Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Wgregorio

Som pra fora é melhor o que?

Recommended Posts

Galera,

tô numa dúvida danada!!! Qual tipo de caixa é melhor para ter som pra fora(Mala aberta)? Selada ou Dutada? Uns falam que é a selada, outros dizem que é a dutada... na opinião de vocês qual seria melhor? Ou não tem diferença entre elas e o que manda são os falantes?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

BOM tópico !!!

E vou dizer que DEPENDE !!!

Primeiramente do que vc espera do seu som , e "segundamente" (rs) de que falante se está usando !

Existe sim sistemas com caixas SELADAS que tocam bem !!!

Um Exemplo que vai gerar discussão , mas é verdade , é as "Horn" ... é uma caixa "selada" com corneta na frente !!!

Tóca Mau pra fora ??? Não ... pelo contrário ... DESTROEM Muitas Dutadas por ae rs !!!

Mas vamos então falar das SELADAS de verdade ... a tradicional ...

Bom , ela é ruim ??? Não , não é ... ela tem suas particularidades ... uma delas é ser uma caixa PLANA (resposta de freq.) , e normalmente MENOR que uma dutada ! E Muitas o som é mais gostoso de ESCUTAR que uma dutada !

Em contra-partida , a Dutada tem um ganho de SPL de 3DB (normalmente , não é Régra) em cima da Selada ... e isso faz com que Toque mais Alto ... e não quer dizer que toque MELHOR !!!

As caixas normalmente são maiores que uma selada , mas tem se a vantagem de se AFINAR a resposta dela com o duto ... Igual um Violão ... vc afina como deve tocar (pra quem gosta de testar , vc acaba se divertindo com os varios tipos de combinações que pode-se tirar com DUTO x CAIXA) .

Sabendo essas coisas (e fui MUITO breve nas esplicações ... tem muita coisa por trás dos tipos de caixa) , vc escolhe o que acha melhor pra seu ouvido !

e Andre.Teles , não se prenda a RÓTULOS ... vc pode quebrar a cara !!! como eu já quebrei pra caramba !

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

BOM tópico !!!

Primeiramente do que vc espera do seu som , e "segundamente" (rs) de que falante se está usando !

Um Exemplo que vai gerar discussão , mas é verdade , é as "Horn" ... é uma caixa "selada" com corneta na frente !!!

Tóca Mau pra fora ??? Não ... pelo contrário ... DESTROEM Muitas Dutadas por ae rs !!!

Bom , ela é ruim ??? Não , não é ... ela tem suas particularidades ... uma delas é ser uma caixa PLANA (resposta de freq.) , e normalmente MENOR que uma dutada ! E Muitas o som é mais gostoso de ESCUTAR que uma dutada !

Em contra-partida , a Dutada tem um ganho de SPL de 3DB (normalmente , não é Régra) em cima da Selada ... e isso faz com que Toque mais Alto ... e não quer dizer que toque MELHOR !!!

As caixas normalmente são maiores que uma selada , mas tem se a vantagem de se AFINAR a resposta dela com o duto ... Igual um Violão ... vc afina como deve tocar (pra quem gosta de testar , vc acaba se divertindo com os varios tipos de combinações que pode-se tirar com DUTO x CAIXA) .

Sabendo essas coisas (e fui MUITO breve nas esplicações ... tem muita coisa por trás dos tipos de caixa) , vc escolhe o que acha melhor pra seu ouvido !

e Andre.Teles , não se prenda a RÓTULOS ... vc pode quebrar a cara !!! como eu já quebrei pra caramba !

Pra inicio de conversa, muito obrigado pela atenção e disponibilidade de tirar minha dúvida.

Bem, sou novato, ou melhor, não entendo nada de instalação de som. Por esse motivo vivo fazendo perguntas aqui no forum, concordo que umas são boas, outras idiotas, mas assim vou eu aprendendo bastante com a rapaziada daqui.

Vamos ao que interessa:

Vou por som num Golf G IV com os seguintes equipamentos:

2 Sub SONY 12" XS-L120P5A

4 Driver Hinor HDI400

2 Super Tweeter Hinor 5HI300

4 Woofer Bravox 8" ULT 8SS-4

1 Módulo BOSS CX 350

2 Módulo BOSS CX 600

Seguinte forma:

Caixa (Ainda não sei se selada ou dutada) com os sub;

Corneteira com as cornetas (é claro)e os tweeters;

Em cima da corneteira eu faria algo do tipo uma caixa selada para os woolfers usando a própria corneteira para ganhar em espaço;

Seria isso. Sei que pelos sub que tenho não dará o mesmo grave pra fora que uns sub cone seco, por isso que gostaria de saber qual caixa fazer para melhorar um pouco isso....

Fico no aguardo da ajuda de vocês!!!

vlw!!!

Editado por Wgregorio

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi um trio-goiano em que a caixa com os 4 cara-pretas, era selada! Quem viu e ouviu, ficou de queixo caindo!

Compartilhar este post

Link para o post

BOM tópico !!!

:+1 :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Acredite quem quizer, mais os 3 melhores sistema de grave pra fora que ouvi com SUBWOOFER automotiva até hoje estavam em caixa selada...

Compartilhar este post

Link para o post

BOM tópico !!!

salve guto. nisso não tenho no que argumentar com você realmente teoria acaba ficando bem distante da prática, e ainda mais levando em consideração na construção de um som automotivo como projeto da caixa correto, alimentação, cabeamento etc...mas o problema de hoje em dia e que as pessoas so querem fazer barulho não se importam com qualidade com um som equilibrado, na maiorias da vezes o consenso geral é quanto mais braulho melhor, evidente que uma selada tem suas vantagens.

mas direcionando esse poste ao meu interesse estava querendo montar um som para o carro ja tenho tudo em mãos só me falta definir qual caixa usar, você tem na gaveta ou disposto em meter os dedos na calculadora com algum projeto de Horn que coubesse em um porta-malas de carro? estou querendo fazer esse tipo de caixa mas não encontro algum projeto que seja 90cm de largura, e que resolva o problema de compresão por conta da elevação de temperatura da bobina. já que adicionar uma chapa de metal não e muito recomendando por alguns.

se tiver manda MP que podemos negociar esse projeto. grato

Editado por Andre.Teles

Compartilhar este post

Link para o post

só minha opinião pra ajudar o colega aí:

selada: som pra dentro e plano

dutado: som pra fora e pode mudar o duto conforme o gosto

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

salve guto. nisso não tenho no que argumentar com você realmente teoria acaba ficando bem distante da prática, e ainda mais levando em consideração na construção de um som automotivo como projeto da caixa correto, alimentação, cabeamento etc...mas o problema de hoje em dia e que as pessoas so querem fazer barulho não se importam com qualidade com um som equilibrado, na maiorias da vezes o consenso geral é quanto mais braulho melhor, evidente que uma selada tem suas vantagens.

mas direcionando esse poste ao meu interesse estava querendo montar um som para o carro ja tenho tudo em mãos só me falta definir qual caixa usar, você tem na gaveta ou disposto em meter os dedos na calculadora com algum projeto de Horn que coubesse em um porta-malas de carro? estou querendo fazer esse tipo de caixa mas não encontro algum projeto que seja 90cm de largura, e que resolva o problema de compresão por conta da elevação de temperatura da bobina. já que adicionar uma chapa de metal não e muito recomendando por alguns.

se tiver manda MP que podemos negociar esse projeto. grato

Não é pq a Maioria Gosta de TAL coisa , que essa coisa tem que ser rotulada como Correta , manja ? Mase entendi perfeitamente seu ponto de vista e respeito , só não aceito 100% !

Quanto à HORN Pqna , é quase um Utopia mano ... sério ... Pq na caixa dutada temos o DUTO como sintonia ... e na Horn temos o comprimento da corneta pra dar a sintônia ... Então ... é bem Utópico pensar numa Horn Pqna infelizmente !

O que vc pode pensar em fazer e que está dando ótimos resultados é a ManiFold , que tem até tópico dedicado no TRIO aqui !

vale a pena , já usei e recomendo !

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...