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zumbajow

Set Terminado

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Boa tarde pessoal, depois de varias pesquisas aqui no forum e a opiniao de alguns amigos completei meu SET, gostaria da opiniao de voces e de dicas de instalacao. Pessoal ai umas duvidas, o que seria melhor ligar o JL no Bridge do Kenwood ou ligar ele no Blau, Caixa seladea ou dutada, gosto de todos os tipos de musicas.. Agradeco as respostas e atencao de voces

 

Cd Player Pioneer 7150UB

http://www.pioneer.com.br/Pioneer/Portugue...?codproduto=102

Kit 2 vias Infinity REF6030cs

http://www.infinitysystems.com/car/product...p;Region=EUROPE

Amplificador Kenwood KAC 8404

http://www.kenwood.com.br/Sistemas_de_Entr...adores/KAC-8404

Subwoofer JL10W0v2

http://mobile.jlaudio.com/products_subs.php?series_id=32

Amplificador para subwoofer Blau GTA 2 Special MKII

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...2_Special_Mk_II

Kit para instalacao do Amplificador TMA audio TAK 4, mesma JL audio

http://tma.jlaudio.com/products_connections.php?page_id=216

Distribuidor para os Amplificadores

http://www.shopatron.com/products/productd...er=91665/1451.0

Cabos RCA JL Audio XB-CLRAIC2-12

http://www.shopatron.com/products/productd...43617.43617.0.0?

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Este set vai ser montado em que carro?

Caixa depender da filosofia do projeto!

 

Vai ser montado em um Corsa sedan modelo novo! Gostaria de um som com graves de qualidade, que acompanhe bem a musica, nada de distorcao! Como gosto de todos os ritmos ai fica a duvida, nao sei se vou de dutada ou selada. Vi em alguns posts uma caixa com falantes NAR que me interessou, tipo uma caixa comprida e fina! sera que da para fazer a mesma para o JL?

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Vai ser montado em um Corsa sedan modelo novo! Gostaria de um som com graves de qualidade, que acompanhe bem a musica, nada de distorcao! Como gosto de todos os ritmos ai fica a duvida, nao sei se vou de dutada ou selada. Vi em alguns posts uma caixa com falantes NAR que me interessou, tipo uma caixa comprida e fina! sera que da para fazer a mesma para o JL?

Vai de dutada ou band pass,pois teu carro é um sedã.Dutada ganho em 3 db em relação a selada e band pass 6db em relação a selada !beleza é só uma sugestão

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Vai de dutada ou band pass,pois teu carro é um sedã.Dutada ganho em 3 db em relação a selada e band pass 6db em relação a selada !beleza é só uma sugestão

 

Acho que vou de Dutada mesmo! Sera que o Blau vai mover legal o sub? ou e melhor ligar no Bridge do Kenwood? Ai fica outra duvida! mais por enquanto quero ligar no Blau! Acho que um sisteminha com 2 amplis fica melhor para regular!

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Acho que vou de Dutada mesmo! Sera que o Blau vai mover legal o sub? ou e melhor ligar no Bridge do Kenwood? Ai fica outra duvida! mais por enquanto quero ligar no Blau! Acho que um sisteminha com 2 amplis fica melhor para regular!

Pode testar os dois. E vê qual toca melhor.Tem bons subs ,mas eu deixaria o amplificador de melhor qualidade para tocar os médios ,pois é lá que está maior parte de informação e riqueza da musica o agudo e o grave são menos problemáticos .Precisando é só postar

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Pode testar os dois. E vê qual toca melhor.Tem bons subs ,mas eu deixaria o amplificador de melhor qualidade para tocar os médios ,pois é lá que está maior parte de informação e riqueza da musica o agudo e o grave são menos problemáticos .Precisando é só postar

 

Tranquilo antnbarao. Obrigado mesmo cara! tinha uma duvida nas dimensoes da caixa, mais acho que vou seguir o manual do sub, estava querendo fazer uma caixa mais plana como segue abaixo o link com as fotos. Outra duvida enquanto aos crossovers dos kits 2 vias qual o local melhor para deixar instalados? Os Tweeters vou tentar por ali no painel tem uma saida de ar no corsa, nao sei se e realmente uma saida de ar, mais acho q cabe direitinho o tweeter com o adaptador! Vi no site de um membro aqui do Forum acho que fica legal. Olha o modelo da caixa, sera que fica legal para esse sub JL?

 

http://www.gutodealmeida.com/corsasedan.asp

 

http://www.gutodealmeida.com/polo.asp

Editado por zumbajow

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Tranquilo antnbarao. Obrigado mesmo cara! tinha uma duvida nas dimensoes da caixa, mais acho que vou seguir o manual do sub, estava querendo fazer uma caixa mais plana como segue abaixo o link com as fotos. Outra duvida enquanto aos crossovers dos kits 2 vias qual o local melhor para deixar instalados? Os Tweeters vou tentar por ali no painel tem uma saida de ar no corsa, nao sei se e realmente uma saida de ar, mais acho q cabe direitinho o tweeter com o adaptador! Vi no site de um membro aqui do Forum acho que fica legal. Olha o modelo da caixa, sera que fica legal para esse sub JL?

 

http://www.gutodealmeida.com/corsasedan.asp

 

http://www.gutodealmeida.com/polo.asp

Onde tu vai instalar os kits duas vias ?Se for nas portas é bom tratar com manta asfaltica .Vai ter um bom rendimento ai tu pode colocar o divisor na porta mesmo com fita dupla face ou então no porta malas.valeu!!

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Onde tu vai instalar os kits duas vias ?Se for nas portas é bom tratar com manta asfaltica .Vai ter um bom rendimento ai tu pode colocar o divisor na porta mesmo com fita dupla face ou então no porta malas.valeu!!

 

Ah tinha esquecido, vou instalar nas portas mesmo! O que tu achou do local dos Tweeters antnbarao? e da caixa? desses links que anexei?quanto mais ou menos gasto para usar manta asfaltica nas portas?

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Ah tinha esquecido, vou instalar nas portas mesmo! O que tu achou do local dos Tweeters antnbarao? e da caixa? desses links que anexei?quanto mais ou menos gasto para usar manta asfaltica nas portas?

Pois é mais um do Nordeste é isso ai!Os modelos bem simples!tornar as coisas simples é muito difícil. A gente tende sempre buscar o mais complicado e acaba se enrolando!

Particularmente eu não gosto Tweeters longe dos médios. Quanto mais próximos fisicamente menos problemas.Mais embaixo também não gosto pois tende , o palco ficar baixo a não ser que fique posicionado para cima.

Meu eu adoro mesmo é um peitinho !Pode falar que fica feio que atrapalha a visão ,na hora de dirigir ,mais o ganho é monstruoso ou então coaxial, pois a Tweeter estar no centro dele.

O posicionamentos dos médios e agundo é sempre por tentativa e erro ,é mexendo tentado ,aprendendo com os erros.

Sobre manta asfaltica é bem em conta , compra o rolo pela seladim de 80,00 R$ a 60,00 R$. Eu comprei na potiguar não sei se ai tem essa loja.Tu faz DIY ,porque da um certo trabalho ,os caras fazem mal feito, só quem tem paciência pra fazer ,mais vale a pena e depois reveste o forro com contra calor (cobertor de mendigo) não esquecer de colocar manta no forro da porta .Espero ter ajudado .Qual quer duvida é só postar .

Barão

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Dá uma olhada nesse link foi um DIY fiz o peitinho e o som ´so falta a corage pra terminar

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...25&start=25

 

Rapazz ficou muito bom esse esquema dos Peitinhos! Parabens muito som mesmo!! Vou procurar a manta asfaltica em Fortaleza enquanto ao tweeter por enquanto acho que vou tentar botar nos cantos com dupla face ou entao tentar essa ai da foto que te mandei! Ai depois vou ver o esquema do peitinho! E em relacao aos equipamentos antbarao o que tu achou? Sera que vai dar uma qualidade boa? dei uma pesquisada legal e resolvi comprar esses, 'e que no momento estou morando fora do Brasil ai comprei esses equipamentos todos aqui! Cara obrigado pela Forca!!

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Rapazz ficou muito bom esse esquema dos Peitinhos! Parabens muito som mesmo!! Vou procurar a manta asfaltica em Fortaleza enquanto ao tweeter por enquanto acho que vou tentar botar nos cantos com dupla face ou entao tentar essa ai da foto que te mandei! Ai depois vou ver o esquema do peitinho! E em relacao aos equipamentos antbarao o que tu achou? Sera que vai dar uma qualidade boa? dei uma pesquisada legal e resolvi comprar esses, 'e que no momento estou morando fora do Brasil ai comprei esses equipamentos todos aqui! Cara obrigado pela Forca!!

Cara !Bem bacana!Bem equilibrado.Agora é só montar e fazer os ajustes.Como te falei trata as portas , faz os teste com tweeter ,se tu gostar, é o que importa , caixa vai ser dutada mesmo sitoniza o duto para uma resposta mais plana possivel e no mais é tentativa e erro.Beleza !Espero ter contribuido

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Cara !Bem bacana!Bem equilibrado.Agora é só montar e fazer os ajustes.Como te falei trata as portas , faz os teste com tweeter ,se tu gostar, é o que importa , caixa vai ser dutada mesmo sitoniza o duto para uma resposta mais plana possivel e no mais é tentativa e erro.Beleza !Espero ter contribuido

 

Tranquilo cara!! Muito obrigado mesmo pela ajuda!! Assim que estiver tudo montado posto as fotos e minha opiniao!! sobre o tratamento vou ver onde compro a manta!!

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Tranquilo cara!! Muito obrigado mesmo pela ajuda!! Assim que estiver tudo montado posto as fotos e minha opiniao!! sobre o tratamento vou ver onde compro a manta!!

Quando postas as fotos,manda uma MP pra eu poder acopanhar os resultados.

qualquer coisa estamos ai !!!!

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Quando postas as fotos,manda uma MP pra eu poder acopanhar os resultados.

qualquer coisa estamos ai !!!!

 

Tranquilo pode deixar e mais uma vez obrigado!!!

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Pois é mais um do Nordeste é isso ai!Os modelos bem simples!tornar as coisas simples é muito difícil. A gente tende sempre buscar o mais complicado e acaba se enrolando!

Particularmente eu não gosto Tweeters longe dos médios. Quanto mais próximos fisicamente menos problemas.Mais embaixo também não gosto pois tende , o palco ficar baixo a não ser que fique posicionado para cima.

Meu eu adoro mesmo é um peitinho !Pode falar que fica feio que atrapalha a visão ,na hora de dirigir ,mais o ganho é monstruoso ou então coaxial, pois a Tweeter estar no centro dele.

O posicionamentos dos médios e agundo é sempre por tentativa e erro ,é mexendo tentado ,aprendendo com os erros.

Sobre manta asfaltica é bem em conta , compra o rolo pela seladim de 80,00 R$ a 60,00 R$. Eu comprei na potiguar não sei se ai tem essa loja.Tu faz DIY ,porque da um certo trabalho ,os caras fazem mal feito, só quem tem paciência pra fazer ,mais vale a pena e depois reveste o forro com contra calor (cobertor de mendigo) não esquecer de colocar manta no forro da porta .Espero ter ajudado .Qual quer duvida é só postar .

Barão

 

Antnbarao, cara tinha esquecido de te perguntar uma coisa, cara a respeito dos cabos para os kits 2 vias? Qual aconselharia, estou fora ainda e poderia comprar um de melhor qualidade por aqui. Mais uma vez agradeco as suas respostas!

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Antnbarao, cara tinha esquecido de te perguntar uma coisa, cara a respeito dos cabos para os kits 2 vias? Qual aconselharia, estou fora ainda e poderia comprar um de melhor qualidade por aqui. Mais uma vez agradeco as suas respostas!

zumbajow!O correto tecnicamente seria testar os cabos com um multímetro, o que oferecesse menor resistência, seria o melhor. Mas vai uma dica dê preferência a cabos desprovido de oxigênio e com maior diâmetro em mm

Ex de 2,5 pra cima. Quanto maior o diâmetro menor será a resistência a passagem da corrente elétrica ,Essa dica eu uso pra mim!!

Estamos ai!

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zumbajow!O correto tecnicamente seria testar os cabos com um multímetro, o que oferecesse menor resistência, seria o melhor. Mas vai uma dica dê preferência a cabos desprovido de oxigênio e com maior diâmetro em mm

Ex de 2,5 pra cima. Quanto maior o diâmetro menor será a resistência a passagem da corrente elétrica ,Essa dica eu uso pra mim!!

Estamos ai!

 

Valew garoto! Brigadao ja li a MP estou no aguardo!!

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Guia de utilização do WinISD Pro

 

Acho que com este guia ajudarei algumas pessoas que desejam aprender a mexer com o WinISD, tentarei de forma simples e simplificada demonstrar como utilizar os recursos desse programa! Como exemplo utilizarei o projeto de uma caixa para HT(home theater) e um driver de alta eficácia.

 

 

Primeira Parte.

 

Adcionando um driver(alto-falante).

 

Como o banco de dados do WinISD basicamente é composto de Alto-falantes importados, acredito que na maioria dos casos não irá servir para o nosso uso.

Para adcionar um driver no WinISD você deverá entrar na janela de edição de banco de dados. Para entrar nessa janela você precisa simplesmente apertar Ctrl+D. A janela é igual a esta.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-017.jpg)

 

 

Nessa primeira parte você apenas insere o nome do driver, modelo e marca. Coisa simples e que fica à seu caráter.

 

Para esse guia eu vou utilizar como exemplo o alto-falante Brahma de 15polegadas da Adire Audio. Entrei no site da Adire e peguei as especificações do alto-falante.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-018.jpg)

 

 

Na segunda parte da edição do driver seguiremos com a entrada dos parâmetros Thielle-Small. Tenha muito CUIDADO nessa fase, talvez seja a mais importante de todo o processo. Certifique-se que você preencheu os valores que você possui de maneira correta! Aconselho desmarcar a opção "Auto Calculate Unknowns" .

 

Dica: Se você estiver com problemas de conversão de unidades, uma dica é clicar na unidade após o campo de edição que esta se modifica. Muito útil quando precisamos calcular Inches(Polegadas) para Centimeters (centímetros). Isso vale para todas as telas do WinISD

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-019.jpg)

 

 

Uma observação: Preencha todos os valores que você possui, que normalmente são: Qes, Qts, Qms, Vas, Fs, Sd, SPL, Xmax, Pe e Re. São basicamente os necessários, porém algumas fabricantes provém aos clientes muitos mais valores T-S.

 

Segundo os criadores do WinISD eles fornecem um roteiro para o preenchimento correto dos parâmetros.

Observação. Marcar a opção Auto Calculate Unknowns para seguir este pequeno roteiro.

 

1º- Mms e Cms. Isso lhe dará o Fs, se você não possui entre com o Fs.

2º- Sd, Bl e Re. A partir daí você obterá a maior parte exceto por Qms, Qts e Vas.

3º- Qms e Rms.

4º- Hc, Hg e Pe. Se nenhum destes estiverem disponíveis apenas insira Xmax.

5º- O número de bobinas (Voice-Coils). Lembre-se que entrando com este valor o WinISD calcula automáticamente o valor verdadeiro de SPL a 1w/1m, e não o valor comercial geralmente fornecido pelos fabricantes.

6º- Corrija Znom se necessário. Se existem várias bobinas, então insira os parâmetros como se eles estivessem em paralelo. Você deve ter cuidado preenchendo os parâmetros nesse caso, porque vários fabricantes fornecem o parâmetro Bl com as bobinas em série. Que no caso é o dobro do valor em Paralelo. Se o fabricante lhe fornece Qes, Bl e Cms ou Mms, você pode então checar como Bl foi preenchido.

 

Se possível obtenha todos.

Após ter preenchido os valores, obviamente alguns ficaram em branco (com valor 0), sugiro você então marcar a opção "Auto calculate Unknowns" , observe os valores previamente preenchidos, se nenhum deles sofreu alguma modificação, ótimo!. Caso contrário a melhor opção é voltar aos valores que foram previamente preenchidos. Obs: Alguns fabricantes fornecem o valor do SPL(Sensibilidade) em outra forma que no caso é 1w/1m/1v fornecem a 1w/2.38v/1m, esse valor não se aplica corretamente. Não sei qual conta para converter corretamente mas no final das contas você pode descontar do SPL Final alguns dB's (3db?!).

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-020.jpg)

 

 

Após todos os valores terem sido preenchidos corretamente, salve o driver e feche a janela de edição. Está na hora de iniciarmos a segunda parte.

 

Segunda Parte.

 

Projetando uma caixa.

 

Vamos iniciar escolhendo o Driver a ser usado. Para começar vá em New Project. Nessa janela você escolhe o driver.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-001.jpg)

 

 

Escolhido o Adire Audio Brahma 15. Na próxima tela você deve escolher a quantidade de Drivers e a configuração, seja ela normal ou iso-baric.A ligação Iso-baric nada mais é do que a associação de um par ou mais de um modelo de alto-falante. Com isso você necessita uma caixa com metade do tamanho, porém o dobro de potência para se obter o SPL anteriormente alcançado com uma caixa normal. Como vou mostrar um exemplo simples, seguiremos com a configuração, que é a mais comum em todos os casos.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-002.jpg)

 

 

Na próxima tela você terá a opção para escolher o tipo de caixa a ser usada. Seja ela: Closed - Selada, Vented - Dutada, 4th Order Band Pass - Banda Passa de 4ª ordem, 6th Order Band Pass - Banda Passa de 6ª Ordem e Passive Radiator - Radiador Passivo. Vamos escolher o tipo Vented, muito usado e serve para praticamente qualquer aplicação. O WinISD vai lhe fornecer um pequeno gráfico com a indicação da melhor caixa para o alto-falante, este valor é chamado de EBP. Quanto mais alto mais indicado para caixas dutadas/banda-passa 6ª ordem. Porém quando você tiver algum driver com EBP mais baixo, nada o impede de usar uma caixa dutada, já o contrário você não obterá respostas tão boas.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-003.jpg)

 

 

Após selecionado o tipo de caixa o WinISD irá criar uma caixa. Atenção! Na maioria das vezes o winisd cria uma caixa com o máximo possível de resposta plana. Pelo que pude observar o que ele faz é o seguinte. Ele valoriza resposta plana e caixa menor, ou seja de cara ele vai lhe jogar o gráfico da melhor resposta plana na menor caixa possível!. Essas caixas na maior parte das vezes não serão as mais indicadas para ser usada com a potência total do Alto-falante. Existem vários fatores com que façam que elas não sejam recomendadas, em casos de caixas grandes, como excursão e delay. Ponha uma coisa na cabeça. Quanto maior a caixa, maior a facilidade do alto-falante perder o controle do cone em frequencias baixas. Assim gerando distorção e podendo danificar o alto-falante.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-004.jpg)

 

 

Essa foi a caixa criada pelo WinISD. Uma nota. Este alto-falante usado é próprio para qualidade e spl, sim ele junta o melhor dos dois mundos. Ele tem um grande Xmax(excurssão do cone em um sentido) isso possibilita a criação de caixas muito grandes, podendo então assim obter respostas em frequências bem baixas. Como você pode ver nesse gráfico o F3 dessa caixa está em 19Hz. (F3 é o ponto da caixa dutada em que se obtém -3 dB de resposta em uma determinada frequência). Que por sinal já é uma resposta excelente, que pouquíssimos alto-falantes podem conseguir. Mas eu digo que isto pode ficar ainda melhor :) Veremos.

 

 

 

Nessa tela denominada Box, podemos observar o volume dessa caixa e a sua frequência de sintonia. Abaixo temos uma opção chamada "Advanced ->" o que podemos fazer com ela é o seguinte. Dependendo da caixa temos vários valores. No caso da dutada: Ql, Qa e Qp. Estas opções são para medir uma perda simulada na caixa. Estes valores são para: Ql: Perda por Vazamentos, da caixa e do alto-falante, valores práticos entre 5 e 20. Qa: Perda por Absorção, se sua caixa não tiver nenhum material sono-absorvente coloque o valor em 100. Se você pretende forrar a sua caixa com algum material diminua. Uma caixa totalmente forrada com material grosso tem o Qa entre 3 e 5. Qp: Perda no duto, o ar não passa diretamente pelo duto sem alguma perda, ele possui um atrito, se você diminuir muito este valor acabas tornando a caixa selada.

Os valores atuais já dão uma simulação próxima da real em ar livre, isso em câmara anecóica. Em uma sala estes valores com certeza absoluta não iriam ser iguais e em carros também não, geralmente o carro tem um ganho enorme na faixa de frequência de subgraves.

Voltando à caixa. Reparem o tamanho do volume dela. Está caixa é imensa. Normalmente a maior parte dos alto-falantes não seriam recomendados à este volume. Porém como antes disse estou visando um projeto com frequência plana, não importando a litragem e também temos que ver que eu tenho Xmax de sobra.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-005.jpg)

 

 

Agora vemos a janela com as informações sobre a porta(duto) da caixa. Esta janela é atualizada automaticamente quando você altera o Fb da caixa(Fb == Tunning Frequence). A partir da informação do driver o programa já calcula o comprimento ideal para o duto. Nesta tela os valores que você pode mudar são: Quantidade de portas, Diâmetro e Formato.

Sobre estes valores, quando você altera o número de portas, você pode ter certeza que o comprimento deles aumentará. Este valor de comprimento é válido para todos os dutos e não se engane pensando que você pega este número e divide pelo número de dutos para obter o comprimento deles.

Diâmetro dos dutos. Escolhe sempre que possível um duto de maior diâmetro. Isso porque você evita perdas sônicas e sopro. Acredite estes problemas são terríveis. Se possível escolha dutos de 4" (10cm).

O formato do duto, você pode escolher entre circular, que no caso é a solução mais usada aqui no brasil por ser mais simples e mais barata, e o formato Quadrado/Retângular. Esta segunda opção você não encontra muito no Brasil, mas é extremamente recomendada, pois com ela você não tem o número de desvantagens do duto circular(sopro, perda sônica). O Grande problema dela é sua maior dificuldade de construção e muitas vezes seu tamanho extenso. Fora esses dois fatores eu recomendo muito o uso.

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-006.jpg

 

Aqui você vê um exemplo de caixa com o duto quadrado/retângular.

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd...621_16_full.jpg

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd...621_17_full.jpg

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd...621_28_full.jpg

 

Temos agora a janela denominada PLOT que serve para definir certas variáveis do ambiente de simulação. Tais como temperatura, humidade relativa doar e pressão do ar. Isto tudo para determinar a velocidade atual do ar. Entre as variáveis conforme seu ambiente e vamos prosseguir.

 

Na janela Signal temos o campo com a potência que você irá fornecer ao alto-falante. Isto em Wrms. No meu caso optarei por 1000watts. Temos também a opção de indicar uma resistência do conjunto em série. Este valor é formado pela impedância da saída do seu amplificador, bobina dos crossovers, conectores e cabos. Aumentando este valor você modificará o Qes, o valor padrão é 0.1 ohms, que já é razoavelmente bom. Temos a distância da fonte sonora que no caso padrão é 1 m, modifique se você quiser. A única diferença será no SPL Final. Quanto maior distância, menor SPL.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-007.jpg)

 

 

Agora vamos tentar otimizar a caixa para a mesma obter uma resposta mais plana em frequências baixas. ATENÇÂO: Quero deixar bem claro mais uma vez, para depois não dizer que não avisei. Esta caixa está sendo projetada para um sistema de HT, então esta caixa ficará em uma sala e devido a isto não posso contar com o ganho em frequências baixas que temos dentro de um carro. Por isso preciso criar uma caixa com a resposta mais plana e em frequências mais baixas possíveis. Lembrem-se que isto quer dizer a criação de uma caixa grande! Como disse antes isto significa que o sub irá se descontrolar e poderá ser danificado. Outro fator que me possibilita a criação deste projeto é que estou simulando um alto-falante de altíssimo desempenho e qualidade. Você pode observar, como antes já disse, o seu Xmax que é altíssimo: 27.3mm em um sentido. Tomando como comparação, a maioria dos nossos alto-falantes nacionais não passam de 11mm. Fica aqui meu aviso, lembrem-se que a melhor caixa não é a maior caixa.

 

Retirado do site:

http://www.arthurhenriques.hpg.ig.com.br/wisd/index.html

 

Espero ter ajudado os leigos como eu para poderem utilizar o WinISD =]

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Se quiser um pouco mais de spl e "gastar" um pouco mais de litros pra deixar um pouco mais plana vai de spl...mas se kizer uma resposta bem linar sem picos e atenuaçoes grandes vai de seladinha ^^

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Guia de utilização do WinISD Pro

 

Acho que com este guia ajudarei algumas pessoas que desejam aprender a mexer com o WinISD, tentarei de forma simples e simplificada demonstrar como utilizar os recursos desse programa! Como exemplo utilizarei o projeto de uma caixa para HT(home theater) e um driver de alta eficácia.

 

 

Primeira Parte.

 

Adcionando um driver(alto-falante).

 

Como o banco de dados do WinISD basicamente é composto de Alto-falantes importados, acredito que na maioria dos casos não irá servir para o nosso uso.

Para adcionar um driver no WinISD você deverá entrar na janela de edição de banco de dados. Para entrar nessa janela você precisa simplesmente apertar Ctrl+D. A janela é igual a esta.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-017.jpg)

 

 

Nessa primeira parte você apenas insere o nome do driver, modelo e marca. Coisa simples e que fica à seu caráter.

 

Para esse guia eu vou utilizar como exemplo o alto-falante Brahma de 15polegadas da Adire Audio. Entrei no site da Adire e peguei as especificações do alto-falante.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-018.jpg)

 

 

Na segunda parte da edição do driver seguiremos com a entrada dos parâmetros Thielle-Small. Tenha muito CUIDADO nessa fase, talvez seja a mais importante de todo o processo. Certifique-se que você preencheu os valores que você possui de maneira correta! Aconselho desmarcar a opção "Auto Calculate Unknowns" .

 

Dica: Se você estiver com problemas de conversão de unidades, uma dica é clicar na unidade após o campo de edição que esta se modifica. Muito útil quando precisamos calcular Inches(Polegadas) para Centimeters (centímetros). Isso vale para todas as telas do WinISD

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-019.jpg)

 

 

Uma observação: Preencha todos os valores que você possui, que normalmente são: Qes, Qts, Qms, Vas, Fs, Sd, SPL, Xmax, Pe e Re. São basicamente os necessários, porém algumas fabricantes provém aos clientes muitos mais valores T-S.

 

Segundo os criadores do WinISD eles fornecem um roteiro para o preenchimento correto dos parâmetros.

Observação. Marcar a opção Auto Calculate Unknowns para seguir este pequeno roteiro.

 

1º- Mms e Cms. Isso lhe dará o Fs, se você não possui entre com o Fs.

2º- Sd, Bl e Re. A partir daí você obterá a maior parte exceto por Qms, Qts e Vas.

3º- Qms e Rms.

4º- Hc, Hg e Pe. Se nenhum destes estiverem disponíveis apenas insira Xmax.

5º- O número de bobinas (Voice-Coils). Lembre-se que entrando com este valor o WinISD calcula automáticamente o valor verdadeiro de SPL a 1w/1m, e não o valor comercial geralmente fornecido pelos fabricantes.

6º- Corrija Znom se necessário. Se existem várias bobinas, então insira os parâmetros como se eles estivessem em paralelo. Você deve ter cuidado preenchendo os parâmetros nesse caso, porque vários fabricantes fornecem o parâmetro Bl com as bobinas em série. Que no caso é o dobro do valor em Paralelo. Se o fabricante lhe fornece Qes, Bl e Cms ou Mms, você pode então checar como Bl foi preenchido.

 

Se possível obtenha todos.

Após ter preenchido os valores, obviamente alguns ficaram em branco (com valor 0), sugiro você então marcar a opção "Auto calculate Unknowns" , observe os valores previamente preenchidos, se nenhum deles sofreu alguma modificação, ótimo!. Caso contrário a melhor opção é voltar aos valores que foram previamente preenchidos. Obs: Alguns fabricantes fornecem o valor do SPL(Sensibilidade) em outra forma que no caso é 1w/1m/1v fornecem a 1w/2.38v/1m, esse valor não se aplica corretamente. Não sei qual conta para converter corretamente mas no final das contas você pode descontar do SPL Final alguns dB's (3db?!).

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-020.jpg)

 

 

Após todos os valores terem sido preenchidos corretamente, salve o driver e feche a janela de edição. Está na hora de iniciarmos a segunda parte.

 

Segunda Parte.

 

Projetando uma caixa.

 

Vamos iniciar escolhendo o Driver a ser usado. Para começar vá em New Project. Nessa janela você escolhe o driver.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-001.jpg)

 

 

Escolhido o Adire Audio Brahma 15. Na próxima tela você deve escolher a quantidade de Drivers e a configuração, seja ela normal ou iso-baric.A ligação Iso-baric nada mais é do que a associação de um par ou mais de um modelo de alto-falante. Com isso você necessita uma caixa com metade do tamanho, porém o dobro de potência para se obter o SPL anteriormente alcançado com uma caixa normal. Como vou mostrar um exemplo simples, seguiremos com a configuração, que é a mais comum em todos os casos.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-002.jpg)

 

 

Na próxima tela você terá a opção para escolher o tipo de caixa a ser usada. Seja ela: Closed - Selada, Vented - Dutada, 4th Order Band Pass - Banda Passa de 4ª ordem, 6th Order Band Pass - Banda Passa de 6ª Ordem e Passive Radiator - Radiador Passivo. Vamos escolher o tipo Vented, muito usado e serve para praticamente qualquer aplicação. O WinISD vai lhe fornecer um pequeno gráfico com a indicação da melhor caixa para o alto-falante, este valor é chamado de EBP. Quanto mais alto mais indicado para caixas dutadas/banda-passa 6ª ordem. Porém quando você tiver algum driver com EBP mais baixo, nada o impede de usar uma caixa dutada, já o contrário você não obterá respostas tão boas.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-003.jpg)

 

 

Após selecionado o tipo de caixa o WinISD irá criar uma caixa. Atenção! Na maioria das vezes o winisd cria uma caixa com o máximo possível de resposta plana. Pelo que pude observar o que ele faz é o seguinte. Ele valoriza resposta plana e caixa menor, ou seja de cara ele vai lhe jogar o gráfico da melhor resposta plana na menor caixa possível!. Essas caixas na maior parte das vezes não serão as mais indicadas para ser usada com a potência total do Alto-falante. Existem vários fatores com que façam que elas não sejam recomendadas, em casos de caixas grandes, como excursão e delay. Ponha uma coisa na cabeça. Quanto maior a caixa, maior a facilidade do alto-falante perder o controle do cone em frequencias baixas. Assim gerando distorção e podendo danificar o alto-falante.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-004.jpg)

 

 

Essa foi a caixa criada pelo WinISD. Uma nota. Este alto-falante usado é próprio para qualidade e spl, sim ele junta o melhor dos dois mundos. Ele tem um grande Xmax(excurssão do cone em um sentido) isso possibilita a criação de caixas muito grandes, podendo então assim obter respostas em frequências bem baixas. Como você pode ver nesse gráfico o F3 dessa caixa está em 19Hz. (F3 é o ponto da caixa dutada em que se obtém -3 dB de resposta em uma determinada frequência). Que por sinal já é uma resposta excelente, que pouquíssimos alto-falantes podem conseguir. Mas eu digo que isto pode ficar ainda melhor :) Veremos.

 

 

 

Nessa tela denominada Box, podemos observar o volume dessa caixa e a sua frequência de sintonia. Abaixo temos uma opção chamada "Advanced ->" o que podemos fazer com ela é o seguinte. Dependendo da caixa temos vários valores. No caso da dutada: Ql, Qa e Qp. Estas opções são para medir uma perda simulada na caixa. Estes valores são para: Ql: Perda por Vazamentos, da caixa e do alto-falante, valores práticos entre 5 e 20. Qa: Perda por Absorção, se sua caixa não tiver nenhum material sono-absorvente coloque o valor em 100. Se você pretende forrar a sua caixa com algum material diminua. Uma caixa totalmente forrada com material grosso tem o Qa entre 3 e 5. Qp: Perda no duto, o ar não passa diretamente pelo duto sem alguma perda, ele possui um atrito, se você diminuir muito este valor acabas tornando a caixa selada.

Os valores atuais já dão uma simulação próxima da real em ar livre, isso em câmara anecóica. Em uma sala estes valores com certeza absoluta não iriam ser iguais e em carros também não, geralmente o carro tem um ganho enorme na faixa de frequência de subgraves.

Voltando à caixa. Reparem o tamanho do volume dela. Está caixa é imensa. Normalmente a maior parte dos alto-falantes não seriam recomendados à este volume. Porém como antes disse estou visando um projeto com frequência plana, não importando a litragem e também temos que ver que eu tenho Xmax de sobra.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-005.jpg)

 

 

Agora vemos a janela com as informações sobre a porta(duto) da caixa. Esta janela é atualizada automaticamente quando você altera o Fb da caixa(Fb == Tunning Frequence). A partir da informação do driver o programa já calcula o comprimento ideal para o duto. Nesta tela os valores que você pode mudar são: Quantidade de portas, Diâmetro e Formato.

Sobre estes valores, quando você altera o número de portas, você pode ter certeza que o comprimento deles aumentará. Este valor de comprimento é válido para todos os dutos e não se engane pensando que você pega este número e divide pelo número de dutos para obter o comprimento deles.

Diâmetro dos dutos. Escolhe sempre que possível um duto de maior diâmetro. Isso porque você evita perdas sônicas e sopro. Acredite estes problemas são terríveis. Se possível escolha dutos de 4" (10cm).

O formato do duto, você pode escolher entre circular, que no caso é a solução mais usada aqui no brasil por ser mais simples e mais barata, e o formato Quadrado/Retângular. Esta segunda opção você não encontra muito no Brasil, mas é extremamente recomendada, pois com ela você não tem o número de desvantagens do duto circular(sopro, perda sônica). O Grande problema dela é sua maior dificuldade de construção e muitas vezes seu tamanho extenso. Fora esses dois fatores eu recomendo muito o uso.

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-006.jpg

 

Aqui você vê um exemplo de caixa com o duto quadrado/retângular.

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd...621_16_full.jpg

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd...621_17_full.jpg

 

http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd...621_28_full.jpg

 

Temos agora a janela denominada PLOT que serve para definir certas variáveis do ambiente de simulação. Tais como temperatura, humidade relativa doar e pressão do ar. Isto tudo para determinar a velocidade atual do ar. Entre as variáveis conforme seu ambiente e vamos prosseguir.

 

Na janela Signal temos o campo com a potência que você irá fornecer ao alto-falante. Isto em Wrms. No meu caso optarei por 1000watts. Temos também a opção de indicar uma resistência do conjunto em série. Este valor é formado pela impedância da saída do seu amplificador, bobina dos crossovers, conectores e cabos. Aumentando este valor você modificará o Qes, o valor padrão é 0.1 ohms, que já é razoavelmente bom. Temos a distância da fonte sonora que no caso padrão é 1 m, modifique se você quiser. A única diferença será no SPL Final. Quanto maior distância, menor SPL.

 

 

(IMG:http://www.arthurhenriques.hpg.com.br/wisd/Untitled-007.jpg)

 

 

Agora vamos tentar otimizar a caixa para a mesma obter uma resposta mais plana em frequências baixas. ATENÇÂO: Quero deixar bem claro mais uma vez, para depois não dizer que não avisei. Esta caixa está sendo projetada para um sistema de HT, então esta caixa ficará em uma sala e devido a isto não posso contar com o ganho em frequências baixas que temos dentro de um carro. Por isso preciso criar uma caixa com a resposta mais plana e em frequências mais baixas possíveis. Lembrem-se que isto quer dizer a criação de uma caixa grande! Como disse antes isto significa que o sub irá se descontrolar e poderá ser danificado. Outro fator que me possibilita a criação deste projeto é que estou simulando um alto-falante de altíssimo desempenho e qualidade. Você pode observar, como antes já disse, o seu Xmax que é altíssimo: 27.3mm em um sentido. Tomando como comparação, a maioria dos nossos alto-falantes nacionais não passam de 11mm. Fica aqui meu aviso, lembrem-se que a melhor caixa não é a maior caixa.

 

Retirado do site:

http://www.arthurhenriques.hpg.ig.com.br/wisd/index.html

 

Espero ter ajudado os leigos como eu para poderem utilizar o WinISD =]

 

Tranquilo antnbarao!! Mais uma vez muito obrigado cara!! Ate para caras leigos como eu deu para aprender bastante! Ah estou esperando a MP!! Abracos!

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