Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Projeto simples, mas com boa qualidade e potência média

Recommended Posts

Galera, tô querendo investir aos poucos em um projeto voltado para som pra fora e se der um sonzinho legal interno com qualidade e potência mediana.

O set que quero montar é esse:

1 par de Selenium Street Bass 12w2a, já tenho uma unidade guardadinha em cima do guarda-roupa

1 Taramps T400.1D, analisando e vendo suas configurações, vejo que ele se encaixa para tocar os graves com os Streets e ajustando o cross dele para HPF, vou ter um excelente subsônico de mala aberta a partir dos 50Hz e ou deixar os Streets tocarem até 500Hz ou cortar em LPF pelo player em 160Hz. Como já vi users falando que esses falantes tocam muito bem com pouco amplificador, acho que 200Wrms para cada Street vão render bons graves e sem se preocupar com excesso de potência e super-aquecimentos nos falantes.

1 par de woofers de 8", estou pensando em pegar os Bravox Ultimate de 65Wrms - 4ohms, fazer os cortes HPF em 160Hz, esses woofers vão combinar com o designer dos streets porque compre na versão prata um street.

Agora o lema;

Um par de super-tweeters ou um driver titanium? Estou de olho no D210Ti e no D202Ti, mas o MXR X500.4 manda 180Wrms em bridge a 8ohms, é muita coisa para esses drivers. Os tweeters, estou de olho nos ST200 mesmo por serem baratos e tocam legais. mas eu acho que vou optar é por ST mesmos, ligar um st e um woofer em cada canal do MXR X500.4

Para esse sistema acho que não vou precisar de crossover ativo. O player é o GT707DX, apesar dele ser mais indicado para som interno, sei que vou sentir falta de mais altura no volume do player. Por isso estava pensando num cross ativo, para dar uma levantada mais no volume tbm ehehe.

Pois bem, projeto simples que no meu ver vai tocar com qualidade e potência mediana, o intuito não é abafar ninguém, mas caso alguém questione, mostrarei o outro lado da moeda aqui no DF, dizendo, que aqui em Brasília ainda é possível se montar algo diferente com qualidade potência sem ser exatamente modinha. ahuahauhau

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. com falante de 8' tu pode ir direto pra tw, sem medo! Fica sem berreiro, ideal pra curtir de boas!

Quanto à caixa dos street, apenas pra ilustrar, segue um modelo do Rodrigo Carvalho:

LINHA :STREET BASS

MODELO :12W1A

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :70

QUANTIDADE DUTOS :2

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) :4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :20,55

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :TRIO EM SISTEMA DE 3 VIAS

F3 :50 HZ

SPL PICO :119,00 DB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :85

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :18,83

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :SPL

F3 :45 HZ

SPL PICO :118,2 DB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :120

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :20,5

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :SISTEMA 4 VIAS / SUBGRAVE

F3 :35 HZ

SPL PICO :116,9

Eu usaria a terceira caixa, pq curto MUITO o subgrave... mas aí vai do teu gosto!

No mais, a galera vai comentando aos poucos!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. com falante de 8' tu pode ir direto pra tw, sem medo! Fica sem berreiro, ideal pra curtir de boas!

Quanto à caixa dos street, apenas pra ilustrar, segue um modelo do Rodrigo Carvalho:

Eu usaria a terceira caixa, pq curto MUITO o subgrave... mas aí vai do teu gosto!

No mais, a galera vai comentando aos poucos!

Pois é bloom, o lance da caixa que implica. Tô querendo seguir a do manual que é de 54 litros! Perder a mala todinha para dois falantes de 12" é complicado. Eu tbm curto muito subgraves, acho que vou num lance mais voltado para SPL nos graves, graves mais de impacto, sem ser pancadões ehhehe.

Na questão de drivers, é uma unidade apenas com corneta curta para espalhar o som, não curto as cornetas longas. Mas vejo que super-tweeter vão me trazer algo mais agradável ehehe.

Edit: Vamos ver o que a galera posta aí pra ajudar.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa do manual vai deixar um pico legal nos 70~80hz.. ideal pra estilos "populares" de música, tipo axé, forró, etc.... Custa nada fazer... se tu enjoar, faz uma maiorzinha!

Mas, NMO, vc deveria arriscar ao menos a de 70litros! Ela é beem mais "abrangente"... a de 54lts perderia um bocado nos subgraves!

Quanto ao complemento do som, podes fazer falantes de 8' + tw sem medo.... fica limpo e agradável! Drives vão aumentar o SPL mas vão tocar em faixas que o 8' já pega!

Uma opção, caso queira usar drives.. é usar os mids de 10'... pq eles tocariam mais (tanto em qualidade quanto SPL) e o drive complementaria certinho!

Eu já ouvi e aprovo as seguintes configs:

woofer 8' + tweeter <<< fica bacana pra acompanhar acima de 120hz... abaixo disso força um pouco os woofers!

woofer 10' + drive ti <<< já consegue tocar bem acima de 50~60hz... se usar um bom subsonico, acompanha de boas! (eu uso esse set)

woofer 12' + drive fen + tweeter <<< já podem até tocar full! Mas é bom subsonico nos 40hz PELO MENOS!

Outra coisa que o pessoal faz tb (com street) é usar drive fenolico + tw... que no teu caso poderia ficar:

2 street 12' tocando até uns 400~800hz

4 d200 pegando de 400~800hz pra cima mas com pouca potencia aplicada

2 st200 pegando de onde terminar os d200 pra cima!

Fica bom e ocupa pouquíssimo espaço!

Compartilhar este post

Link para o post
A caixa do manual vai deixar um pico legal nos 70~80hz.. ideal pra estilos "populares" de música, tipo axé, forró, etc.... Custa nada fazer... se tu enjoar, faz uma maiorzinha!

Mas, NMO, vc deveria arriscar ao menos a de 70litros! Ela é beem mais "abrangente"... a de 54lts perderia um bocado nos subgraves!

Quanto ao complemento do som, podes fazer falantes de 8' + tw sem medo.... fica limpo e agradável! Drives vão aumentar o SPL mas vão tocar em faixas que o 8' já pega!

Uma opção, caso queira usar drives.. é usar os mids de 10'... pq eles tocariam mais (tanto em qualidade quanto SPL) e o drive complementaria certinho!

Eu já ouvi e aprovo as seguintes configs:

woofer 8' + tweeter <<< fica bacana pra acompanhar acima de 120hz... abaixo disso força um pouco os woofers!

woofer 10' + drive ti <<< já consegue tocar bem acima de 50~60hz... se usar um bom subsonico, acompanha de boas! (eu uso esse set)

woofer 12' + drive fen + tweeter <<< já podem até tocar full! Mas é bom subsonico nos 40hz PELO MENOS!

Outra coisa que o pessoal faz tb (com street) é usar drive fenolico + tw... que no teu caso poderia ficar:

2 street 12' tocando até uns 400~800hz

4 d200 pegando de 400~800hz pra cima mas com pouca potencia aplicada

2 st200 pegando de onde terminar os d200 pra cima!

Fica bom e ocupa pouquíssimo espaço!

EHEHE, a velha receita de antigamente, um par de Street de 12" + cornetas e st. Gostei, mas se for usar essa configuração, seria apenas 2 drives + 2 st, ehehhe, gosto de tudo tocando por igual eheh.

Interessante, mas será que com a caixa de 70 litros para cada street, eles vão tocar descendo até pelo menos 40Hz e subindo até os 400Hz ~ 800Hz? Essa Opção vai ocupar pouco espaço mesmo ehehe.

Tbm estou pensando nos woofers de 8" por serem mais baratos [^], mas vou ver o preço dos woofers de 10".

Compartilhar este post

Link para o post

O lance é que os drives, se colocar de 400~800hz pra cima.. vai forçar eles! Pois eles suportam beem menos potencia nessa config! os 100wrms são apenas acima de 1.2khz!

Então pra fazer os drives acompanhar de boas sem forçar, seria interessante 4 deles com ganho baixo! (pra n queimar)

70lts eles vão tocar bem COM CERTEZA até 50hz... 40hz vai tocar algo sim... mas não espere algo tipo "uxp" ou "e2k" da vida! E subir, até uns 400hz prum ouvido treinado ou 1khz prum ouvido mais "normal". Em outras palavras, uma pessoa q entenda de som vai perceber uma leve queda acima de 400hz.. mas 95% das pessoas vai achar q ficou "perfeito".

Uma curiosidade: Com 120lts (sei que é mto.. mas, fazer uq né?!).. eles vão render BEM até uns 35hz! [¨] contra uns 50hz dos 70lts e contra uns 70hz dos 54lts!!

Compartilhar este post

Link para o post

120L pra um street bass de 12", só no papel mesmo e num simulador.

Eu faria com no maximo 50L e 1 duto de 10X20, e depois poderia acertar o tamnho do duto, tocando. varias musicas

Compartilhar este post

Link para o post
120L pra um street bass de 12", só no papel mesmo e num simulador.

Eu faria com no maximo 50L e 1 duto de 10X20, e depois poderia acertar o tamnho do duto, tocando. varias musicas

Se fosse pra tocar em casa ou num reboque, eu colocaria em 120lts sim!

No maximo 50lts? Típica caixa BOOMY! A mais bem feita que já ouvi pessoalmente tinha 70lts!

Compartilhar este post

Link para o post
Se fosse pra tocar em casa ou num reboque, eu colocaria em 120lts sim!

No maximo 50lts? Típica caixa BOOMY! A mais bem feita que já ouvi pessoalmente tinha 70lts!

Quantos Watts tu acha que tu iria conseguir aplicar nesse street bass de 12" nessa caixotão, isso sem destruir a centragem, e bater bobina.

Editado por Caluta

Compartilhar este post

Link para o post

120Lt e realmente um exagero para um street, eu usava 90Lt num wpu 15''

olha no maximo 70Lt, pra fica um sub grave bom

Compartilhar este post

Link para o post
Quantos Watts tu acha que tu iria conseguir aplicar nesse street bass de 12" nessa caixotão, isso sem destruir a centragem, e bater bobina.

Depende.. com ou sem subsonico?! :P

Cara.. nada que um bom subsonico não resolva!

Enfim.. curto mto subgrave... e usaria SIM um street 12'.. mesmo q aplicasse apenas 250wrms nele com subsonico os 35hz... não consigo curtir sons que não toquem abaixo de 40hz... mas aí é coisa pessoal, questão de gosto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

120 litros pra cada street bass é muita coisa! Se meu carro fosse uma mini-pick up, nem chiaria! No máximo é a de 70 litros para cada street totalizando 140 litros, basta eu procurar uma boa configuração de dutos para fazer os streets tocar frequências mais baixas ehehe, mas quando eu for usar ele de mala fechada. E decidi, no lugar de usar woofers de 8", vou pegar de 10", assim vou ter mais SPL nos médio-graves.

Agora é ir juntando e guardando as merrecas do pagamento que sobrar. Daqui para dezembro ou sai logo o par de woofers de 10" ou mais um street.

Acho que para som interno, subsônico em 35Hz tá ótimo, pra fora em 40Hz ou 50Hz ehhehe, a depender dos estilos de músicas.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

É bom tu regular o subsonico OLHANDO pro sub.. pois ele tá diretamente relacionado à excursão do sub (Pra não ultrapassar o x-max). Pra fora pode até deixar em 50hz, pois poucos trios tocam abaixo disso.

Uma curiosidade, nem trios grandes (profissionais) costumam tocar abaixo de 50hz.. pq segundo o dono do trio, abaixo disso é só "pressão" e pouca gente sabe de que se trata! Quase ngm vai reclamar: "tá faltando SPL abaixo de 50hz" :P rsrssr

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, o jeito é empregar um crossover ativo com filtro subsônico eheheh e o forte candidato é o famoso STX84 mesmo.

Li o manual do MXR EQ-X2, o bicho é complicado de se mexer e é muito caro e difícil de achar quem venda!

Bloom, os Streets Bass num sistema 3 vias (graves / médio-graves / agudos) ficam melhores tocando até quantos Hz? Vou optar pela escolha de woofers de 10" para os mg.

Compartilhar este post

Link para o post

Até 120hz se vc usar com mids!

Caso não use mids, pode botar até 400hz.... a qualidade fica boa mas força os drives... ou até 800hz, sem forçar mto os drives!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, vou usar mids sim de 10", acho que no lugar de colocar os Bravox Ultimate, vai ser os BFW10-4 que tbm suportam 80Wrms, só que com respostas um pouco mais extendidas (40Hz ~7K) e sensibilidade maior de 91dB. Fazendo os cortes de 125Hz a mais ou menos 4K ou 5K. E partir para drivers titanium ehheh.

Compartilhar este post

Link para o post

91db? Eu consegui 10pw3 zero por R$ 120,0 com um revendedor aqui da cidade... acho imbatível o custoxbeneficio! Fora que eles tem resposta similar à esses bravox.. porém, mais flat!

Compartilhar este post

Link para o post
91db? Eu consegui 10pw3 zero por R$ 120,0 com um revendedor aqui da cidade... acho imbatível o custoxbeneficio! Fora que eles tem resposta similar à esses bravox.. porém, mais flat!

Fato é que os 10Pw3 são de 8" e 150Wrms, meu amplificador fornece 4x90Wrms - 4ohms ou 4x125Wrms - 2ohms, apesar da altíssima sensibilidade desses woofers, tô querendo bom rendimento com um pouco de sobra de potência na parte dos médios-graves. Agora o bicho pegou, pensei que os PW3 tivessem sensibilidade de 91dB tbm.

Mas tem o lance tbm de poder ligar os 10PW3 em paralelo e em bridge no amplificador dannnnn :banghead:vts

Puxa R$ 120,00 a unidade tá bom demais! Tô achando os PW3 de 10" por R$ 133,00 e 150,00 na net! <_< é esperar a grana sair eheheh.

Compartilhar este post

Link para o post

10pw3 tem 97db de sensibilidade... e aplicando menor potencia, sofre menos compressão térmica (rende mais)....

ou seja.. bota eles e aplica 90wrms mesmo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei porque muita gente pensa em usar ligação bridge para falantes como Drv e Stw.

Uma boa regra seria:

Se passar de 80w RMS para a impedância resultante, não há necessidade.

Compartilhar este post

Link para o post
10pw3 tem 97db de sensibilidade... e aplicando menor potencia, sofre menos compressão térmica (rende mais)....

ou seja.. bota eles e aplica 90wrms mesmo! :legal:

Na verdade os PW3 vão receber apenas 45Wrms - 8ohms em modo estéreo, ligando um woofer por canal, teoricamente falando :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei porque muita gente pensa em usar ligação bridge para falantes como Drv e Stw.

Uma boa regra seria:

Se passar de 80w RMS para a impedância resultante, não há necessidade.

No meu caso vai faltar potência para a impedância resultante.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eles recebendo menos potencia aquecerão menos e sofrerão menos perdas por compressão térmica! Fora que, se é pra um 10pw3, um 8pw3 ou um bravox BFW10-4 receber 45wrms.. o 10pw3 vai "falar" mais por ter maior sensibilidade!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...