Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Duelo de Veteranos

Recommended Posts

Novembro 2009

Chevrolet Astra 2.0 e VW Golf 1.6

Os dois veteranos dão um passeio em muita gente mais jovem em conforto, equipamentos, prazer ao dirigir e preço

597golfasabre.jpg

Abro a porta e a janela desce dois dedos. A fresta deixa o ar escapar para fora da cabine, facilitando o gesto de fechar a porta. Ela bate numa pancada sólida, firme. Após 20 segundos, as quatro luzes de salão apagam-se lentamente, como num teatro prestes a começar o espetáculo. Não ficaremos, porém, no escuro. Um foco de luz laranja ilumina suavemente a cabine, enquanto canhões de bloco elíptico levam grande clareza ao lado de fora. O farol tem regulagem elétrica de facho, para não ofuscar os outros quando o carro estiver cheio. Ele não ofusca nem é ofuscado: o retrovisor interno eletrocrômico adapta-se automaticamente à claridade. O ar-condicionado digital mantém a temperatura constante, faça frio ou calor do lado de fora. Se chover na hora de estacionar, o limpador traseiro ligará sozinho – basta engatar a ré com o limpador dianteiro ligado. E, se alguma janela for esquecida aberta, será fechada ao acionarmos a trava elétrica por controle remoto integrado à chave.

597golfas01.jpg

Essa é só uma amostra dos itens de série do Astra Advantage, que custa 44 611 reais*. Existem outros, como rodas de liga leve e luzes de neblina. Podemos fazer uma apresentação parecida do Golf 1.6 modelo 2010, cuja versão de entrada (47 710 reais*) traz arcondicionado digital, computador de bordo, sensores de distância no para-choque traseiro e retrovisor direito tilt-down (que aponta para baixo automaticamente ao engatarmos marcha-à-ré), para o motorista enxergar melhor a manobra e evitar que as rodas de liga leve aro 15 raspem na calçada. Tudo de série.

597golfas12.jpg

Fartura de equipamentos digna de Toyota Corolla a preço de Fiat Punto: eis a receita da sobrevivência da dupla Astra e Golf 11 anos depois do lançamento (eles vieram antes de carros como Classe A e Fiat Brava). Aliás, sobrevivência é pouco. A palavra certa é sucesso, com recordes de vendas este ano. Poderíamos dizer que lideram com folga o mercado dos hatches médios, se eles de fato concorressem com modelos recentes como Citroën C4, Hyundai i30 e Vectra GT. Não é o caso. Hoje eles formam um segmento à parte, que conta com o antigo Focus (gostoso de dirigir, mas menos equipado e em rota de extinção) e terá em breve o Stilo Attractive.

É admirável constatar como, num mercado que persegue o baixo custo a qualquer custo, Volkswagen e Chevrolet rechearam seus carros de equipamentos chamativos, baixaram preços e resistiram à tentação de eliminar caprichos de acabamento. O Golf perdeu o porta-copos retrátil acima do rádio e a trava por controle remoto do Astra agora destrava todas as portas de uma vez (antes, era motorista no primeiro toque e as demais no segundo), mas não foram muito além disso. O Golf tem visual menos datado e materiais de melhor qualidade, enquanto o Astra se destaca pelo isolamento acústico da cabine. Num carro ou no outro, você só será obrigado a pôr as mãos numa peça de metal na hora de trocar pneu. Até a lingueta para destravar a tampa do motor, na grade dianteira, traz uma confortável empunhadura de plástico.

597golfas06.jpg

O Astra hatch foi resumido à versão Advantage 2.0 e tem poucos opcionais: câmbio automático, ABS e airbag duplo. A Volks não tinha um Golf 1.6 básico à disposição, então fotografamos o Sportline – que, por 52 819 reais*, tem máscara negra nos faróis, bancos de couro e rodas com outro desenho. Apesar de mais caro, o Golf 1.6 é menos equipado. Apoio de braço traseiro é um luxo dispensável, mas o banco bipartido é importante para levar passageiros e bagagem. O Astra tem os dois itens e o Volks, nenhum. O Golf é o mais preocupado com a moda, com piscas nos retrovisores e limpador de para-brisa com palhetas do tipo lâmina, além de ter passado por uma reforma profunda em 2007, quatro anos depois do Astra.

597golfas15.jpg

A Volks oferece um motor 2.0, mas você não precisa dele. Primeiro porque fica 7 000 reais* acima do Golf básico, que já é mais caro que o Astra. Segundo porque o 2.0 é minoria nas vendas da Volks – e o carro que poucos compram tende a ser menos procurado na hora de revender. E terceiro porque o 1.6, que sempre foi suficiente para o peso do Golf, está uma delícia nessa nova fase de desenvolvimento (chamada de VHT). Em quarta marcha, dá para andar em ruazinhas de condomínio a 40 km/h. Em quinta, dá para ganhar velocidade nas subidas suaves da Via Dutra, perto de Taubaté (SP). Agora, se você quiser cantar pneus em segunda e às vezes terceira marcha, a pedida é o Astra. O motor Chevrolet 2.0 é menos dócil, mas sobe em terceira marcha ladeiras em que o Golf precisa da segunda. É um esbanjamento, mais que o necessário, mas é divertido. E bebeu menos.

597golfas07.jpg

Se um dos trunfos desta dupla foi não perder suas qualidades, o panorama continua parecido: o Astra é mais conforto e o Golf, esportividade. É como escolher entre pai e mãe, depende de cada um. Historicamente, a gente prefere o acabamento superior e o prazer de dirigir da Volkswagen. A lista de itens de série é menor que a da Chevrolet, mas traz itens mais valiosos, e o que lhe falta é possível encontrar no vasto cardápio de opcionais. O Astra desperta menos paixão, mas vai melhor nas finanças: valor de compra, revenda, manutenção e seguro – sua apólice anual custa 3 290 reais, contra 4 320 reais do Golf. Temos aqui um empate. Um ótimo empate.

* preços apurados no fechamento da reportagem, em outubro de 2009

597golfas16.jpg

--------------------------------------------------------------------------------

ASTRA

597golfas09.jpg

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

O público acostumado com carros pequenos poderá notar como a maior distância de bitola e entre-eixos ajuda num rodar macio, de balanço contido e baixo impacto.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

A alavanca de câmbio de curso longo e engates borrachudos é ruim, mas o motor 2.0 de 140 cv faz do Astra um dragster entre os carros de sua faixa de preço. E o consumo rodoviário foi bem mais baixo que o do Golf 1.6.

★★★★

CARROCERIA

Lançado em 1998 e reformado em 2003, continua agradável. Mas evite estacionar ao lado de um novo Focus.

★★★

VIDA A BORDO

Espaço farto, materiais de acabamento macios. O ar-condicionado digital com compressor de geometria variável é melhor que o de muito carro de prestígio.

★★★★

SEGURANÇA

Ótimos faróis. Os pedais desarmam em caso de colisão, sem levar o impacto aos pés. ABS e airbag duplo são opcionais. O quinto passageiro não tem cinto de três pontos e apoio de cabeça nem como opcionais.

★★★

SEU BOLSO

Qualidade e fartura de equipamentos muito boa, para esse preço. Mas atente para gastos cotidianos, maiores que os de um carro pequeno.

★★★★

Motor: diant. / transv. / 4 cil. / 8V / 1 998 cm3

Diâmetro x curso: 86 x 86 mm

Taxa de compressão: 11,5:1

Potência: 140 / 133 cv a 5 600 rpm

Torque: 19,6 / 18,9 mkgf a 2 600 rpm

Câmbio: manual / 5 / dianteira

Direção: hidráulica / 3,2 voltas

Suspensão: Dianteira: independente, McPherson Traseira: eixo de torção

Freios: disco ventilado (diant.) / tambor (tras.)

Pneus: 205/55 R16

--------------------------------------------------------------------------------

GOLF

597golfas18.jpg

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

O melhor rodar entre nossos carros com suspensão traseira por barra de torção. Comunicativo, sem a dose de anestesia encontrada no Astra.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

Ainda não inventaram engates de câmbio mais macios e precisos que os do Golf. O motor 1.6 leva o carro sem parecer esgoelado, mas paga o preço na bomba de combustível.

★★★★

CARROCERIA

Curioso como o estilo dele parece mais pesado (e cansado) que o do Astra, apesar de ter sido reformado há menos tempo. Porta-malas 10% menor que o do rival.

★★★

VIDA A BORDO

O Golf tem menos itens de série que o Astra, mas por outro lado tem uma oferta bem maior de bons opcionais. Agrada pela ótima qualidade nos materiais de acabamento.

★★★★

SEGURANÇA

Traz disco de freio de série na traseira (o Astra usa tambor) e oferece, como opcional, cinto de três pontos e apoio de cabeça para quinto passageiro. Com pneus largos da versão Sportline, foi melhor nas frenagens.

★★★★

SEU BOLSO

O valor de seguro já foi mais alto, mas ainda é caro. Prefira as versões 1.6, mais vendidas.

★★★

Motor: diant. / transv. / 4 cil. / 8V / 1 599 cm3

Diâmetro x curso: 76,5 x 86,9 mm

Taxa de compressão: 12,1:1

Potência: 103 / 101 cv a 5 250 rpm

Torque: 15,6 / 15,4 mkgf a 2 500 rpm

Câmbio: manual / 5 / dianteira

Direção: hidráulica / 2,9 voltas

Suspensão: Dianteira: independente, McPherson Traseira: eixo de torção

Freios: disco ventilado (diant.) / disco (tras.)

Pneus: 195/65 R15

VEREDICTO

Golf e Astra já não chamam atenção na rua mas, com preço convidativo, equipamentos a granel e padrão de qualidade digno dos melhores tempos, são ótimas opções aos compactos de luxo. O Astra é a compra racional, mais barato de comprar e manter. O Golf é especial no prazer de dirigir e no padrão de acabamento. Dá empate.

P.S = Ficaria com o astra pelo preço e motor.

Editado por GIII lêndea_sc

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei de ver!

Ficaria com o Astra... Seguro de golf ninguém merece!

Mas sou gamado em Golf :X Se não fosse o seguro tão absurdo, provavelmente eu teria um na garagem a disposição (do meu pai, claro).

Compartilhar este post

Link para o post

Duelo de "coisas que ja deviam estar enterradas mas graças ao mercado brasileiro continuam por aí". Bem falta de algo para completar a ediçao do mês esse comparativo.

Mas tá valendo.

Compartilhar este post

Link para o post
Dercy Gonçalves X Vera Ficher

Errado. Dercy Gonçalves x Munrah dos Thundercats.

Tiravam pega com Tutankamon e Matusalem andando de charrete. E perdiam.

Compartilhar este post

Link para o post
Errado. Dercy Gonçalves x Munrah dos Thundercats.

Tiravam pega com Tutankamon e Matusalem andando de charrete. E perdiam.

Te fudê rapá!

Eu adoro os dois carros :vts

Compartilhar este post

Link para o post

hahahahaha

Jão eu amo mniha vó e ela é só um pouco mais velha que os 2...

Mas ela anda bem, bebe pouco e o seguro dela vale muuuuuuuito!!

hahahahahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei de ver!

Ficaria com o Astra... Seguro de golf ninguém merece!

Mas sou gamado em Golf :X Se não fosse o seguro tão absurdo, provavelmente eu teria um na garagem a disposição (do meu pai, claro).

Jão ficaria com o astra pq o golf é vw!

eu acho o astra um bom negocio sim que outro carro compra-se completo de tudo e motor 2.0 por 44mil?

Compartilhar este post

Link para o post

não sei porque reclamam tanto de seguro.... pago 2200 no meu, acho barato!!

Compartilhar este post

Link para o post
não sei porque reclamam tanto de seguro.... pago 2200 no meu, acho barato!!

Orçaram em 8 para o meu pai... Por isso digo que é caro!

2200 é bom!

De qualquer forma, não tenho nada contra o GOLF!

De fato, compraria um sem problemas...

Ficaria com o Astra por andar mais e ser mais barato o seguro. Só por isso :P

Se o preço fosse o mesmo, acho que ficaria com o golf....

Compartilhar este post

Link para o post
Orçaram em 8 para o meu pai... Por isso digo que é caro!

2200 é bom!

De qualquer forma, não tenho nada contra o GOLF!

De fato, compraria um sem problemas...

Ficaria com o Astra por andar mais e ser mais barato o seguro. Só por isso :P

fala a verdade você ficaria com o astra por causa do simbolo!!! :vts

Editado por arthurbomfim

Compartilhar este post

Link para o post

astra 2.0 contra o G5 Top ?

quase mesmo preço , ai a briga fica mais divertida .

eu não peguei o astra por causa do seguro , me RECUSO a pagar mais de 2.000 em um seguro . Já vi New Civic de 70 K ter seguro de 1.600 ....

Compartilhar este post

Link para o post

Algo errado com este post...

Certeza que não foi o João que postou isto.

Compartilhar este post

Link para o post

To falando que ele é bipolar, precisa de um psquiatra urgente...

Compartilhar este post

Link para o post

Me pergunto de que jeito ele estaria quando postou:

2009032023440766_1.jpg

Cara, to muito flooder offtopic hoje.

Compartilhar este post

Link para o post
Me pergunto de que jeito ele estaria quando postou:

2009032023440766_1.jpg

Cara, to muito flooder offtopic hoje.

Eu posto 99% das vezes offtopic... se é pra ficar falando assunto sério marco uma reunião com meu chefe....

Compartilhar este post

Link para o post

Opinião de quem teve ambos:

Astra tem mais motor, manutenção mais barata, seguro mais em conta. Mas em compensação acabamento ruim, bebe pra ca****, original suspensão não oferece tanto conforto, e não compensa isso com uma boa estabilidade.

Golf é mais carro, mais na mão, excelente estabilidade, sem perder conforto, e acabamento de dar inveja a mto carro recem lançado. Apesar de ter perdido pelos anos, ainda mantem um bom status. Mas o seguro é caro, manutenção comparado com o astra, tbem, e motor é mais fraco, apesar do novo VHT não fazer feio na cidade.

Pelo que custam hoje, eu acho um excelente custoxbeneficio, já que golf se compra por 46-47k o basico, e astra por 45k basico. Mas o basico desses carros, são opcionais em mtos outros como o queridinho new civic.

Paga-se pouco a mais que um carro pequeno completo, e leva um medio completão, com direito a ar-digital, computador de bordo (no golf), bancos de veludo com regulagem de apoio lombar (no astra), sensor de estacionamento + tilt down (golf), espelho fotocromico (astra), rodas de liga-leve, freio a disco nas 4 rodas (golf), além de mtos itens, que os pequenos não oferecem nem como opcional.

Eu mesmo peguei um golf plus 2010 por 46k, e to super satisfeito com o carro. Andei em diversos medios e acabei optando pelo golf mesmo. Hj so trocaria meu golf, se fosse por um Jetta, ou um T-Jet (isso dos carros razoavelmente compraveis). Agora o seguro mata, to pagando 3k com bonus maximo. Isso que o meu é o plus, se fosse o sportline, não sairia por menos de 4.5k. Nesse aspecto, o astra é bem mais competitivo, no meu caso ficaria no maximo 2k o seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Golf é paixão de longa data...

Meu pai já teve uns 5, e adorou todos.

Compartilhar este post

Link para o post

São bons carros com bons preços.

Mas será que somente eu acho o painel do GOLF ridículo? Não digo o painel de instrumentos, mas sim o painel como um todo?

Compartilhar este post

Link para o post
São bons carros com bons preços.

Mas será que somente eu acho o painel do GOLF ridículo? Não digo o painel de instrumentos, mas sim o painel como um todo?

Do golf eu acho bonita a parte de instrumentação e o volante... O resto não gosto muito também!

O painel do astra, eu só trocaria o volante por um de vectra. Acho que só isso já daria outro ar para o carro!

Compartilhar este post

Link para o post

Certamente vc nunca andou por muito tempo ou teve um Astra, eu ja!

por isso que gosto de PSA! :vts

Te fudê rapá!

Eu adoro os dois carros :vts

Editado por Gaston

Compartilhar este post

Link para o post
Certamente vc nunca andou por muito tempo ou teve um Astra, eu ja!

por isso que gosto de PSA! :vts

Para você, apenas uma expressão...

Quantos taxistas você vê andando de Peugeot?

Quantos de Astra?

Se for falar de imposto e blablablabla.... Honda não dá desconto nenhum para taxista e mesmo assim tem vários aqui em SP.

Compartilhar este post

Link para o post
Para você, apenas uma expressão...

Quantos taxistas você vê andando de Peugeot?

Quantos de Astra?

Se for falar de imposto e blablablabla.... Honda não dá desconto nenhum para taxista e mesmo assim tem vários aqui em SP.

qualquer carro vc compra com desconto se for uso para taxi .

porque é um desconto do governo , IPI e ICMS .

Só p ter uma ideia , um LINEA tá saindo 39 mil COMPLETO . ( a FIAT dá mais desconto fora o do governo )

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...