Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rui

Projeto Para Sub MTX

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala aí galera.

Peço a ajuda dos foristas para tirar algumas dúvidas no meu projeto de caixa dutada. Sub MTX TR7512-44, caixa dutada com 60 litros, um duto de 4cmx20cm com comprimento de 54,05cm, assim ficaria sintonizada em 25hz (vent mach 0,11).

Antes gostaria de alertar que estou tentando fazer um caixa DUTADA que fique com qualidade acima de tudo, sem perder spl e que deça bem.

Primeira grande dúvida: Sei que o Group delay deve ficar abaixo de 15,00ms, certo? Mas tem que ser em toda a faixa de frequencia, ou apenas na faixa "de uso"? A dúvida seria se ficar com pico maiores que 15,00ms, só que em frequencias muito baixas, tipo 18hz, teria algum problema? Ou como é uma faixa "inaudível", não precisaria me preocupar? Olhem o grafico do meu projeto (group delay)....

groupdelayprojeto1.th.png

(o ponto marcado no grafico mostra 15,09ms a 28,92hz)

Segunda grande dúvida: O Vent mach está verdinho (0,11), mas com esse valor eu posso ficar despreocupado que não terei sopros ou ruidos na minha caixa? Teria algum valor MINIMO IDEAL para se ter CERTEZA que não teremos ruidos?

Terceira grande dúvida: Quanto a sintonia, para se descer bem precisa ser mais baixa possível?

E por final, deem uma olhada no grafico do spl, está plana o sufuciente para se ter qualidade?

gainprojeto1.th.png

(o ponto marcado no grafico mostra -3,08db em 25,29hz)

Desde já agradeço a todos...

[]s

RUI

Editado por Rui
Postado em

A resposta parece boa. EU subiria um pouco a sintonia, para não perder tanto SPL, vai depender do corte, se for usar 50 Hz (SQ) pode usar sintonia mais baixa ou sobe de acordo com o corte. Já vi aqui que o delay não deve ultrapassar 24ms.

Postado em
Eu subiria a sintonia para 28 Hz...

A menos que seja SQ pura a intenção, ae eu iria de Selada, não dutada ;)

João,

Eu quero qualidade sim, mas não SQ puro. Quero o maximo de qualidade sem perder potencia. Quero aquele grave bem extenso sem embolar. Quanto a ser selada ou dutada, é que eu tenho preferencia por caixas dutadas, o grave delas me agrada mais.

Quanto a frequencia, vc poderia me explicar porque 28hz?

No aguardo....

[]s

RUI

Postado em

Por que minha namorada faz aniversário dia 28 :P

Você está com mais de meio metro de duto dentro da caixa... É duto para caramba!

Poucas músicas você vai ouvir com graves tão profundos... Eu me preocuparia mais com o delay do que com a resposta, até por que dentro do carro a resposta assume uma cara totalmente diferente!

Se subir para 28/29, você diminui um pouco o duto, a caixa fica menor, continua relativamente plana (não esquece do ganho de cabine) e você tem um ganho em SPL...

Aliás, no meu carro (pickup também) eu nunca dei sorte com sintonias muito baixas! O carro não vai tocar abaixo de 30 Hz mesmo... Se preocupe com as frequências acima!

Outra coisa, quando você jogar o corte (em 50 Hz, por exemplo) automaticamente você vai jogar um "slope", deixando -3dB em 50 Hz, meio que capando o pico que você cria subindo a sintonia...

Bom... Eu projetaria essa caixa olhando apenas o Delay! A respota de SPL é consequência... Poste um comparativo com a caixa sintonizada em 25/28/32 Hz...

Impedância, delay e SPL. Fica mais fácil comparar!

Só jogar em cores diferentes ;)

Postado em (editado)

João,

Baixei a litragem para 55 litros

AZUL: 28hz / Duto c/ 45,86 cm

LARANJA: 30hz / Duto c/ 38,82 cm

VERMELHO: 32hz / Duto c/ 33,05 cm

VERDE: 34 hz / Duto c/ 28,28 cm

Da uma olhada:

gaincomparativo2.th.png

groupdelaycomparativo2t.th.png

Editado por Rui
Postado em

Opa, nem tinha visto o tópico de novo!

Me adiciona no msn, mais fácil para te ajudar ;) Você encontra o link no meu perfil.

Mas eu ficaria com a curva vermelha! Teria que ver xmax e impedância tb...

Postado em
Opa, nem tinha visto o tópico de novo!

Me adiciona no msn, mais fácil para te ajudar ;) Você encontra o link no meu perfil.

Mas eu ficaria com a curva vermelha! Teria que ver xmax e impedância tb...

Blz João,

Faço isso amanhã ou na segunda,

Valew,

RUI

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...