Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
sergiomontanha

HBM 2100! Na proteção de novo!!!!!!

Recommended Posts

Sim, o problema era por ali.

Dá um pulo na Contato, ou nas outras por ali, e veja se acha o MMBT3904 à venda. Se não tiver, veja o que eles tem de NPN SOT323 (ou SMD, como quiserem chamar) à venda. Já achei BC548, mas não sei se ainda tem, capaz de servir.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim, o problema era por ali.

Dá um pulo na Contato, ou nas outras por ali, e veja se acha o MMBT3904 à venda. Se não tiver, veja o que eles tem de NPN SOT323 (ou SMD, como quiserem chamar) à venda. Já achei BC548, mas não sei se ainda tem, capaz de servir.

Klebão, vou ver com o meu irmão. Ele disse que deve ter em alguma placa na loja dele que deve ter esse transistor. Ele inclusive comentou que poderia ser usado o 3904 comum no lugar do smd, é só soldar no lugar. O que você acha?

Valeu a força,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, dá, mas exige MUITO cuidado na hora de soldar. Além disto, é bom colar os transístores na placa, pois a vibração logo faz a solda quebrar, já que é superficial.

Compartilhar este post

Link para o post

Klebão, tô ficando animado!! Acho que a novela está perto do fim.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a sua disposição em ajudar. :rever1: Sei que já estou te enchendo o saco mas espero que o problema seja sanado o mais breve possível pra parar de perturbar.

Bom, vamos ao "diário de bordo":

- Arrumei de uma placa uns transistores NPN com o código 1B, que segundo pesquisei, é o BC846. Coloquei no lugar dos outros que foram retirados e saiu da proteção.

- Deixei o amp ligado por 2 minutos e a fonte desarmou. Retirei os transistores novamente e continuou em proteção, então na minha total falta de conhecimento e inexperiência, concluí que não seriam os tr's e os coloquei de volta.

- Como os fets de saída estavam no lugar, retirei todos eles pra ver se eram eles a causa do problema. Retirei todos e nada de desarmar.

- O amp. já estava sem os IRFZ de fonte mas ainda estava com o F1010E no lugar, deduzi então que seria o bendito que entrou em curto. Dito e feito, foi retirar e o amp saiu da proteção e ficou ligado na fonte por uns 5 minutos.

- Voltei com os fets de saída para o lugar pra testar se não haveria nenhum problema e o amp saiu da proteção sem problema.

**** Agora o problema: Como tinha visto que o F1010E estava em curto e sem ele o amp não entrava em proteção, coloquei os 3 IRFZ48N no amp. sem o F1010E pra ver se seria só esse fet. Liguei, saiu da proteção mas logo após 1 minuto no máximo a fonte desarmou. Os fets de fonte estavam muito quentes ao ponto de não dar pra ficar com o dedo em cima.

Pergunto:

- O meu erro foi ligar sem o fet F1010E ou não tem nada a ver?

- Os fets de fonte estavam desencostados do dissipador pra não ficar espalhando aquela meleca de pasta térmica o tempo todo. Creio que não seria possível um fet desses esquentar tanto em 1 minuto com o amp apenas armado. Vou testar os IRFZ pra ver se deu pau. Tem alguma sugestão aí?

Obrigado e um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sérgio, sem dissipador era pra esquentar mesmo... provavelmente algum entrou em curto.

Esse F10101E fica onde no circuito. Olhei o esquema e não vi... qual o número dele na placa?

O esquema agora é voltar com os FETs da fonte, e medir a tensão nos capacitores da fonte pra ver se está tudo 100%. Se estiver tudo direitinho, é voltar com os de saída, deixar rodando uns 5 minutos sem carga, depois botar um falante velho na saída (daquele que se queimar não dói) e meter áudio.

Deixe na bancada com áudio por uma hora, pelo menos, e veja como ele se comporta.

Compartilhar este post

Link para o post
Sérgio, sem dissipador era pra esquentar mesmo... provavelmente algum entrou em curto.

Esse F10101E fica onde no circuito. Olhei o esquema e não vi... qual o número dele na placa?

O esquema agora é voltar com os FETs da fonte, e medir a tensão nos capacitores da fonte pra ver se está tudo 100%. Se estiver tudo direitinho, é voltar com os de saída, deixar rodando uns 5 minutos sem carga, depois botar um falante velho na saída (daquele que se queimar não dói) e meter áudio.

Deixe na bancada com áudio por uma hora, pelo menos, e veja como ele se comporta.

É, burro tem que pastar mesmo... <_<:banghead

Esse F1010E estava ao lado dos IRFZ44n. Salvo engano é um dos originais dos fets de fonte, agora é que pensei nisso. Por isso estava achando estranho ter apenas 3 fets de fonte e esse ao lado. Vou colocar os 4 IRFZ48N depois de testados (se preciso compro novos), colocar a pasta térmica e a chapa para encostar no dissipador pra botar pra rodar. Como faço pra medir a tensão nos capacitores? Tem que dar aproximadamente 35V, não é isso? Os fets de saída já estão no lugar. Acha que devo retirá-los novamente ou posso deixar?

Valeu!

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, então tá explicado... coloca os 4 FETs iguais. Difícil queimar 3 e sobreviver um... hehehehehe.

Você está usando isoladores entre os FETs e o dissipador? Tem que usar, senão entra em curto!

Se o dissipador for aqueles que parecem borracha, não precisa necessáriamente de pasta térmica.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, então tá explicado... coloca os 4 FETs iguais. Difícil queimar 3 e sobreviver um... hehehehehe.

Você está usando isoladores entre os FETs e o dissipador? Tem que usar, senão entra em curto!

Se o dissipador for aqueles que parecem borracha, não precisa necessáriamente de pasta térmica.

Tem os isoladores lá. Como já tinha a pasta térmica antes, vou limpar a antiga e colocar uma pasta nova pra ficar mais limpo.

E quanto a medir a tensão dos capacitores da fonte, tem como dar uma luz aí?

Compartilhar este post

Link para o post

Localize os terminais dele embaixo da placa e meça com multímetro mesmo... só pra ver se tem os 35V (tem que confirmar no esquema) mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Localize os terminais dele embaixo da placa e meça com multímetro mesmo... só pra ver se tem os 35V (tem que confirmar no esquema) mesmo.

Klebão, boas notícias (creio eu)!

Medi a tensão nos capacitores de fonte e deu 24,7v nos terminais dos três capacitores. Não sei se vai influenciar, mas eu medi a voltagem da fonte e tá dando 11,89v pra entregar ao amp. Coloquei todos os fets de fonte e saída novos (tô querendo evitar surpresas). Os que eu tirei vão ficar de backup pra uma manutenção qualquer. Liguei o amp, saiu da proteção normal e deixei ele ligado sem áudio por 1 hora. Ficou tranquilo sem desarmar a fonte ou acender a proteção. Não pude ligar o áudio por causa do horário porque o meu filho dorme cedo. Esquentou bastante no dissipador na área dos fets da fonte, mas não ao ponto de não poder colocar a mão. Pensei que esquentaria menos já que não havia áudio e o amp é classe D. Vou colocar o áudio hoje pra testar e ver como se comporta, mas acho que a fonte não vai aguentar suprir o amp, mesmo que seja em volume bem baixo com ganho no mínimo porque ela é bem fraquinha.

Agora as dúvidas:

- Caso a fonte não segure o amp (vou usar uma bateria pra ligar um player pro teste e deixar o amp na fonte), posso ligar na bateria?

- Não consegui entender no esquema qual a tensão específica do secundário da fonte. Tem como ver qual é pra ver se está ok?

- Se aumentar pra 12,6v ou 13,8v a tensão subiria?

Acho que está perto do encerramento dessa "tragédia grega".

Obrigado e um abraço,

Sérgio.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

Se funcionou, é um ótimo sinal!

Na fonte de computador deve segurar com volume baixo. A idéia é mais pra ver se o som vai distorcer ou algo parecido. Deixa um tempo com áudio, se estiver tudo 100%, aí vc liga na bateria e bota pra tocar com vontade. Creio que não surgirão novos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na fonte de computador deve segurar com volume baixo. A idéia é mais pra ver se o som vai distorcer ou algo parecido. Deixa um tempo com áudio, se estiver tudo 100%, aí vc liga na bateria e bota pra tocar com vontade. Creio que não surgirão novos problemas.

E quanto a tensão medida nos capacitores, é aquela mesmo?

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

É Klebão, o "trem" tá zicado... Não saiu som nenhum. :banghead

- Liguei o player Siemens que tenho em casa na bateria e o amp na fonte, tive que fazer o jump do positivo pro remoto porque o player não acionou o amp e depois de ligado, nada de áudio.

- Pensei que pudesse ser o player porque eu emprestei para o meu sobrinho por um tempo e não testei quando voltou. Pra testar, tirei o HBM e liguei um Clarion que tenho em casa. O remoto realmente não acionou o amp. Fiz o jump e tocou tranquilo mas com muito ruído.

- Pra sanar a dúvida tirei o Siemens e coloquei um Pioneer antigão que tenho em casa (acho que é o 525), liguei no Clarion e funcionou tranquilo, inclusive com o acionamento pelo remoto do player, tocando limpinho.

- Voltei com o HBM e o remoto não acionou o amp (deve ter algum problema nesse remoto do amp). Fiz o jump com o positivo, o amp saiu da proteção e não tocou nada. O crossover do amp está em flat, variei volume do player e o ganho do amp e nada.

Tem alguma coisa aí e creio que deve ser besteira. O que sugeres?

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... agora sim, o bicho pegou...

Preciso dar uma boa analisada no esquema... mais tarde eu posto algo!

Compartilhar este post

Link para o post

sergio,

estou acompanhando o topico por curiosidade mesmo, e ja tive um HBM2100 e uma coisa eu pude ter certeza dele:

o remote tem que ter 12v, se tiver 11v ele não liga de jeito nenhum, observei isto, após add outro modulo no sistema, que na epoca caiu a tensao de 12v para 11v no remote do player, era desligar o remote do modulo add, ele ligava na hora, ai tive que usar relê.

Compartilhar este post

Link para o post
sergio,

estou acompanhando o topico por curiosidade mesmo, e ja tive um HBM2100 e uma coisa eu pude ter certeza dele:

o remote tem que ter 12v, se tiver 11v ele não liga de jeito nenhum, observei isto, após add outro modulo no sistema, que na epoca caiu a tensao de 12v para 11v no remote do player, era desligar o remote do modulo add, ele ligava na hora, ai tive que usar relê.

É Wendell, realmente nenhum remote de player aciona esse amp. Vou adicionar um relê pra ele funcionar corretamente. :legal:

Obrigado pela dica.

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sérgio, pelo esquema nada poderia indicar o que ocorre... minha dica é ir testando sempre com o jumper, pra ver se em algum momento ocorre o problema, e se está ligado a algum player ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
Sérgio, pelo esquema nada poderia indicar o que ocorre... minha dica é ir testando sempre com o jumper, pra ver se em algum momento ocorre o problema, e se está ligado a algum player ou não.

Foi mal Klebão, mas não entendi a parada!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...