Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bramer

Duvida na Construção da BandPass

Recommended Posts

EDIT:

 

 

Para aproveitar o tópico, estou editando. As duvidas iniciais foram solucionadas, agora segue projeto mais detalhado...

 

 

o qq acham? lembrando que é uma caixa para trio e spl.

 

 

:legal:

Editado por bramer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nao sei se com 2 camaras fica legal...

 

O que eu sei eh que pode fazer com 3 camaras. Ai sim fica TOP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria com apenas 2 câmaras. Assim você pode aproveitar mais o espaço pra colocar um duto BEM mais largo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu faria com apenas 2 câmaras. Assim você pode aproveitar mais o espaço pra colocar um duto BEM mais largo.

 

certo..

 

a caixa seria com 30L na selada e 24L na dutada, para apenas um sub.

 

para os dois os volumes dobram, 60L na selada e 48L na dutada, com 2 dutos 4' por 20~22cm

 

Pensei em fazer apenas em duas camaras pq fica mais facil pra mim (so bem ruinzinho para construir caixas, meu pai que me salva!), agora preciso medir direto a mala do astra e ver como isso ficaria, para ver se o conjunto magnetico do uxp iria caber dentro dessa camara selada..

 

Mais então, se fizer uma caixa bem travada com apenas 2 camaras não tem erro né? :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem erro não. Vai ficar até melhor.

 

Agora, 2 dutos de 4" eu acho pouco... 3 de 4", ou mesmo 4, pra ficar bão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade Bramer, quais as dimensões desse seu projeto de Bandpass, tenho a maior curiosidade de testar uma caixa dessas...

 

Quem sabe não começo a brincar com alguma simulação aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem erro não. Vai ficar até melhor.

 

Agora, 2 dutos de 4" eu acho pouco... 3 de 4", ou mesmo 4, pra ficar bão!

 

tudo isso kleber?

 

dai fica f.oda, com um duto apenas a velocidade fica "aceitavel" (4' com 6,5cm e velocidade em 0,11), com 2 dutos já fica mais que bom (4' com 20cm e velocidade em 0,03), com 3 dutos já fica complicado pelo tamanho do duto (4' com 34cm e velocidade em 0,01), com 4 dutos então, quase meio metro cada duto, sem condições.

 

Lembrando que essa camara aonde vai ficar os dutos vai ter apenas 48L

 

 

Acho que 2 dutos 4' já ta tranquilo não?

 

Ps. pensei em por os dutos para cima, visto que essa camara não vai ficar tão funda (na verdade nem desenhei ainda para ver, mais acho que não chega aos 20cm, então o duto nos cantos virado pra cima pode ser usado sem problemas?

 

Nem pensei na possibilidade de dutos retangulares, pq ainda nem desenhei a caixa, então não tenho como saber as medidas exatas, tenho que fazer um esboço do que tenho em mente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de desenhar a caixa. Hoje mesmo se der tempo vou na loja ver a facada que me cobrariam para faze-la. O problema é os dutos!

 

A camara frontal (dutada) ficou com 48,3L brutos na medidas (internas) de:

 

Largura: 90cm

Altura: 31,75cm

Profundidade: 17,5cm

 

Pensei em por nas laterais, porem, de um lado tenho a bateria que fica rente a caixa, tampando mais da metade do duto. Na parte de cima fica a caixa "berreira" colada tmb, só me sobrou uma lateral, mais não queria por todos os dutos ali :(

 

A solução é dutos retangulares! Mais to sofrendo um pouco tmb..

 

2 dutos de 10 L x 5 A x 11,5 P resultaria em 0,04 de velocidade do ar no duto. Será que fica bom?

 

HELP!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 dutos de 10 L x 5 A x 11,5 P resultaria em 0,04 de velocidade do ar no duto. Será que fica bom?

 

 

=(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bramer, não é só questão de velocidade do ar no duto... quanto mais dutos, menor é a restrição no deslocamento do ar, menos ressonante ela fica, e melhor é o desempenho no geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bramer, não é só questão de velocidade do ar no duto... quanto mais dutos, menor é a restrição no deslocamento do ar, menos ressonante ela fica, e melhor é o desempenho no geral.

 

 

certo...

 

Mudando de agua pro vinho, tens como dar uma olhadinha nisso kleber?

 

Camar unica ok?

 

30L na selada

80L na dutada sintonizada em 65hz

 

Essa foi uma dica que me deram... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
certo...

 

Mudando de agua pro vinho, tens como dar uma olhadinha nisso kleber?

 

Camar unica ok?

 

30L na selada

80L na dutada sintonizada em 65hz

 

Essa foi uma dica que me deram... :legal:

 

Qual vai ser o restante do set?

Vai usar para trio? Misto?

Vai ficar com a sintonia meio alta se for para interno não?

 

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é meio puxado pro trio mesmo. Com a mala fechada quero um SPL fortinho...

 

O restante é um par de d-250x e um par de 6x9.

 

Basicamente, um trio de leve...

 

 

Acabei de desenhar essa caixa descrita acima, a camara selada ficou ao fundo e a dutada a frente, tive de usar o falante invertido tmb (com o conjunto magnético na camara dutada (a principio é bom pela refrigeração), será que não vou ter alguma perda?

 

Um desenho mto ruim só pra tentar expressar:

 

tempk.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bramer, ja fiz pra dois pioneer e fiz 3 camaras.. a selada ficou separada normal e a dutada ficou junta as duas, foi tranquilo de fazer e ficou bom.. quanto aos dutos, fui testando.. fiz duas frentes pra caixa e testei.. primeiro dois dutos de 3", abri mais um e ficou bom mas nao taanto.. abri os 3 pra 4 polegada e ai sim ficou beeem melhor!!

 

Toca muito bem com a mala aberta e o SPL ficou FORTE! Acho que os uxp vao ficar bem bacanas... se quiser, me da um toque que eu te ajudo a fazer essa caixa!

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha paulista, a principio eu vou pedir pro fabinho (da kit sound) fazer a caixa pra mim, ele diz que por uns 200 pila ele faz.

 

Apesar de não ser tão barato, é o mais facil. Eu gosto bastante de mecher com som e tu sabe, só não gosto de fazer caixas haha, essa parte eu sempre odiei!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

segue o desenho abaixo: (mdf 15mm ok?)

 

imagemhz.jpg

 

as medidas externas estão em negrito os dutos eu não lembro de cabeça, mais são 4 dutos 4', mais não lembro o comprimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bramer, faça com o sub com a bundinha pra cima, câmara selada pro assoalho... assim tem mais espaço pros dutos.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
segue o desenho abaixo: (mdf 15mm ok?)

 

imagemhz.jpg

 

as medidas externas estão em negrito os dutos eu não lembro de cabeça, mais são 4 dutos 4', mais não lembro o comprimento.

 

 

cara, foi assim que eu fiz a do Geva pros pioneer, ficou bacana mas eu tbem usaria a ideia do cleber.. e quem sabe colocava as cornetas no encosto do banco, tipo, cobertas tbem por uma tela preta pra nao poluir o visuual.. bom, na verdade eu nem colocaria corneta, só 2 pares de 6x9 pra quando quiser tocar um churrasquinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sabado vou montar a bagaça.

 

as vezes me da até medo dessa caixa, tem um pico mto fuderoso, quase 10dBs em 70hz suaheua, se isso não render no trio, abandona!

 

mais acho que vai ficar legal, não tão musical quanto eu queria e nem tanto subgrave quanto eu sonhava, mais pra fora é pra render filé e dar uma pregada bacana dentro do astra...

 

 

 

 

Ps. nessas condições, preciso inverter a fase dos uxp no módulo dai?

Editado por bramer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

imagem0070.jpg

 

imagem0068.jpg

 

imagem0069.jpg

 

 

Feita! agora preciso aumentar os dutos, de 10cm pra 22cm, depois digo como ficou de verdade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...