Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Emmanuel - Natal/RN

Ajuda com Fones de 10" para medio em set, com fones de 12"

Recommended Posts

Galera e o seguinte, eu tenho 8 de 12 cortados de 57 hz ate 1.111 hz e cornetas d-250x de 1.111 hz a te 6khz. minha duvida e se eu colocase 2 mg400 de 10", eu colocaria os 8 de 12 ate ums 800 700 hz por aeh e as cornetas eu colocava apartir de ums 2khz e colocaria os de 10" nesse faixa de 700 hz ate 2khz. meu pensamento e esse, mais não sei se esta certo essepensamento ou não, diminuindo a faixa de operação dos fones de 12" eu poderia extrair mais deles e do resto do set tbm, tipo como eles Vão esta tocando uma faixa de frequencia menor, eu poderia retardar o clip do modulo, isso daria certo ou num tem nada a ver, na teoria parece que tem fundamento não sei se na pratica vai funcionar..

Editado por Emmanuel - Natal/RN

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que alto-falantes são esses de 12"? São woofers ou subs?

Bom supondo que sejam subs, vc poderia meter um subsônico nesses falantes de 12" em 40Hz e corte Low-pass no máximo até 150Hz ou 250Hz. Os woofers de 8" vc poderia cortar eles em low-pass de 250Hz a 1000Hz, e aplicar outro corte high-pass de 1000Hz a 6KHz nos drivers. O rendimento do seu sistema seria superior.

Compartilhar este post

Link para o post
Que alto-falantes são esses de 12"? São woofers ou subs?

Bom supondo que sejam subs, vc poderia meter um subsônico nesses falantes de 12" em 40Hz e corte Low-pass no máximo até 150Hz ou 250Hz. Os woofers de 8" vc poderia cortar eles em low-pass de 250Hz a 1000Hz, e aplicar outro corte high-pass de 1000Hz a 6KHz nos drivers. O rendimento do seu sistema seria superior.

na verdade são woofers Mb 2.2k cortados de 57 ate 1.111, no manual ele pode desce ate 40 hz, mais nos meus testes na caixa em 57 hz foi o melhor resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
na verdade são woofers Mb 2.2k cortados de 57 ate 1.111, no manual ele pode desce ate 40 hz, mais nos meus testes na caixa em 57 hz foi o melhor resultado.

Humm, certo entendi. Então vc pode cortar eles mais baixo, se vai usar woofers de 8", poder deixar eles tocando de 57Hz a 500Hz por aí e dos 500Hz a 1500Hz, os 8PW3 vão responder bem.

Aí já poderia usar drivers Ti no lugar das fenólicas.

Compartilhar este post

Link para o post
Humm, certo entendi. Então vc pode cortar eles mais baixo, se vai usar woofers de 8", poder deixar eles tocando de 57Hz a 500Hz por aí e dos 500Hz a 1500Hz, os 8PW3 vão responder bem.

Aí já poderia usar drivers Ti no lugar das fenólicas.

sei sei, na verdade eu to usando as fenolicas e os trynium da hinor.

vc axa que assim eu conseguiria "extrair" mais do som? tipo com um corte numa faixa de frequencia menor eu poderia aumentar o ganho dos fones de 12" retardando o clip do modulo e consequentemente aumentar o grave.

Compartilhar este post

Link para o post

creio q sim, fiz teste com 2k5 e SD2300 em 2 Tornados de 15", deixei o cross aberto e cortado em 100hz no player do pioneer subi o ganho ate comecar a clipar depois fui fechando o cross o sinal parou de clipar e depois fui aumentando o ganho até comecar a piscar frakinho ..., creio q com vc vai funcionar tb faz o teste mesmo 100 os PW3 e ve se da ok.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vo realmente colocar ums mgs no meu som, mais vai ser 2 de 10. os mg-400 da oversound, pq foi os mais fortes que eu encontrei, agora ele eu coloco com que corte de frequencia, de apartir de ums 300 hz ate quanto? eu vou colocar uma punch 800.2 pra empurrar os dois.

Compartilhar este post

Link para o post

E aeh galera, a duvida dos fones foi resolvida, serão 2 MG-400 da over. agora eu tenho dividas na caixa para eles. eu simulei eles no winisd e tive uma caixa de 4,8 litros sintonizada em + ou - 300 hz, eu axo que eses 4,8 litros e fora a area do fones que eh de 17 litros, ai ficaria uma caixa de de quase 22 litros por fones e isso ou tah errado? a caixa e selada.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tá errado eu não sei, mas acho estranho... Pro 10PW3, que é menor e de potência mais baixa, o pessoal costuma usar 15-20L selada (simulei no winISD e 15L é uma ótima caixa pra eles).

Compartilhar este post

Link para o post
no site da over, diz que o fone ocupa 17 litros.

17 litros é quase um garrafão de agua daqueles grandes. (20 litros)

Tem alguma coisa errada ai irmão

Compartilhar este post

Link para o post
17 litros é quase um garrafão de agua daqueles grandes. (20 litros)

Tem alguma coisa errada ai irmão

pois eh tbm axei muito, olha o site aeh.

PARÂMETROS TS

Frequência de Ressonância Fs 80 Hz

Resistência da BobinaRe 5,0 Ohms

Fator de Qualidade Total Qts 0,20

Fator de Qualidade Mecânica Qms 4,6

Fator de Qualidade Elétrica Qes 0,21

Volume equivalente do Falante Vas 17 L

Área efetiva do ConeSd 0,031 m²

Deslocamento MáximoXmax ± 2,0 mm

http://www.oversound.com.br/pagina/produto/mg10-400-8.html

Compartilhar este post

Link para o post

Peraí, Vas é exatamente o volume ocupado pelo falante? Porque daí o Over 15-800 ocuparia 200L :P

Compartilhar este post

Link para o post

hEHHAha Vocês sao f o d a

Emmanuel, esse parâmetro VAS nao é o o volume do falante nao. VAS é um dos parâmetros dele. Dá uma olhada nos artigos autosom que lá tem explicacao de todos.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

"Vas

Esse parâmetro vai dizer o quão controlado é o movimento do cone, sendo medido em litros. Há várias variáveis que influenciam na determinação do seu valor. Não se pode assegurar que altos valores significam ser um falante melhor. A suspensão (aranha) simples ou dupla, bem como o tamanho do cone (Sd), também a temperatura ambiente, a umidade do ar vão afetar seu valor, o que faz esse parâmetro ser um dos mais difíceis de ser medido com precisão."

Wikipedia

Eba, matei a charada [-] uahsuhashuasuhashuas

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo razão de se colocar um par de falantes de 10" pra acompanhar um trio estilo pancadão é bem sem noção alem de serem 8 de 12" os overs de 10" seriam abafados.... Eu faria o seguinte venderia esses seus drivers colocaria 4 D405 cortaria elas em 600hz cortados em 24db/8 atenualas pra não queimalas (por isso 4 drivers) e deixar os 2.2MB subir até 600hz garanto que ficaria melhor! E creio que as D405 aguentam de boa esse corte se não vacilar no ganho... e claro colocar boas cornetas nelas!

Ou se prefirir usar MG coloca 4 de 8" de 250hz até 1200hz! mas vai sair mais caro e não vai ficar tão equilibrado!

Compartilhar este post

Link para o post
Não vejo razão de se colocar um par de falantes de 10" pra acompanhar um trio estilo pancadão é bem sem noção alem de serem 8 de 12" os overs de 10" seriam abafados.... Eu faria o seguinte venderia esses seus drivers colocaria 4 D405 cortaria elas em 600hz cortados em 24db/8 atenualas pra não queimalas (por isso 4 drivers) e deixar os 2.2MB subir até 600hz garanto que ficaria melhor! E creio que as D405 aguentam de boa esse corte se não vacilar no ganho... e claro colocar boas cornetas nelas!

Ou se prefirir usar MG coloca 4 de 8" de 250hz até 1200hz! mas vai sair mais caro e não vai ficar tão equilibrado!

pois eh cara, aprincipio eu iria colocar os 4 de 8 da selenium, mass. eles não irião tem um medio grave tão forte como os de 10, fiz o teste,

pois eh pode parecer meio estranho usar fones para mg em set com MB de 12, e pq aqui em natal nos damos os corte dos fones de 12 quase iguais aos cortes dos fones de 15 e ate de 18, os MBs são cortados em 57 hz. o som fico muito bom falando bem e dando muuito grave, mais quando uma musica que um homem canta ou que tem um Medio grave muito forte, a 9k2d, que e o mudulo dos MBs, clipa muito cedo, gerando perda nos graves, por isso os MG, e eles não vão ficar com uma faixa muito grande não, de ums 300 á 500 hz ate ums 1200 hz, mais como eu tenho o processador eu vou vendo como fica melhor. por enquanto eu soh vou colocar os 2, se melhorar eu coloco 4 de 10 pra tocar se num melhorar eu tiro eles..

mais obrigado aeh,

e aproveitando vc axa que com quantos litros a caixa deve ter pra tocar nessa faixa de frequencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...