Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
triatletadan

teste de amps

Recommended Posts

estou pensando em fazer o teste apenas para audiofilia, sem testes de potencia, rta e talz, apenas subjetivo, mesmo por que nao sei se conseguiremos algum tipo de equipamento para realizarmos o teste

pensei em montar algo parecido com o que o Moti fez com vários amps

usar o mesmo questionário que ele usou

sugestoes sao bem vindas

quanto aos que ofereceram os amps, vamos formatar isso certinho e quando decidirmos eu mando mp pra voces, mas obrigado pelo interesse

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que sao boas dicas para voces fazerem os testes:

Fabio Arisa

Postou 19 agosto 2009 - 12:36

$0,02

Testem 4 amps no max.

Usem 2 ou 3 faixas no max. com um trecho entre 30seg e 1'30seg - 1 voz no centro do palco, 1 jazz band ou similar com 3 ou 4 instrumentos, 1 faixa de maior conhecimento do pessoal.

Nao se limitem `as notas, avaliem entre excelente, bom, regular, ruim.

Avaliem precisao tonal, dinamica, equilibrio, palco, imagem, foco. Escolham as musicas de acordo com o que querem avaliar.

Cada um leva um bloquinho

Crasher:

Postou 19 agosto 2009 - 17:13

Msm avaliando apenas 4 amps e escutando 3 trechos de no máx 30-40s, vcs ainda vão levar um tempo absurdo para concluir o teste.

E é bom já reservar um tempo extra pois tem sempre o cara que não lembra direito de um ou outro amp e pede para dar uma última escutada nele.

E antes de começar, é bom testar no sistema todos os amps de antemão, para verificar eventuais problemas/incompatibilidades e já deixar regulado o ganho de cada um.

Na escolha das faixas, façam algo eficiente.

Uma primeira faixa de jazz, com agudo pesado, piano rápido, contrabaixo bem definido, bateria com bastante ataque... Enfim, algo com boa dinâmica(micro, macro e média) e impacto sonoro, para fazer uma análise pontual de diversos itens. Se forem apelar para gravações audiófilas, a faixa correta para isso é esta. Um Opus 3 ou Reference Recording viriam bem a calhar.

Uma segunda faixa mais light para avaliar voz. Pode ser o clássico voz + bateria + piano + contrabaixo. Um Diana Krall da vida serve, e é até bom, por ser comercial.

Essas 2 faixas, se bem escolhidas, já seriam o suficiente.

Mas se o pessoal não tiver muita experiência nesse tipo de coisa e ficar meio inseguro, pode adicionar uma terceira faixa a gosto, para avaliar musicalidade. Basicamente pra ver se, no geral, o som é agradável de escutar ou não. Nessa dá para perder mais tempo e escutar um trecho maior.

Apesar de ter certeza de que vcs não fariam isso, não custa comentar... Não escolham faixas de música clássica.

Não faz sentido, num teste destes.

De resto, é o que o Fábio falou, não se limitem as notas.

Conforme forem escutando os amps, vão escrevendo num papel as impressões q vcs tiveram. Por ex: ''Amp 1, águdo sujo, médio parece uma corneta, grave firme e c/ boa articulação, dinâmica inexistente''.

Ai, depois de escutar o amp 2: "águdo um pouco menos sujo, médio satisfatório, grave embolado, dinâmica aceitável''.

Ou seja, siga um padrão de avaliação e vá tomando os amps anteriores como referência...

Não é o ideal, mas num teste com 4 ou mais amps, e com participantes com não muita experiência em testes deste tipo, se vc não bolar um jeito de ir se guiando, no final o resultado vai ser ruím.

Ninguém mais vai lembrar de como tocavam os primeiros amps e tanto as notas como o ranking final vai ser um festival de chutômetro.

E antes que eu me esqueça, teste cego, claro...

Compartilhar este post

Link para o post

Se meu ampli for escolhido, me habilito a ficar trocando-os. Não tenho ouvido para um teste deste, de qualquer forma :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Contem comigo!

Levo meu APX4361 guerreiro (já tocou de sub à corneta) e, se quiserem, JVC 7300.

Alimentação tenho de sobra no meu carro (M.C. 10 farad, 160 Ah de bateria) se for o problema (quiserem testar algum monstro sugador de energia).

Tenho, também, uma boa placa de som se quiserem fazer algum esquema de analizar resposta na entrada e saída do amplificador.

João, ficaria muito contente em saber o resultado deste jvc7300,se puder testa ele tambem!

valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

estou pensando em fazer o teste apenas para audiofilia, sem testes de potencia, rta e talz, apenas subjetivo, mesmo por que nao sei se conseguiremos algum tipo de equipamento para realizarmos o teste

pensei em montar algo parecido com o que o Moti fez com vários amps

usar o mesmo questionário que ele usou

sugestoes sao bem vindas

quanto aos que ofereceram os amps, vamos formatar isso certinho e quando decidirmos eu mando mp pra voces, mas obrigado pelo interesse

abs

Bom,

tem algumas coisas que precisaríamos fechar...

- na minha opinião, o set de teste precisava ser um carro-base com um player legal e falantes bem orientados... que consiga apresentar bom palco e boa imagem.

- cabos iguais (1 conjunto pra cada amp)Acho que não precisa ser nenhum super high-end, porque como serão iguais, não deve afetar o resultado.

- um sistema de chaveamento pra comutar os amps (pra não ter que ficar tirando e colocando RCA)

- acertar a sensibilidade dos amps pra manter uniforme o SPL. Acho que é o caso de se fazer o teste com volume do player fixo) desse modo, nenhum amp vai levar vantagem por estar tocando mais alto. Aliás tb. é uma forma de dificultar a identificação do amp que não seja pela qualidade. É importante tb. que essa uniformização não acabe deixando um ou outro amp trabalhando muito próximo do limite. Isso dá pra acertar com um atenuador ligado à placa de som de um PC, rodando TrueRTA e um CD com tons puros.

Eu vi que já rolou uma discussão em outro tópico sobre a questão de se testar amps no carro ou numa sala... e sinceramente eu não queria ressucitar a discussão, nem criar polêmica, mas devido à orientação do fórum e ao interesse principal dos membros, eu acredito que a maioria tenha melhor referência para testar no carro que em uma sala de som (falo pelo menos por mim). De qualquer forma, se temos o mesmo set (incluindo o espaço), trocando apenas os amps, acredito que a comparação relativa seja válida. Na pior hipótese, o teste serve como oficina para melhorarmos nossos conhecimentos e nossa referência auditiva. Além disso, é mais fácil encontrar um carro bem montado pra usar como teste que montar uma sala decente...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

tem algumas coisas que precisaríamos fechar...

- na minha opinião, o set de teste precisava ser um carro-base com um player legal e falantes bem orientados... que consiga apresentar bom palco e boa imagem.

- cabos iguais (1 conjunto pra cada amp)Acho que não precisa ser nenhum super high-end, porque como serão iguais, não deve afetar o resultado.

- um sistema de chaveamento pra comutar os amps (pra não ter que ficar tirando e colocando RCA)

- acertar a sensibilidade dos amps pra manter uniforme o SPL. Acho que é o caso de se fazer o teste com volume do player fixo) desse modo, nenhum amp vai levar vantagem por estar tocando mais alto. Aliás tb. é uma forma de dificultar a identificação do amp que não seja pela qualidade. É importante tb. que essa uniformização não acabe deixando um ou outro amp trabalhando muito próximo do limite. Isso dá pra acertar com um atenuador ligado à placa de som de um PC, rodando TrueRTA e um CD com tons puros.

Acho que pode ser o carro de alguum competidor mesmo, o meu ou do Capone(sei lá, quanto a isso acho que não tem mto problema)

Em relação aos cabos e chaveamento já acho um pouco mais dificil. Uma pela dificuldade em termos vários cabos iguais e outra para montar algum sistema de chaveamento (a nao ser que alguém que manje disso queira nos ajudar)

Para acertar a sensibilidade acho que seria interessante a gente usar o cd do campeonato mesmo, assim a gente conseguiria ao mesmo tempo ter mais conhecimento das faixas e já poderia avaliar tudo num cd só. Quanto à potencia acho que algum carro que tivesse algum sistema com falantes entre 60 a 100w poderia casar melhor com o amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante o sistema mais neutro :vts

Leio muito sobre casamento de equipamentos, um sistema bem neutro revelaria a realidade do ampli. Agora, como escolher um sistema assim... É com vocês :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação aos cabos e chaveamento já acho um pouco mais dificil. Uma pela dificuldade em termos vários cabos iguais e outra para montar algum sistema de chaveamento (a nao ser que alguém que manje disso queira nos ajudar)

Danilo, o seu sistema é 2 vias passivo né? Eu acho que essa seria a configuração ideal mesmo. Apenas 2 canais

quanto ao sistema de chaveamento, é simples. Só precisa ver quanto vai ser necessário gastar com conectores e chaves.

Basicamente, para cada amp seria

2 conectores RCA fêmea R$ 1,50

TOMADARCADUPLAspa.jpg

2 chaves 2x2 (p/RCAs) R$ 3,00

chavemghh.jpg

1 chave 1x2 (p/ remote)(pode ser igual à do RCA) R$ 1,50

chavemghh.jpg

2 chaves 2x2 (p/ falantes) R$ 3,00

chavemghh.jpg

2 barras de terminais (p/ falante)R$ 1,00

borneca7cm.jpg

R$ 10,00 para cada AMP

+ 2 conectores RCA fêmea (pra saída do player) R$ 1,50

TOMADARCADUPLAspa.jpg

+ 2 barras de terminais (p/ falantes no carro) R$ 1,00

borneca7cm.jpg

Total geral: 42,50 no Rei do Som

Passa o boné aí... 4 pessoas, cada uma "paga" um amp... Eu monto a parafernália numa base de madeira (forrada com papel alumínio pra "tentar" evitar interferência). Nada muito sofisticado... apenas funcional...Acho que rola sim...

Funcionaria mais ou menos assim...

ligam-se todos os amps (RCAs e Falantes) no chaveador com todas as chaves desligadas. para cada teste,liga-se as 3 chaves (RCA, falantes, e remote) respectivas de cada amp (não se esquecendo de desligar antes as chaves do amplificador anterior). A comutação seria feita a frio (com player desligado), ligando-se falante, remote e player nessa ordem.

Para acertar a sensibilidade acho que seria interessante a gente usar o cd do campeonato mesmo, assim a gente conseguiria ao mesmo tempo ter mais conhecimento das faixas e já poderia avaliar tudo num cd só. Quanto à potencia acho que algum carro que tivesse algum sistema com falantes entre 60 a 100w poderia casar melhor com o amp.

Concordo. E como fica o SUB? (vai deixar desligado no teste? ou vai usar o mesmo em todos)

Compartilhar este post

Link para o post

Ok entao, por mim tá fechado, como que compra?

bom em relação ao sub minha idéia inicial era deixá-lo desligado mas vc tem alguma sugestão?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ok entao, por mim tá fechado, como que compra?

bom em relação ao sub minha idéia inicial era deixá-lo desligado mas vc tem alguma sugestão?

abs

acho melhor deixar o mesmo sub pra todos... só pra gente não se "distrair" com a falta do sub......

Ah... precisa conseguir distribuidor pra alimentação dos 4 amps (positivo e negativo)

Compartilhar este post

Link para o post

desliga o sub. muito melhor.

Nao precisa ter um sistema de referencia. Basta nao ser algo bizarro e mal acertado.

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo, pra criar experiência e facilitar as coisas, fazer um primeiro teste com 2 ou 3 amps apenas. Sem sub, sem cortes... Não pra dizer "este toca assim ou assado", pois o que vcs vão ouvir é mais fruto dos falantes que do próprio amp. Tem que pegar a essência da coisa, entender qual a diferença que cada um fez no sistema.

Pra descabaçar com um teste cheio de amps é complicado. É uma logística complicada, os testes sempre são bem cansativos (ouvir as mesmas música pelo menos uma vez pra cada amp é chaaato que só!)...

Vão, façaam um mais descompromissado, na brincadeira mesmo, pra pegar a "ginga da coisa". Aí comecem com metodologias mais complicadas, mais amps...

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora então quais são os amps ecolhidos?

Poste a lista dos escolhidos no 1º tópico e caso for mais de 4 amplis pode-se até fazer uma enquete rápida.

Concordo com a ideia de apenas 4 nesse 1º teste.

Até agora temos:

- xtant x603

- hertz ep4

- dls ra50

- mcintosh mcc404

- jl 300/4

- clarion apx4361

- jvc ks-ax5500

Aconselho escolhermos amplificadores que existem no mercado nacional.

Quanto ao sub, acho ideal é deixa-lo desligado para que não haja confusão alguma.

Lembrando que esse é um teste totalmente "subjetivo". Podendo sair resultados mais por "gosto" propriamente dito do que realmente "melhor ou pior".

Levando também em consideração que estará em um set pré-definido, podendo ter resultados completamente diferentes em outras situações.

Sendo assim, o que for tirado desse "teste" não deverá ser usado como "regra de melhor ou pior" em comentários posteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

Como opiniao eh gratis :)

Hertz, JL, DLS e Clarion

Porque nunca vi um teste com eles auqi nesse forum...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu incluiria o MCC

ja ouvi pessoas falando que os mc nao tocam nada

nao me condenem

nunca ouvi e nao fui eu que disse

[^]

Hertz, JL, DLS e Clarion

Compartilhar este post

Link para o post

Hertz, JL, DLS e Clarion

Também optaria por esses...

Eu incluiria o MCC

ja ouvi pessoas falando que os mc nao tocam nada

nao me condenem

nunca ouvi e nao fui eu que disse

[^]

MCC não toca nada...joga no lixo aqui de casa...rsrsrssrsrs

Editado por Capone_R2audio

Compartilhar este post

Link para o post

por mim tá fechado

fica entao

JL 300/4

Hertz EP4 (voce pega o seu amp capone?, pq o meu já era)

DLS RA 50

Clario APX 4361

Compartilhar este post

Link para o post

por mim tá fechado

fica entao

JL 300/4

DLS RA 50

Clario APX 4361

Boa noite pessoal.

Seria interessante comparar a sonoridade de algum alpine pdx também, só para brincar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que cheguei atrasado, mas coloco a disposição meu JVC 6700...se quiserem mais um ouvido tb fico a disposição (desde que seja de final de semana) eu não tenho um ouvido muito treinado, mas já ouvi algumas coisas boas....kkk

Compartilhar este post

Link para o post

por mim tá fechado

fica entao

JL 300/4

DLS RA 50

Clario APX 4361

Fechou então.

Levo um EP4 sim e podemos usar o 4361 do João ou talvez eu leve um desse também.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ser quando e onde?

Posso levar um osciloscópio para que as medições sejam feitas sem distorção. Se precisar levo até um RTA.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos vendo se dia 30 ou 31.

Te aviso quando definir tudo certinho e claro que tanto você quanto os equipamentos serão bem vindos!

Compartilhar este post

Link para o post

Semana que vem estarei em SP. Se precisarem de ajuda é só falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...