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RiQuati

Citroen C4 hatch - confeccção cabos RCA Canare StarQuad - PG 13

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Gauderio, e a luta vai longe... tou prevendo uma briga aí de uns 3 meses ainda!!!

 

A coisa hj foi 1/2 punk, mas valeu a pena. Consegui resolver a questão do barulho - lembrei que havia mais um furo no "L" de aço, e não havia usado... com isso, ele trabalhava. Usando os dois parafusos para prendê-lo ao porta-luvas, zerou o ruído e a movimentação.

 

Feito isso, desmontei todo o circo (de novo....), para acertar a posição correta do LC8, e fixei pra valer. Aí montei os chicotes: descolei um terra adequado no painel, como dá pra ver em uma das fotos, o conector latonado preso no parafuso que prende o painel, puxei o +12v do rádio (emendei, isolei e reencapei o chicote original), e isolei a saída do remote do LC8. As saídas amplificadas, com o chicote que fiz ontem, estavam tranquilas... só pluguei na gaiola do conector Fakra e no LC8, funcionou de primeira.

 

Passei algumas anilhas plásticas (jacaré) para não deixar os cabos soltos, usei um restinho de fita espumada em volta dos dois chicotes (sonhando em diminuir os grilinhos), e remontei o CD. O auto-sensing funcionou 100%, dá gosto... vc. liga o player, o LC8 liga. Desligou, desliga na hora.

 

O saldo final: umas 16 horas entre medir, fabricar o "L", furar, fixar, fabricar chicotes, conectar e testar... muito suor e lágrimas (desta vez, não teve sangue, felizmente o painel dele é mais plástico... kkkkkk), e muitos palavrões de incentivo também. Uma chave sumiu (uma hora eu a encontro) na bagunça do carro. E, agora, esta etapa está concluída, finalmente... espero.

 

A partir de agora, passo a me concentrar nos amps e nas portas. Depois, com muuuuita calma (previsão junho ou julho), quem sabe, saia a caixa de sub...:)

 

Bom, seguem as fotos da brincadeira:

 

Local do player já com chicote das amplificadas e +12v puxados:

 

cyEUvs.jpg

 

Ponto de aterramento do LC8:

 

0yKCXs.jpg

 

Player original funfando (display compartilhado com o CB):

 

IosJOs.jpg

 

Detalhe do chicote das amplificadas chegando no LC8:

 

zRDpXs.jpg

 

Como ficou:

 

qSWAFs.jpg

 

E, por último, o espaço para trabalhar...

 

WH4J8s.jpg

 

Bom, por enquanto, é isso... :legal:

Editado por RiQuati

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Parabéns pela instalação Riquati, dando um show de capricho e paciência nessa instalação do LC8.

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Valeu, Virlei!!

 

Eu relutei um bocado antes de montá-lo deste jeito, queria ter apoiado completamente no porta-luvas, mas no final parece que ficou bom (ao menos, firme ficou. Se vai funcionar bem alí, só testando...rs...). Agora é começar a passar a fiação, montar os RCAs, etc. :legal:

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Povo, tá funfando 100% o LC8... mas ví um detalhe que me deixou um pouco preocupado. Explico:

 

O head original possui bluetooth, que fica disponível o tempo todo enquanto o carro está ligado... quando o BT está ligado, 'pareado' com o celular, há sinal full-time nos terminais de falante, e o LC8 entende (corretamente) tratar-se de áudio. Logicamente, o remote dele é acionado... :)

 

Sem o BT, o remote funciona perfeitamente - ligou o CD, o LC8 liga; desligou, desliga no ato. Com o BT acionado, é ligar o carro e ele detectar o celular para ligar o LC8. Agora a dúvida:

 

Há algum problema em ligar os amps o tempo todo, enquanto o carro estiver ligado??? Eles estarão em standby, sem áudio, mas com o remote acionado... será que isso é muito prejudicial para eles? Digo, do ponto de vista elétrico... do ponto de vista de consumo, não ligo muito - são amps pequenos e de baixo 'impacto'.

 

Por esta eu não esperava...kkkkkk....

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Povo, tá funfando 100% o LC8... mas ví um detalhe que me deixou um pouco preocupado. Explico:

 

O head original possui bluetooth, que fica disponível o tempo todo enquanto o carro está ligado... quando o BT está ligado, 'pareado' com o celular, há sinal full-time nos terminais de falante, e o LC8 entende (corretamente) tratar-se de áudio. Logicamente, o remote dele é acionado... :)

 

Sem o BT, o remote funciona perfeitamente - ligou o CD, o LC8 liga; desligou, desliga no ato. Com o BT acionado, é ligar o carro e ele detectar o celular para ligar o LC8. Agora a dúvida:

 

Há algum problema em ligar os amps o tempo todo, enquanto o carro estiver ligado??? Eles estarão em standby, sem áudio, mas com o remote acionado... será que isso é muito prejudicial para eles? Digo, do ponto de vista elétrico... do ponto de vista de consumo, não ligo muito - são amps pequenos e de baixo 'impacto'.

 

Por esta eu não esperava...kkkkkk....

 

hehe ta ficando legal, as vezes temos que fazer instalações da forma que convier!

Mas Riquati, o consumo será minimo e acho que funcionaria como uma TV e aquela luz vermelha. O que teria que ver é, em uma viagem, tipo 7 horas de estrada eles ficarão ligados esse tempo todo? pode esquentar? Quer dizer que ligando o auto eles ligarão juntos?

esperar mais opiniões a respeito, fiquei na duvida tbém

 

Markto

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então Markto, o medo é justamente nestas situações de uso prolongado... por outro lado, o amp vai estar trabalhando 'vazio', sem sinal praticamente. Fora isso, tá exatamente do jeito que eu queria, ficou firme mesmo, e não aparece. Já tou providenciando (pra daqui a uns 40 dias +-) RCAs que alcancem a mala, neste meio tempo vou fazer portas (baffle estão prontos, falta manta + fiação) e passar o positivo. Tou numa vontade danada de usar o Arc para o sub, e descolar um 4 canais pequeno pro kit... aí poderia equilibrar tw+midbass no ganho, como fazia com meu MTX 5 canais.

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então Markto, o medo é justamente nestas situações de uso prolongado... por outro lado, o amp vai estar trabalhando 'vazio', sem sinal praticamente. Fora isso, tá exatamente do jeito que eu queria, ficou firme mesmo, e não aparece. Já tou providenciando (pra daqui a uns 40 dias +-) RCAs que alcancem a mala, neste meio tempo vou fazer portas (baffle estão prontos, falta manta + fiação) e passar o positivo. Tou numa vontade danada de usar o Arc para o sub, e descolar um 4 canais pequeno pro kit... aí poderia equilibrar tw+midbass no ganho, como fazia com meu MTX 5 canais.

 

Apesar de trabalhar vazio, vai esquentar com o tempo? sei lá, estranho isso. Estou bem sem opinião sobre isso e vou ficar te devendo. Quanto ao amp, e o fosgatinho? Eu tenho um 400x4 aqui, não sei se conheçe mas precisa ver que massa que é: ele tem 4 canais e 4 ganhos, são individuais!! Achei ele muito interessante justamente para biamp e fato de regular os ganhos de modo que atenue determinado falante. E um Arc mini de 4 canais? vende o fosgatinho e pegar um desses heim!! A proposito, vendeu o mtx?

 

Markto

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Ricardo, você já deu uma olhada nos class do DIYMA? Vi recentemente uns 2 TRU e uns 2 Zuki Eleets 4 canais a preços bem convidativos. E são amplis bem fora do comum. Ambos muito bem falados.

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Markto, um Arc Mini 4 canais seria o ideal mesmo, até pelo espaço ocupado. Tem de ver o custo da brincadeira, mas seria lindo uma dupla de minis tocando o sistema inteiro... ah.. o 4 canais tem cross até 5khz, daria para cortar o tweeter no próprio amp!!! :)

 

Satyricon, vez ou outra dou uma passada por lá, mas nunca comprei nada fora do BR, com C/C pior ainda... hehe... é caipirice minha, eu sei. Tem muita coisa interessante, e equipamentos usados pelo jeito tem uma desvalorização maior do que aqui (proporcionalmente). Falta só coragem (ou iniciativa) de aprender a negociar 'lá fora'... :legal:

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Imagino um casal desses, ficaria excelente! Mas é caaaaro!

cada um sabe o sapato que veste =d

 

vou acompanhando aqui e dando meus pitacos!!

 

Markto

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A linha KS Mini tem um custo x benefício bem interessante.

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Taí!! a pessoa certa pra informar sobre esse produto!!

 

 

Markto

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Muito legal o set, e a batalha pra montar!! Nao desista!!

 

Nao vejo problema nenhum dos aparelhos ficarem em standby, assim como se usasse direto com som saindo.

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Valeu, Kawaa!! A princípio também não vejo problemas, mas penso numa viagem, 14 horas, por exemplo... no dia-a-dia, provavelmente vão ficar ligados E com som mesmo...kkkk....

 

:legal:

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voltando ao LC8 e ao bluethoot...se deixar o bluet desligado quer dizer que o LC8 fica tbém certo? E vç usa sempre o blutu?? numa viagem deixando desligado os amps dormiriam em paz!!

 

Markto

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Markto, descobri que não... funciona mais ou menos assim:

 

Com o carro desligado e o som desligado, LC8 desligado. Com o carro ligado e som desligado, LC8 ligado, independente do BT; quer dizer, não faz diferença o BT estar habilitado... achei que faria, mas não faz. Quando liga o carro, o rádio liga, independente do estado do BT.

 

Eu já sabia que o remote original do rádio era assim, não imaginava que as saídas amplificadas repetiam o comportamento...rs...

 

:legal:

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aí vai fazer o que...meter uma chave no meio do caminho!!

Fods

 

Markto

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hehe... Markto, se puser uma chave, não ouço o telefone tocar!!kkkkk.....

 

o jeito é ou deixar os amps ligados diretão msm, e deixar o RD4 como central, ou deixar o RD4 escondido em algum lugar ligado nos falantes traseiros, e usar uma HU como central. Por isso a dúvida, se os amps aguentam ficar ligados o tempo todo, quando o carro estiver ligado.

 

:legal:

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Orra, e ninguém dos entendidos em eletrônica pra dar um palpite? O Kleberlpa deve saber se da ou não problema!

 

Markto

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hehe.. Markto, tou vendo que vou ter de arriscar msm... seja o que Deus quiser!!! :)

 

 

Hoje desci cedo pra garagem do prédio, e comecei a desmontar a porta do motorista (fui logo na mais difícil, claro!). São três parafusos torx em volta, um parafuso torx no puxador, e.... só. Facílimo desmontar, babinha mesmo. Imaginei que uma porta tão firme assim seria um pé no kibe, mas não foi.

 

Bom, aí veio a surpresa: a porta é quase toda chapa, tem um pedaço pequeno com o motor e uma peça moldada em espuma de PU, grande, e só... nada de buracos. Ajuda a explicar o peso pena do carro (1200kg nesta versão 1.6)...rs... culpa (ou mérito, melhor dizendo) da legislação européia de segurança. Tem chapa alí que não acaba mais.

 

Outra surpresa boa: tem espaço até pra um woofer 7", tranquilo. O buraco na porta é sem-noção, cabe um sub alí, com imã grande. A profundidade não é muita, mas como o falante projeta-se para fora... fica fácil. Tem uma espuma em volta dele, que pretendo usar (interessante), ou mesmo guardar e copiar (fazer um 'direcionador' em espuma + dura+manta, algo assim.

 

Conector de porta... ê, coisa... tem. Tá lá, amarelinho. Não desliguei pra ver se tem vias sobrando, pq. a fiação é toda fininha msm. Mas ví que, se não 'travar' ele na gaiola branca (vide fotos), dá pra passar um cabo speaker melhor junto. Não os cabos que eu tenho, que vão ficar guardados pra outra instalação futura. Os Acoustic Research Pro II não passam alí nem com muita vaselina, reza brava, etc... tem de ser um cabo mais fino, 2x1.5mm, sem techflex nem nada. Mas passa, o que já é melhor que aqueles carros com o conector 'obrigatório', que exige que vc. o fure.... a única diferença é que o conector de porta vai ficar pra dentro do carro, então terei de espumá-lo um pouco para evitar barulho. Só isso.

 

 

O baffle original, plástico, nem dá vontade de substituir. Na base da preguiça, eu tiraria o mid original, e colocaria o MB Quart lá, sem trabalho algum, sem refurar nada... mas a idéia é fazer algo 100% logo de cara, então, lá vou eu pra tico-tico (os baffles que fiz pro Fit, como boa parte das coisas que guardei, não serviram). Pelo menos é um baffle simples de fazer, se eu não estiver com muita paciência hj (trampar com MDF em apto é um saco, tem horário, tem a sujeira na área de serviço que precisa limpar depois, etc... bem capaz de eu levar a madeira numa loja, já riscada, e pedir pra cortarem pra mim). Será feito da seguinte forma: um pedaço maior no formato exato do baffle original (pouca coisa mais 'rente' no lado em que passa perto da lateral do forro, pra não dar zica), e outro apenas um aro no tamanho do mid. Faço os furos no pedaço maior (o de baixo), de modo que nem furação nova preciso fazer... aí, é pintar, montar as juntas (desta vez, vou de manta msm), e fazer uma espuma igual à original, mas reforçada. Acho que fica bom.

 

 

Agora, vou ter de correr atrás de cabos de falante (Beraldão, que arrependimento não ter comprado aqueles TechSound seus junto com o cabo de força... :/ ), uns 16 metros ou pouco mais, 2x1.5mm de boa qualidade. Aceito sugestões (mas não sujestões), propostas indecentes, etc e tal... kkkk.....

 

 

Bom, seguem as fotos tiradas de lá:

 

A porta, recém-aberta (prometo fazer um tutorial de como desmontar, da próxima vez...):

 

KPaXQs.jpg

 

Falante original e plug da porta meio desmontado:

 

awofMs.jpg

 

Detalhe do tal plug:

 

Qjb14s.jpg

 

Vai um woofer de 7" aí???? :)

 

lrgEps.jpg

 

Detalhe da porta, lado interno, saída da fiação:

 

H3Ac4s.jpg

 

Voltando ao tema 'Colchas do AutoForum': falante original, adaptador feito pro Fit, midbass MBQuart e espuma original, em vários ângulos:

 

S7TfAs.jpg tBpJus.jpg zDrYzs.jpg ZE0p0s.jpg

 

 

 

Agora é procurar os cabos speaker, e aguardar os RCAs (tão encomendados, vou fazer 2 Canare + Canare, pedi pelo Rafael JBL). Dos RCAs que tenho, os que serviram foram só os RGC do sub, que tem 3.5mts, e alcançam do LC8 até o porta-malas... os outros, ficaram todos muito curtos, só rolariam se um dos amps fosse pra baixo do banco. Como tou pretendendo montar tudo no porta-malas msm, deixo o espaço livre alí...

 

abração a todos, e até a próxima etapa!! :legal:

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adicionando... ví uns cabos Streetwires a preço razoável, 14awg e 16awg... são cabos próprios para som automotivo, e bem mais fáceis de passar que os Ar Pro II (que fariam todo o sentido do mundo em uma instalação com os amps embaixo do banco, pezinhos e tweeters mais power... e é por isso que vou guardá-los bem, vai que no futuro eu encaro outra instalação destas?? :) ). Este streetwires 16 awg seria suficiente pra potência que pretendo usar (50wx4, ou no máximo 75wx4 a 4 ohms), e gosto muito dos produtos deles... bem capaz que eu compre. 16 awg neles seria algo como 2x1.5mm, a sw sempre arredonda um pouco 'pra cima' os valores... o 14 awg é interessante mas já começaria a complicar pra passar na porta, apesar da diferença em $$$ ser pouca.

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Já comprei um 16awg e achei muito fino. tipo, só para tweeter mesmo. Bom seria 12awg e não se fala mais nisso!!Legal o espaço, bom de se trabalhar, mid de 7?? peerless, partiria pra um bom residencial?? Teria que perguntar pra quem testou. O meu é focal residencial, w cone, excelente, distorção zero, desce muito e tem uma excelencia em timbre para voz. É caro mas compensa. Vai tratar essa porta do jeito que manda??

 

Marko

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Markto, a princípio, tou entre o 16awg e o 14awg, é diferença de 30 reais... abaixo disso, não passa por lá nem com reza. O 14 awg mesmo já acho meio difícil... e olha que este streetwires é um cabo convencional, sem espaçador, sem ser trançado nem nada. Vou guardar meus 12awg/14awg pro dia em que fizer pezinhos, aí sim (tou começando com isso agora, guardar as coisas que não vou usar... antes eu vendia tudo, depois me desesperava procurando de novo). O mid 7" é uma pedida no futuro, quando estiver mais livre ($$$). Por hora, vou de MB Quart de entrada mesmo, tirar leite de pedra...kkk.... vamos ver o que sai. Pretendo montar um baffle bom, e forrá-lo com manta (sempre usei EVA ou borracha natural, desta vez quero experimentar vedar com manta). O tratamento da porta virá depois, tou pesquisando manta por aqui e só acho da mais fina (1mm), prefiro esperar mais um pouco (leia-se, capitalizar!!) e fazer logo com a Seladin (3mm) + eucatex nos espaços maiores. Por hora, a manta será só no baffle mesmo. :legal:

 

O seu Focal tá montado em pezinhos, aí dá gosto... :) na porta, por mais protegido que esteja, dá dó. O dia em que eu encarar pezinhos de novo, parto pra uma jóiazinha destas, 5" ou 6"... sobra espaço no C4 pra pezinhos, o carro é muito parecido com o 307 neste ponto.

 

ow... e o seu rack, tem novidades dele??? Já tá tocando???

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se não passa cabo mais grosso não adianta teimar. Uso pezinhos por esse motivo. não gosto de desmontar porta, depois fica batendo tudo, tira a originalidade e sem dizer que em pezinhos, mesmo com portas abertas está o palco!!

Uso pez ha 6 anos e é questãop de costume. fica uma instalação totalmente independete do original. aprovo. Talvez um bom mid de 5 traria resultado excelente. vai de gosto mesmo!

 

Mas vai lás, paciência e instalar tudo!

 

abs

 

Markto

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Eu sou outro que não sou adepto a mexer em portas, sempre tive pezinhos e me acostumei.

 

Essas portas o Citroen realmente são pura lata, quase sem buracos. O som original já deve dar algum grave em Riquati. Na Fielder o som original até reproduz um bom médio grave,

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