Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

douglas_tome

[Em Pauta] Speaker Cables

Recommended Posts

Postado em

Eu acho que cabos entra bastante o fator custo x benefício. Acho um pouco de desperdício gastar acima de R$30/m de speaker cable. Como eu disse, meu sistema ainda não está tocando, mas logo na montagem já vou testar o canare starquad 4S8 contra o Audison Sonus S214, pois tenho os dois (ia usar tudo sonus, consegui 10m e no fim acabei indo de Canare) e me disponho a realizar testes com eles aqui no RS.

Cito o lance do custo x benefício, pois como vou usar 3vias ativo, vai um caminhão de cabos...

Eu tenho postado e conversado com usuarios do RS para realizarmos um maior intercâmbio e audições.. é a única maneira de treinar, testar e crescer.

Gostaria de testar outros cabos e posso participar no custeio tb. Só tenho o fator de estar no RS. Dentre os Belden citados como disponíveis pelo kawaa1 eu gostaria de testar algum 5000 series (5000UE por exemplo).

Abraço a todos.

Postado em

Tendo esse topico sido levado a contento ou não, o teste será feito. Eu e o triatletadan estamos praticamente acertados quanto a isso. Só falta o cirodias definir qual vai ser o cabo que ele colocará no teste. Por enquanto está sendo: chord carnival vs nerve sc22 vs canare 4s8 do kawa1? vs o cabo do ciro. Quem quiser colocar mais algum cabo (nesse teste), procure o triatletadan e envie cerca de 3m.

Postado em

Não adianta testar muitos cabos.

Ideal é testar no máximo 4-5 cabos, que já é um número muito grande.

De preferência o teste tem que ser sem que a pessoa saiba qual o cabo que está ligado.

Postado em

Concordo, nesse caso então ficaria por enquanto somente o chord, nerve e canare. O problema é como fazer o teste cego, já que o triatleta é quem irá liga-los. Teria que ter uma segunda pessoa avaliando então. Com o fabio seria a mesma coisa. Triatleta, alguma ideia?

Postado em

Não adianta testar muitos cabos.

Ideal é testar no máximo 4-5 cabos, que já é um número muito grande.

De preferência o teste tem que ser sem que a pessoa saiba qual o cabo que está ligado.

E como fazer o tal teste de cabo?

Ligar o som todo com o mesmo cabo ou ligar um falante de cada lado e ouvir ao mesmo tempo?

Postado em

Me desculpem por tumultuar o nobre tópico. :legal:

Acho que só eu então que sofro de distúrbio bipolar, afinal meu som não me agrada todo dia.

O problema, então, sou eu, finalmente descobri!

Se bem que eu não entendo as muitas pessoas que montam "o sistema" dos sonhos, com tudo do melhor, amor eterno, vem auqi e escreve 1000 páginas elogiando cabos, players, kits, subs, e em menos de um mês depois tá vendendo tudo... :huh:

Postado em

Olha, fazer teste cego vai ser praticamente inviável pra mim...fora a disposição de como estao os falantes e como sera dificil para passa-los

uma possibilidade que estava pensando seria fazer o teste mas em home audio na casa do meu primo(Harley) ou então na sala de demonstração da empresa do outro (Hugo). Aí será mais fácil de testar, porém sai um pouco fora do propósito que seria car audio...

o bom é que os equipos sao hiend. Da ultima vez na casa tava com pre-amp rotel, amp mcintosh, rca audioquest, spk cable absolute e caixas b&w 801. na empresa estavam com kit rotel e nad, caixas paradygm nao lembro o modelo

preciso rever também a data, pois provavelmente irei pegar o kit da focal esse mes, aí vai ficar meio fod... pra gastar mais grana... e outra que pretendo ir só em junho pra ctba pra testar lá os equipamentos (por causa da competição)

como vou testar vários equipamentos, estou meio receoso se dará tempo de fazer o teste nos cabos, já que vou testar player, rca, amp também pra ver qual casa melhor...

Postado em

Eu tenho aqui canare que comprei do Arisa e do Rafael. Mas acho que vcs já possuem esses modelos para teste. E tenho pedaços de discabos starquad que posso disponibilizar... mas acredito que vcs também tenham.

Boa intenção eu tenho. Inclusive já doei santo angelo para teste, o qual nunca aconteceu. Se aconteceu, eu não fiquei sabendo.

pasmafaute

Postado em (editado)

Olha, fazer teste cego vai ser praticamente inviável pra mim...fora a disposição de como estao os falantes e como sera dificil para passa-los

uma possibilidade que estava pensando seria fazer o teste mas em home audio na casa do meu primo(Harley) ou então na sala de demonstração da empresa do outro (Hugo). Aí será mais fácil de testar, porém sai um pouco fora do propósito que seria car audio...

o bom é que os equipos sao hiend. Da ultima vez na casa tava com pre-amp rotel, amp mcintosh, rca audioquest, spk cable absolute e caixas b&w 801. na empresa estavam com kit rotel e nad, caixas paradygm nao lembro o modelo

triatletadan, acho inviavel ser feito direto no carro, precisaria de muito cabo e o trabalho de fazer as ligacoes. Se fosse possivel utilizar esses locais que voce citou seria perfeito, assim teremos a certeza de que a limitacao (se houver) sera do cabo!! rs

O teste de cabo nao e tao trabalhoso como de um player ou amp, mesmo assim e bom limitar a quantidade.

Pode ser no formato que fizeram o teste de amp no passado.

4 modelos, sorteados para embate 2 a 2, uma final e uma dos 2 e 3 colocados. Teste cego e o ideal, mas como esconder os cabos? Uma cortina?

Beraldo, se ja tiver o Canare, melhor, por que assim gasto menos com o envio e foco em um unico cabo bom, ja apareceu o belden, entao posso ver o AudioQuest. O AudioQuest parece um fio de arame!! rss

Editado por kawaa1
Postado em

Testar em residencial eu acho bom apenas pra fazer embate... mas o ideal seria em ambiente automotivo, que no final é aonde seriam usados e podem ter alterações em seu comportamento final. Podem ser mais sucetivel a interferências... etc.

Audioquest eu acho uma boa tb kawaa1....

Postado em

Eu como cabos testes maníaco vou acompanhar esse tópico frenéticamente... tenho muita curiosidade, principalmente depois de um teste tira e poem feito no meu carro que deu uma diferença brutal que eu jamais poderia imaginar q acontecesse apenas trocando "um cabo" que pra muitos é apenas um cabo...

Postado em

Bom o teste voces facam como quiser, mas pra eu disponibilizar mais que 3 ou 4m de um cabo bom fica dificil. Eu envio e vcs dao o jeito ai.

Quem se oferece pra receber o cabo, testar e depois fica na responsa de passar pra outra pessoa que quiser testar ou deixar guardado ate aparecer outra necessidade.

Vou pegar o Audioquest mesmo, e vou testar aqui em casa antes de enviar.

Postado em

Eu havia contactado o triatletadan que se prontificou a receber e testar os cabos. Ele possui um ampli não instalado (dls ra50) que ira ser o ampli do teste. Pelo que eu entendi, o dan deverá posicionar o amp o mais proximo possivel aos falantes justamente para economia de metragem dos cabos. E sim, acho que no carro o teste estará dentro do proposito da comparação.

E, como tem aparecido um numero de pessoas interessadas no teste e dispostas a enviar cabos para comparaçao, maior do que o esperado, poderiamos talvez dividir em etapas uma a cada mês, ou pelo menos fazer a medida em que houver pelo menos 3 cabos para comparar.

Postado em

Quanto mais curto o comprimento dos cabos ,maior a dificuldade para definir suas características.Outro erro fatal é utilizar 1m de um cabo e 2m de outro.E por que não utilizar um programa de RTA ?

Postado em

Vou sugerir testes mais padronizados aqui no forum com programa RTA para análise eletroacústica utilizando bons microfones omnidirecionais como o shure ,seria um divisor de águas aqui no fórum .

Imagine só os users postando os gráficos eletroacústicos de vários produtos .

Ex:amplificador com assinatura sônica mais "aguda" casando com um TW de característica oposta em cabo de respostas planas.

Esses sistemas de RTA já são realidade na engenharia acústica de igrejas,vou estar implementando um sistema de equalização computadorizada na minha igreja para eliminar reverberações ,ecos,microfonias ,etc..

Inclusive conciliar opiniões de músicos falando que "está muito agudo" e o outro do lado falando que "está muito grave".

Postado em

O teste em questão tem um viés mais subjetivo, alem de os cabos terem metragem igual. Ta certo que quanto maior o cabo, maior a capacitância, mas testando 3 cabos sendo todos do mesmo tamanho ainda assim é válido.

O rta pode ser uma boa, quando alguem que tiver o equipamento necessário se propuser a receber os cabos para fazer os testes. Até então o teste será subjetivo mesmo.

Postado em (editado)

Não acho interessante o teste exclusivamente com RTA para essa aplicação.

Acho muito melhor o teste real subjetivo, onde os usuários poderão realmente "sentir" a diferença (caso houver).

Claro que se for fazer o teste com RTA como adicional, pode ser interessante como experimento.

Editado por Ianaconi
Postado em (editado)

Antes era um audison de entrada, o first...

Mudei pra um DIY, CAT6 (usando 2 pares para cada positivo sinal) + uma malha de RGC59 97% q passou por fora do cat6 pra blindar, e os conectores eram santo angelo... os agudos abriram MUITO, o palco subiu 1 palmo e o detalhamento melhorou bastante. Isso usando o player clarion 785 + amp a/d/s e um Kit HSK da Hertz em portas tratadas e tws no painel on axis.

E só estou esperando um que comprei ( do Beraldo) chegar, para ver se melhora ainda mais ou não, um Belden que o tatuonline monta, que me falaram q eh excelente!

ps. Estou falando de cabo rca.

Diferença brutal?

Qual cabo você usava, e qual usa atualmente?

Editado por Edgrau
Postado em

Mas, no seu caso é cabo RCA. Rca , sim.... já senti boa diferença , etc....

No caso, cabo speaker o buraco é mais embaixo.

Só como ajuda voltando ao assunto. Ou fazem do jeito mais fácil, simples, ou nda irá acontecer. Inventar equipo para isso, aquilo, não sai teste nenhum. Vai dar em nda COMO SEMPRE.

Postado em (editado)

Exatamente, e você saiu de um cabo bem simples de entrada.

Tenta testar outros cabos dessa faixa de preço como o ZN7 da Streetwires que é bem interessante. O próprio Audison só que numa linha superior. Existem várias opções de cabos já prontos.

Editado por Ianaconi

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...