Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

lukas29

Som para porta malas do carro!!

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde amigos do Auto forum!!

Estou montando um som para o port-malas do meu carro (um celta). Quero colocar dois sub DD 1500 de 15 pol ligados em um amp stetsom vulkan 4k2, três drivers d405 selenium, três drivers DD 250 e dois tweeters DD ligados em um amp banda 4.8.

Gostaria de saber se o módulo é ideal para os subs ou é muito? É preciso de um capacitador para esse sistema? Se for, qual? estou pensando em um 2.0.

É preciso de crossover para os drivesr e tweeters?

Desde já agradeço pela atenção!!!

Postado em (editado)
Boa tarde amigos do Auto forum!!

Estou montando um som para o port-malas do meu carro (um celta). Quero colocar dois sub DD 1500 de 15 pol ligados em um amp stetsom vulkan 4k2, três drivers d405 selenium, três drivers DD 250 e dois tweeters DD ligados em um amp banda 4.8.

Gostaria de saber se o módulo é ideal para os subs ou é muito? É preciso de um capacitador para esse sistema? Se for, qual? estou pensando em um 2.0.

É preciso de crossover para os drivesr e tweeters?

Desde já agradeço pela atenção!!!

Cara, Blz...

Então, em primeiro lugar vc tem q definir qual tipo de projeto vc quer se é trio ou spl ( tocar de mala aberta ou mala fechada, grave para fora ou para dentro ) ... se for trio som pra fora eu ñ iria de sub e sim de woofer, e aí tem muito driver eu colocaria no máximo 4.

Ñ conheço o sub "pessoalmente...rs" mas falam bem dele mas acredito q ñ toque pra fora se fosse para spl apenas eu colocaria eles mas para trio com mala aberta colocaria woofer ou subão...

:legal:

Editado por pedrolmathias
Postado em
Cara, Blz...

Então, em primeiro lugar vc tem q definir qual tipo de projeto vc quer se é trio ou spl ( tocar de mala aberta ou mala fechada, grave para fora ou para dentro ) ... se for trio som pra fora eu ñ iria de sub e sim de woofer, e aí tem muito driver eu colocaria no máximo 4.

Ñ conheço o sub "pessoalmente...rs" mas falam bem dele mas acredito q ñ toque pra fora se fosse para spl apenas eu colocaria eles mas para trio com mala aberta colocaria woofer ou subão...

Muito obrigado Pedro pela dica!!

Mas eu quero tipo uma mesclagem, alguma coisa que sirva tanto pra o porta-malas fehado quanto aberto!!!

vlwss... se alguém tiver mais dicas é só postar!!!!

Postado em (editado)

Então como falei ñ conheço esse sub, mas pelas características dele acho q ñ toca pra fora ñ da bastante spl interno, nesse caso vc teria q colocar dois falantes do tipo Subão ou Woofer q desça bem, q ñ atue apenas no sub-grave, mas um falante q atue mais na região de grave de 45 a 140Hz.

Mas deixo quem conhece o sub falar, mas no geral seria isso para o tipo de som q vc espera conseguir...!

Postado em

Blzzz pedro!! vlws novamente pelo post!!!

Só q já vi um desses sub tocando com o porta-malas fechado e ele é monstruoso. (

)

Então quero saber como posso fazer para dosar os sub e as cornetas e tweeters ( Dois sud DD 1500, três drivers D405, três drivers DD250 e dois tweeters DD)?

Gostaria de saber se no meu sistema é preciso crossover e mega capacitor?

Postado em

Só essa quantidade de drivers e tweeters q ñ vai ficar legal vai sobressair muito ao grave.

Como é sub vc terá um sub-grave muito forte com a mala fechada de tremer o carro todo, se vc colocar dois drivers D405 o barulho já ficará insuportável dentro do carro, ñ adianta encher de driver e o grave ñ acompanhar, subwoofer é spl interno abriu a mala acabou o grave ainda mais com essa quantidade de cornetas e tweeters... Pra fazer uma comparação se vc colocasse 4x woofers bem alimentados essa quantidade de drivers ainda seria demais, porq o driver além da potência vc tem a opção do tamanho do cone oq projeta mais ou menos o som.

Seu projeto está meio misturado está colocando dois subs bons e fortes, mas q são voltados para spl interno e colocando drivers e tweeters q são para trio q pede grave para fora.

Subwoofer = "grave" pesado com o carro fechado (aquele q treme o carro todo por dentro q as pessoas sentem o grave com vc virando a rua, mas com a mala aberta o grave praticamente some.

Woofer = "grave" com menos profundidade, mas com maior propagação e dispersão com o carro aberto (aquele q vc sente no peito com a mala aberta).

Subão (woofer q responde bem nas freqüências mais baixas) = misto das duas situações tem uma profundidade boa com a mala fechada e um grave com pegada com a mala aberta.

É mais ou menos isso...

Postado em

rpz 2 falantes de 15" de 1500wrms deve aguentar no maximo 2 d405..

se vc quer um som "misto" mas rendendo muito pra fora, procure os falantes conhecidos por "subões"

sao woofers q descem pouco mais, dá mais gravão..

otra coisa.. nao coloca nada em numero impar, pra casar as impedancias certinho..

bota assim oh

2 de 15"

2 drivers d405 e 2 st (ou 2 drivers TI)

bota crossover, pra driver de 2" tem q ter, senao queima..

bateria + amplificadores

:)

Postado em

Cara, sua idéia pra trio é provavelmente inviável, esses DDs não devem render nada pra fora!

Qual o seu gosto musical?

Eu aconselharia o uso dos "Subões", assim como o savf disse. Boa opções são o Oversound Sub800, Selenium Tornado, Selenium SW1P, Protech Sub600 ou Sub1000... São várias, vai do gosto e do bolso.

Eu, particularmente, fui muito com a cara dos Oversound SUB800, tanto que comprei um par pra mim ontem, vou postar minhas impressões lá por Janeiro, quando estiver com o som pronto ;)

Postado em

Boa noite galera!!!

Tem um detalhe comprei um módulo stetsom vulkan 4k2 na intenção de colocar ele ligados em dois sub DD 1500, qual dica me dão para me usar esse amplificador em um subão e qual daria ideal para mim? tem q ser de 15 pol, é pro fundo de um celta?

Postado em

de 15" eu iria de Selenium SW1P

seu amplificador tem 4200wrms? :o

é muito forte pra 2 de 15"

mass..

vc pode colocar 2 de 15" de 8ohms

fechando 4ohms dos falantes

e

Potência RMS @ - 12,6V

MONO 2 Ohms 1 x 4200W RMS

MONO 4 Ohms 1 x 2800W RMS

acho q fica melhor assim..

Postado em

posso aproveitar um gancho do topico ja que o amigo falou em ohms? desculpa a ignorancia mas qual a diferenca de um sub 8 ohms para um 4 ohms? pq comprei um falanta pw3 (primeiro som) e comprei 8 ohms mas teve um cara q falou q ele toca menos que o 4 ohms, procede??

Postado em

o-o-

posso aproveitar um gancho do topico ja que o amigo falou em ohms? desculpa a ignorancia mas qual a diferenca de um sub 8 ohms para um 4 ohms? pq comprei um falanta pw3 (primeiro som) e comprei 8 ohms mas teve um cara q falou q ele toca menos que o 4 ohms, procede??

Brincadeira o que esses "estaladores" dizem, viu? Vc pode escolher a impedância dos subs para "casar" com a do seu amplificador... usa a ferramenta de busca que tem bastantes coisas falando sobre o assunto... veja:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=138668

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=123324

http://www.stforum.com.br/lofiversion/index.php/t41347.html

Boa sorte aê! Ah, duvide desse "estalador", procure sempre outras opiniões ou mesmo o autoforum ... ;)

Postado em

pelo contrario, a construção do de 8ohms favorece o desempenho dele em relação ao 4ohms,

mas ao meu ver é coisa minima

dá no mesmo 8ohms e 4ohms, nao muda nada

Postado em

Vlwss galera pelos posts!!!!!

Mas ainda tô em dúvida, o cara onde comprei o módulo stetsom vulkan 4k2, falou que os DD 1500 tocam muito bem para fora tb!!!!

Será q ele tá querendo só me vender os subs ou dizendo a verdade?

Alguém já fez um teste? Se fez manda em um link aí!!!!!

Agradeço pela atenção e paciência...vlws!!!!

Postado em (editado)

Cara é simples como eu venho falando desde o início...

Se vc quer isso

coloca os subs, esquece as cornetas e tweeters e esquece tocar de mala aberta...

Se vc quer isso

coloca os woofer ou subão e duas cornetas e dois tweeters e vai ter grave dentro com o carro fechado e pra fora com o carro aberto...

Obs. Isso é só para te dar uma ideia da diferença dos resultados conseguidos com sub's e woofers, o som é ruim pois a camera ñ consegue capitar direito o grave...

Apesar de ser uma solução, colocar falantes com impedância maior, para vc poder usar esse vulcan com falantes menos potentes eu ñ faria isso, vc vai utilizar metade da capacidade do módulo mas terá o mesmo consumo, bateria é sempre uma questão complicada em som automotivo, quanto menor vc conseguir deixar o seu consumo melhor, isso siguinifica menos baterias pelo carro e cabos de bitola menor...

É isso agora é só vc decidir entre os dois tipos de projetos e tocar pra frente...

Postado em (editado)
Deem uma dica aí de qual subão ou woofer seria idela pra eu ligar o meu vulkan 4k2 da stetsom?

vlws!!

quanto vc quer gastar?

quer suboes top ou mais simples?

mantenha contato com agente aqui, q seu instalador deve estar te falando besteira, fala aqui q agente te ajuda

t+

Editado por savf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...