Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Erik Ramos

Sub B&W 8" com um rasgo na borda.

Recommended Posts

putz.. o que 21 mil posts nao fazem neh.. o kleber, dá uma sugestao ai de colar com fita crepe, pintar de rosa, filmar e botar no youtube que eu vou adorar ver os videos.

meu amigo pablo, como direi isto sem te magoar, mmmmmm...... para de aporrinhar....

sobre suspensões de borracha vs suspensões de espuma, dizem q a suspensão de espuma é melhor pra qualidade e borracha melhor pra spl, mas existem excessões aos casos... mas eu gosto muito dos subs com borda de borracha, embora tenha sub com borda de espuma e eles sejam muito bons tb, tb tenho sub com suspensão de tecido resinado, pra spl mesmo, acho bem interessante.... sobre trocar a suspensão, eu não indicaria uma suspensão sem analisar o alto falante pessoalmente.... nem o conserto... como disseram, pode danificar os parametros dele... embora q 2 alto falantes de mesmo modelo e tamanho nunca tocam 100% iguais...

Valeu Crasher.

Pensei em não trocar a borda, para manter os parametros do sub mesmo.

Você tem razão, a suspensão é bem mole mesmo, e certamente irá excursionar.

Eu não cheguei a testar o sub ainda. Você já ouviu? Sabe me dizer da qualidade?

Abraço

é o AES8?

se for, é um bom sub, com resposta bem interessante sim

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, colei com Araldite a borda por cima, e amanhã vou colar pro baixo da borda. Usei um palito de fósforo, e a camada ficou bem fina, sem subir para a parte arredondada da borda, e consequentemente, endurecendo a mesma.

Excursionando o sub com a mão, parece que não irá atrapalhar em nada a cola, pois quando o sub excursiona, está igual (visivelmente) do que era antes da cola.

Quem quiser e puder opinar, ou meter o pau, ficarei satisfeito.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
O modelo do sub é o AS-80. Foi fabricado em 1991.

Alguem conhece?

esse mesmo.... tinha confundido o modelo.... se não me engano o mdiana teve um par de subs desse e o gustavorl tem 2 pares desse sub, os 2 aqui do forum

Compartilhar este post

Link para o post

Se puder poste novas fotos!

Pelo seu comentário, deve ter ficado bom mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Pablo, dei uma dica válida, que funciona e não traz prejuízos. Agora, se você faz questão de levar na brincadeira ou de ficar fazendo biquinho, pelo menos tenha o bom senso de não tornar público e prejudicar o próprio fórum com intenções de criar um flame.

Compartilhar este post

Link para o post
Se fizer a troca, provavelmente os parâmetros não sofrerão não, vai ficar dentro do tolerado, com boa chance de até melhorar, já que bordas de espuma tendem a ser melhores que borda de borracha.

Só pode ser brincadeira ou sacanagem isso que tu escreveu. kkkk :vts

Sem comentários. [^]

Compartilhar este post

Link para o post
Só pode ser brincadeira ou sacanagem isso que tu escreveu. kkkk :vts

Sem comentários. [^]

Já falei que não...

Há muito mais entre o céu e a terra que supõe nossa vã filosofia...

Depois que a gente começa a brincar sério com algumas coisas, certos mitos vão caindo, mas não sem antes provocar muita polêmica entre quem "não viu o corpo estendido no chão".

Mas certo, se vocês nãoe stão preparados pra isto, eu não toco mais nesse assunto... :vts

Só pra atiçar... prestem atenção como a JL nunca mais conseguiu fazer subs tão bons quanto antes, depois da troca das bordas de butyl por borracha.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

O topico está ficando bom. Espero que ninguem leve para o lado pessoal, as opiniões que cada um posta. Cada um com suas crenças, e seu conhecimento. E desde que cada um respeite o proximo (mesmo que o proximo esteja falando mer**), todos saimos ganhando com o aprendizado.

Eu opitei por colar toda a borda do sub, pois ele estava com uma parte rasgada, como na foto que postei, e em outras partes, já estava trincando, tipo por desgaste mesmo.

Se não me engano, estes subs ja foram usados em carro. E o calor, pode ter ajudado a acelerar o desgaste da borracha. Interessante que o outro está 100%. Só precisei colar um mesmo.

Como o outro estando perfeito, acredito que não preciso cola-lo para que ele como o outro. Ou estou falando bobagem? :pirou: Liga não moçada, sou meio retardado mesmo, e sem conhecimento.

Obrigado a todos que vem postando.

Compartilhar este post

Link para o post
Já falei que não...

Há muito mais entre o céu e a terra que supõe nossa vã filosofia...

Depois que a gente começa a brincar sério com algumas coisas, certos mitos vão caindo, mas não sem antes provocar muita polêmica entre quem "não viu o corpo estendido no chão".

Mas certo, se vocês nãoe stão preparados pra isto, eu não toco mais nesse assunto... :vts

Só pra atiçar... prestem atenção como a JL nunca mais conseguiu fazer subs tão bons quanto antes, depois da troca das bordas de butyl por borracha.

Beleza...

Velho, essa borracha em questão, é completamente diferente da borracha utilizada no mid 6'' kevlar por exemplo.

Ou seja, borracha não é tudo igual...

Os tipos de borrachas disponíveis no mundo são várias.

Uma pode ser um lixo e outra ser top; vai depender do projeto da engenharia de desenvolvimento da fábrica.

Por mim, como disse pro Erik, passa cola de sapateiro de uma maneira que não fique aparente e fim de papo.

Se começar a mexer, pode piorar a ponto de perder.

*No brasil, não existe matéria prima descente, como o do falante em questão.

E se importar...

- Quem tem borracha ou espuma desse nível ???

A respeito de Borracha ou Espuma... nem vou perder tempo falando nisso.

Aqui não tem ninguém que trabalha ou ja trabalhou no setor de engenharia e desenvolvimento de uma fábrica de falante Hi Fi - Hi End.

Aproveitando o seu post da página anterior, onde voce afirma que B&W tem médio artificial, kevlar não presta e etc...

Fiquei pensando...

Como voce atesta essa informação, baseado em quê ???

Bom eu ja tive falantes de Kevlar e posso dizer a minha experiência, algumas boas e outras ruins.

Assim como falante de Papel, Aluminio, Plástico e etc...

Cada um com sua particularidade e gosto musical.

Alguns realmente tocam, outros simplesmente enganam...

Até mesmo no mundo Hi Fi é dividido pelos Audióphilos: Válvula x Transistor, etc...

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post
meu amigo pablo, como direi isto sem te magoar, mmmmmm...... para de aporrinhar....

tpa, concordo que meu ultimo post foi aporrinhamento. parei.

Pablo, dei uma dica válida, que funciona e não traz prejuízos. Agora, se você faz questão de levar na brincadeira ou de ficar fazendo biquinho, pelo menos tenha o bom senso de não tornar público e prejudicar o próprio fórum com intenções de criar um flame.

desculpa kleber, foi brincadeira. não vou mais discutir isso, vc tem sua opniao eu tenho a minha e o mundo vai continuar girando.

abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quebrar paradigmas eh dificil mesmo.

Kleber, poderia descrever melhor suas pesquisas e testes pois sao revolucionarios por aqui (to falando serio dessa vez).

Voce apresentou nesse topico no minimo duas teorias que acho que todo mundo ficou curioso para saber mais a fundo. A da troca da borda de 1 B&W, a do reparo com balao num B&W e ainda tem o kevlar.

Eu tenho a B&W como uma das fabricantes de speakers mais bem sucedida no mundo hi-fi, e minha opiniao baseada em audicao de diversas caixas em diversos sistemas, inclusive DIY, extraindo o maximo do falante de medios de kevlar, eh que eh um dos medios mais musicais que ja pude ouvir. Definitivamente nao eh artificial.

Se seu contra-argumento eh o desempenho da Nautilus, acho ele um tanto superficial, pois varias empresas trabalham com materiais diferentes em suas linhas, mas a B&W consistentemente usa os medios de kevlar em praticamente todas as suas linhas por decadas. Se nao fosse bom eles teriam abandonado o material faz tempo.

edit. nao achei o post do pablo nenhum flame (excluindo a brincadeira do youtube), acho que vc tambem foi acido ao impor sua opiniao para ele... por isso queria que vc explicasse melhor.

abs

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post
A respeito de Borracha ou Espuma... nem vou perder tempo falando nisso.

Aqui não tem ninguém que trabalha ou ja trabalhou no setor de engenharia e desenvolvimento de uma fábrica de falante Hi Fi - Hi End.

Essas pessoas tiveram que aprender antes de trabalhar com isto. o que eu estou fazendo é aprender. Sim, espuma é superior, pois é um material mais elástico, impõe menor carga ao cone que a mesma borda em borracha. A solução com borracha é usar borracha mais fina, o que exige um cone mais leve ou uma centragem que consiga manter o cone mais centralizado.

É a velha questão: Condutores de cobre ou alumínio. Cobre é sempre superior. Porém alumínio tem maior aplicabilidade.

Aproveitando o seu post da página anterior, onde voce afirma que B&W tem médio artificial, kevlar não presta e etc...

Fiquei pensando...

Como voce atesta essa informação, baseado em quê ???

1 - Ouvidos (nunca duvide dos seus próprios ouvidos)

2 - Leis bássicas da física, especialmente as que tangem sobre ressonância, efeitos causados pelo "cone breakup" (ou ressonância do cone), entre outros.

Já ouvi MUITOS falantes de kevlar, e os pontos negativos são comuns a todos eles, sem excessão. Vale a mesma coisa quando se compara tw metálico versus seda, materiais plásticos vs alumínio vs papel... por aí vai. Cada material tem suas características, e isso não sou só eu quem digo.

Compartilhar este post

Link para o post
Quebrar paradigmas eh dificil mesmo.

Kleber, poderia descrever melhor suas pesquisas e testes pois sao revolucionarios por aqui (to falando serio dessa vez).

Voce apresentou nesse topico no minimo duas teorias que acho que todo mundo ficou curioso para saber mais a fundo. A da troca da borda de 1 B&W, a do reparo com balao num B&W e ainda tem o kevlar.

Não é questão de teorias... o que eu disse é que, na impossibilidade de um bom reparo, a troca da borda por uma espuma não vai matar o falante, dar PT e etc. Basta trocá-la por uma borda de espuma, já que a original nem a fábrica deve ter mais.

Qual seria a segunda solução então? Lixo?

A questão é que, quando em péssimo estado é impossível reparar. Ajeita aqui, racha ali, e com o uso, adeus de novo. E disse isto de forma clara quando disse que os parâmetros não seriam afetados de forma tão significativa. Se é possível aproveitar a borda, ótimo, melhor mesmo. Se não é possível, pro lixo é que eu não vou recomendar. Só se for o da minha casa... hauhauhauhauhauhau.

Na falta de uma foto, apresentei duas soluções plausíveis. Se o rasgo fosse longitudinal, no meio da borda, nem com boa vontade ia ficar bom o reparo.

Reparo com balão é a lógica pra qualquer reparo. Se você fura um pneu, como é que o reparo será feito? Vulcanizando um pedaço de borracha sobre o furo. O balão serve pra manter o furo fechado, só isto. Poderia ser uma fita adesiva? Poderia. Só que iria afetar muito mais o funcionamento. Dependendo do corte, se usar só cola e nada, é a mesma coisa. Não sei porquê tanto espanto. Gambiarra rlz! :vts

Eu tenho a B&W como uma das fabricantes de speakers mais bem sucedida no mundo hi-fi, e minha opiniao baseada em audicao de diversas caixas em diversos sistemas, inclusive DIY, extraindo o maximo do falante de medios de kevlar, eh que eh um dos medios mais musicais que ja pude ouvir. Definitivamente nao eh artificial.

Musicalidade e artificialidade são coisas bem distintas. Artificialidade está para o campo do timbre, musicalidade para o campo da dinâmica. Sim, são musicais, mas são artificiais. basta sentar e ouvir uma B&W contra uma concorrente direta que siga outra linha de projeto. O próprio mid tão amado aqui noi fórum, da CC6, é um mid beeeem cornetadinho. Se isto é bom ou ruim, vai de cada um, de cada projeto, mas dizer que é natural, não dá.

Se seu contra-argumento eh o desempenho da Nautilus, acho ele um tanto superficial, pois varias empresas trabalham com materiais diferentes em suas linhas, mas a B&W consistentemente usa os medios de kevlar em praticamente todas as suas linhas por decadas. Se nao fosse bom eles teriam abandonado o material faz tempo.

Toda empresa séria trabalha com uma identidade. Quem ouve um mcintosh reconhece a assinatura sônica típica dos Mcintosh. Quem ouve uma ferrari passando, sabe que se trata do ronco de uma ferrari.

A B&W apenas tomou uma decisão comercial. Fez um midrange mid-end/hi-end baseado em kevlar para todas as linhas, exceto aquela em que ela precisava de um fucking-end de verdade. Neste, ela usou alumínio, coisa bem menos nobvre que kevlar. Isto não diz algo?

vc tambem foi acido ao impor sua opiniao para ele... por isso queria que vc explicasse melhor.

Eu, impor? Aceita quem quiser, apenas disse que é, ponto. Estamos num fórum técnico, não? Discutamos de forma técnica, ué.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se já sugeriram .... mas com certeza o representante no brasil que é a "roubo maior" http://www.sommaior.com.br/2009/ tem esta borda... derrepente te vendem uma por um preçinho camarada!!!! [¨] ou melhor ainda vc envia para eles e ele trocam ...

esta borda não deve ser muito diferente da usada na linha dm ou cm nos falantes de 8" da epoca...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Difícil... geralmente o pessoal trabalha com kit de reparo, vem tudo exceto carcaça e ímã, montadinho já, só tirar o velho e colar o novo. No caso teria que importar. Pelo menos nunca vi uma empresa grande que envie peças separadas, só em kit.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, a som maior deve ter a borda correta...

kleber, gambiarra nao rulz num B&W...

E na B&W nao sao "essas pessoas" comandando a engenharia, acredito que a formacao deles esta em uma posicao bem superior.

Quando voce truca assim tem que estar pronto para mostrar as cartas. Conheco muita gente no meio do audio hi-fi que tem suas "teorias diferentes", mas nao engulo nenhuma pelo simples fato de que faz tempo, muito tempo que nao vejo verdadeiras inovacoes bem sucedidas nesse campo.

Hoje em dia os bons e velhos Linkwitz e Tony Gee (no DIY), pelo que temos acesso na Internet, permeiam 99% do que os outros dizem ser inovador ou "diferente".

As empresas hi-fi, essas continuam fazendo a mesma coisa a muitos anos. A scanspeak criou linhas novas, empresas novas, fusoes, cisoes etc. mas nao matou sua linha de falantes Revelator.

pra finalizar e baixar um pouco... O mid de kevlar da B&W eh tanto musical como natural, e tem o timbre correto. Pode nao ser o mais correto do mundo do audio. E sua vantagem eh que ele toca bem com eletronicas diferentes. Coisa que falantes ultra transparentes nao conseguem.

O CC6 eh sim um pouco cornetado, eh um mid da linha 6, proprio para canal central. Eh um bom mid, e so. Se botar preco na jogada, vai para muito bom mid.

Compartilhar este post

Link para o post
sim, a som maior deve ter a borda correta...

kleber, gambiarra nao rulz num B&W...

Sim, vamos ao caso específico: Lixo ou gambiarra? Eu fico com a gambiarra. Se vc ficar com a primeira opção, eu pago o frete e vc me manda... :vts

E na B&W nao sao "essas pessoas" comandando a engenharia, acredito que a formacao deles esta em uma posicao bem superior.

Ué, "essas pessoas" não se refere a pessoas?

Ou falamos em Deus, tendo que assumir uma posição de reverência creia de pronomes de tratamento?

Agora quem não entendeu fui eu...

Quando voce truca assim tem que estar pronto para mostrar as cartas. Conheco muita gente no meio do audio hi-fi que tem suas "teorias diferentes", mas nao engulo nenhuma pelo simples fato de que faz tempo, muito tempo que nao vejo verdadeiras inovacoes bem sucedidas nesse campo.

Trucar eu truco na hora certa... Ainda não é a hora, mas não é o caso do tópico. Como eu disse, "apenas" estudei, e apenas falei de bordas de espuma e sua superioridade sobre a borracha. Nada mais. Não é uma teoria, da mesma forma como a janela de PVC lá do outro tópico é superior à de Alumínio.

Superioridade Versus Aplicabilidade, nesse ponto cada empresa faz sus escolhas. Eu mesmo irei optar pela borracha, a espuma se saiu muito melhor, mas aí é questão estética e de durabilidade mesmo. A JL fez a mesma escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem da pra comparar CC6, que foi desenvolvido pra Home Theater, perante algum falante das linhas Hi Fi.

Home Theater é uma coisa, Hi Fi é outra bem diferente.

É aquilo que tem muito aqui no forum:

*O cara não manja, mas acha que sabe, vai lá e compra um falante achando que é, depois viu que errou e anuncia venda, e fala mal...

*E tem outro caso que acontece muito, o cara que não tem equipamento bom, compra testa e reclama que é ruim. :vts

Pelo amor de deus, nem ao mínimo ele tem o parâmetros pra executar um projeto correto, ou equipamento de alto nivel, ouvidos, para dizer que foi um teste.

Isso nem é teste, isso é hobbysta sem noção.

Eu acredito que exista no mundo muitos falantes e caixas superiores a B&W.

Mas como é sabido no mundo todo, B&W casa fácil, B&W tem alto custo benefício.

Então pra mim, isso ja serve, por que se for pra ter Hi Fi um nivel acima disso, então passaremos para o que ???

Sistemas de Alta Eficiência ??? Ou o que ???

Vai acabar naquilo, o cara lá cheio de teoria tentando regular uma caixa de som que não acerta nunca.

Tudo em prol de que ??? Supra Sumo ???

Ta ouvindo mais do que projetando e executando ???

*Acaba perdendo muito mais tempo nos detalhes do que realmente ouvindo e se divertindo, o aprendizado fica em busca de uma perfeição quase nunca alcançada.

Outra... fazer uma via do sistema todo muito mais top que o resto ( EX: TW Plasma )Ou seja, sem projeto

Me acha um falante e um sub que casa com tweeter de plasma ???

Não tem, e aee o agudo é mil vezes melhor, e se destaca e o resto todo passa a ser lixo.

Vai ouvir o que ? CD, DVD ou um Vinil mesmo ????

E o cidadão ficará como daqui 30 anos ???

Um nóia, por que nunca vai alcançar esse nivel perfeito, por que som é muito complexo e caro.

E o sistema todo lá, mal acabado, que não termina nunca, etc...

Eu to fora disso, ja fui assim e hoje busco começar e terminar algo.

Então vamos cair na realidade dos projetos:

- sistema de carro.

- sistema residencial Hi Fi

- sistemas profissionais Hi Fi, e se tiver mais algum top acima disso....

No caso do falante em questão, o Erik vai fazer uma Torre, que vai ouvir na sala do seu apartamento.

Ele está em busca de um up grade as suas antigas Book's.

Voltando na Suspensão, esses falantes tocam muito mais que os falantes novos que eu tenho.

Se mexer na borda, mesmo colocando a original nova, vai perder tudo.

Então, passa uma colinha de sapateiro onde ta ruim, e seja feliz.

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não da pra deixar essa passar...kkkk

Aconteceu comigo aqui no forum, logo que começei faz muito tempo:

O cara me abre um tópico de teste Hi Fi, com falante de cone plastico e suspensão de borracha o-o-

E disse que o som era bom. :pirou:

Meu deus du céu que referência auditiva hein.

Depois de algum tempo, vai lá classificados neles. kkkk

Só pra comentar:

O trouxa ou vítima dessa vez, que comprou fui eu viu pessoal ! pasmafaute

Mas foi a primeira e ultima vez, com certeza.

A credibilidade das pessoas ou os juizes envolvidos, para mim ficou abaixo de zero.

*Não revelarei os Santos, apenas o milagre.

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, agora o assunto desviou... hehehehehehehe.

Mas bem, só "fazendo um parêntesis" (liguagem típica de secretária :vts)...

Agudos é onde a coisa realmente pega... por isto é muito mais difícil achar um tweeter bom que um falante pra médios bom. Qua acompanhe um tw de plasma até existe, mas tb não precisa ser aqueeele supra-sumo. Sendo um falante decente, tá legal, melhor ter só os agudos estupendos do que não ter nada... hehehehehehehehe.

Quanto ao falante, me conta essa história por MP? Acho que sei bem do que vc está falando, e vc não é o único... umas pessoas já me mandaram MP com uns relatos desse naipe. Só curiosidade mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

O circo ta pegando fogo...

Estou indo pra casa, e chegando la vou tirar as fotos e postar, para que voces vejam como ficou o resultado, rs

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz, agora o assunto desviou... hehehehehehehe.

Mas bem, só "fazendo um parêntesis" (liguagem típica de secretária :vts)...

Agudos é onde a coisa realmente pega... por isto é muito mais difícil achar um tweeter bom que um falante pra médios bom. Qua acompanhe um tw de plasma até existe, mas tb não precisa ser aqueeele supra-sumo. Sendo um falante decente, tá legal, melhor ter só os agudos estupendos do que não ter nada... hehehehehehehehe.

Quanto ao falante, me conta essa história por MP? Acho que sei bem do que vc está falando, e vc não é o único... umas pessoas já me mandaram MP com uns relatos desse naipe. Só curiosidade mesmo.

A hitória é essa mesmo ae, agora falante pra plasma to esperando o resultado, por que até agora só bla bla bla. kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...