Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

JorgeTasso

projeto de som externo pra siena!!!

Recommended Posts

Postado em

Olá galera!

De antemão, queria dizer a vocês q sou meio leigo quando se trata de som automotivo.

Pois bem... Tenho um siena e queria fazer um som externo de qualidade pra por na mala. Só que eu quero que a caixa ocupe o minimo de espaço possível da mala, e por isso optei por 2 fones de 12" (Bravox ou Selenium, ja q se trata de qualidade), 1 corneta e 1 tweetter.

Entrei no site da selenium, vi o 12MB1200-4OHMS, que dá 600 wrms de som, (www.selenium.com.br) e gostei muito, só q achei muito caro. Daí fui pesquisar fones bravox e também gostei muito do ENDURANCE E2K-12D4, que dá 700 wrms de som (http://www.bravox.com.br/produtos/e2k_12d4-novo.asp) e é 200 reais mais barato doque o selenium.

RESUMINDO:

Queria saber se posso confiar na potencia desse Bravox, tendo em vista que ele tem 100 wrms a mais doque o selenium e ainda é 200 reais mais barato.

Descrição dos produtos:

SELENIUM 12MB1200-4OHMS:

-Diametro nominal ------------------------------------------ 305(12) mm(in)

-impedancia nominal ---------------------------------------- 4 OHMS

-impedancia minima a 258Hz ------------------------------- 3.9 OHMS

->POTENCIA:

-Pico --------------------------------------------2400 W

-programa musical --------------------------- 1200 W

-RMS (NBR 10.303) --------------------------- 600 W

-AES -------------------------------------------- 600 W

-sensibilidade (2,83V @1m) média entre 100 e 1000 Hz -- 98 dB SPL

-compressão de potencia @ 0 dB (pot. nom.) -------------- 3,48 dB

-compressão de potencia @ -3 dB (pot. nom.)/2 ----------- 2,17 dB

-compressão de potencia @ -10 dB (pot. nom.)/10 -------- 1,08 dB

-resposta de frequencia @ -10 dB --------------------------- 70 a 5000 Hz

BRAVOX ENDURANCE E2K-12D4:

-impedancia ------------------------------------------------ 4+4 OHMS

-sensibilidade -------------------------------------------- 87 dB/W/m

-F0 ----------------------------------------------------------- 35 Hz

-Le ----------------------------------------------------------- 1.44 mH

-BL ----------------------------------------------------------- 12 (T.M)

-Qms --------------------------------------------------------- 4.3

-Qes ---------------------------------------------------------- 0.55

-Vas ---------------------------------------------------------- 42 Litros

-Mms --------------------------------------------------------- 191 g

-Pot. Maxima nominal -------------------------------------- 1600/800 Watts

-Xmax ------------------------------------------------------- 13 mm

TODAS AS INFORMAÇÕES ACIMA CITADAS FORAM RETIRADAS DOS SITES DOS FABRICANTES!

Me ajudem pls! ^^

valew!

Postado em

Companheiro...

De fato vc é bem leigo no assunto, e está no topico errado.

Sq refere a som de qualidade, buscamos a maior fidelidade de um sistema simples.

Som pra fora ou trio como é chamado, nao é som de qualidade e está longe de ser.

Outra selenium MB eh woofer, Bravox 2K eh sub, ou seja sao 2 objetivos bem diferentes!

uma pergunta, O q eh fone veio?? fone da bravox... fone da selenium?? nao entendi

Abcos!

Postado em

Foi mal veio!! é meu primeiro post aki daí ainda num sei direito onde postar.

-fone seria o auto falante.

O selenium é woofer e o bravox é sub woofer. Ok! Mas qual seria o mais indicado pra eu botar na mala? o médio grave da selenium ou o bravox?

Postado em (editado)

Primeiramente bem vindo

Antes de começar a planejar algo, como você mesmo comentou, "Só que eu quero que a caixa ocupe o minimo de espaço possível da mala", esse comentário seu restringe seu sistema em grande parte.

1º Porque usar 2 subs se quer ocupar o mínimo de espaço na mala? Com isso acarretará uso de litragem incorreta para os subs, perdendo redimento.

2º Procurar por subs que exigem litragens reduzidas, se a prioridade for deixar a mala o mais livre possível, e porque não usar somente um sub?

3º Qual módulo será utilizado para o(os) sub(s)? Alimentação para o mesmo cabos, baterias?

Editado por Carlos.Som
Postado em

Amigo, endurence não vai dá som pra fora..

Voce já viu os TORNADOS da selenium? um de 18'' ta uns 550 reais mais ou menos..

Pega 1 de 15'', uma corneta e um tweeter..

uma caixa pra eles nem vai fica mto grande ;)

Postado em

Carlos:

1º eu não sabia q eram subs --> seria melhor usar woofer's?

2º será q usando apenas um sub renderia um som bom?

3º não faço idéia de qual modulo usar. até pq num sei se uso subwoofer ou woffer.

XimiaCdD:

Prefiro uma caixa com 2 woofer de 12". Não seria melhor?

Gosto muito dos produtos Selenium. Conheço sim os tornados. Queria fazer uma caixa com 2 tornado (12") 12MB1200A, 1 tuit e uma corneta, mas não acho os tornados pra vender! =T

Oq vcs acham desses aki:

Oversound Mg12/400 400w Rms 12 Polegadas 8 Ohms;

Selenium streetbass 12w2a prata ou onix (esse streetbass eh woofer ou sub? ele dá bom som pra fora?);

Woofer Magnum 12" 350wrms - trio pancadão...

DÊEM SUGESTÕES DE BONS WOOFER'S ATÉ R$ 400,00. VALEW!

Postado em

Opa

Entao..Se quer som pra fora, precisa ser woofer..

Sub é pra som interno, pra fazer tremer tudo por perto..

Woofer manda o grave mais longe..

Mas, a caixa para 2 de 12'' será maior que 1 de 15'', sem dúvidas..

Esses woofer q vc sugeriu, normalmente usam para medio/grave..

Talvez os street bass ficaria bom pra ti..

Mas 2 street bass passa de 500 conto novo..

Se eu fosse vc, pegaria um tornado de 15'' de 550rms (pelo q vi 375 no M.L.)

Um driver e um ST.. E pegaria um modulo tipo powertwo(lancamento), um banda 9.8 4 canais.. algo assim..

Ou se puder investir, um modulozinho mono tipo SD400 pro woofer, e um T170 pro driver + ST (provavelmente sairia até mais barato)

Nao to lembrado de preços no momento..

Postado em

Jorge, ja entendi teu proposito. Eu tinha trio na minha saveiro, entao tenho um conhecimento mais o menos... hehe

Cara tem uma receita otima, nao tem alto custo e fik show de bola, e posso ta garanti pq eu usei isso...

Taramps T1200 - R$ 800,00

MXR B4.90 - R$ 225,00

Eros 312LC - R$ 270,00 x 2 = R$ 540,00

Driver Hinor HDI 320 - R$ 82,00 = R$ 164,00

ST Hinor 5HI320 - R$ 73,00 x 2= R$ 146,00

Total = R$ 1875,00 + cabos + caixas + instalação + acessorios + bateria = aproximadamente uns R$ 2500,00

Liga os eros de 12 na taramps, a MXR ou qq uma outra que seja 4x100rms, nas cornetas e tweeter, faz os cortes com crossover, dexa bem reguladinho o ganho e tals...

As caixas pra esse Woofer faz elas com 35L cada camara, com 1 duto de 3", eu usava o duto original, mas ai vai do teu acerto no comprimento dele.

Ahh poe uma bateria auxiliar se pude, os cabos pros amplificadores nao economiza tbm.

Usa cabo 35mm pra taramps e no minimo 16mm pra stereo, cabos pro falantes usa 2x4, pra nao ter enrosco, pras cornetas e tweeter 2 x 2,5.

Aposto que fica um sonzinho show de bola, a galera fikva impressionada qdo eu dexa soh os 12 tocando, vc vai se surpreender.. verdade mesmo..

Abcos

Postado em (editado)

Então amigo

Indicaria para você o uso dos Selenium StreeBass 12" dentre esses que você selecionou, sendo o StreeBass um sub misto, som interno e não faz feio de manera nenhuma para som externo, algo também não tão extravagante, animar um churras, algo do tipo seria razoável.

Dentre essas opções de sub para tocar um sistema tipo misto interno e externo podemos acrescentar mais opções (Protech, Pioneer...), agora vai de você decidir se o uso do sistema vai ser a maioria do tempo som externo(trio) ou em alguns momentos somente, ai analisaremos a sua real necessidade, se optará por sub ou woofer

*Edit como o amigo acima mesmo disse, por experiencia quem sabe os Eros 312LC também não sejam uma boa pedida para seu projeto

Editado por Carlos.Som
Postado em

pessoal, cheguei a uma conclusão!

Optei por 2 selenium street bass 12" onix, pois vi uns videos deles tocando e satisfizeram minha vontade. =)

Agora a duvida é?

-quantas cornetas e tuit's eu boto pra tocar junto com os fones? será q um de cada ja dá? e o módulo? um daria conta de tudo ou seria melhor botar um só pros woofer e outro pros tuits e cornetas?

abraços

Postado em

Por favor, sejam mais especificos quando forem dizer quais modulos devo usar, pois n to consegindo encontrar informações sobre eles.

Melhor seria se vcs falassem primeiro a marca do módulo e logo em seguida o modelo.

-qual a diferença de um modulo digital pra um que ñ eh digital? qual seria melhor pra usar nos woofer's street bass?digital ou não?

hand26

Postado em (editado)

sim!! primeiro, m atrapalhei ai, sd800 n existe!! eu kria falar Taramps T800 pos subs e taramps T400 (4 canais) po stereo!! o T400 po caso de vc usar 2 pares d corneta e tweteer, mas se for usar um de cada pode ser um taramps T200 mesmo...

bom, os modulos digitais normalmente n tem tanta qualidade quanto os mosfet, mas consomem muito menos energia, e normalmente sao utilizados po grave!!

entao vc usaria esse T800 q eh digital pos street bass, se n quiser o T800 pode ser um Corzus HT600, mas eu iria no T800 mesmo

uma bateria seria bom viu!! ve se cabe uma 100A no cofre, se n usa uma de uns 90A na mala como auxiliar da original...

Editado por Fguerra
Postado em

Amigo SD refere-se a Soundigital e T a taramps, Pone = roadstar power one

Amplificadores digitais são mais modernos, mais eficientes, consomem menos energia, e menores.

Eu aconselharia vc a pegar um amplificador digital p levar os Street e um mosfet p levar os drives, ST e se tiver o som interno. Um mosfet pequeno da conta. Prefiro o mosfet ainda nas altas freq (voz) pela qualidade sonora. Isso nao quer dizer que os digitais sejam ruins, entenda bem. Eu gosto mais ainda do som de amplificados mosfet p freq mais altas. No grave vc vai cortar em freq mais baixas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...