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marcelosk

VW faz recall velado do motor 1.0 VHT

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Pelo menos esses gols não terão problemas com borra....

 

 

Não vai dar tempo heheheh

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Não tem tantoooo segredo assim fazer um motor... Com certeza quiseram inovar em algum passo do motor, fazer um passe a menos de acabamento, usar ferramenta diferente, tratamento diferente, óleo diferente...

 

Alguma coisa trocaram neste para os anteriores e a mer** aconteceu. Pelo que vi em fotos, não são problemas pequenos, em detalhes ínfimos. São problemas grandes, afetando estruturas macro no motor... Algum engenheiro resolveu arriscar, e deu mer**... Qual engenheiro? Aquele que ta na rua... Que mer**? A parte de projeto que ele era responsável....

 

Erro de projeto não é. pra isto a montadora coloca vários carros pra rodar, e nenhuma roda menos de 100k com um motor novo na fase de testes.

 

Isso é "problema" na pré-fabricação... aquela fase onde o motor chega custando R$5k, e sai custando R$ 2k.

 

Duvido muito que seja culpa do óleo ou mesmo tratamento térmico. Acho que resolveram economizar na parte de lubrificação... a parte baixa do motor tá toda riscada! Justamente a mais fácil de lubrificar!

 

Pra mim eles estão só botando óleo fino pra ver se cola. O que não der certo eles trocam.

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Em outro fórum falaram que é problema no sistema do respiro do cárter, mal dimensionado, que não evapora a água do álcool do flex a tempo, aí a água contamina o óleo e dá essa nhaca toda

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Esse tal respiro do cárter soprando óleo/borra tbem é herança do meu finando Gol 16V (que não era flex).

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Lá no CDR tem um tópico criado sobre isso, o Tecnomax explicou o que parecer ser o problema:

 

VW reduz intervalo de troca do óleo, que sofre com álcool

 

Motor 1.0 foi modificado para gerar mais torque e poluir menos

 

Os problemas de ruído nos motores 1.0 da Volkswagen só envolvem os modelos fabricados desde abril de 2008. Foi o mês de lançamento do VHT (EA111), que sofreu modificações em coletores, comando de válvulas, pistões e central eletrônica para gerar mais torque, consumir menos e se adequar às emissões de poluentes.

Para o presidente da Associação de Engenharia Automotiva, José Edison Parro, os atuais motores 1.0 são muito exigidos (no da VW, chegam a 76 cv) e precisam de óleos eficientes.

Hoje a montadora recomenda óleos VW 502 00, equivalente ao API SJ (sintético) com viscosidades 5W40, 10W40 e 15W40 -na fábrica, recebem o primeiro, o mais fino dos três.

Em nota enviada anteontem, a Volkswagen informa os 600 concessionários de uma decisão divulgada à imprensa na quarta-feira: as trocas de óleo cairão de 15 mil quilômetros (em Gol e Voyage) para 10 mil quilômetros ou seis meses.

José Loureiro, gerente de engenharia da VW, disse à Folha que o motor 1.0 demora para atingir a temperatura ideal para queimar os gases produzidos pelo álcool combustível, comprometendo a lubrificação do óleo e danificando as peças móveis (veja na figura ao lado).

Segundo Pedro Nelson Belmiro, consultor técnico do Instituto Brasileiro de Petróleo, quanto mais fino for o óleo (5W40, por exemplo), mais sofrerá com a ação dos gases. Em geral, eles se misturam ao óleo entre o pistão e a camisa do cilindro -chamam de "blow-by".

"O óleo sintético é preparado para isso, mas talvez essa nova fórmula não tenha feito um bom casamento com o motor." Mas, segundo ele, a "pequena mudança de especificação" não compromete os 400 mil veículos envolvidos.

 

Renn, esse texto é o mais correto até agora e mostra o que realmente acontece: o sistema de respiro do cárter foi mal dimensionado, o que está na entrelinhas daquele outro comentário( o do técnico da Castrol). O Vapor dágua se condensa no óleo e óleo com água não lubrifica, ainda mais num motor com taxa 13 dando pancada.

 

O fato do óleo mais fino (5w ao 10w das concessionárias) FACILITAR a miscelãnia da água em momento algum vai justificar os erros da VW , visto que a Ford e a Fiat usam 5w30 e taxa alta nos seus motores 1.0 e não estão com esse problema de água no óleo.

 

Excesso de blow-by é o nome técnico para o que aconteceu no 1.0 VW , muoto boa a reportagem, Renn

 

 

Fontão,se o respiro de óleo estiver com problema, com gasolina vai contaminar o óleo também, mas quando a gasolina contamina o óleo, é muito mais fácil descobrir, dá um cheiro danado no habitáculo e o óleo afina a ponto de bater tucho a quente ou acender a luz de óleo na marcha a lenta, o motorista percebe fácil e troca o óleo antes de danificar algo com maior gravidade ...

 

Já no álcool/água uma parte vira uma pasta branca , e a água a frio fica misturada em bolhas no óleo, não alterando sua viscosidade mas fazendo-o lubrificar mal na fase fria, se tivesse ponteiro de pressão de óleo daria para perceber a cavitação da bomba, aí o motor esquenta e seria para evaporar essa água mas como o respiro funciona mal, está entupido com a tal pasta esbraquiçada e é mal dimensionado, em vez de expulsar a água, ela fica por ali em forma de vapor,aumentando a pressão no cárter e com isso o consumo de óleo que é forçado a passar pelos anéis e depois , ao esfriar, ela se condensa novamente,desce pro óleo e recomeça todo o ciclo.

 

Fontão, na década de 1980 as leis antipoluição eram mais brandas e o respiro do cárter era praticamente um tubo que só evitava respingar óleo por todo o motor, isso foi " evoluindo' até chegar na lei antipoluição que entrou em vigor em 2009,onde vapores de motor ou tanque de combustível são quase herméticos à seus recipientes-base

Editado por cirso

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