Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Elias Ribeiro

Na teoria é um sq de entrada, mas na pratica...

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Primeiramente gostaria de pedir que não movam o meu tópico para o geral, pois trata-se de um problema relacionado a sq e gostaria de conselhos e dicas de quem realmente entende e tem experiência nesse tipo de sistema.

Vamos lá, primeiro os equipamentos instalados e o veículo:

cd player kenwood kdc x-592 (linha excelon)

dianteira: kit duas vias nar 5 polegadas com crossover diy ( corte em 3khz 12dbº)

traseira: coaxial nar 5 polegadas (ligado direto no rear do cd player)

subwoofer nar 12 polegadas de 180wrms (em caixa de 42 litros com duto de 3” x 13cm)

amplificador blaupunkt gta 460 (2 x 60w para os kits dianteiros + bridge 180w para o sub)

cabo rca street wires zn7

alimentação com fiação de 16mm, alto falantes com fios de 1.5mm e sub com 2.5mm

veículo: marea sedan

Pelo que eu li e reli do site e do forum, na teoria este sistema pode ser considerado pelo menos um sq de entrada correto?

Mas na pratica não é o que esta ocorrendo, infelizmente não tenho como ouvir outros sistemas de qualidade para fazer uma comparação (aqui todo mundo gosta de pancadão e 50 cornetas gritando no ouvido) e não tem nenhum instalador que tenha conhecimento ou experiência em sq, o som no meu ponto de vista esta muito abafado, faltando brilho, é dificil descrever exatamente o que esta acontecendo pq eu também não manjo muito, apenas gosto de um som agradavel, mas o som do carro esta meio irritante depois de um tempo ouvindo, parece que ta faltando tudo, grave medio e agudo, a voz as vezes fica lá no fundo, como se tivesse ouvindo um som ao vivo em um lugar fechado sem tratamento algum, ao mesmo tempo que eu sinto falta de agudos a sibilancia esta alta e sinto falta de medio graves também, gravei o cd com os testes de frequencia e passei no carro percebi que ele tem uma resposta de frequencia muito boa entre 40 e 60hz, mas de 60 até 100hz fica bem fraco, sem pressão nenhuma, ouvindo um dance dentro do carro vc não sente as batidas, mas se vc for la atras e abrir o porta malas, o grave no porta malas ta ótimo, muito bom mesmo, entra dentro do carro o grave some.

Pensei em várias coisas pra fazer mas como não tenho grana e tempo pra ficar experimentando gostaria de uma ajuda para uma sequencia de testes ou modificações que possam me levar a um resultado satisfatório, demorei pra conseguir montar esse sistema mas ta muito abaixo do que eu esperava, já tive sistemas muito mais simples com equipamentos que todos por aqui dizem ser ruins e que davam um som muito melhor que este, estou realmente decepcionado com o som.

As coisas que pensei em fazer:

1º atenuar o tweeter e passar ele para a coluna ( atualmente esta no local original no painel)

2º tratamento das portas e tentar angular um pouco o mid.

3º tratamento da tampa do porta malas ( em certa frequencia ele da uma vibração de lata)

4º passar o duto para 4 polegadas (não posso alterar o tamanho da caixa)

5º trocar o tweeter do kit dianteiro pelo selenium de seda (esse é o único equipamento que estou disposta a trocar, não quero mais gastar com outro radio ou outra coisa)

Alguem do sq já teve algum problema parecido ou pode me dar uma força?

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom dia a todos,

Primeiramente gostaria de pedir que não movam o meu tópico para o geral, pois trata-se de um problema relacionado a sq e gostaria de conselhos e dicas de quem realmente entende e tem experiência nesse tipo de sistema.

Vamos lá, primeiro os equipamentos instalados e o veículo:

dianteira: kit duas vias nar 5 polegadas com crossover diy ( corte em 3khz 12dbº)

subwoofer nar 12 polegadas de 180wrms (em caixa de 42 litros com duto de 3” x 13cm)

amplificador blaupunkt gta 460 (2 x 60w para os kits dianteiros + bridge 180w para o sub)

Pelo que eu li e reli do site e do forum, na teoria este sistema pode ser considerado pelo menos um sq de entrada correto?

Mas na pratica não é o que esta ocorrendo, infelizmente não tenho como ouvir outros sistemas de qualidade para fazer uma comparação (aqui todo mundo gosta de pancadão e 50 cornetas gritando no ouvido) e não tem nenhum instalador que tenha conhecimento ou experiência em sq, o som no meu ponto de vista esta muito abafado, faltando brilho, é dificil descrever exatamente o que esta acontecendo pq eu também não manjo muito, apenas gosto de um som agradavel, mas o som do carro esta meio irritante depois de um tempo ouvindo, parece que ta faltando tudo, grave medio e agudo, a voz as vezes fica lá no fundo, como se tivesse ouvindo um som ao vivo em um lugar fechado sem tratamento algum, ao mesmo tempo que eu sinto falta de agudos a sibilancia esta alta e sinto falta de medio graves também, gravei o cd com os testes de frequencia e passei no carro percebi que ele tem uma resposta de frequencia muito boa entre 40 e 60hz, mas de 60 até 100hz fica bem fraco, sem pressão nenhuma, ouvindo um dance dentro do carro vc não sente as batidas, mas se vc for la atras e abrir o porta malas, o grave no porta malas ta ótimo, muito bom mesmo, entra dentro do carro o grave some.

Pensei em várias coisas pra fazer mas como não tenho grana e tempo pra ficar experimentando gostaria de uma ajuda para uma sequencia de testes ou modificações que possam me levar a um resultado satisfatório, demorei pra conseguir montar esse sistema mas ta muito abaixo do que eu esperava, já tive sistemas muito mais simples com equipamentos que todos por aqui dizem ser ruins e que davam um som muito melhor que este, estou realmente decepcionado com o som.

1º atenuar o tweeter e passar ele para a coluna ( atualmente esta no local original no painel)

3º tratamento da tampa do porta malas ( em certa frequencia ele da uma vibração de lata)

5º trocar o tweeter do kit dianteiro pelo selenium de seda (esse é o único equipamento que estou disposta a trocar, não quero mais gastar com outro radio ou outra coisa)

Desde já agradeço.

Isso ai está me parecendo a sindrome do Upgrade...rs!!!Quando está tudo certo realmente e vc ainda acha que não está bom tá na hora de trocar por kit´s melhores, e por ai vai até chegar uma hora em que vc tem um hi-fi de 100.000 reais e não está satisfeito...

Isso vem ocorendo comigo também...será que é contagiante!?E nisso quem sofre é o bolso....

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você deve começar olhando o crossover.

O corte está muito baixo. O CW525 (médio de 5") responde muito bem até 5K.

Outro detalhe é o tweeter 5012, que acompanha este kit. Ele já vem com um capacitor. Se você não o arrancou, ele está somando com o do divisor.

Deste modo, você está cortando o médio em 3K, mas o tweeter só entra em +/- 8K. Já dá para imaginar o tamanho do buraco nas frequencias.

Faça o seguinte:

Dê uma olhada no tweeter. Se estiver com o capacitor, tire-o e solde o fio direto no terminal.

Ligue de novo e veja se melhorou. Para estes falantes eu aconselharia um corte mais próximo de 5K, mas se preferir cortar nesta frequencia troque o tweeter pelo EP-51. É o tweeter do kit de Kevlar e é superior a muito tweeter importado.

Quanto à caixa, ela está certa. É a caixa recomendada para um som do dia-dia (não tão plana, mas com uma pegada mais forte). Se for para qualidade mesmo, tem a famosa caixa de 55 litros e duto de 3"x20cm, sintonizada em 40Hz.

Por último, onde você está?

Dependendo do lugar, posso indicar alguém bom.

Compartilhar este post

Link para o post

e ai cara, blz???

eu naum manjo muito de SQ, naum e minha praia, mas deu pra perceber algumas coisas:

1- naum faz mto sentido se vc diz q falta brilho no sistema vc querer atenuar o mid, ja o redirecionamento e interessante, tem q estar pelo menos na altura dos ombros e e preferencia sem obstrução a frente

2- num sistema de qualidade acho realmente necessario tratar as portas, pelo menos com manta adesivada

3- e bom tratar sim, eu tenho um celta e dei um "leve" tratamento digamos assim, colokei feltro de 15mm na tampa inteira

4- aumentar o diametro do duto naum sei se vai ajudar, é capaz ate de perder rendimento

5- ja te indicaram um tweeter bom acima...

ja te indicaram o corte tbm, realmente se esse kit vem com capacitor e vc ligou no X-over, ai fode msm

agora fala ai, vc diz q ouvindo dance (musica eletronica) o som fica ruim, mas vc sabe q dutadas naum rendem bem com esse estilo de musica naum eh?

tenta baixar algumas musicas classicas ou ao vivo e ver como fica no seu som, as vezes pode ajudar tbm

Compartilhar este post

Link para o post

Outro detalhe é o tweeter 5012, que acompanha este kit. Ele já vem com um capacitor. Se você não o arrancou, ele está somando com o do divisor.

Deste modo, você está cortando o médio em 3K, mas o tweeter só entra em +/- 8K. Já dá para imaginar o tamanho do buraco nas frequencias.

Faça o seguinte:

Dê uma olhada no tweeter. Se estiver com o capacitor, tire-o e solde o fio direto no terminal.

Ligue de novo e veja se melhorou. Para estes falantes eu aconselharia um corte mais próximo de 5K, mas se preferir cortar nesta frequencia troque o tweeter pelo EP-51. É o tweeter do kit de Kevlar e é superior a muito tweeter importado.

Quanto à caixa, ela está certa. É a caixa recomendada para um som do dia-dia (não tão plana, mas com uma pegada mais forte). Se for para qualidade mesmo, tem a famosa caixa de 55 litros e duto de 3"x20cm, sintonizada em 40Hz.

pela breve descrição dele eu chuto que seja Goias! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade aqui é a terra dos 10 6x9 em cada porta e mais 6 cornetas e 6 st's atrás junto com 4 carapreta, tudo isso ligado num piramid roxinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade aqui é a terra dos 10 6x9 em cada porta e mais 6 cornetas e 6 st's atrás junto com 4 carapreta, tudo isso ligado num piramid roxinho.

e ai Dinluca, blz???

mas por ai tem coneta pra ca***** tbm hein,

mas vo pra minha segunda opnião entaum

Mato Grosso!

Compartilhar este post

Link para o post

Faça o seguinte:

Eu isolei o capacitor que vem direto com o tweeter e quanto ao divisor foi feito com indutor fio 17awg e capacitor de prolipropileno metalizado da epcos, é um divisor de qualidade compativel com a dos equipamentos.

Realmente a ideia deste divisor foi de futuramente instalar o ep-51, por isso eu ja montei ele com este corte de frequencia, mas no momento ele ta meio caro pra mim, sera que o da selenium de seda não seria uma melhor relação custo x benefício?

Na leosound o da selenium ta 90 conto enquanto o da nar ta 250!

Estou em araraquara, interior de São Paulo, nessas horas eu morro de saudades da capital!

Se tiver algum lugar proximo por aqui da um toque

Compartilhar este post

Link para o post
Isso ai está me parecendo a sindrome do Upgrade...rs!!!Quando está tudo certo realmente e vc ainda acha que não está bom tá na hora de trocar por kit´s melhores, e por ai vai até chegar uma hora em que vc tem um hi-fi de 100.000 reais e não está satisfeito...

Isso vem ocorendo comigo também...será que é contagiante!?E nisso quem sofre é o bolso....

Cara o pior é que não viu, bem que eu queria que fosse isso, mas até o meu home de casa da lg que usa full range de 2 polegadas e sub de 6 polegadas ta tocando mais agradavel.

Compartilhar este post

Link para o post
e ai cara, blz???

eu naum manjo muito de SQ, naum e minha praia, mas deu pra perceber algumas coisas:

1- naum faz mto sentido se vc diz q falta brilho no sistema vc querer atenuar o mid, ja o redirecionamento e interessante, tem q estar pelo menos na altura dos ombros e e preferencia sem obstrução a frente

2- num sistema de qualidade acho realmente necessario tratar as portas, pelo menos com manta adesivada

3- e bom tratar sim, eu tenho um celta e dei um "leve" tratamento digamos assim, colokei feltro de 15mm na tampa inteira

4- aumentar o diametro do duto naum sei se vai ajudar, é capaz ate de perder rendimento

5- ja te indicaram um tweeter bom acima...

ja te indicaram o corte tbm, realmente se esse kit vem com capacitor e vc ligou no X-over, ai fode msm

agora fala ai, vc diz q ouvindo dance (musica eletronica) o som fica ruim, mas vc sabe q dutadas naum rendem bem com esse estilo de musica naum eh?

tenta baixar algumas musicas classicas ou ao vivo e ver como fica no seu som, as vezes pode ajudar tbm

1- pensei em atenuar o tweeter devido a alta sibilancia que esta ocorrendo no som, assim eu atenuaria todas e depois regulava no cd apenas as frequencias mais altas (12khz pra cima).

2- realmente acho que vou fazer o tratamento pois gostaria de uma melhora no médio-grave

3- tampa do porta malas também, a lataria ali ta vibrando

4- dizem que quando se aumenta o diametro do duto reduz o barulho de "sopro" do mesmo, mas aí eu já não manjo muito, precisava de alguem que entende dessa parte pra me salvar

o tweeter ja esta com o capacitor original desligado, mas quanto ao dance o problema é o seguinte, lá atras no porta malas o grave ta muito bom, mas dentro do carro que esta apagado, acredito então que não é a caixa, mas sim o problema do carro ser sedã mesmo (o tampão tem uma chapa fechada por baixo)

tenho muita musica ao vivo, na maioria o som ta abafado, parece que eles estão tocando no fundo de um salão, com os intrumentos embolados.

ta soda

Compartilhar este post

Link para o post
e ai Dinluca, blz???

mas por ai tem coneta pra ca***** tbm hein,

mas vo pra minha segunda opnião entaum

Mato Grosso!

araraquara, sp

aqui o cara coloca um sub de 12 pra som interno ligado com 4 cornetas cortadas no capacitor eletrolitico e acha lindo o berreiro.

vc mal entra na loja aqui e ja vem o vendedor com uma corneta na mão pra instalar no seu carro, huahauahau

Compartilhar este post

Link para o post
1- pensei em atenuar o tweeter devido a alta sibilancia que esta ocorrendo no som, assim eu atenuaria todas e depois regulava no cd apenas as frequencias mais altas (12khz pra cima).

2- realmente acho que vou fazer o tratamento pois gostaria de uma melhora no médio-grave

3- tampa do porta malas também, a lataria ali ta vibrando

4- dizem que quando se aumenta o diametro do duto reduz o barulho de "sopro" do mesmo, mas aí eu já não manjo muito, precisava de alguem que entende dessa parte pra me salvar

o tweeter ja esta com o capacitor original desligado, mas quanto ao dance o problema é o seguinte, lá atras no porta malas o grave ta muito bom, mas dentro do carro que esta apagado, acredito então que não é a caixa, mas sim o problema do carro ser sedã mesmo (o tampão tem uma chapa fechada por baixo)

tenho muita musica ao vivo, na maioria o som ta abafado, parece que eles estão tocando no fundo de um salão, com os intrumentos embolados.

ta soda

agora entendi qto ao tweeter,

pq naum experimenta ligar tudo diretamente, so pra efeito de teste, sem X-over nem capacitor?

faz o tratamento sim q vc vai gosta cara

voltando ao duto, vc diminui o sopro pq vc reduz a "pressão", ou seja, a velocidade com que o ar passa pelo duto, que em um nivel alto da o efeito de sopro,

mas como vc disse q atras com a mala aberta toca legal, eskece q naum e isso

realmente, um sedan pra tocar bem precisa de muito grave, naum teria como vc abrir um espaço no "tampão" dele, tipo um espaço pra 2 6x9, vc compra telas e coloca em cima, fica disfarçado e melhora o grave, ja fiz isso em um vectra e deu certo

naum leve a mal a brincadeira sobre aonde vc mora hein

Compartilhar este post

Link para o post
agora entendi qto ao tweeter,

pq naum experimenta ligar tudo diretamente, so pra efeito de teste, sem X-over nem capacitor?

faz o tratamento sim q vc vai gosta cara

voltando ao duto, vc diminui o sopro pq vc reduz a "pressão", ou seja, a velocidade com que o ar passa pelo duto, que em um nivel alto da o efeito de sopro,

mas como vc disse q atras com a mala aberta toca legal, eskece q naum e isso

realmente, um sedan pra tocar bem precisa de muito grave, naum teria como vc abrir um espaço no "tampão" dele, tipo um espaço pra 2 6x9, vc compra telas e coloca em cima, fica disfarçado e melhora o grave, ja fiz isso em um vectra e deu certo

naum leve a mal a brincadeira sobre aonde vc mora hein

vou fazer esse teste sem o crossover, como aqui eu não tenho nenhum lojista pra ajudar tenho que testar de tudo mesmo uma hora eu acerto

quanto ao grave vou ver o que dá pra fazer pra melhorar a passagem do grave pra cabine, nessas horas da saudade do meu antigo palio.

nem esquenta cara, eu aceito brincadeira de boa

valeu pelas dicas

se mais alguem tiver alguma sugestão posta aí pra eu testar

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, seu set tem tudo pra estar tocando legal, espero mesmo que você ache as soluçoes pro que ta acontecendo, porque senão eu vendo quase tudo (menos o player) e compro outras coisas hehe... tb tenho um gta 460 e um sub nar 10".

O ajuste de ganho do amplificador ta certinho com o player? ele deve ter saidas de 4v e o gta460 vai de 0,5 a 9v se não me engano, acho que isso também influencia no resultado final. Observe tb se há algum corte feito no amp, caso tenha, tente deixar tudo em flat.

O negócio aí vai ser na tantativa e erro mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu faria no seu lugar:

Sub - veja o projeto da caixa, coloque num BassBox da vida e faça projeções.

Sub - carro sedan é fo**... Só resolvi com sub de 500 rms para cima (e tenho passagem de som do porta-malas para dentro). Se o Marea tiver falantes traseiros no tampão, retire-os e deixe o buraco para passagem de graves. Se forem na porta, meus pêsames...

Médios - manta asfáltica nas portas ajuda

Agudos - eu tentaria com o corte que já vem nele para ver como fica.

Se não ficar satisfeito, o jeito seria ver com alguém pessoalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos que de uma forma ou outra estão tentando ajudar,

A partir de hoje vou começar a testar algumas variações de acordo com o que vcs me passaram aqui, vai ter que ser na tentativa e erro mesmo...

conforme vou fazendo testes vou postando aqui

quem tiver mais alguma opnião eu agradeço

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Muda o set para SPL que você para de ficar desiludido :P

Som abafado? Tá faltando altas frequências... Seu EQ consegue puxar lá pelos 16~20 kHz? Se conseguir, dê um ganho nessas frequências...

O sub realmente é fraco :S Eu uso 2 de 500Wrms :vts

Ligar tudo sem cross?? Não esquece que se aumentar o volume queima o tweeter :P

A menos que seu player faça 3-way e você queira usar bi-ampli... Não deve ser o caso, pois faltaria amplificador do sub.

Para não ficar louco, ande com o banco traseiro rebatido... Deve melhorar a sensação de graves! Outra coisa a se fazer é testar posicionamento da caixa... Galera em SPL consegue bons ganhos movendo a caixa pelo porta malas, virando sub para frente, cima, trás... Pode ser que ajude =P Não custa testar... Não sei se o pessoal de SQ tem algo contra a essa prática...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu isolei o capacitor que vem direto com o tweeter e quanto ao divisor foi feito com indutor fio 17awg e capacitor de prolipropileno metalizado da epcos, é um divisor de qualidade compativel com a dos equipamentos.

Realmente a ideia deste divisor foi de futuramente instalar o ep-51, por isso eu ja montei ele com este corte de frequencia, mas no momento ele ta meio caro pra mim, sera que o da selenium de seda não seria uma melhor relação custo x benefício?

Estou em araraquara, interior de São Paulo, nessas horas eu morro de saudades da capital!

Só conheço lojas boas em Ribeirão.

Quanto ao EP-51, procure o Wilson Godoy - S9 Customs que além de membro do autoforum (clique no meu perfil e veja meus amigos), trabalha com a NAR e ainda pegou o primeiro lugar na última etapa do campeonato de qualidade.

Além de dar algumas dicas (ele também ganhou uma etapa da IASCA com um carro com um set igual ao seu), quem sabe ele dá um desconto no tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post
Só conheço lojas boas em Ribeirão.

Quanto ao EP-51, procure o Wilson Godoy - S9 Customs que além de membro do autoforum (clique no meu perfil e veja meus amigos), trabalha com a NAR e ainda pegou o primeiro lugar na última etapa do campeonato de qualidade.

Além de dar algumas dicas (ele também ganhou uma etapa da IASCA com um carro com um set igual ao seu), quem sabe ele dá um desconto no tweeter.

André se vc puder me passar alguma loja de Ribeirão boa eu agradeço, assim eu levo pra alguem com experiencia ouvir e poder avaliar o que precisa melhorar, me ajudaria muito.

Vou entrar em contato com o Wilson também pra ver o que ele me fala

valeu pela dica cara

Compartilhar este post

Link para o post

Você poderia tentar ouvir um outro kit para ver como é, mesmo que tenha que fazer um pequeno esforço.

Eu realmente acho que é o cross, teria que ser pelo menos uns 4 ou 5kHz. Pode tentar tambem ouvir sem os coaxiais, só para ver como fica.

Manta nas portas realmente faz a diferença, dá para por sem gastar muito.

E sobre grave é o eterno problema do sedan. Veja o que o Casão falou mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
André se vc puder me passar alguma loja de Ribeirão boa eu agradeço, assim eu levo pra alguem com experiencia ouvir e poder avaliar o que precisa melhorar, me ajudaria muito.

Vou entrar em contato com o Wilson também pra ver o que ele me fala

valeu pela dica cara

Force Sound

Av. 13 de maio, 453

Ribeirão Preto-SP / Jd. Paulistano

(16)3618-3443

É só procurar o Jean.

Ele também dá cursos de instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Elias,

acho que o pessoal já disse o que tinha que dizer. Mas por um acaso vc tem o cross do kit? Ou comprou sem mesmo? Se vc tiver só troca com esses que vc fez (ou mandou fazer) e veja os resultados.

Quanto ao brilho do som, o EP51, com certeza, resolveria este problema (sem não for problema com o divisor). Eu comprei (ta,ta... eu sei que é caro pra cassete), mas valeu cada centavo. Gostei muito do bichinho, mas to (por enquanto) usando o croos do kit e está muito bom.

Quanto aos graves, como o João e o Casão falaram, carro sedan é fo** mesmo! Talvez vc tenha que colocar mais potencia no sistema.

[]s

RUI.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou louco ou pode ser o amp bixado?

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, terei que criticar para te ajudar. Mas nem leve a mal pois eu pelo menos, acho muito válido quando alguém entra no meu carro e fala " Isso está bom... isso está uma droga... " e assim vai. Eu prefiro sinceridade do que tapinhas nas costas....

Qual seria esse cross DIY ? Esse corte é o correto indicado pelo fabricante ?

Esse sub não me agradou. Para o meu gosto particular faltou tudo. Mudei a caixa várias vezes e nunca cheguei lá. Selei, dutei, mudei litragem. Daí peguei o 10". Melhorou mas não me agradou também.

Se o blau chega a 180Wrms no bridge, está faltando comida para o sub. "Headroom". Dá para colocar uns 300 para cima dele. Mesmo assim pelo que vc reclamou, pelo seu carro e tal, esse sub não irá fazer sua cabeça. Vc está atrás de outra coisa.

Por que não foi de 21mm2 ? Eu sempre recomendo mais. Se um dia pintar Up, seu cabo já está lá passado e bem dimensionado.

Desde já agradeço.

Tudo que vc comentou é válido, porém só conheço o Nar Ti e prefiro ele ao 1TW1.

E se eu fosse vc procuraria outro sub. (outra marca). Vc corre o risco como eu de mudar, mudar, e não chegar lá. Para mim, sub Nar toca estranho. Fora que ele está "mal empurrado". Isso está.

Compartilhar este post

Link para o post

eis que enfim aparece alguem da minha cidade que não curte corneta, onde vc montou seu carro não precisa citar nome da loja pode mandar por mp se não quisar colocar aqui, tem uns caras que instalam som aqui em um padrão mais alto eles combram caro mas trabalham bem só que não são especialistas em sq se vc entrar demais nesta area eles se perdem eu sei como se sente quando fui montar meu carro tb foi assim neguinho queria meter 6x9 no meu tampão e me zoando por colocar só falante na frente e claro meu set não se enquadra em sq nem a pau eu apenas usei alguns conceitos e usei os equipamentos que tinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...