Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Duelo de Veteranos

Recommended Posts

Novembro 2009

Chevrolet Astra 2.0 e VW Golf 1.6

Os dois veteranos dão um passeio em muita gente mais jovem em conforto, equipamentos, prazer ao dirigir e preço

 

597golfasabre.jpg

 

Abro a porta e a janela desce dois dedos. A fresta deixa o ar escapar para fora da cabine, facilitando o gesto de fechar a porta. Ela bate numa pancada sólida, firme. Após 20 segundos, as quatro luzes de salão apagam-se lentamente, como num teatro prestes a começar o espetáculo. Não ficaremos, porém, no escuro. Um foco de luz laranja ilumina suavemente a cabine, enquanto canhões de bloco elíptico levam grande clareza ao lado de fora. O farol tem regulagem elétrica de facho, para não ofuscar os outros quando o carro estiver cheio. Ele não ofusca nem é ofuscado: o retrovisor interno eletrocrômico adapta-se automaticamente à claridade. O ar-condicionado digital mantém a temperatura constante, faça frio ou calor do lado de fora. Se chover na hora de estacionar, o limpador traseiro ligará sozinho – basta engatar a ré com o limpador dianteiro ligado. E, se alguma janela for esquecida aberta, será fechada ao acionarmos a trava elétrica por controle remoto integrado à chave.

 

597golfas01.jpg

 

Essa é só uma amostra dos itens de série do Astra Advantage, que custa 44 611 reais*. Existem outros, como rodas de liga leve e luzes de neblina. Podemos fazer uma apresentação parecida do Golf 1.6 modelo 2010, cuja versão de entrada (47 710 reais*) traz arcondicionado digital, computador de bordo, sensores de distância no para-choque traseiro e retrovisor direito tilt-down (que aponta para baixo automaticamente ao engatarmos marcha-à-ré), para o motorista enxergar melhor a manobra e evitar que as rodas de liga leve aro 15 raspem na calçada. Tudo de série.

 

597golfas12.jpg

 

Fartura de equipamentos digna de Toyota Corolla a preço de Fiat Punto: eis a receita da sobrevivência da dupla Astra e Golf 11 anos depois do lançamento (eles vieram antes de carros como Classe A e Fiat Brava). Aliás, sobrevivência é pouco. A palavra certa é sucesso, com recordes de vendas este ano. Poderíamos dizer que lideram com folga o mercado dos hatches médios, se eles de fato concorressem com modelos recentes como Citroën C4, Hyundai i30 e Vectra GT. Não é o caso. Hoje eles formam um segmento à parte, que conta com o antigo Focus (gostoso de dirigir, mas menos equipado e em rota de extinção) e terá em breve o Stilo Attractive.

 

É admirável constatar como, num mercado que persegue o baixo custo a qualquer custo, Volkswagen e Chevrolet rechearam seus carros de equipamentos chamativos, baixaram preços e resistiram à tentação de eliminar caprichos de acabamento. O Golf perdeu o porta-copos retrátil acima do rádio e a trava por controle remoto do Astra agora destrava todas as portas de uma vez (antes, era motorista no primeiro toque e as demais no segundo), mas não foram muito além disso. O Golf tem visual menos datado e materiais de melhor qualidade, enquanto o Astra se destaca pelo isolamento acústico da cabine. Num carro ou no outro, você só será obrigado a pôr as mãos numa peça de metal na hora de trocar pneu. Até a lingueta para destravar a tampa do motor, na grade dianteira, traz uma confortável empunhadura de plástico.

 

597golfas06.jpg

 

O Astra hatch foi resumido à versão Advantage 2.0 e tem poucos opcionais: câmbio automático, ABS e airbag duplo. A Volks não tinha um Golf 1.6 básico à disposição, então fotografamos o Sportline – que, por 52 819 reais*, tem máscara negra nos faróis, bancos de couro e rodas com outro desenho. Apesar de mais caro, o Golf 1.6 é menos equipado. Apoio de braço traseiro é um luxo dispensável, mas o banco bipartido é importante para levar passageiros e bagagem. O Astra tem os dois itens e o Volks, nenhum. O Golf é o mais preocupado com a moda, com piscas nos retrovisores e limpador de para-brisa com palhetas do tipo lâmina, além de ter passado por uma reforma profunda em 2007, quatro anos depois do Astra.

 

597golfas15.jpg

 

A Volks oferece um motor 2.0, mas você não precisa dele. Primeiro porque fica 7 000 reais* acima do Golf básico, que já é mais caro que o Astra. Segundo porque o 2.0 é minoria nas vendas da Volks – e o carro que poucos compram tende a ser menos procurado na hora de revender. E terceiro porque o 1.6, que sempre foi suficiente para o peso do Golf, está uma delícia nessa nova fase de desenvolvimento (chamada de VHT). Em quarta marcha, dá para andar em ruazinhas de condomínio a 40 km/h. Em quinta, dá para ganhar velocidade nas subidas suaves da Via Dutra, perto de Taubaté (SP). Agora, se você quiser cantar pneus em segunda e às vezes terceira marcha, a pedida é o Astra. O motor Chevrolet 2.0 é menos dócil, mas sobe em terceira marcha ladeiras em que o Golf precisa da segunda. É um esbanjamento, mais que o necessário, mas é divertido. E bebeu menos.

 

597golfas07.jpg

 

Se um dos trunfos desta dupla foi não perder suas qualidades, o panorama continua parecido: o Astra é mais conforto e o Golf, esportividade. É como escolher entre pai e mãe, depende de cada um. Historicamente, a gente prefere o acabamento superior e o prazer de dirigir da Volkswagen. A lista de itens de série é menor que a da Chevrolet, mas traz itens mais valiosos, e o que lhe falta é possível encontrar no vasto cardápio de opcionais. O Astra desperta menos paixão, mas vai melhor nas finanças: valor de compra, revenda, manutenção e seguro – sua apólice anual custa 3 290 reais, contra 4 320 reais do Golf. Temos aqui um empate. Um ótimo empate.

* preços apurados no fechamento da reportagem, em outubro de 2009

 

597golfas16.jpg

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

ASTRA

 

597golfas09.jpg

 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

O público acostumado com carros pequenos poderá notar como a maior distância de bitola e entre-eixos ajuda num rodar macio, de balanço contido e baixo impacto.

★★★★

 

MOTOR E CÂMBIO

A alavanca de câmbio de curso longo e engates borrachudos é ruim, mas o motor 2.0 de 140 cv faz do Astra um dragster entre os carros de sua faixa de preço. E o consumo rodoviário foi bem mais baixo que o do Golf 1.6.

★★★★

 

CARROCERIA

Lançado em 1998 e reformado em 2003, continua agradável. Mas evite estacionar ao lado de um novo Focus.

★★★

 

VIDA A BORDO

Espaço farto, materiais de acabamento macios. O ar-condicionado digital com compressor de geometria variável é melhor que o de muito carro de prestígio.

★★★★

 

SEGURANÇA

Ótimos faróis. Os pedais desarmam em caso de colisão, sem levar o impacto aos pés. ABS e airbag duplo são opcionais. O quinto passageiro não tem cinto de três pontos e apoio de cabeça nem como opcionais.

★★★

 

SEU BOLSO

Qualidade e fartura de equipamentos muito boa, para esse preço. Mas atente para gastos cotidianos, maiores que os de um carro pequeno.

★★★★

 

Motor: diant. / transv. / 4 cil. / 8V / 1 998 cm3

Diâmetro x curso: 86 x 86 mm

Taxa de compressão: 11,5:1

Potência: 140 / 133 cv a 5 600 rpm

Torque: 19,6 / 18,9 mkgf a 2 600 rpm

Câmbio: manual / 5 / dianteira

Direção: hidráulica / 3,2 voltas

Suspensão: Dianteira: independente, McPherson Traseira: eixo de torção

Freios: disco ventilado (diant.) / tambor (tras.)

Pneus: 205/55 R16

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

GOLF

 

597golfas18.jpg

 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

O melhor rodar entre nossos carros com suspensão traseira por barra de torção. Comunicativo, sem a dose de anestesia encontrada no Astra.

★★★★

 

MOTOR E CÂMBIO

Ainda não inventaram engates de câmbio mais macios e precisos que os do Golf. O motor 1.6 leva o carro sem parecer esgoelado, mas paga o preço na bomba de combustível.

★★★★

 

CARROCERIA

Curioso como o estilo dele parece mais pesado (e cansado) que o do Astra, apesar de ter sido reformado há menos tempo. Porta-malas 10% menor que o do rival.

★★★

 

VIDA A BORDO

O Golf tem menos itens de série que o Astra, mas por outro lado tem uma oferta bem maior de bons opcionais. Agrada pela ótima qualidade nos materiais de acabamento.

★★★★

 

SEGURANÇA

Traz disco de freio de série na traseira (o Astra usa tambor) e oferece, como opcional, cinto de três pontos e apoio de cabeça para quinto passageiro. Com pneus largos da versão Sportline, foi melhor nas frenagens.

★★★★

 

SEU BOLSO

O valor de seguro já foi mais alto, mas ainda é caro. Prefira as versões 1.6, mais vendidas.

★★★

 

Motor: diant. / transv. / 4 cil. / 8V / 1 599 cm3

Diâmetro x curso: 76,5 x 86,9 mm

Taxa de compressão: 12,1:1

Potência: 103 / 101 cv a 5 250 rpm

Torque: 15,6 / 15,4 mkgf a 2 500 rpm

Câmbio: manual / 5 / dianteira

Direção: hidráulica / 2,9 voltas

Suspensão: Dianteira: independente, McPherson Traseira: eixo de torção

Freios: disco ventilado (diant.) / disco (tras.)

Pneus: 195/65 R15

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

VEREDICTO

 

Golf e Astra já não chamam atenção na rua mas, com preço convidativo, equipamentos a granel e padrão de qualidade digno dos melhores tempos, são ótimas opções aos compactos de luxo. O Astra é a compra racional, mais barato de comprar e manter. O Golf é especial no prazer de dirigir e no padrão de acabamento. Dá empate.

 

 

 

P.S = Ficaria com o astra pelo preço e motor.

Editado por GIII lêndea_sc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei de ver!

 

Ficaria com o Astra... Seguro de golf ninguém merece!

 

Mas sou gamado em Golf :X Se não fosse o seguro tão absurdo, provavelmente eu teria um na garagem a disposição (do meu pai, claro).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duelo de "coisas que ja deviam estar enterradas mas graças ao mercado brasileiro continuam por aí". Bem falta de algo para completar a ediçao do mês esse comparativo.

 

Mas tá valendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dercy Gonçalves X Vera Ficher

 

Errado. Dercy Gonçalves x Munrah dos Thundercats.

Tiravam pega com Tutankamon e Matusalem andando de charrete. E perdiam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Errado. Dercy Gonçalves x Munrah dos Thundercats.

Tiravam pega com Tutankamon e Matusalem andando de charrete. E perdiam.

Te fudê rapá!

 

Eu adoro os dois carros :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahahaha

Jão eu amo mniha vó e ela é só um pouco mais velha que os 2...

Mas ela anda bem, bebe pouco e o seguro dela vale muuuuuuuito!!

hahahahahahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostei de ver!

 

Ficaria com o Astra... Seguro de golf ninguém merece!

 

Mas sou gamado em Golf :X Se não fosse o seguro tão absurdo, provavelmente eu teria um na garagem a disposição (do meu pai, claro).

Jão ficaria com o astra pq o golf é vw!

eu acho o astra um bom negocio sim que outro carro compra-se completo de tudo e motor 2.0 por 44mil?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei porque reclamam tanto de seguro.... pago 2200 no meu, acho barato!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não sei porque reclamam tanto de seguro.... pago 2200 no meu, acho barato!!

Orçaram em 8 para o meu pai... Por isso digo que é caro!

 

2200 é bom!

 

De qualquer forma, não tenho nada contra o GOLF!

 

De fato, compraria um sem problemas...

 

Ficaria com o Astra por andar mais e ser mais barato o seguro. Só por isso :P

 

Se o preço fosse o mesmo, acho que ficaria com o golf....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Orçaram em 8 para o meu pai... Por isso digo que é caro!

 

2200 é bom!

 

De qualquer forma, não tenho nada contra o GOLF!

 

De fato, compraria um sem problemas...

 

Ficaria com o Astra por andar mais e ser mais barato o seguro. Só por isso :P

 

Se o preço fosse o mesmo, acho que ficaria com o golf....

fala a verdade você ficaria com o astra por causa do simbolo!!! :vts

Editado por arthurbomfim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

astra 2.0 contra o G5 Top ?

 

quase mesmo preço , ai a briga fica mais divertida .

 

 

eu não peguei o astra por causa do seguro , me RECUSO a pagar mais de 2.000 em um seguro . Já vi New Civic de 70 K ter seguro de 1.600 ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se o preço fosse o mesmo, acho que ficaria com o golf....

 

Algo errado com este post...

 

Certeza que não foi o João que postou isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Algo errado com este post...

 

Certeza que não foi o João que postou isto.

 

To falando que ele é bipolar, precisa de um psquiatra urgente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me pergunto de que jeito ele estaria quando postou:

 

2009032023440766_1.jpg

 

Cara, to muito flooder offtopic hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Me pergunto de que jeito ele estaria quando postou:

 

2009032023440766_1.jpg

 

Cara, to muito flooder offtopic hoje.

 

 

Eu posto 99% das vezes offtopic... se é pra ficar falando assunto sério marco uma reunião com meu chefe....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opinião de quem teve ambos:

 

Astra tem mais motor, manutenção mais barata, seguro mais em conta. Mas em compensação acabamento ruim, bebe pra ca****, original suspensão não oferece tanto conforto, e não compensa isso com uma boa estabilidade.

 

Golf é mais carro, mais na mão, excelente estabilidade, sem perder conforto, e acabamento de dar inveja a mto carro recem lançado. Apesar de ter perdido pelos anos, ainda mantem um bom status. Mas o seguro é caro, manutenção comparado com o astra, tbem, e motor é mais fraco, apesar do novo VHT não fazer feio na cidade.

 

Pelo que custam hoje, eu acho um excelente custoxbeneficio, já que golf se compra por 46-47k o basico, e astra por 45k basico. Mas o basico desses carros, são opcionais em mtos outros como o queridinho new civic.

 

Paga-se pouco a mais que um carro pequeno completo, e leva um medio completão, com direito a ar-digital, computador de bordo (no golf), bancos de veludo com regulagem de apoio lombar (no astra), sensor de estacionamento + tilt down (golf), espelho fotocromico (astra), rodas de liga-leve, freio a disco nas 4 rodas (golf), além de mtos itens, que os pequenos não oferecem nem como opcional.

 

Eu mesmo peguei um golf plus 2010 por 46k, e to super satisfeito com o carro. Andei em diversos medios e acabei optando pelo golf mesmo. Hj so trocaria meu golf, se fosse por um Jetta, ou um T-Jet (isso dos carros razoavelmente compraveis). Agora o seguro mata, to pagando 3k com bonus maximo. Isso que o meu é o plus, se fosse o sportline, não sairia por menos de 4.5k. Nesse aspecto, o astra é bem mais competitivo, no meu caso ficaria no maximo 2k o seguro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Algo errado com este post...

 

Certeza que não foi o João que postou isto.

 

Golf é paixão de longa data...

 

Meu pai já teve uns 5, e adorou todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São bons carros com bons preços.

Mas será que somente eu acho o painel do GOLF ridículo? Não digo o painel de instrumentos, mas sim o painel como um todo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
São bons carros com bons preços.

Mas será que somente eu acho o painel do GOLF ridículo? Não digo o painel de instrumentos, mas sim o painel como um todo?

 

Do golf eu acho bonita a parte de instrumentação e o volante... O resto não gosto muito também!

 

O painel do astra, eu só trocaria o volante por um de vectra. Acho que só isso já daria outro ar para o carro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certamente vc nunca andou por muito tempo ou teve um Astra, eu ja!

 

por isso que gosto de PSA! :vts

 

 

Te fudê rapá!

 

Eu adoro os dois carros :vts

Editado por Gaston

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Certamente vc nunca andou por muito tempo ou teve um Astra, eu ja!

 

por isso que gosto de PSA! :vts

 

Para você, apenas uma expressão...

 

Quantos taxistas você vê andando de Peugeot?

 

Quantos de Astra?

 

Se for falar de imposto e blablablabla.... Honda não dá desconto nenhum para taxista e mesmo assim tem vários aqui em SP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Para você, apenas uma expressão...

 

Quantos taxistas você vê andando de Peugeot?

 

Quantos de Astra?

 

Se for falar de imposto e blablablabla.... Honda não dá desconto nenhum para taxista e mesmo assim tem vários aqui em SP.

 

 

qualquer carro vc compra com desconto se for uso para taxi .

 

porque é um desconto do governo , IPI e ICMS .

 

Só p ter uma ideia , um LINEA tá saindo 39 mil COMPLETO . ( a FIAT dá mais desconto fora o do governo )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...