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casão

Time alignment e direcionamento de falantes para palco definido e larg

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Pois é, no Alpine eu fazia o cálculo, etc e tal...

 

No manual do DRZ diz: PRESS THE (seta para cima) AND (seta para baixo) BUTTON TO SET THE DISTANCE FROM THE SPEAKER TO THE LISTENER.

 

Como diz apenas isso, eu não preciso calcular diferença de distancia alguma, certo?

 

Minha dúvida é essa, pois nos manuais da Alpine, há explicação de COMO fazer o TA por meio do cálculo. Neste, não. Há apenas indicação de determinar a distância do falante para o ouvinte...

Editado por casão

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Pois é, no Alpine eu fazia o cálculo, etc e tal...

 

No manual do DRZ diz: PRESS THE (seta para cima) AND (seta para baixo) BUTTON TO SET THE DISTANCE FROM THE SPEAKER TO THE LISTENER.

 

Como diz apenas isso, eu não preciso calcular diferença de distancia alguma, certo?

 

 

Só colocar a distancia aproximada de cada falante.

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Vc fazia a diferença da distancia do da direita com o da esquerda? Ex. direta ao o ouvido 120cm e esquerda até o ouvido 90cm, diferença 30cm no delay esquerdo. Era isto e não funfava?

isso mesmo... nao funfava nao....

 

mas eu usava os 4 canais independentes... o que era mais treta ainda

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isso mesmo... nao funfava nao....

 

mas eu usava os 4 canais independentes... o que era mais treta ainda

 

Eu fiz isso e deu certo!

 

Peguei o mais distante (porta direita) como zero e calculei a distância dos outros em relação a este, e fui colocando os delays...

 

Se ficou o melhor, não sei, mas ficou bom =D

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Diana, sabe se no Clarion 785 também assim, colocando a distância de cada falante?

 

Eu ja vi a formula: dist falante eqs - dist falante dir = dist TA p/ acertar direita.

 

No manual do 785 tambem nao diz nada, é muito vago sobre o acerto.

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isso mesmo... nao funfava nao....

 

mas eu usava os 4 canais independentes... o que era mais treta ainda

 

 

Fabio, vc fazia isso com o DRZ?

 

Com o esquema de cálculo ou só imputando as distâncias?

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Diana, sabe se no Clarion 785 também assim, colocando a distância de cada falante?

 

Eu ja vi a formula: dist falante eqs - dist falante dir = dist TA p/ acertar direita.

 

No manual do 785 tambem nao diz nada, é muito vago sobre o acerto.

 

 

Mesma coisa, só colocando as distancias, um exemplo seria coisa de 120cm para a direita e 90 a esquerda e depois vai acertando de ouvido.

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Casao, eu colocava as distancias exatas.

 

EU ja tentei fazer do zero so de ouvido, tipo meti umas distancias quaisquer (maiores do lado direito claro) e depois fui acertando, e ficou ate melhor que milimetrado.

 

 

Com a distancia exata eu nao sei, mas nao fica redondo... Tem que ir acertando sem girar a fase etc...

 

Se fosse igual o do Alpine seria muito mais facil mesmo.

 

 

Exatamente como eu fiz e ficou bom:

 

 

Situacao: com os 4 canais ligados e tocando, sendo mids nos pezinhos e tweeters nas colunas, tudo on-axis ao extremo, voltados para a respectiva orelha do motorista (no caso eu) em posicao de dirigir e banco o mais para tras possivel (com as maos no volante, sem inclinar pra frente, claro)

 

1- Coloquei as medidas, uma a uma pelo DRZ, da distancia dos falantes ate a posicao das orelhas.

 

2- Desliguei os canais do midbass e so deixei tocando os dos tweeters. Coloquei a faixa de acerto (Left Channel; Left Channel....rsrs)

 

3- Fui diminuindo/aumentando a distancia da esquerda ate achar o ponto onde ficava definido e focado na esquerda, centro e direita. BUsquei mexer na distancia da direita tambem, tipo compensando, ate achar onde eu gostava mais. Gravei essa configuracao.

 

4- Repeti os passos 2 e 3, mas agora so usando os mids, e desligando os tweeters.

 

5- Liguei tudo junto e passei a faixa de novo. Parecia bom em imagem, largura e profundidade de palco, mas o som ficou pior (nao da, ta estraga um pouco o timbre e naturalidade do som, mas isso eh outra discussao). Gravei essa configuracao.

 

6- Passei uma faixa da chesky com a cantora no centro (rebecca mesmo), e fui brincar com ajuste do lado esquerdo. Melhorou, mas a intensidade do lado esquerdo ainda fazia soar estranho.

 

7- Ajustei o Level dos canais do lado direito (da pra ir de 1 a 3 no DRZ), e colocando +1 tanto no mid como no tweeter as coisas se acertaram.

 

Final: Ficou aceitavel, com fidelidade, foco, imagem, palco satisfatorio (nao ficou perfeito).

 

Agora se voce tivesse um Alpine seria:

 

1- Coloca uma faixa com cantora no meio.

2- Gire o botao que atrasa o lado esquerdo ate a cantora tocar no meio.

Pronto.

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Fábio, tenho uma teoria que os Alpine acertam o nível de SPL do lado esquerdo quando você acerta o TA, mas ainda não tentei medir. Isto porquê só os Apines que não dependem de acerto fino (balance ou como quiserem chamar). Achei curioso isto durante o acerto do 7998.

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Final: Ficou aceitavel, com fidelidade, foco, imagem, palco satisfatorio (nao ficou perfeito).

 

Agora se voce tivesse um Alpine seria:

 

1- Coloca uma faixa com cantora no meio.

2- Gire o botao que atrasa o lado esquerdo ate a cantora tocar no meio.

Pronto.

 

Não sei o por que do alpine ser mais fácil de acertar, imagino que seja pela escala dele ser mais "larga", quando vc vai acertar o delay pelo alpine ele roda 0,1ms , enquanto no clarion (DRZ) ele roda bem menos, acho que 0,2cm, e isto complica no ajuste, mas lembro que quanto eu tinha o clarion no vectra(drx) não era tão dificil assim.

 

Mas quem tiver um drz ai, tenta fazer o delay apenas pelo lado esquerdo, colocando a diferença de distancia dos falantes, para ver o que acontece.

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O guto precisou jogar o balance para a direita no Alpine dele...

 

Às vezes não corrigiu o suficiente, vai saber... :vts

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Às vezes não corrigiu o suficiente, vai saber... :vts

 

 

não não ... simplesmente quando mudei o TW precisei deixar o balance para o lado direito em 2 pontos !!!

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Um amigo meu tem um clarion DXZ788RUSB aqui e da primeira vez que tentamos acertar acabamos mexendo no balance mesmo desse modo. Julgamos que tinha fica ótimo ouvindo os JAZZ dele.

Depois, outro dia com um pouco mais de dedicacao acertamos com o Balance zerado. Eu sou ruim de ouvido e depois de algum pouco tempo eu canso também, mas acho que ficou igual antes... E no golf dele ainda tem os tweeters em diferentes alturas um do outro. pasmafaute

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Já passei dificuldade para acertar TA mesmo no alpine, mais por falta de refência mesmo. E tive o mesmo problema de reflexões no vidro, mas não consegui resolver, demora muito para acertar um som depois de montado. Pelo menos pra mim rsrsrsr.

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Não tem como fugir um pouco de muitos ajustes de TA somente com o posicionamento dos falante?

 

Uma vez vi um pezinho esquerdo montado duma maneira estranha, o mid estava quase que voltado pra cima do carro, meio inclinado pro painel ainda, e lembro que na época o cara argumentou que era uma forma de "driblar" a falta de delay do player...

 

A melhor referência para ajuste de TA é o CD do campeonato?

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Fábio, tenho uma teoria que os Alpine acertam o nível de SPL do lado esquerdo quando você acerta o TA, mas ainda não tentei medir. Isto porquê só os Apines que não dependem de acerto fino (balance ou como quiserem chamar). Achei curioso isto durante o acerto do 7998.

 

Nao sei se eh o level, mas a partir do momento que vc gira 0.1ms no alpine (conheco mais o 7892) o som ja muda, perde peso e detalhamento de cara. Talvez perca em level tb, no geral...

 

Mas quando acerta a posicao, normalmente entre 0.8 e 1.3, fica tudo no lugar mesmo....

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Comigo acontece o mesmo.....quando mexo no TA, sinto que perde um pouco do level!!!O TA as vezes me parece um meio termo do balance...(nao que seje)

Editado por Guilherme_Vital

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Não tem como fugir um pouco de muitos ajustes de TA somente com o posicionamento dos falante?

 

Uma vez vi um pezinho esquerdo montado duma maneira estranha, o mid estava quase que voltado pra cima do carro, meio inclinado pro painel ainda, e lembro que na época o cara argumentou que era uma forma de "driblar" a falta de delay do player...

 

A melhor referência para ajuste de TA é o CD do campeonato?

 

Depende... Dá pra mascarar, ou jogar o falante direito no meio do painel, ficando equidistante do esquerdo. Nenhuma dessas é a ideal, mas ambas quebram o galho.

 

Vai muito do que você deseja. Pra mim imagem estereofônica sempre foi coisa secundária, primário pra mim é a musicalidade. Há quem inverta essas posições, e há outros tipos também...

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Depende... Dá pra mascarar, ou jogar o falante direito no meio do painel, ficando equidistante do esquerdo

 

Meu falante direito foi quase para o meio do carro... Eu ia fazer uma moldura em cima dos difusores de ar, no lugar dos TID do corsa...

 

Murilo que me convenceu de que era uma idéia ruim...

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Ruim mesmo não é... mas também não é uma boooa idéia.

 

O palco fica estreito, meio fora do lugar, mas você fica lá no sweet spot! :vts

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Ele argumentou com idéias estéticas...

 

Sobre largura, eu fiz testes no computador em que, com algum direcionamento, era possível deixar o palco razoável.

 

Bom... Meu processador ia amar, o TA corresponde a 8% do processamento do meu pc :vts

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hein João

Dependendo do tamanho do falante até que não fica tããããooo feio..

Eu já vi dois falantes bem pequenos montados bem ali no lugar do TID num corsa, mas era pra funcionar tipo um canal central, até que ficou bacana..

Tenho a foto no PC, se um dia tu quiser arriscar..

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Fábio, tenho uma teoria que os Alpine acertam o nível de SPL do lado esquerdo quando você acerta o TA, mas ainda não tentei medir. Isto porquê só os Apines que não dependem de acerto fino (balance ou como quiserem chamar). Achei curioso isto durante o acerto do 7998.

Como o Fabio disso, o TA da Alpine, quando é ativado, introduz uma certa compressão no som. Até ai tudo bem, nada é perfeito. Até o DRZ em flat é melhor que com o DSP ativado.

 

O problema real é que ele vai mexendo na fase conforme você vai alterando os valores.

Comece com tudo zerado e vá aumentando o delay do FL. Até 0,5 é uma coisa, de 0,6 até 0,8 é outra, a partir de 1.0 muda tudo, e a bizarrice continua até quando os valores ficam muito grandes e vira uma zona só. É batata, seu ouvido vai entrar em parafuso. A percepção da tonal e da dinâmica mudam radicalmente.

Claro, os valores e os efeitos variam de acordo com o sistema e a instalação.

Mas em geral quem trabalha off-axis sofre mais com isso. Quase sempre o acerto de delay com melhor sonoridade não é igual ao que gera o melhor foco na posição central.

 

Mas se possível faça a medição do level e poste aqui os resultados.

Vai ser interessante ver oq acontece.

 

edit. 5K posts, wow...

Editado por Crasher

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