Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rafael Rissatto

Projeto 2 Extremes 12" no Corsa Hatch

Recommended Posts

Pessoal é o seguinte.. to decepcionado com o resultado.

Mandei fazer uma caixa com 50L para cada, com camaras separadas, 4 Dutos de 3" (Está comprimento do duto está no tamanho original, nao cheguei a prolongar).

O resultado foi um grave bem xoxo.. não sei se foi a ligação que os caras q colocaram o sub na caixa fizeram ou se realmente o potencial deles é esse mesmo.

Os subs são bobinas 2+2 , e meu Taramps 2.0Kw é de 2ohms ... a ligação que fizeram é paralelo nas bobinas e depois em serie nos dois subs.. segundo o cara é o certo.

Será que é a caixa ??

Os dutos??

Ou a ligação das bobinas??

:(

Detalhe: O ganho do modulo está em 80%

Abs

Editado por Rafael Rissatto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal é o seguinte.. to decepcionado com o resultado.

Mandei fazer uma caixa com 50L para cada, com camaras separadas, 4 Dutos de 3" (Está comprimento do duto está no tamanho original, nao cheguei a prolongar).

O resultado foi um grave bem xoxo.. não sei se foi a ligação que os caras q colocaram o sub na caixa fizeram ou se realmente o potencial deles é esse mesmo.

Os subs são bobinas 2+2 , e meu Taramps 2.0Kw é de 2ohms ... a ligação que fizeram é paralelo nas bobinas e depois em serie nos dois subs.. segundo o cara é o certo.

Será que é a caixa ??

Os dutos??

Ou a ligação das bobinas??

:(

Detalhe: O ganho do modulo está em 80%

Abs

Quanto você tem de bateria amigo? Qual cabo usou pra alimentação?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto você tem de bateria amigo? Qual cabo usou pra alimentação?

abraços

Nem coloquei em questão a bateria nem a alimentação pois é o mesmo set que eu utilizava com 2 E2k, apenas troquei os subs e a caixa, e tava tocando muito bem, os extremes não estão chegando nem perto no SPL do E2k..achei um absurso.

Bateria Platoon p/ som 85A

E a fiação é de 21mm + e -

Compartilhar este post

Link para o post
Nem coloquei em questão a bateria nem a alimentação pois é o mesmo set que eu utilizava com 2 E2k, apenas troquei os subs e a caixa, e tava tocando muito bem, os extremes não estão chegando nem perto no SPL do E2k..achei um absurso.

Bateria Platoon p/ som 85A

E a fiação é de 21mm + e -

Olá, adicione mais uma bateria de pelo menos 115A para poder tirar um proveito melhor, se poder colocar de 150A otimo. Verá que vai tocar muito mais, e o e2k pelo visto agrada mais o seu estilo.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Olá, adicione mais uma bateria de pelo menos 115A para poder tirar um proveito melhor, se poder colocar de 150A otimo. Verá que vai tocar muito mais, e o e2k pelo visto agrada mais o seu estilo.

abraços

Mas o som tá muito estranho cara... será que pode ser o comprimento dos dutos? como eu peguei a caixa hoje ele está ainda com akeles preto curto..

ou pode ser a ligação das bobinas errada??

Compartilhar este post

Link para o post
Mas o som tá muito estranho cara... será que pode ser o comprimento dos dutos? como eu peguei a caixa hoje ele está ainda com akeles preto curto..

ou pode ser a ligação das bobinas errada??

não sei como ficou a sintonia da sua caixa, mas da uma conferida no site que vou te passar pra ver se os falantes estão ligados corretamente:

Ligação de bobinas

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
não sei como ficou a sintonia da sua caixa, mas da uma conferida no site que vou te passar pra ver se os falantes estão ligados corretamente:

Ligação de bobinas

abraços

Vou tentar explicar aqui o que o instalador fez..

Ele pegou um sub e ligou o positivo de uma bobina em paralelo com o positivo da outra bobina, depois pegou o negativo e ligou em paralelo com o negativo da outra bobina, fez isso no outro sub tbm..sairam pra fora da caixa 1 positvio e negativo de cada sub...

Depois ligou negativo de um sub com o positivo de outro, e os outros dois cabos (positivo e negativo) que sobraram foi ligado no modulo...

tá certo isso!?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara a sintonia ta alta demais, os dutos tem tamanho normalmente de 10cm

Vc ta usando uma caixa de 50L brutos, e 3 dutos de 7,5cm X 10cm.

não tenho como ver aqui agora a sintonia da caixa mais olhando por cima ta alto. deve tocar feio e com muito pico

recomendo 1 duto de 10cm X 25 ou 30cm , assim de cabeça. tem que ver direito a sintonia,

sobre a ligação no final vai fechar em 2 ohm igual, porém quando se trabalha com impedancia mais altas em cima dos falantes se consegue um controle de cone melhor.

liga os falantes em serie elevando o valor da impedancia, e em paralelo no amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

extreme nao rende subgrave = /

seria bom compra um fosgate P3 um DD JL MTX subs desse generos... q nem sao tao mais caros dos os extremes....ou ate mesmo mais baratos...

abraço amigo... ja vi extreme no SPL... deixam a desejar..

Compartilhar este post

Link para o post

É a sintonia.

Amigo.. quando instalei os meus Extreme, o instalador usou 2 dutos d 4" com 15cm cada um.. a sintonia ficou próxima dos 60hz(exatamente como a sua) e o som ficou um LIXO.

Broxei com os extremes pois como eles estavam tocando, achei que não tinha duto o suficiente pra fazer os bixinhos descer no subgrave.

Foi então que resolvi alongar os dutos, baixando a sintonia da caixa pra 35hz e o resultado foi muito além do que eu imaginava.

Faça o seguinte.. vc usa 2 dutos de 3" por câmara certo?

Alongue os dutos pra 33~35cm.. tenho certeza que o som vai mudar MUUUUITO. Não desanime.. os extreme são ótimos subs e são muito versáteis! O resultado depende MUITO da sua caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Distroy,

Mto obrigado pelas dicas, como eu estou no trampo ainda não deu pra fazer muita coisa. Mas amanha eu compro os tubos PVC e alongo os dutos e posto aqui os resultados..

Obs: As palhetas do limpador traseiro não estão nem pulando direito! :(

Espero melhoras...

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara a sintonia ta alta demais, os dutos tem tamanho normalmente de 10cm

Vc ta usando uma caixa de 50L brutos, e 3 dutos de 7,5cm X 10cm.

não tenho como ver aqui agora a sintonia da caixa mais olhando por cima ta alto. deve tocar feio e com muito pico

recomendo 1 duto de 10cm X 25 ou 30cm , assim de cabeça. tem que ver direito a sintonia,

sobre a ligação no final vai fechar em 2 ohm igual, porém quando se trabalha com impedancia mais altas em cima dos falantes se consegue um controle de cone melhor.

liga os falantes em serie elevando o valor da impedancia, e em paralelo no amplificador.

Amigo Caluta,

Modifiquei a ligação dos bobinas, fiz primeiro em série depois liguei em paralelo os dois sub, tive uma pequena melhora na qualidade do grave.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal de Extreme a 60hz na caixa.

Os meus quando estavam assim, em músicas tipo lil john e cia, os subs simplesmente NÃO TOCAVAM.. quando dava a pegada no subgrave os coitados escursionavam feito loucos e só faziam vento. Agora com sintonia baixa ele desce FORTE e não perdem controle de cone.

Estão próximos dos pioneer.. estes por sua vez descem um pouco mais só que ficam bobões.. embolados.

Lembrando que os extremes não são os E2k ou p3 da vida.. mas faço window shake tranquilo aqui em casa. :vts

Compartilhar este post

Link para o post
É normal de Extreme a 60hz na caixa.

Os meus quando estavam assim, em músicas tipo lil john e cia, os subs simplesmente NÃO TOCAVAM.. quando dava a pegada no subgrave os coitados escursionavam feito loucos e só faziam vento. Agora com sintonia baixa ele desce FORTE e não perdem controle de cone.

Estão próximos dos pioneer.. estes por sua vez descem um pouco mais só que ficam bobões.. embolados.

Lembrando que os extremes não são os E2k ou p3 da vida.. mas faço window shake tranquilo aqui em casa. :vts

E por incrivel que pareça quando eu tava passando aqui na rua do trampo hoje disparei 1 alarme.. kkkkkkkk.. com esse som feio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o que o Distroy me falou, aumentei os dutos, só que como tinha pouco cano e tava sem tempo para comprar deixei os 4 dutos com 25cm cada, o resultado foi espetacular, pode mos dizer o som melhorou da agua pro vinho...

agora sim o grave está saindo do carro, logo que ligueio som pra testar dois vizinhos já sairam pra fora pra saber o que estava acontecendo que as janelas estavam balançando... o parabrisa do carro parece que vai quebrar :) ..

Agora vi realmente o quanto os extremes tocam.

Futuramente vou colocar mais uma bateria com o amigo de cima orientou..

Será que aumentando o duto pra 30 cm o som vai melhorar??? Posso colocar

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ver o tipo de música e o que espera no som, no geral o duto maior vai ir descendo a sintonia e da uma incrementada no subgrave, mas perde no SPL, como tu sabe o Extreme se da melhor no SPL mesmo, então se tu for tirar o forte dele pra investir no subgrave, com certeza escolheu os subs errados pois deveria ter ido de endurance....

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.. com sintonia mais baixa vai ter um ganho um pouco maior no subgrave e terás uma resposta mais plana(qualidade)... mas com isso vc perde em spl.

O que eu fiz?

Deixei 25cm nos dutos fixos pra dentro da caixa(2 dutos de 4" por câmara) e comprei 4 joelhos + canos pvc que se encaixam por fora dos dutos e deixam a sintonia em 35hz.

Quando quero um som mais flat com mais subgrave uso com os dutos alongados, já qndo o negócio é spl/mini trio eu deixo apenas os 25cm.

Compartilhar este post

Link para o post
Exatamente.. com sintonia mais baixa vai ter um ganho um pouco maior no subgrave e terás uma resposta mais plana(qualidade)... mas com isso vc perde em spl.

O que eu fiz?

Deixei 25cm nos dutos fixos pra dentro da caixa(2 dutos de 4" por câmara) e comprei 4 joelhos + canos pvc que se encaixam por fora dos dutos e deixam a sintonia em 35hz.

Quando quero um som mais flat com mais subgrave uso com os dutos alongados, já qndo o negócio é spl/mini trio eu deixo apenas os 25cm.

Ótima ideia essa, vou fazer isso.. com a minha caixa em 50L por camara e com 4 dutos de 3"x25cm como está a minha sintonia???

Como faço para calcular isso?

Abs..

Editado por Rafael Rissatto

Compartilhar este post

Link para o post
Ótima ideia essa, vou fazer isso.. com a minha caixa em 50L por camara e com 4 dutos de 3"x25cm como está a minha sintonia???

Como faço para calcular isso?

Abs..

Se sua caixa for 2 câmaras com 2 dutos cada, está sintonizada por volta dos 42hz. Isso eu calculo com o Winisd.

Na simulação você está com um pico forte de mais de 3db na casa dos 52hz, caindo até chegar no 0db em 40hz.

Acho que está boa a caixa.. aumentando os dutos agora acho que a perda em spl seria muito maior do que o ganho em subgrave. Mas lembrando que isso são apenas simulações!

Você pode comprar um pedaço de pvc e fazer alguns testes.. quem sabe não se identifica com uma resposta mais flat.

Fora que é bom variar um pouco.. spl demais as vezes cansa.

Edit: Li de novo o post e pensei na possibilidade dos 4 dutos serem POR CÂMARA. Se for isso, totalizando 8 dutos, a sintonia ta quase em 60hz e isso é MUITO alto. Da pra baixar muuuito ainda e ganhar muuuuito subgrave.

Editado por distroy

Compartilhar este post

Link para o post
Se sua caixa for 2 câmaras com 2 dutos cada, está sintonizada por volta dos 42hz. Isso eu calculo com o Winisd.

Na simulação você está com um pico forte de mais de 3db na casa dos 52hz, caindo até chegar no 0db em 40hz.

Acho que está boa a caixa.. aumentando os dutos agora acho que a perda em spl seria muito maior do que o ganho em subgrave. Mas lembrando que isso são apenas simulações!

Você pode comprar um pedaço de pvc e fazer alguns testes.. quem sabe não se identifica com uma resposta mais flat.

Fora que é bom variar um pouco.. spl demais as vezes cansa.

Edit: Li de novo o post e pensei na possibilidade dos 4 dutos serem POR CÂMARA. Se for isso, totalizando 8 dutos, a sintonia ta quase em 60hz e isso é MUITO alto. Da pra baixar muuuito ainda e ganhar muuuuito subgrave.

São 2 dutos por camara mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha.. eu não sei te dizer quanto ao limite do extreme.

Dizem que não se pode descer muito a sintonia da caixa pois ele tem um xmax pobre e que se forçar a barra ele pode ultrapassar o xlim e acabar batendo bobina.

Acredito que 35hz seja quase um limite, dependendo do tipo de música que vc curte claro. Escolhi 35hz depois de ver um vídeo do user vxice com 2 extreme de 15 num corsa 2p em caixa de 85l com mais ou menos essa sintonia na caixa.

Edit: Para maior RENDIMENTO(seja ele na frequencia que for) o ideal mesmo é vc testar vários comprimentos de dutos no intúito de acertar o pico de acordo com a ressonância da cabine do seu carro. Se conseguir isso amigo vai BATER PA CARALEO e vai impressionar muito.

O ruim é conseguir ouvir música com qualidade nessa configuração.

Editado por distroy

Compartilhar este post

Link para o post

Passei hoje na loja de material p/ construção e comprei 4 curvas de 3"..

Encaixei as curvas do lado de fora dos dutos, posicionei para cima... e o resultado foi espetacular...um grave absurdo dentro do carro.. nem parece que é a mesma caixa de 2 dias atras! Simplesmente está quase impossivel ficar dentro do carro. Não sabia que os dutos faziam TANTA diferença assim!

Gravei um video do estrago que os extrems estão fazendo.. a qualidade tá meia baixa pq filmei no celular mas dá pra ver.

Vou ter que sair com a patroa agora e assim que chegar eu posto o video para vocês verem...

Muito obrigado pelas dicas.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Passei hoje na loja de material p/ construção e comprei 4 curvas de 3"..

Encaixei as curvas do lado de fora dos dutos, posicionei para cima... e o resultado foi espetacular...um grave absurdo dentro do carro.. nem parece que é a mesma caixa de 2 dias atras! Simplesmente está quase impossivel ficar dentro do carro. Não sabia que os dutos faziam TANTA diferença assim!

Gravei um video do estrago que os extrems estão fazendo.. a qualidade tá meia baixa pq filmei no celular mas dá pra ver.

Vou ter que sair com a patroa agora e assim que chegar eu posto o video para vocês verem...

Muito obrigado pelas dicas.

Abs

viu q tocam.... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é.. nos pioneer que foram meus antigos subs os dutos não faziam tanta diferença como nos extremes.

Quando botei ele pra tocar pela primeira vez com a caixa toda mal projetada pelo instalador, eu quase chorei pois como eles estavam tocando, me baseando pela mudança dos pioneer de duto pra duto eu logo imaginei que os Extreme fossem um lixo mesmo, que não desciam nada. Quase criei um tópico nos classificados afim de me desfazer deles.

Depois que comecei a mexer na parte dos dutos eu vi o quanto esses subzinhos são influenciados pela sintonia da caixa. São os subwoofers mais versáteis que já conheci.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...