Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Cyro

Duvidas com Audison 5.1k

Recommended Posts

Bem pessoal,

Resolvi ontem ligar meus equipamentos...

Audison 5.1k e Morel Elate 3 way...

O amp tem 2x60, 2x160 e 1x750

O cross do kit faz bi-amp

um canal pra twt e midrange e outro pros midbass

entao liguei os canais A (2x60) para mid + twt

e os B (2x170) pra os midbass...

liguei tudo certinho... todos os meus cabos estao marcados (TWT L, MR L, MB L etc...)

Bem... quando liguei o DRZ o som saiu mas ficou meio estranho

e qndo eu aumento o volume chega num nivel que ele corta

e acende a luz O do amp...

O 5.1k tem tres luzes T (term), O (overload) e C (check)...

Segundo o manual quando isso ocorre é porque a impedancia dos drivers esta abaixo do suportado pelo amp

ele fala que deve estar entre 0,5 e 1 ohm... Mas ta ligado no cross do kit (que segundo especificacoes manda 4 ohms)

O que será que pode ser?

O DRZ ta no modo MULTI

Twts e midranges no canal MID (HPF e LPH Through -6db (não tem como não usar?)

Midbass no canal LOW (HPF 40Hz e LPF Through -6db)

Será que pode ser o modo do DRZ (será que terei q usar em DIRECT msm?)

Estou sem sub por enquanto, será que pode ter algma interferencia?

Será possivel o Xover estar mandando impedancia baixa?

Será que a potencia do amp nao esta suportando os drivers?

O que pode ser? pasmafaute

Ajuda de ano novo eheheheh

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa

cara eu nao entendo muito desses equipos pois nunk vi nenhum deles de perto

mas esse morel ai se nao me engano tem um esquema de ponte nos conectores pra poder fazer bi ampli?

ou pra fazer ligaçao normal?

pelo q li no seu topico parece q esse seu ampli tem modificaçoes né?

ja testou com outro ampli?

ja tesou o ampli com outro kit?

ja testou mudando essa regulagem do drz?

vc tem q testar o q pode estar errado

espero ter ajudado amigo boa sorte ai feliz ano novo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

galera acho q deu proplema quando caiu o forum

o q o cyro postou sumiu [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pessoal,

Resolvi ontem ligar meus equipamentos...

Audison 5.1k e Morel Elate 3 way...

O amp tem 2x60, 2x160 e 1x750

O cross do kit faz bi-amp

um canal pra twt e midrange e outro pros midbass

entao liguei os canais A (2x60) para mid + twt

e os B (2x170) pra os midbass...

liguei tudo certinho... todos os meus cabos estao marcados (TWT L, MR L, MB L etc...)

Bem... quando liguei o DRZ o som saiu mas ficou meio estranho

e qndo eu aumento o volume chega num nivel que ele corta

e acende a luz O do amp...

O 5.1k tem tres luzes T (term), O (overload) e C (check)...

Segundo o manual quando isso ocorre é porque a impedancia dos drivers esta abaixo do suportado pelo amp

ele fala que deve estar entre 0,5 e 1 ohm... Mas ta ligado no cross do kit (que segundo especificacoes manda 4 ohms)

O que será que pode ser?

O DRZ ta no modo MULTI

Twts e midranges no canal MID (HPF e LPH Through -6db (não tem como não usar?)

Midbass no canal LOW (HPF 40Hz e LPF Through -6db)

Será que pode ser o modo do DRZ (será que terei q usar em DIRECT msm?)

Estou sem sub por enquanto, será que pode ter algma interferencia?

Será possivel o Xover estar mandando impedancia baixa?

Será que a potencia do amp nao esta suportando os drivers?

O que pode ser? pasmafaute

Ajuda de ano novo eheheheh

Cyro, tenho um kit igual o seu, porem 2 vias....

Ja deu uma olhada nos jumper do cross?? Não duvidando so seu conhecimento, mas se colocar o jumper errado ele deixa o cross (tweeter) em curto. Desligue os tweeter e midranges e deixe apenas o midbass ligado e veja no que da.

Boa sorte amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é leo, aqueles jumpers são para o uso em uma amplificacao

como irei usar bi-amplificacao não estou usando...

mas testei no fds em casa e acredito que seja o crossover do kit

quando liguei direto cortando pelo drz resolveu...

vou dar uma olhada no cross pra ver qq pode ser...

Cyro, tenho um kit igual o seu, porem 2 vias....

Ja deu uma olhada nos jumper do cross?? Não duvidando so seu conhecimento, mas se colocar o jumper errado ele deixa o cross (tweeter) em curto. Desligue os tweeter e midranges e deixe apenas o midbass ligado e veja no que da.

Boa sorte amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Troca uma ideia com o Casao (se ele aparecer), pois ele tem o mesmo player, o mesmo amp e o mesmo problema.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Cyro, seguinte, seu problema é bem comum, e é culpa da economia porca dos fabricantes.

Explico: Quando você muda o jumper pra biamp no crossover, a maioria dos kits separa apenas o positivo de cada canal pro respectivo falante, mas mantem os negativos juntos. Num amp 4 canais comum, sem problemas, pois geralmente o canal dianteiro e traseiro mantém polaridades coerentes. Positivo é positivo, nbegativo é negatico (o que não acontece entre os pares de canal direito e esquerdo, que são elétricamente invertidos lá dentro do amp pra facilitar a ligação em bridge).

No seu caso, esta união dos negativos é que deve estar causando o problema. Já vi problmas graves surgirem quando um usuário daqui ligou dois amps diferentes num crossover em biamp...

Como resolver? Pode ser simples ou não. Primeiro veja se não existe um segundo jumper pro biamp que vc não tenha visto antes. Se não existir, só alterando físicamente o crossover. Você vai cortar a ligação o - da entrada do tweeter, e vai cortar a ligação do - da saída do tweeter, além do ponto onde um indutor que faz o corte do tweeter vai se conectar ao terra. Depois de tudo interrompido (simples) você faz estas 3 conexões usando um fio comum.

É preciso verificar ainda se não há circuitos complementares, como redes zobel. Se existirem, tem que individualizar também. E pode ser que seja tudo individualizado, porém se conecte ao terra do mid em um único ponto, aí é só interromper.

Agora, a solução mais simples é fazer um novo cross, ou mesmo fazer os cortes ativos e descartrar o uso do cross passivo.

Compartilhar este post

Link para o post

pasmafaute

Entao nao é um problema fisico do crossover e sim um "problema" de construcao eh isso?

O cross eh assim

Twt out

Mid out

Twt + Mid In

Woofer In

Woofer out

nessa ordem...

Ai liguei o Twt + Mid In nos canais A do 5.1k e o woofer in nos canais B...

Para modificar o crossover nao sei se tou disposto, isso atrapalharia algma coisa na hora de usa-lo num amp com 4 canais normal? Nao entendi mto bem oq vc falou n kkkkk

E colocar mais um amp tbm eh complicado... mais um par de rca, um pos, um terra, remote... fora o espaço no pm... =/

Cyro, seguinte, seu problema é bem comum, e é culpa da economia porca dos fabricantes.

Explico: Quando você muda o jumper pra biamp no crossover, a maioria dos kits separa apenas o positivo de cada canal pro respectivo falante, mas mantem os negativos juntos. Num amp 4 canais comum, sem problemas, pois geralmente o canal dianteiro e traseiro mantém polaridades coerentes. Positivo é positivo, nbegativo é negatico (o que não acontece entre os pares de canal direito e esquerdo, que são elétricamente invertidos lá dentro do amp pra facilitar a ligação em bridge).

No seu caso, esta união dos negativos é que deve estar causando o problema. Já vi problmas graves surgirem quando um usuário daqui ligou dois amps diferentes num crossover em biamp...

Como resolver? Pode ser simples ou não. Primeiro veja se não existe um segundo jumper pro biamp que vc não tenha visto antes. Se não existir, só alterando físicamente o crossover. Você vai cortar a ligação o - da entrada do tweeter, e vai cortar a ligação do - da saída do tweeter, além do ponto onde um indutor que faz o corte do tweeter vai se conectar ao terra. Depois de tudo interrompido (simples) você faz estas 3 conexões usando um fio comum.

É preciso verificar ainda se não há circuitos complementares, como redes zobel. Se existirem, tem que individualizar também. E pode ser que seja tudo individualizado, porém se conecte ao terra do mid em um único ponto, aí é só interromper.

Agora, a solução mais simples é fazer um novo cross, ou mesmo fazer os cortes ativos e descartrar o uso do cross passivo.

Compartilhar este post

Link para o post

pasmafaute

Entao nao é um problema fisico do crossover e sim um "problema" de construcao eh isso?

O cross eh assim

Twt out

Mid out

Twt + Mid In

Woofer In

Woofer out

nessa ordem...

Ai liguei o Twt + Mid In nos canais A do 5.1k e o woofer in nos canais B...

Para modificar o crossover nao sei se tou disposto, isso atrapalharia algma coisa na hora de usa-lo num amp com 4 canais normal? Nao entendi mto bem oq vc falou n kkkkk

E colocar mais um amp tbm eh complicado... mais um par de rca, um pos, um terra, remote... fora o espaço no pm... =/

Acredito que não seja problema fisico não!!!

O meu ta ligado em bi ampli e não tenho esse problema. Alguma coisa boba ta acontecendo que ta dando esse problema.

pra quem não conhece, fica o manual em pdf do kit!

http://www.morelhifi.com/support/pdf/mobile/ELATE_2W.pdf

* se quiser, tira uam foto de como ta ligado o cross e posta aqui no forum!

Compartilhar este post

Link para o post

Cyro, agora que me toquei que vc tem um 3 vias...

Então a solução é simples, já que você tem corte ativo: Use o crossover normalmente pro tw e mid, nos canais A. Na saída do woofer você vai colocar um resistor de fio de 10R x 5W ordinário, só pra não deixar a rede descarregada (nem todo crossover é feito pra ficar sem carg, o que pode colocar o amp em curto). O woofers vc liga direto aos canais B, e pode fazer corte até pelo amp, se não me engano o cross dele é flexível a este ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que não seja problema fisico não!!!

O meu ta ligado em bi ampli e não tenho esse problema. Alguma coisa boba ta acontecendo que ta dando esse problema.

pra quem não conhece, fica o manual em pdf do kit!

http://www.morelhifi.com/support/pdf/mobile/ELATE_2W.pdf

* se quiser, tira uam foto de como ta ligado o cross e posta aqui no forum!

Mas vc usa o mesmo amplificador?

O problema é uma incompatibilidade entre o modo que o crossover faz as ligações elétricas e a topologia do amplificador.

Com a maioria dos 4 canais vai funcionar sem qualquer problema, já que a saída - geralmente é comum a todos os canais (nos canais direitos é a saída + que é comum).

Compartilhar este post

Link para o post

Isso Kleber! Era justamente isso que ia perguntar se rolava...

Ligo os woofer ativo

e os outros dois passivo...

Ai ligo esse resistor aonde? No lugar onde ligaria o woofer ou na parte que seria a amplificacao do woofer?

Ai como utilizo a parte da amplificacao? Deixo a do woofer sem nada ou uso akeles fios como se fosse uma amplificacao soh?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha essa duvida, do nada veio

qual é a impedância dos tweeter e dos mid´s sendo kit 2 vias.

Me falaram q é tudo 4 ohm.

Bom... esse tópico veio a calhar, ainda mais eu pensando em pegar um 5.1k futuramente

Compartilhar este post

Link para o post

Tchan tchan tchan...

Fiz o que o Kleber disse e funcionou!

Liguei os woofers cortados pelo DRZ

e Mid + Twt pelo cross passivo...

A minha primeira impressao foi um pouco decepcionante...

Nunca tinha ouvido um 3 vias automotivo e confesso que esperava mais

na verdade esperava uma mudanca radical, o que na verdade nao ocorreu...

Mas apos dar uma mexida nos cortes e acertar minimamente o TA...

Ganhei claramente em altura de palco, em ataque, ambiencia e definicao...

Porem acho que perdi um pouco de largura de palco, mas axo q isso se deve ao

direcionamento das colunas (on axis pro motorista).

Outra coisa que notei foi uma melhora no rendimento dos woofers, que por estarem cortados bem mais baixo

acabaram rendendo mais...

A mudança foi boa e com mais alguns ajustes deve chegar onde espero... Mas o kit é fantastico, estou muito satisfeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Cyro, como você viu estou com o mesmo problema que você na 5.1k.

A teoria do kleber ñ é valida pois até mesmo ligando um cross comum, de um kit 2 vias, apenas nos canais A ou B ela entra em proteçâo... =/

Ligando o Focal 165KR de 2 vias usando o cross original, sem bi-amplificação, apenas nos canais A ou apenas nos canais B ela entra em proteção.

Me parece alguma rejeição com os cortes do crossover, sei lá o que pode ser...

A mesma coisa acontece com o cross do kit Focal KRX3 de 3 vias.

É algo bem estranho, mas tambem está acontecendo com a minha.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi um 5.1k existe uma maneira de desabilitar o crossover dele?

Ja testou ligar com o crossover ativo ligado e posteriormente desativado, mesmo usando o cross?

Tenta fazer um teste de habilitar o crossover ativo em uma frequencia mais baixa que a do seu passivo para ver se da alguma diferença...

O que o Kleber falou faz sentido ...

Se ele tiver um negativo comum e o seu crossover nao for totalmente independente internamente pode acontecer estas coisas ...

Pois em alta frenquencia o capacitor funciona como um curto e em baixa frequencia ele bloqueia a passagem da corrente...

E a bobina funciona ao inverso em alta frequencia ele bloqueia a corrente e em baixa frenquencia ele funciona como um curto, porém a bobina tem uma leve carga resistiva, pois ela e contruida com um fio que tem uma resistencia natural...

Dependendo de como for enviado o sinal para o cross o comportamento dele pode fazer seu modulo enxergar que esta querendo fazer um bridge com os falantes em paralelo ..

Motivo ediçao: Corrigir uma frase que estava cortada pela metade! rsss

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Existe sim.

Basta deixa-los em flat.

Até hoje não entendo o que fez minha 5.1k cortar quando nova, acho que estava amaciando! kkkkkkkkkk...

Bem, o fato é que ela não corta mais!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe sim.

Basta deixa-los em flat.

Até hoje não entendo o que fez minha 5.1k cortar quando nova, acho que estava amaciando! kkkkkkkkkk...

Bem, o fato é que ela não corta mais!

Abraços.

Ah,

Estao problemas resolvidos, topico encerrado!

Rsss

O importante e funcionar sempre!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...