mentem discaradamente assim, algum carroço existe.

Outros são apenas montados aqui.

Sobre o tópico... Sim, houve mudança. Muita.

E outra pergunta sem resposta é a seguinte... Por mais que um equipo seja bom e tenha fama, onde está o tão falado custo/benefício em pagar R$500,00 por exemplo, num amp remendado/consertado de 1998 ?

Agora vai oferecer um amp de R$1.200,00 de marca boa e zerado por exemplo. Irão te chamar de louco. Absurdo.

Nas devidas proporções da lógica de desvalorização/cosumo/tempo de uso/cosméticos, não existe custo/benefício nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

posso estar falando uma besteira sem tamanho... mas eu acho que no meio disso tudo entra um elemento que não foi lembrado: o tal do efeito placebo.

é impressionante como a conversa antes de se ouvir um determinado equipamento muda completamente a maneira de observá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo: mudou a tecnologia. Era um tempo em que potência era algo difícil de se arrancar de um equipamento. Hoje temos amplificadores digitais com altíssima potência e baixa distorção. E o pior com um áudio próximo aos classe AB (quem discordar é bom escutar um PDX antes).

Na realidade, a tecnologia não mudou nada... o que mudou é o mercado.

Nunca foi difícil extrair potência de quilowatts num sistema 12V. Sempre foi caro, e o mercado não demandava, logo, ninguém produzia, ou produzia de form marginal.

Por exemplo, a uns 10 anos atrás a Corzus lançou o Matrix, qque tinha 3000W RMS. O que se ouvia por aí era: "Prá quê tudo isto, olha a quantidade de bateria que precisa, o cabo é um charuto! Ninguém precisa disto tudo num carro".

Hoje se fala que um sistema com 3kW é fraco, tem nego apelando pra 20kW...

Com a demanda crescente, ficou maais barato 9e interessante) pras fábricas criarem amplificadores mais fortes. Mas a tecnologia não evoluiu em absolutamente nada. O amplificador classe D dos anos 60 é o mesmo dos anos 2000, mudam componentes, mas não muda nada a forma de funcionamento. A fonte chaveada que alimentava o primeiro pyramid que foi vendido no Br, talvez lá pra 1993, é a mesma que alimenta o megapotente digital de hoje... porém com mais Fets e trafo maior...

Os fabricantes de falantes pegaram os mesmos falantes do passado, colocaram bobinas maiores, centragens mais fortes, e vendem com maior potência, como se houvesse qualquer evolução nisto. Não tem nenhuma, pelo contrário até... perde-se eficiência na conversão, o que é a maior prova de que os falantes estão involuindo.

O mercado, sim, está mudando cada vez mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu me expressar melhor. Quando falei de mudança de tecnologia, não me referia à tecnologia existente, mas à tecnologia aplicada.

Realmente não foi criado nada novo, apenas ficou viável utilizar algo que já tinham.

Se formos falar de alto falantes, não há diferença nenhuma entre eles. Na verdade, o que mais muda na qualidade de um alto falante é o ajuste fino que o projetista faz. Todos os falantes possuem as mesmas peças. Qualquer Zé Mané que for na Sta Ifigênia e comprar as peças a esmo vai conseguir montar um. O difícil é fazer tocar bem. Quem visitou a fábrica em dezembro viu a quantidade de protótipos que foi feita para acertar o novo mid de Kevlar.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu me expressar melhor. Quando falei de mudança de tecnologia, não me referia à tecnologia existente, mas à tecnologia aplicada.

Realmente não foi criado nada novo, apenas ficou viável utilizar algo que já tinham.

Agora eu concordo. Para mim, nao houve evolucao tecnologica significativa nesse periodo de 20 anos. Continuamos usando players, amps, cabos, falantes mecanicos.

Houve melhoria, adaptacao, adequacao, comportamento do consumidor mudou...

Compartilhar este post

Link para o post

''Dupricou''!!

Ta bravo de acessar o forum....tem dia que nao abre a pagina nem com reza brava!

Editado por kawaa1

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem ninguem reinventou a roda!! mas evoluiu, ficou mais leve, mais pesado, mais potente, mais preciso, mais caro, mais barato.

''Continuamos usando players, amps, cabos, falantes mecanicos.''Sim, mas hoje se usa cabo de fibra optica, DSP, TA, etc.

Beraldo, o cara compra um carro velho por que gosta demais ou por que nao da conta de comprar outro ''melhor''!!! rss E reclamar e natureza do ser humano... ;) Mas no fundo todo mundo sabe, so da manutencao!!!! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Licensa para eu te corrigir, o que vc quis dizer eh: todo mundo reinventou a roda, portanto ninguem inventou algo novo, revolucionario.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo quando dizem que o comportamento do consumidor mudou, e isso incentiva a industria a seguir os desejos do consumidor. Se fosse ao contrário, ou seja, a industria indicar o que o consumidor deve consumir, como no caso da moda. Possívelmente estariamos de volta a uma época em que se prezava pela qualidade em detrimento da estética/potência/preço. Sim, eu acho que essa época existiu, lembrando dos oldschool fosgates, ppi's, orions...

"Ou não"

já dizia Caetano Zeloso.

Compartilhar este post

Link para o post

Satyricon, mas até a moda existe porquê há a demanda (desejo) do mercado consumidor, em ver coisas diferentes.

Nego "joga" a idéia... se o mercado consumidor comprar a idéia, vira tendência.

Mas sim, é diferente das relações normais, pois geralmente a indústria vai ditar um padrão de comportamento... especialmente entre as mulheres, entrou na moda, tão usando... vide caso daquelas calças toscas que estão na moda, que parecem um fraldão...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque o comportamento do consumidor eh totalmente manipulavel pelo ambiente (industria, politica, sociedade, demanda etc). Isso acontece em todas as vertentes que envolvem consumo, nao soh moda ou audio.

A industria da moda, esperta que eh, ja tem data certa para essas inducoes, e faz 2x ao ano. Ja a industria de car audio ocidental a faz 1 vez ao ano, introduzindo os produtos na CES em janeiro, e normalmente colocando no mercado em Abril.

COncordo com o Satyricon, muito bem observado (menos o "ou nao" rsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

Foi exatamente o que eu quis dizer kleber, mas obrigado por reiterar o que eu disse.

O "ou não" que eu usei Fabio, se referiu a tal época dos amps bons e baratos. Pode ser que eu esteja "romantizando" uma ideia que nem sequer chegou a se tornar viável por muito tempo. Trazendo o assunto pro ambito nacional. A bravox me parece ser um dos melhores exemplos da mudança do mercado consumidor. O famoso roxinho foi um dos melhores subs nacionais que ja existiu, muitos aqui poderiam dizer amém. Mas esse segmento não foi levado em frente pois provavelmente não se encaixa mais no publico alvo da industria em questão.

Muitas industrias segmentam seu publico em função da sua saúde econômica ou simplesmente porque escolheram determinado nicho de mercado e quanto

maior a gama de segmentos de produtos maior também a demanda por mão de obra especializada e não especializada, gerando mais custos operacionais e muitas vezes gerando menos receita do que esses custos necessitam pra industria crescer, pois sobreviver apenas não é a questão.

Então, nesse ponto que eu toquei quero deixar meus 2 centavos aqui novamente, em tentar justificar o porque de industrias nacionais inclusive

famosas fora do Brasil concorrerem com industrias gringas somente em um nicho de medio a baixo custo/qualidade.

Seria bom que as industrias nacionais se equiparassem em qualidade E DESIGN com as gringas, sim, mas isso é possível a curto e médio prazo?

Não creio. Entra aí a qeustão dos impostos exorbitantes e isso já seria assunto pra um outro tópico talvez.

Compartilhar este post

Link para o post
O "ou não" que eu usei Fabio, se referiu a tal época dos amps bons e baratos.

Amps bons tudo bem... agora baratos ? Que eu me lembre, naquela época não era qualquer um que tinha um RF no carro não. Que eu me lembre, equipo bom, sempre foi caro. Só se eu estiver muito enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre foi complicado comprar produtos estrangeiros, principalmente a uns 15 anos atras quando o dolar estava bem caro e a internet estava engatinhando, não tinhamos acesso a ebay e as importadoras cobravam o que queriam. Mas se você for ver o preço dos PPI Sedona, RF 4.6x, orion série hca e alguns outros que não me vem a cabeça agora, eram bem baratos em U$, foram conhecidos como budget series.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que podia-se dizer baratos também... Na época um amp de 1.000,00 era equivalente a 5 salários mínimos! se for fazer equiparação, 2.500,00 dinheiros hoje...

Compartilhar este post

Link para o post

Com esta tendência mundial de portabilidade (IPOD's e USB Drivers) e com cada vez mais mp3 disponíveis no mercado, a praticidade de carregar coleções e coleções num único chip, ao invés de carregar toneladas de CDs faz com que para alguns a qualidade de áudio fique em segundo plano.

Entretanto, a própria Apple, por exemplo, nos incentiva a carregar os IPOD's com músicas de qualidade no formato Apple Lossless. Isto significa existe um mercado audiófilo, porém não popular como o Mp3 e CIA.

Outro fato interessante: é natural buscarmos cada vez mais recursos de processamento num Player. Mas o que percebo é que de nada adianta estes inúmeros recursos se acabam por alterar a sonoridade natural das músicas, por possuirem, na maioria das vezes taxa de amostragem limitada.

Compartilhar este post

Link para o post

Com esta tendência mundial de portabilidade (IPOD's e USB Drivers) e com cada vez mais mp3 disponíveis no mercado, a praticidade de carregar coleções e coleções num único chip, ao invés de carregar toneladas de CDs faz com que para alguns a qualidade de áudio fique em segundo plano.

Entretanto, a própria Apple, por exemplo, nos incentiva a carregar os IPOD's com músicas de qualidade no formato Apple Lossless. Isto significa existe um mercado audiófilo, porém não popular como o Mp3 e CIA.

Outro fato interessante: é natural buscarmos cada vez mais recursos de processamento num Player. Mas o que percebo é que de nada adianta estes inúmeros recursos se acabam por alterar a sonoridade natural das músicas, por possuirem, na maioria das vezes taxa de amostragem limitada.

na minha opiniao a Apple é bem diferenciada do resto...

NORMALMENTE quem usa MAC, trabalha com foto/video/musica, ou seja, da "valor" a um monitor melhor... um som melhor, etc... não é aquele cara que se importa somente com gigas....

eu sou novo no mundo do som... tenho só 23 anos...

mas como bom adorador de carros antigos(muscle car na verdade), sei dar valor aos old school....

hoje to usando um audio art... oooo ampzinho bão!

eu nao julgo as empresas por nao darem tanta atenção a qualidade.... principalmente no brasil. PQ?

a empresa que nao se adaptar ao mercado vai quebrar, nao precisa ser nenhum empreendedor pra saber disso!

(generalizando mode on)

neguinho compra o que for barato e "bão", no caso dos amps, o que tiver mais RMS e for mais barato

neguinho que coloca Spyder no carro, nao ta interessado em qualidade... ele quer algo pra tremer o carro, e tira onda com muié

poucos sabem ouvir um som bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como nao sou um grande conhecedor de tecnologias de contrucao de audio nao posso opinar muito, mas tentarei fazer uma comparacao com informatica:

acredito q a tecnologia tenha mudado, nada monstruoso, mas mudou sim!!!

tipo, a cada semestre temos processadores novos, memorias maiores, hds maiores, mais rapidos, notebooks mais finos, mais leves, baterias durando mais, porem ainda usamos monitor, mouse, teclado - pelo amor de deus, teclado é uma coisa totalmente arcaica - mas ainda o utilizamos, entao assim, a tecnologia mudou um pouco, porem nada taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooo "traumatizante" assim.

Temos subwoofer mais potentes, amplificadores com menores distorcoes, com desing diferente (isso o mercado pede, exige mesmo, agente sempre quer ver algo novo, diferente), material tbm muda, hora de seda, hora titanio, plastico, kevlar, sei la oq.

entao, mudar mudou, mas nao mudou drasticamente, ainda utilizamos player, cabos rca etc, mas temos subs slim, coisa q acredito q nao tinhamos a 15 anos!!!

talvez mude um pouco quando os falantes aceitarem, por exemplo, comunicacao sem fio, alimentacao sem fio, ai vai mudar bastante...

ou quando aparecer um material resistente e que seja um otimo condutor porem q permaneca gelado, ai nao teremos mais preocupacoes com aquecimento por exemplo...

ou tbm quando sugir um player que projete a tela no parabrisa (igual caças, ou carros luxuosos que ja utilizam esta tecnologia), ou viajando ainda mais, quando aparecer um subwoofer que se modela sozinho de acordo com o teu carro/espaço, que mude suas respostas de acordo com o genero musical ouvido no momento, que ele reconheca o genero, as frequencias e mude alguma coisa, ou que vc selecione alguma opcao (modo SPL, modo HIFI, e assim por diante)

isso sim seria mudancas REALMENTE drasticas, impactantes no ser humano, mas enquanto isso, mudara coisas nao tao drasticas... mas mudara sim, em termos de distorcao, potencia, peso, design e assim por diante.

agora quanto à qualidade das musicas, eu procuro sempre baixar mp3 com 320, ou entao arquivos FLAC q nao tem perda... da uma diferenca gritante pra um mp3 de 128, eu gosto MUITO de musica, gosto demais de ouvir gasta instrumento, cada barulinho eletronico, e por isso busco musicas com mais qualidade, mesmo que ocupe mais espaco...

quando comecei a ver o som pro meu carro, alguns ja sabem, fui em 11 - ou 13, nao lembro agora - lojas e so DUAS eu gostei, todas as outras me apresentaram o seguinte projeto

player : o mesmo

2 vias: depois troca

sub : bicho papao

ampl: stetsom

tipo, todos me falaram isso, q mer**, ninguem escutou que eu falei QUALIDADE e nao porrada ???

vejo muitos amigos falando em "disparar alarme", "tremer vidros" mas qualidade q e bom nada...

minha namorada estava acostumada com isso, som muito grade, carro rebaixado que pula pq cortou mola, quando mosrei pra ela um carro rebaixado com suspensao fixa ela viu q carro rebaixado nao significa desconforto, ela agora tira sarro de corneteiro na rua, e fala: nossa, o som ta distorcendo. ou entao: so falta um grave ne tio ?

tipo, ela ta vendo a diferenca, meu avo quando escuta o som no meu quarto, adora, aprendeu q um som caro nao e so volume, mas sim qualidade, ouvir cada instrumento, ouvir os metais, o baixo de uam forma agradavel e NITIDA...

mas sao poucas as pessoas ainda q procuram qualidade ao invez de potencia... com isso, as marcas tbm vao no mesmo rumo, oq vende? potencia, entao vamos fabricar potencia...

se vcs fossem empresarios vcs tbm fariam isso, no maximo, materia algumas linhas, como e oq existe nessas grandes marcas, as linhas q so levam o escudo da marca e as linhas top, q realmente fazem juz ao nome...

foi mau o post gigante!!! hehehe

abraco!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...