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casão

Time alignment e direcionamento de falantes para palco definido e larg

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Bom, neste tópico, espero que possamos discutir e compartilhar algumas coisas sobre TA, direcionamento de falantes e reflexões num ambiente automotivo.

 

Na faixa do campeonado, das 7 batidas, da esquerda para a direita, COM OS VIDROS ABERTOS, tenho o palco perfeito e nítido. Com os vidros fechados, as 3 primeiras são idênticas e as demais bem definidas.

 

No meu carro, o tweeter + midrange esquerdos estão direcionados cerca de 10cm à esquerda de meu ouvido esquerdo, enquanto que os direitos estão direcionados cerca de 15cm à direita de meu ouvido direito.

 

Procurei estudar sobre reflexões e, para combater este fator, recomenda-se direcionar os falantes mais para dentro e ligeiramente para cima. Mas isso depende TAMBÉM do tipo de tweeter que é usado.

 

Alguns falantes têm melhor resposta off-axis enquanto outros são melhores on-axis. Pela MINHA experiência, tweeters metálicos não têm tanto problema em ficarem OFF e podem funcionar bem on, dependendo do ajuste. Os tweeters de seda, por outro lado, em off ficam meio... apagados? Para mim, é ON ou nada, com eles.

 

Estou testando posicionamento dos tweeters + midrange para refazer as colunas.

 

Como elas estão hoje, o palco está realmente aberto. MUITO aberto! Mas o FOCO está prejudicado e, aparentemente, não é com TA que irei/consegui resolver.

 

Alguém aqui já passou por isso antes? Qual foi a solução que vcs encontraram ou o que poderiam me recomendar para testar?

 

Abraços!

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Na faixa do campeonado, das 7 batidas, da esquerda para a direita, COM OS VIDROS ABERTOS, tenho o palco perfeito e nítido. Com os vidros fechados, as 3 primeiras são idênticas e as demais bem definidas.

 

 

Abraços!

 

 

Mas o que exatamente esta acontecendo com os vidros fechados, não compreendi direito.

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Pelo que eu entendi com os vidros fechados está havendo uma reflexação do lado esquerdo na qual as 3 primeiras batidas estão juntas e qnd se abre o vidro isso deixa de acontecer.

 

Já tentou posições em off/cruzada ?

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Tenho o mesmo sintoma do casao, mesmo direcionamento.

 

Mas as minhas batidas nao estao tao juntas assim nao... Primeira eh no vidro, segunda a uns 10 cm dessa primeira, terceira a uns 15 cm dessa segunda e da quarta em dianta esta perfeito.. A ultima bate la a uns 2 metros do carro xP

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marcelo, os twt devem estar quase paralelos com os vidros, deve ser problema de reflexão mesmo. Essa é a maravilha do ambiente automotivo... não tem como vc deixar o twt mais próximo do parabrisa para que a coluna A sirva como barreira para as ondas que iriam para o vidro do motorista?

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Mas o que exatamente esta acontecendo com os vidros fechados, não compreendi direito.

 

 

Ahhh, acho que agora entendi, rs, o que vc disse de 3 batidas identicas é que as 3 batem no mesmo lugar...

 

É, ai é ir testando mesmo, qual carro é? Onde estão os mids e os tw´s?

Já fez o teste de direcionar mais para o alto e mais para o centro do carro, mas é aquilo, é um corbertor curto, vc ganha em detalhar o palco mas perde em largura...

Editado por MDIANA

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O meu está direcionado bem alto e no centro do carro, twt metálico. Um problema que eu odeio é o morro no palco, é nítida a diferença de altura dos vocais no centro para a guitarra no lado direito por exemplo... na próxima vai pra on ou 15o off mesmo.

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Casão, é reflexão na janela esquerda. Pode ser problemática sim, dependendo dos falantes usados.

 

Outra coisa que influencia... com os vidros abertos o SPL na esquerda é menor por conta de dispersão. Experimente dar uma abaixada na esquerda usando o balance, coisa de 2 ou 3 pontos (de 10). Vai mudar bastante o "esquerdismo". Todos os peitinhos on-axis que tive davam boa diferença ente vidro aberto e fechado, exceto o último, cujos fullranges não ficavam on-axis, só o tweeter, que já tem emissão bem direcional, não sendo influenciado pelo vidro.

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Direcionamento on-axis com os falante apontando para a orelha do lado correspondente minimiza esse problema.

Ou pode fazer tudo apontando para o centro da face.

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casão, você podia me emprestar esse CD para eu testar no meu carro (ou copiá-lo para mim se o pessoal do evento autorizar)?

 

[]'s

Crawling Chaos

Editado por Crawling Chaos

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Esse é o direcionamento atual.

É?

 

No meu carro, o tweeter + midrange esquerdos estão direcionados cerca de 10cm à esquerda de meu ouvido esquerdo, enquanto que os direitos estão direcionados cerca de 15cm à direita de meu ouvido direito.

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Casão!

E sobre o direcionamento, sempre foi minha duvida, pois se direciono só pro ouvinte o ocupante não vai ter a mesma sensação sonora, mas se cruzo ambos vão estar na mesma distância. Acho que depende muito da filosofia do projeto.Mas um macete para o posicionamento seja de pesinhos ou peitinhos que uso é quando as bases de fibra já estão prontas na hora do posicionamento utilizo umas bolacha de mdf no diâmetro dos falantes com um furo no centro e coloco aqueles laser um em cada bolacha e aciono.Cara consigo posicionar certinho sem muito esforço tanto para o ouvinte como cruzando.

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Mas no cruzado, usasse TA...

 

Verdade, egoísta é uma mer** para o passageiro, mas cruzado também não é as 7 maravilhas....

 

Direcionamento on-axis com os falante apontando para a orelha do lado correspondente minimiza esse problema.

Ou pode fazer tudo apontando para o centro da face.

 

On axis extremo ajuda nisso? Sempre ouvi falar que o direcionamento do casão alargava um pouco o palco... Aparentemente está estreitando o palco do lado esquerdo, se o que você falou está correto.

 

Vou testar...

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O palco não está estreito, ao contrário! Está bem largo, na minha opinião!

 

O problema que sinto vem das reflexões do midrange/tweeter no vidro, que anulam a precisão espacial do som, no lado do motorista.

 

Como o som é algo que "irradia", tentarei dispor os falantes de modo que não tenham tanta reflexão nos vidros, pois vidro não tem como tratar :P, mas ainda assim, mantendo o palco largo, o máximo possível.

 

Tenho plena consciência que trata-se de cobertor curto...

 

Obrigado a todos que postaram!

 

Sobre o posicionamento cruzado, o carro do Iana está assim (tanto que perguntei se não daria cancelamento), mas o palco estava bem definido, alto e largo, quando ouvi o carro.

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O palco não está estreito, ao contrário! Está bem largo, na minha opinião!

 

O problema que sinto vem das reflexões do midrange/tweeter no vidro, que anulam a precisão espacial do som, no lado do motorista.

 

Como o som é algo que "irradia", tentarei dispor os falantes de modo que não tenham tanta reflexão nos vidros, pois vidro não tem como tratar :P, mas ainda assim, mantendo o palco largo, o máximo possível.

 

Tenho plena consciência que trata-se de cobertor curto...

 

Obrigado a todos que postaram!

 

Sobre o posicionamento cruzado, o carro do Iana está assim (tanto que perguntei se não daria cancelamento), mas o palco estava bem definido, alto e largo, quando ouvi o carro.

 

 

Já tentou colocar aquelas espumas de ovo no vidro(só para teste mesmo), e o carro do Diogo não está cruzado e sim totalmente off, um de frente para o outro, o cruzado que citaram ai em cima creio que seja cruzar no centro do carro(no cambio por ex.), o carro do Diogo o que eu gostei foi profundidade, mas perde em largura e detalhamento, novamente o cobertor.

Tenta fazer igual o Crasher falou e igual já tinha comentado com vc, direcionar bem para as zorebas os tw, outro detalhe que vc não citou é como está acomodado o mid, pois as vezes o mid esta direcionado muito para cima ao inves de estar para as orelhas.

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É?

 

Fui eu quem direcionou... o da esquerda fica direcionado para a ponta da almofada de cabeça, bem paralelo ao vidro. E o da direita bem aberto ao centro.

 

Direcionar pro centro da face é uma opção.

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Coloquei alguns termos tecnicos só para relembrar sobre teste de sistema sonoro

 

Largura, altura e profundidade de palco. Na largura, o som deve se propagar de uma coluna à outra, de acordo com o tamanho do carro.

Na altura, o som deve atingir o nível da pessoa, no nível do ouvido.

Na profundidade, o som deve sair na altura do painel ou na frente do pára-brisa, como se uma orquestra estivesse sobre o capô. Quanto mais profundidade melhor;

A imagem esterofônica consiste na sensação espacial do som, permitindo ao ouvinte localizar todos os instrumentos e vozes no espaço tridimensional

Intensidade: o mesmo que nível sonoro em decibéis (dB).

 

Timbre: É a interação das harmônicas e suas fundamentais de um som que dão a ele a sua assinatura sônica.

 

O Timbre é uma das características mais difíceis para um sistema reproduzir.

 

.

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Eu tava com esse problema no meu som tb rsrsrs !!!

 

Ae resolvi mexendo no ganho do lado esquerdo ... nivelou MUITO BEM !!! Mas ae tive que mexer no TA denovo ! pois ficou muito puxado pra direita ... Mas agora posso dizer que tá Legal o som !!!

 

Mas coisa que não consegui (e ia fazer só por causa do campeonato) , é direcionar o o foco para o MEIO do painel ... ele fica focado uns 15 cm do centro do painel para o lado esquerdo !

 

 

 

Essa coisa de reflexão é uma droga mesmo rsrsrs ... eu lembro que vi uma foto uma vez de um campeonato gringo , que os cara usaram Sonex nos vidros do carro rsrsrsrs (acho sacanagem isso , mas vi na foto sim)

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Eu tava com esse problema no meu som tb rsrsrs !!!

 

Ae resolvi mexendo no ganho do lado esquerdo ... nivelou MUITO BEM !!! Mas ae tive que mexer no TA denovo ! pois ficou muito puxado pra direita ... Mas agora posso dizer que tá Legal o som !!!

 

Mas coisa que não consegui (e ia fazer só por causa do campeonato) , é direcionar o o foco para o MEIO do painel ... ele fica focado uns 15 cm do centro do painel para o lado esquerdo !

 

 

 

Essa coisa de reflexão é uma droga mesmo rsrsrs ... eu lembro que vi uma foto uma vez de um campeonato gringo , que os cara usaram Sonex nos vidros do carro rsrsrsrs (acho sacanagem isso , mas vi na foto sim)

 

 

 

Isso é FATO.

 

Tem umas categorias bizarras que os caras tiram o volante do carro, até...

 

Para mim, é como campeonato de trio, mas com carretinha...

 

Farei testes com o ganho e posicionamento hoje, se possível ;)

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Dúvida rápida: o TA do DRZ demanda apenas que vc impute a distância dos falantes até o ouvinte, correto? Ele faz os cálculos sozinho, ao contrário dos Alpine?

 

Pq foi isso que entendi no manual do DRZ... pasmafaute

 

 

Edit: óbvio que eu faço micro-ajustes de ouvido...

Editado por casão

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Dúvida rápida: o TA do DRZ demanda apenas que vc impute a distância dos falantes até o ouvinte, correto? Ele faz os cálculos sozinho, ao contrário dos Alpine?

 

Pq foi isso que entendi no manual do DRZ... pasmafaute

 

 

Edit: óbvio que eu faço micro-ajustes de ouvido...

 

 

kkkk, isto, na verdade são apenas padrões diferentes, um é atrasa por distancia e outro atrasa por tempo....se vc quiser pode só aumentar a distancia dos falantes da esquerda.

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sim, calcula pela distancia dos falantes.

 

Como vc ja antecipou, nao fica certo, mas fica proximo... dai sugiro ajustar cada via separado para o arremate

 

Edit. Diana com o meu nao rolava mexer so no da esquerda nao... nunca dava certo.

Editado por Fabio Arisa

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sim, calcula pela distancia dos falantes.

 

Como vc ja antecipou, nao fica certo, mas fica proximo... dai sugiro ajustar cada via separado para o arremate

 

Edit. Diana com o meu nao rolava mexer so no da esquerda nao... nunca dava certo.

 

Vc fazia a diferença da distancia do da direita com o da esquerda? Ex. direta ao o ouvido 120cm e esquerda até o ouvido 90cm, diferença 30cm no delay esquerdo. Era isto e não funfava?

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