Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leao

Som em Corsa Hatch

Recommended Posts

Eu fiz uma aposta com relação ao sub, estava com um nar de 10" e troquei por um hertz ds250. Ta na mesma faixa de preço inclusive. Mais um item a se pensar né!

fala Satyricon!

Brother, onde vc achou Hertz na mesma faixa de preço de N.A.R?

se vc tiver os contatos, por favor me mande MP, ou e-mail!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais algumas considerações antes de começar a montagem:

- Estou pensando em usar RCA MTX Audio cabo RCA Street Wires 6 canais ZN7 5M. A grana está curta e achei um bom custo/benefíco, ainda mais por ser 6 canais juntos e facilitar muito a instalação;

zn7650.jpg

- Ainda estou bem indeciso quanto a posição do tweeter. Estive lendo um tópico do \\\"Casão\\\" com o som do seu corsa e peguei algumas idéias.

Com a permissão do dono da foto, um local que achei legal para instalar o tweeter foi assim:

imagem030jh8.jpg

Só tenho medo de ficar com o palco muito estreito.

Na questão da fiação, o bi-amp que está me matando por causa da fiação separada.

Essa idéia do \\\"Crawling Chaos \\\" já passava pela minha cabeça antes de ver o tópico, pois já tenho a Dremel e as borrachas do palio faz mais de um ano, só não tive coragem de furar a porta do carro.

Nesse caso eu colocaria os tweeters no local original. Prefiro um visual mais clean e discreto.

acoplamentos-anguloreto01.jpg

Novas idéias de instalação serão bem vindas.

Atualizando lista de equipamentos já comprados:

HU Clarion DXZ 776USB

Amp Fosgate 4.6x

Kit 2 vias NAR Kevlar

Sub Pioneer 254f

Cabo de alimentação 16mm (5,5m)

Cabo para mid Bass 1,5mm (10m)

Cabo para Tweeter 1,0mm (10m)

Porta fusível bananinha 60A

Falta comprar:

Cabos RCA

Amp para o subwoofer (estou entre Fosgate 100ix, Fosfate P200.2 e Kenwood 923)

Caixa lateral de fibra (tem que ser essa pela questão do espaço)

Manta para tratamento das portas

Acabamento do porta malas (esse vou mandar fazer)

Edit:

Existe algum problema em passar o cabo de alimentação pelo cofre do motor ?

Vou furar a borracha onde a seta está indicando para passar o cabo para a bateria.

DSC03986.jpg

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando um pouco.

Já acertei o positivo da bateria, passei pelo lado direito do carro, entrando pela porta do passageiro;

Montei cabos RCA com CAT5, 6 canais. Testei e aprovei (meus ouvidos gostaram), então desisti de gastar 200 conto com Monster Cable;

Fiquei com o Kenwood KAC-823 para o sub e o 4.6x vai para o kit;

DSC04099.jpg

Positivo sai por trás do pára lamas

DSC04101.jpg

E entra pela porta do passageiro (já havia um furo no local

DSC04096.jpg

Fiação chegando no porta malas

DSC04098.jpg

Deixei os cabos todos juntos propositalmente para ver se não pegaria ruídos nos RCA, e não pegou.

DSC04097.jpg

DSC04097.jpg

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui trabalhar um pouco no carro esses feriados.

Coloquei a venda meu Clarion DXZ776USB pensando em comprar um DVD 2DiN mais pela facilidade de navegação pelos arquivos e pastas, mas acabei desistindo da idéia, pois teria poucos recursos de áudio.

Apareceu uma oportunidade e acabei pegando um Alpine CDA-9835. Nunca tive um Alpine e queria experimentar a marca, tão falada por aqui.

h500CDA9835-fp.jpg

O carro ficou assim por enquanto:

Player Alpine CDA-9835

Amp Fosgate 4.6x ligado no Mid NAR Kevlar e TW NAR Ti em bi-amp (mid´s nas portas ainda sem tratamento e TW nas colunas sem direcionamento, um apontado para o outro)

Amp Kenwood 823 (180Wrms na bridge) ligado no sub Pioneer 254F

Cabos RCA CAT5 DIY

Alimentação 16mm

As primeiras impressões não foram tão superiores assim, vamos as dados.

Comparando o Alpine com o antigo Clarion,

Display muito mais bonito e completo, facilitando o uso

Gosto mais do volume giratório e botões de pressionar do que os deslizantes do Clarion

Muitos ajustes de áudio, se não conseguir deixar o som do jeito que quiser, desista (nesse ponto o Clarion também tinha tudo)

Navegação pelas pastas e arquivos muitos mais fácil e rápida (se tivesse USB seria ótimo)

Apesar do Clarion ter display mais simples, sua iluminação fica mais harmoniosa com o painel do carro, principalmente à noite.

Pontos negativos do Alpine:

Saída RCA de 4V (Clarion 5,8V)

Não tem USB (pra mim, no momento é um ponto negativo)

Em relação ao som:

Graves mais fracos (já era de se esperar), porém muito controlados. Uma ressalva nesse ponto é com relação ao controle do subwoofer do Alpine. Ele vai de 0 a 15 e não de x a +x como em outros aparelhos. Isso me fez pensar se o 0 (zero) realmente é o 0 (zero) ou o sub está atenuado nesse ponto.

Agudos brilhantes e bem presentes sem ser cansativos ou irritantes (também, com o fosgate 4.6x em conjunto com o TW Ti na NAR + Alpine, não tinha como ser diferente)

Achei os médios meio apagados. Não sei se é porque as portas não estão tratadas, mas antes na Montana eu tinha um mid Selenium 6mb3 nas portas com manta e aparentemente estavam melhores.

Pretendo trocar os cabos RCA e fazer um suporte para os amplificadores, pois na pressa, fixei atrás do banco e estão em contato com o chassis do carro. A caixa também será feita uma nova em fibra, pois estou com uma caixa provisória ocupando muito espaço.

edit: Novas impressões

Agora, após uns dias de audição e mais alguns ajustes já consegui um resultado bem melhor.

O melhor ajuste que achei até agora foi:

Sub LP 63Hz 12dB/8ª

Mid HP 63Hz 12dB/8

Mid LP 6,3Khz 18dB/8ª

TW HP 6,3Khz 12dB/8ª

Baixando o corte dos Tw achei que ficou um médio um tanto irritante. Como ouço Rock, a guitarra estava sobresaindo demais.

O mid ainda acho que está "falando pouco", acho que está faltando potência para ele, mas por enquanto está resolvido diminuindo um pouco o ganho do TW e do Sub para que acompanhem os mid´s numa boa. Sua sensibilidade de 85dB me parece meio baixa. Ainda vou voltar meu selenium 6mb3 para testar (sens 91db) e tratar as portas, claro.

Os Tw continuam sem direcionamente, mas estão ótimos, muito detalhados e não são nem um pouco estridentes (bem controlados pelo cross ativo do player). Quando direcioná-los acho que vai melhorar ainda mais.

O sub está numa dutada, mas quero fazer uma selada para controlar melhor já que potência para ele não está faltando.

No geral, agora o som está me agradando muito.

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post

fala Leão, beleza?

cara vc construiu os cabos RCA com CAT5, até para o sub? caso sim, tenho uma pergunta:

como ele se comportou para os médios e sub? (dizem que os CAT5 são mais abertos...)

que conectores vc usou?

acompanhando, pq isto muito me interessa [¨] hehe

Compartilhar este post

Link para o post

fala Leão, beleza?

cara vc construiu os cabos RCA com CAT5, até para o sub? caso sim, tenho uma pergunta:

como ele se comportou para os médios e sub? (dizem que os CAT5 são mais abertos...)

que conectores vc usou?

acompanhando, pq isto muito me interessa [¨] hehe

Beleza.

Seguinte, meus ouvidos não são tão treinados a ponto de perceber essa diferença, ainda mais com cabos RCA.

Eu fiz todas as conexões com o CAT5 (Tw, Mid e Sub, ligados em 3way).

Os agudos e médio, usei apenas um cabo, utilizando os 4 pares, uma para cada canal. O sub, usei 2 pares para cada lado.

Usei conectores idênticos ao da foto abaixo, que custam R$2,50 aqui na cidade.

file_187.jpg

A parte boa é que não pegaram ruído do sistema, ficou muito bom. A parte ruim é que os cabos que usei são rígidos, e um pouco ruim para o manuseio.

Estou trocando todos os RCA por cabos da Uniq Cable linha Power de 3m, por usarem conectores bem pequenos e facilitar a instalação atrás do player, mas os CAT5 me deixaram bem satisfeito.

pwr1a_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza.

Seguinte, meus ouvidos não são tão treinados a ponto de perceber essa diferença, ainda mais com cabos RCA.

Eu fiz todas as conexões com o CAT5 (Tw, Mid e Sub, ligados em 3way).

Os agudos e médio, usei apenas um cabo, utilizando os 4 pares, uma para cada canal. O sub, usei 2 pares para cada lado.

Usei conectores idênticos ao da foto abaixo, que custam R$2,50 aqui na cidade.

file_187.jpg

A parte boa é que não pegaram ruído do sistema, ficou muito bom. A parte ruim é que os cabos que usei são rígidos, e um pouco ruim para o manuseio.

Estou trocando todos os RCA por cabos da Uniq Cable linha Power de 3m, por usarem conectores bem pequenos e facilitar a instalação atrás do player, mas os CAT5 me deixaram bem satisfeito.

pwr1a_1.jpg

perguntei, pq nas avaliações que já li, comentou-se que os CAT5 não reproduzem bem baixas frequências, prejudicando a performance dos graves no sistema... fiquei curioso pra ouvir rs rs

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Fazendo mais alguns testes acho que sei qual meu problema com os médio-graves. Falta de potência.

Os mids NAR são ótimos, mas a potência que estou mandando para eles usando o 4.6x em bi-amp acho que não está sendo suficiente. Já ouvi alguns comentários a respeito dos players Alpine terem uma certa deficiência em médio-graves, mas não acho que é o caso (ou juntou tudo).

Ligando o 4.6x em bridge e mandando para o kit, melhorou muito os médio-graves, mas foi só um teste, senão perco o 3way e cross ativo.

Resolvi montar meu próprio kit duas vias.

Comprei Tw Hertz HT25 e vou usar meus queridos mids Selenium 6mb3, de 35Wrms e 91dB de sensibilidade, com os cortes feitos pelo player. Para quem não tem pouca potência, eles são excelentes. Rendem legal em porta tratada. Kit com ótimo custo/benefício.

A sensibiliade dos TW Hertz e dos Mid Selenium permitiram que eu baixasse um pouco mais o ganho do amplificadore para manter o equilíbrio.

DSC04229.jpg

DSC04226.jpg

Estou com o Kit NAR à venda para levantar uma grana e fazer a caixa para o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Leao,me responde!

Vc sentiu muita diferença entre o player da sony 707 em relação ao da alpine9835?

pois tenho um sony 707 e quero troca-lo por um alpine!

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Leão, se vc achasse um mid "véio" (made in USA) mbquart, seria o canal !

Vc citou que gosta de rock. Eu também. Sei lá, nunca me dei bem com "som de kevlar"... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Leao,me responde!

Vc sentiu muita diferença entre o player da sony 707 em relação ao da alpine9835?

pois tenho um sony 707 e quero troca-lo por um alpine!

obrigado

Olha, o problema é que eu troquei muita coiso ao mesmo tempo nessa transição (carro, saí de uma Pickup para um Hatch, toda a fiação incluindo RCA, falantes e alimentação) então não posso fazer uma comparação mais criteriosa, mas a grosso modo, não, não senti muita diferença não e o pior é que os médio-graves diminuiram. Os falantes das portas eu posso usar em flat e torar o som que eles nem reclamam. Os graves, que o pessoal comenta que no Alpine são bem fracos, para mim estão ótimos, relativamente bem presentes tendo que deixar o volume do sub bem baixa. Tem mais graves que o Sony 707 (volta a questão da troca do carro e outras coisas).

Quanto aos recursos, o TA do Alpine dá um show em cima do Sony, o crossover também.

Compartilhar este post

Link para o post

Leão, se vc achasse um mid "véio" (made in USA) mbquart, seria o canal !

Vc citou que gosta de rock. Eu também. Sei lá, nunca me dei bem com "som de kevlar"... pasmafaute

Fala Beraldo, blz.

Cara, sabe que é verdade. Ultimamente não tenho me dado bem com coisas novas não, os antigos é que me agradam mais. É só ver meu set que não precisa nem comentar, a única coisa nova que tem nele agora são os Tw Hertz.

Como todo bom apreciador de rock, não vejo a hora de largar a caixa dutada e ir para uma selada na medida, hehe.

Com meu set antigo, eu tinha a bateria bem viva na minha frente, com o kit fazendo 80% da função, somente o bumbo ficava para o sub, mas agora só os pratos e guitarra estão bem pronunciados, o resto está meio morto.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, o problema é que eu troquei muita coiso ao mesmo tempo nessa transição (carro, saí de uma Pickup para um Hatch, toda a fiação incluindo RCA, falantes e alimentação) então não posso fazer uma comparação mais criteriosa, mas a grosso modo, não, não senti muita diferença não e o pior é que os médio-graves diminuiram. Os falantes das portas eu posso usar em flat e torar o som que eles nem reclamam. Os graves, que o pessoal comenta que no Alpine são bem fracos, para mim estão ótimos, relativamente bem presentes tendo que deixar o volume do sub bem baixa. Tem mais graves que o Sony 707 (volta a questão da troca do carro e outras coisas).

Quanto aos recursos, o TA do Alpine dá um show em cima do Sony, o crossover também.

Obrigado ,vou mante-lo acho que vou comparar so um kit novo!

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Leão, teste o uniq contra o cat no mid. Mas sou a favor de manter o cat para o tw. pasmafaute

Outra, sei lá, eu já bati bastante a cabeça... não sou a favor de kevlar. Na minha opinião um mbquart ou rf modelos old school irão dar um passeio em cima desse mid de kevlar.

Quando eu troquei esse nar kevlar por um morel tempo, mesmo o mid não me satisfazendo (não desce), era uma escala acima desse mid. pasmafaute

Estou com um kit nar de entrada para instalar no carro do meu pai, e achei o mid com mais atitude que o kevlar. Vai saber... acho que pirei... :pirou:... já tive tantos que estou batendo pino!

Compartilhar este post

Link para o post

realmente o 4.6x é um dos amplis mais agradaveis q ja ouvi

gosto muito dele mas pra tocar um kit em bi ampli se o mid for forte nao vira

:(

Compartilhar este post

Link para o post

O complicado é que não é fácil achar um amp 4 canais que seja realmente forte (potência real) e tenha qualidade de um AB. Ou quebrar o bolso procurando um "G/H" (qualidade/eficiência).

O que existe fácil, são amps 2 canais... e aguentar 3 amps no carro :( .

Compartilhar este post

Link para o post

Leão, teste o uniq contra o cat no mid. Mas sou a favor de manter o cat para o tw. pasmafaute

Outra, sei lá, eu já bati bastante a cabeça... não sou a favor de kevlar. Na minha opinião um mbquart ou rf modelos old school irão dar um passeio em cima desse mid de kevlar.

Quando eu troquei esse nar kevlar por um morel tempo, mesmo o mid não me satisfazendo (não desce), era uma escala acima desse mid. pasmafaute

Estou com um kit nar de entrada para instalar no carro do meu pai, e achei o mid com mais atitude que o kevlar. Vai saber... acho que pirei... :pirou:... já tive tantos que estou batendo pino!

Já liguei os RCA Uniq e não mudou nada. Assim que eu tiver um tempo, vou testar o Kenwood 823, que está tocando o sub em bridge, em estéro nos mids e ver o que acontece (70Wrms por canal). Também vou ver se testo o 4.6x em bridge nos mids. A possibilidade de colocar 3 amps eu já pensei, mas é fo**, não quero ter que mexer em muita coisa (fiação, fusível, consumo de bateria, etc) e nem abarrotar o porta malas de equipamentos.

Se eu tiver a possibilidade, vou tentar testar com outra HU para tirar a limpo se o meu problema é a HU ou não. Se for, uma pena pois gostei muito desse Alpine.

Ainda vou continuar garimpando, se aparecer um mid que me agrade e que não necessite de muita potência, posso até pegar.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com uma nova idéia no momento para fazer no set, um tanto quando inusitada.

Tenho em casa um conjunto Home Theater Yamaha, com caixas de som com mid ranges de 3" e tw de 3/4". Pensei em comprar (ou usar as minhas mesmo) um par desses caixas e desmontar e colocar o mid range e o tw na coluna do carro.

*foto para ilustrar como são as caixas

NSP220.gif

Liguei hoje para testar as caixas que tenho sobre o painel do carro, ligadas na fiação original do tw do carro. Mudei os cortes do player para:

low pass sub = 50Hz

Hi pass Mid Bass = 50Hz

Low pass Mid Bass = 315Hz

Hi pass TW = 315Hz (aqui estão ligadas as caixas Yamaha, onde o cross interno dela faz o corte para os Tweeters).

Achei o resultado bem legal, dá para brincar bastante e o palco vai lá para cima do painél.

As Yamaha que usei são de 6 ohms, o que não foi nenhum problema para o 4.6x tocar, e como elas tem alta sensibilidade, não ficou baixo o som.

Será que tem futuro seguir com esse idéia adiante ? Nesse caso, vou procurar um Mid Bass que desça bastante, e ver se compro outras caixas iguais as que tenho, ou troca as caixas do Home por outras maiores e uso a que já tenho para o carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueçam o post acima, vou ficar com 2 vias por enquanto.

Atualizando, comprei um Kit 2 vias Focal Access 165A1. Fiquei muito satisfeito com ele, ótimo mesmo. Mid bom, está descendo bem agora. Tweeter muito gostoso, fácil de domar e sobe legal. Parece que a bateria está sobre o capô do carro, hehe, e sem pára brisas, do jeito que eu gosto. Os pratos estão muito gostosos de ouvir, sem exageros. Agora eu tenho certeza, tw para mim é metálico.

Só falta chegar o JL 10w1v2 que comprei do Guaru e fazer uma bela caixa para ele. Ainda não sei se fico com selada ou dutada, vou ver se consigo testar antes com alguma caixa pronta.

O som está andando a passos lentos, mas está compensando, estou gostando bastante do resultado agora.

Falta também fazer as colunas direcionadas para os Tw.

Foto da porta com o Mid

DSC04341.jpg

DSC04342.jpg

DSC04338.jpg

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

O complicado é que não é fácil achar um amp 4 canais que seja realmente forte (potência real) e tenha qualidade de um AB. Ou quebrar o bolso procurando um "G/H" (qualidade/eficiência).

O que existe fácil, são amps 2 canais... e aguentar 3 amps no carro :( .

Saí de um Fosgate 400a4 = 4 x 50 W @ 4ohms e estou usando um Wharf Clean Audio Signature que me dá 4 x 100 W @ 4ohms.

A diferença é gritante em qualidade. O Fosgate possuia elevado HISS e me forçava a trabalhar com o ganho lá em baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Saí de um Fosgate 400a4 = 4 x 50 W @ 4ohms e estou usando um Wharf Clean Audio Signature que me dá 4 x 100 W @ 4ohms.

A diferença é gritante em qualidade. O Fosgate possuia elevado HISS e me forçava a trabalhar com o ganho lá em baixo.

Já ouvi uns relatos antigos de gente que não gostou dos Wharf. Eu mesmo já pensei em trocar o 4.6x por um Wharf Clean para tocar o meu kit em bi-amp.

Agora você falando isso eu fico com mais vontade, ainda mais por ter uns 2 nos classificados com preço atraente (putz, preciso parar com isso, hehe).

Compartilhar este post

Link para o post

Falar o que de um amp "Manufactured in 1999 - 2001" ? Velho de guerra que pode ter passado pelas mãos de trocentos... quando se já não foi remendado , etc...

O que eu conheci não tinha hiss algum. E esse modelo não é primórdio em qualidade stereo... perde para 4600, 4.6x. Comparar old school com algo "novo", é complicado devido as condições que possa estar o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que gostou do Kit andre, falei que era coisa boa e nova hhehe..

Hj coloco as mantas no meu ;)

É Rafael, kit valente e muito bom. Eu estava pensando em testar o crossover dele mas nem deu, já montei direto em 3way e pronto, cortei em 5Khz e ficou ótimo. Espero que eu fique com ele um bom tempo, hehe (upgrade, upgrade, upgrade). To brincando, fiquei bem satisfeito com ele, falta só fazer o acabamento para os Tw nas colunas chegar o sub JL e fazer uma boa caixa para ele, assim eu sossego e é só curtir o som.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

sossega nada, ja ouvi essa estoria...

me explica ai como vc fez os cortes, vc disse que cortou em 5khz, isso deve ter sido no tweeter, no mid ficou com quanto o corte? e quantos dB?

o capone me falou uma vez que o tn44 fica melhor cortado alto assim mesmo, mas como o mid nao sobe isso tudo, ficaria um vale que o slope em -6dB

corrigiria... é assim que ta sendo feito?

tb tenho um access e to achando que o tweeter se complica um bocado em trechos onde a dinamica é muito grande, como acontece nas musicas do angra

por exemplo, se bem que ainda nao to em 3 way, meu ppi ainda ta esperando a chegada do novo amigo. To usando o cross em -3dB.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...