Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gefelix

Ajuda - Montagem Sub MTX T9515

Recommended Posts

ola pessoal sou novo aqui no forum e manjo bem pouco de som.

vamos la;

Tenho Corsa 2008 Hatch, como vi muitos falam muito bem do Sub MTX T9515 e vi no youtube show de bola.

Então só tenho hoje instalado um DVD JVC KW-AVX810 1 kit 2 vias bravox com amplificador Hurricane 4 canais ( 4 x 120W RMS 2 ohms).

A ajuda que peço é qual modelo de MTX posso usar?

MTX SUB T9512-04 = esse é de 12" é isso?

MTX SUB T9512-44

MTX SUB T9515-04 = esse é de 15" ?

MTX SUB T9515-44

Qual diferença do "04" e "44", prefiro o de 12" por causa do porta malas.

Qual amplificador comprar nesse caso?

também pretendo colocar 2 kits 2 vias tirar o que tenho da bravox pq um lado esta queimado rs :/

A duvida é esse hurricane serviria para esses 2kits 2 vias? (não tenho idéia de qual kit usar aceito sugestões)

Recomendam algo adicional? tipo uma segunda bateria da impact por exemplo um mega capacitor sei la.

Como ainda não comprei nada me indiquem onde comprar tudo isso aqui em SP de preferência.

Depois de definir os equipamentos vamos a parta da caixa.

Obrigado espero ser ajudado e no final desse tópico postar um vídeo do som tocando :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, seja bem vindo ao fórum!

Bom.. vou deixar uma coisa bem clara: A galera fala bem de mtx, e é um sub bacana sim.. mas existe coisa melhor! Lógico que, em termos de custo x benefício, pra quem quer algo FORTE, AQUI NO BRASIL o mtx tá entre os melhores.. mas se tu tiver condições de pegar um RE-XXX, Orion HCCA, Fi BTL ou coisa assim, vai ser melhor q mtx!

Deixando as marcas de lado, vamos às duvidas:

A mtx trabalha com um sistema bem "simples" de modelos... onde os dois primeiros dígitos são a "Linha" (Ou modelo), os dois seguintes são a área dele (em polegadas) e os dois últimos números são as bobinas.

75xx xx = linha 75 (por volta de 500wrms)

85xx xx = linha 85 (por volta de 800wrms)

95xx xx = linha 95 (por volta de 1000wrms)

xx10 xx = 10 polegadas

xx12 xx = 12 polegadas

xx15 xx = 15 polegadas

xxxx 04 = 1 bobina de 4ohms

xxxx 44 = 2 bobinas de 4ohms

Então já dá pra ter uma boa ideia né?!

Outra coisa, o 12' pro 15' tem uma diferença considerável nos parametros e no SPL final... eu acharia mais indicado vc colocar o 15' numa selada (menor) do que o 12' numa dutada! Mas isso é questão de gosto! Se quiser MESMO o 12', tem um rapaz aqui do fórum vendendo um com preço camarada!

Qual amplificador? Bom, seria interessante vc dizer o que pretende (alto SPL, muito subgrave ou SQ (qualidade)). Se quer alto SPL, qualquer amp digital de uns 1500~3000wrms já dá conta do recado! Se quer muito subgrave, seria interessante pegar pelo menos Stetsom (nacional) ou amps gringos (vários). Já se quiser algo de qualidade, vais gastar um bocado mais! Tem como opções o MTX, fosgate, alpine... dentre outros!

Qual kit vc usa? O hurricane não tem lá muita qualidade, mas já da pro gasto! Seria interessante vc usar dois kits na porta dianteira... daria um bom SPL pra acompanhar o mtx. Já o amp, vc poderia trocar o hurricane por um fosgate 400x4 da vida (mesmo q usado) ou até um 800x4 se tiver boa noção de headroom, clipping, ganho, distorção.......

No mais, um kit bem bacana, q eu indico é o CS60D da bravox em portas tratadas. Toca bem sem custar horrores! Existe coisa melhor, sim... mas é beem mais caro!

Algo adicional? Hmmmm.. cabeamento 21mm pelo menos (o MINIMO mesmo) ideal 35mm (nem q use 21mm da aux pra mala e 35mm da aux pro amp). Uma bat aux de pelo menos 150Ah seria bem indicada, principalmente se curte tocar com o carro parado.. e um MC entre 3 e 6 farads seria bacana pro teu sistema.

QUanto à loja em SP, não posso ajudar, sou de longe! rs Mas a galera aqui vai dar uma forcinha! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
75xx xx = linha 75 (400rms)

85xx xx = linha 85 (600rms)

95xx xx = linha 95 (1000rms)

xx10 xx = 10 polegadas

xx12 xx = 12 polegadas

xx15 xx = 15 polegadas

Só para ajudar mais informações :)

Isso na linha Thunder

Boa sorte no som amigo!

Bem vindo!

Compartilhar este post

Link para o post
Ola, seja bem vindo ao fórum!

Bom.. vou deixar uma coisa bem clara: A galera fala bem de mtx, e é um sub bacana sim.. mas existe coisa melhor! Lógico que, em termos de custo x benefício, pra quem quer algo FORTE, AQUI NO BRASIL o mtx tá entre os melhores.. mas se tu tiver condições de pegar um RE-XXX, Orion HCCA, Fi BTL ou coisa assim, vai ser melhor q mtx!

Deixando as marcas de lado, vamos às duvidas:

A mtx trabalha com um sistema bem "simples" de modelos... onde os dois primeiros dígitos são a "Linha" (Ou modelo), os dois seguintes são a área dele (em polegadas) e os dois últimos números são as bobinas.

75xx xx = linha 75 (por volta de 500wrms)

85xx xx = linha 85 (por volta de 800wrms)

95xx xx = linha 95 (por volta de 1000wrms)

xx10 xx = 10 polegadas

xx12 xx = 12 polegadas

xx15 xx = 15 polegadas

Então já dá pra ter uma boa ideia né?!

Outra coisa, o 12' pro 15' tem uma diferença considerável nos parametros e no SPL final... eu acharia mais indicado vc colocar o 15' numa selada (menor) do que o 12' numa dutada! Mas isso é questão de gosto! Se quiser MESMO o 12', tem um rapaz aqui do fórum vendendo um com preço camarada!

Qual amplificador? Bom, seria interessante vc dizer o que pretende (alto SPL, muito subgrave ou SQ (qualidade)). Se quer alto SPL, qualquer amp digital de uns 1500~3000wrms já dá conta do recado! Se quer muito subgrave, seria interessante pegar pelo menos Stetsom (nacional) ou amps gringos (vários). Já se quiser algo de qualidade, vais gastar um bocado mais! Tem como opções o MTX, fosgate, alpine... dentre outros!

Qual kit vc usa? O hurricane não tem lá muita qualidade, mas já da pro gasto! Seria interessante vc usar dois kits na porta dianteira... daria um bom SPL pra acompanhar o mtx. Já o amp, vc poderia trocar o hurricane por um fosgate 400x4 da vida (mesmo q usado) ou até um 800x4 se tiver boa noção de headroom, clipping, ganho, distorção.......

No mais, um kit bem bacana, q eu indico é o CS60D da bravox em portas tratadas. Toca bem sem custar horrores! Existe coisa melhor, sim... mas é beem mais caro!

Algo adicional? Hmmmm.. cabeamento 21mm pelo menos (o MINIMO mesmo) ideal 35mm (nem q use 21mm da aux pra mala e 35mm da aux pro amp). Uma bat aux de pelo menos 150Ah seria bem indicada, principalmente se curte tocar com o carro parado.. e um MC entre 3 e 6 farads seria bacana pro teu sistema.

QUanto à loja em SP, não posso ajudar, sou de longe! rs Mas a galera aqui vai dar uma forcinha! :legal:

Primeiramente obrigado esclareceu bastante coisa. sobre as marcas vi um video do Orion no youtube show de bola mesmo, mais pelo que pesquisei rapido creio que é bem mais dificil de achar para comprar.

Opa vamos se o de 12" estiver num bom preço mesmo negocio com ele, vamos ve se ele aparece!!

Sobre o que pretendo com disse nao manjo muito, de um modo bem leigo

SPL = o que faz realmente bater digo tremer o carro mesmo ?

Subgrave = uma batida bem forte mais sem o tremor que tem o SPL ?

SQ = aquela batida macia mais tranquila né ?

sobre os kits realmente tenho os bravox de 70RMS nao lembro o modelo sao bom mesmo, so que o meu kit queimou vou ter q comprar outro.

Pensei em algo um pouco mais forte e com mais qualidade pensando em gastar em torno de R$ 500,00 por kit 2 vias indica algum?

nesse caso o Hurricane nao da pra aproveitar?

Valeuuuu

Compartilhar este post

Link para o post

Outra duvida qual diferença entre;

o que implica isso? amplificador? fiação ?

Valeu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Orion é top.. mas é beeem mais dificil de conseguir! enquanto que, com 1500,0 vc consegue um 9515 ZERO eu uns 1200 vc consegue ele usado.. o Orion tu tem q preparar uns 3k pra ter um zero aki! :( Por isso mtx é tão falado.. porque é a melhor opção pra quem não viaja pra fora!

Na verdade, SPL em si (ao pé da letra) significa Sound Pressure Level... ou seja... "nível de pressão do som". Então, todo e qualquer transdutor (seja falante, drive ou tweeter) tem spl!

Mas a galera convencionou como SPL sendo o "gravão".. aquele "tumm tumm" que pega de 60hz a uns 120hz +/-! Já abaixo disso... 20hz~60hz = subgrave. Grave = pancada no peito, famosa "patada"... já o subgrave treme tudo e falta ar (veja meus vídeos!)

Ah, e SQ = Sound Quality... som de qualidade! É um som feito pra tocar gostoso! Tocar com fidelidade e alta qualidade. Se bem que a galera aqui costuma fazer "SQPL" que é um SPL (som com grave forte) com alta qualidade.

Quanto ao kit, se queimou um, com o mtx vão queimar muitos mais! Se vc ver os dois últimos vídeos meus... ali foi a alternativa que encontrei pra acompanhar o mtx sem queimar os kits! O bicho é fortin!

R$ 500,0 pro kit? compra 2 ou 3 kits CS60D mesmo que usados... vai dar um BOM spl! O hurricane pode ser aproveitado sim, mas dá pra botar coisa melhor no lugar dele!

04 e 44 só muda o amplificador que vai tocar! Se tu comprar um 04 ou seja... 4 ohms.. vai obrigatoriamente precisar de um amp 4 ohms pra "casar" certin. Se pegar um 2 ohms (amp) vai subutilizar o amp. Já o 44 tem duas bobinas de 4 ohms! Ou seja... vc pode ligar em 8ohms (as duas em série) ou 2 ohms (as duas em paralelo). É mais fácil de "casar" ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Orion é top.. mas é beeem mais dificil de conseguir! enquanto que, com 1500,0 vc consegue um 9515 ZERO eu uns 1200 vc consegue ele usado.. o Orion tu tem q preparar uns 3k pra ter um zero aki! :( Por isso mtx é tão falado.. porque é a melhor opção pra quem não viaja pra fora!

Na verdade, SPL em si (ao pé da letra) significa Sound Pressure Level... ou seja... "nível de pressão do som". Então, todo e qualquer transdutor (seja falante, drive ou tweeter) tem spl!

Mas a galera convencionou como SPL sendo o "gravão".. aquele "tumm tumm" que pega de 60hz a uns 120hz +/-! Já abaixo disso... 20hz~60hz = subgrave. Grave = pancada no peito, famosa "patada"... já o subgrave treme tudo e falta ar (veja meus vídeos!)

Ah, e SQ = Sound Quality... som de qualidade! É um som feito pra tocar gostoso! Tocar com fidelidade e alta qualidade. Se bem que a galera aqui costuma fazer "SQPL" que é um SPL (som com grave forte) com alta qualidade.

Quanto ao kit, se queimou um, com o mtx vão queimar muitos mais! Se vc ver os dois últimos vídeos meus... ali foi a alternativa que encontrei pra acompanhar o mtx sem queimar os kits! O bicho é fortin!

R$ 500,0 pro kit? compra 2 ou 3 kits CS60D mesmo que usados... vai dar um BOM spl! O hurricane pode ser aproveitado sim, mas dá pra botar coisa melhor no lugar dele!

04 e 44 só muda o amplificador que vai tocar! Se tu comprar um 04 ou seja... 4 ohms.. vai obrigatoriamente precisar de um amp 4 ohms pra "casar" certin. Se pegar um 2 ohms (amp) vai subutilizar o amp. Já o 44 tem duas bobinas de 4 ohms! Ou seja... vc pode ligar em 8ohms (as duas em série) ou 2 ohms (as duas em paralelo). É mais fácil de "casar" ;)

Entendi! opa então o que realmente quero é "SQPL" rs.

resumindo esquece Orion por enquanto !

Legal realmente creio que 2 kits CS60D ja fique legal mesmo!

Se acha que colocando a caixa com MTX na mala e colocando um kit 2 vias em cima... eles tendem a queimar facil tipo que nem o da imagem abaixo.

42134816.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... atrás geralmente a galera bota algo pra ACOMPANHAR o som.. mas quem toca de verdade é o da frente! Então vou dar 3 sugestões:

1) a melhor de todas: Coloca os dois kits na porta dianteira... ou um na porta e um em pezinho... e atrás apenas um par de coaxiais (pode ser 6x9 no tampão)

2) mediana: Coloca um kit na frente outro atrás... podes usar CS60D na frente e o "B" atrás... que deve sempre ficar mais atenuado!

3) simples: Coloca um kit na frente e um par de coaxiais atrás! pode ser 6x9 no tampão!

Qualquer uma das 3 vai ficar bem bacana! Sendo que o resultado vai ser melhor na primeira e mais 'comum' na segunda! Digo comum pq.. num é que vá ficar RUIM.. mas vai ficar apenas mais um som forte! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm

Eu discordo do Bloom...

Coloque um BOOM kit importado (TX6.1 ou coisa do genero) com bastante amplificação... (os bridge de um clarion acho que basta ;)... APX 4361 tem no PY).

Não pecisa de adaptação, e acompanha....

Compartilhar este post

Link para o post

Isso também funciona... mas o custo é beem maior! Principalmente se a pessoa não tiver quem traga de fora!

Já pesquisei isso pra mim, e dificilmente se gasta menos de R$ 500,0 num kit desses! Enquanto que o CS60D tu encontra fácil na beira dos R$ 150,00!!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara... atrás geralmente a galera bota algo pra ACOMPANHAR o som.. mas quem toca de verdade é o da frente! Então vou dar 3 sugestões:

1) a melhor de todas: Coloca os dois kits na porta dianteira... ou um na porta e um em pezinho... e atrás apenas um par de coaxiais (pode ser 6x9 no tampão)

2) mediana: Coloca um kit na frente outro atrás... podes usar CS60D na frente e o "B" atrás... que deve sempre ficar mais atenuado!

3) simples: Coloca um kit na frente e um par de coaxiais atrás! pode ser 6x9 no tampão!

Qualquer uma das 3 vai ficar bem bacana! Sendo que o resultado vai ser melhor na primeira e mais 'comum' na segunda! Digo comum pq.. num é que vá ficar RUIM.. mas vai ficar apenas mais um som forte! :legal:

Entendi, é de se pensar, mais acho feio par de coaxiais 6X9 no tampão...

Queria colocar algo atras para escutar com tampa aberta algo assim para realmente o som sair com a tampa aberta.

Minha ideia era um kit 2 vias na frente nas portas e mais um kit 2 vias virado para "fora" pra sair um som agudo tambem caso quisesse ouvir com tampao aberto.

Compartilhar este post

Link para o post
Hmm

Eu discordo do Bloom...

Coloque um BOOM kit importado (TX6.1 ou coisa do genero) com bastante amplificação... (os bridge de um clarion acho que basta ;)... APX 4361 tem no PY).

Não pecisa de adaptação, e acompanha....

então cara eu estava com esse pensamento tambem colocar um 2 kits de boa qualidade, mais pesquisando melhor vi que não fica tão barato assim. mais tudo vai depende de quanto eu conseguir pagar no MTX e no amplificador para ele.

Vc tem ideia de quanto sai um kit BOOM rsrs e um bom aplificador tambem?

Compartilhar este post

Link para o post

Bomm seria o q ele citou ou um fosgate! mas o mtx custa 500 e cacetada e o fosgate uns 800 e tanto!

Então bota um kit duas vias na frente.. e atrás podes usar 4 médios (tipo 8pw3) + 2 tw! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E se for o caso de ele colocar uns 2 pares de 1tw1 atrás e kit CS60D nas portas dianteiras?

Seria uma boa pedida bloom?

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não conheço o mtx, e nem nunca vi tocando, + vou comparar como se fossse set de 8 pioneer 308+ sd3000 ( o set do ernany )

bom, eu colocaria uns 2 mids por porta ou 3 de '6 e para cada mid 1 tw dos bons, tudo bem amplificado, ai já acompanharia, agora se fosse pra tocar uma festinha eu já faria como o bloom fez

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaiz pode ter ctz de que nem vai precizar abrir a mala qdo quizer ligar o som em uma festa.....

Eu mesmo nao sendo exemplo de um PUTA set, to com o Cs50D direto no radio e na porta sem tratar nem nada, e de grave to com um P3....ja fiz isso e nem precisei abrir a mala....pelo contrario, tive que atenuar o sub em -5db pra nao destacar d+ o grave e apenas deixei as portas da frente abertas e os 4 vidros abaixados, carro ligado o som ficou rolando umas 3hrs...

Agora to bolando projeto pro ano q vem de mais um P3, acredito que precise apenas de um amp pro kit...e tenho ctz que acompanhará de boa....

Boa sorte ae... :legal:

P.s. Agora que vi que tem um corsa....nao sei se ta ciente do tamanho da caixa que precisara...+ se vc pretende algo que sobre um espaço na mala esquece...o T9 vai ocupa tudo...hehehehe

Editado por sakith

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não conheço o mtx, e nem nunca vi tocando, + vou comparar como se fossse set de 8 pioneer 308+ sd3000 ( o set do ernany )

bom, eu colocaria uns 2 mids por porta ou 3 de '6 e para cada mid 1 tw dos bons, tudo bem amplificado, ai já acompanharia, agora se fosse pra tocar uma festinha eu já faria como o bloom fez

=)

Nao precisa ser bem uma festinha rrsrs quero algo alto e com uma boa qualidade nos agudos.

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaiz pode ter ctz de que nem vai precizar abrir a mala qdo quizer ligar o som em uma festa.....

Eu mesmo nao sendo exemplo de um PUTA set, to com o Cs50D direto no radio e na porta sem tratar nem nada, e de grave to com um P3....ja fiz isso e nem precisei abrir a mala....pelo contrario, tive que atenuar o sub em -5db pra nao destacar d+ o grave e apenas deixei as portas da frente abertas e os 4 vidros abaixados, carro ligado o som ficou rolando umas 3hrs...

Agora to bolando projeto pro ano q vem de mais um P3, acredito que precise apenas de um amp pro kit...e tenho ctz que acompanhará de boa....

Boa sorte ae... :legal:

P.s. Agora que vi que tem um corsa....nao sei se ta ciente do tamanho da caixa que precisara...+ se vc pretende algo que sobre um espaço na mala esquece...o T9 vai ocupa tudo...hehehehe

é tenho um kit 2 vias tb se nao me engano o cs60d é realmetne toca bem... queria ampliar isso em sei la 2X por exemplo e com os graves do T9 acho q fica como eu espero...

é ja vi e realmente vai ser a caixa os aplificado e uma bateria rsrsrr na mala !!

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
eu vo por 5 pares desse aki

http://www.pioneer.com.br/Pioneer/upload/p...TS-A6993S_g.gif

na fera de brasilia-df custa 190 o par

Tu vai gastar 1000 conto em 6x9?! :pirou:

E se for o caso de ele colocar uns 2 pares de 1tw1 atrás e kit CS60D nas portas dianteiras?

Seria uma boa pedida bloom?

não entendi bem... 2 pares de 1tw1 junto com...?

http://www.woofersetc.com/p4922/XXX18--RE-...m-Subwoofer.htm

queria ter um desses,quanto sera que sai um desses por aqui?

olha isso: One-Way, Linear Excursion -Xmax: 54 mm tantan.gif sera que ele "pula" ??

5 pila!

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom... 2 pares de 1tw1 apenas tocando junto ao kit das portas, sendo que os 1tw1 atrás do carro... fica bom nao? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom... 2 pares de 1tw1 apenas tocando junto ao kit das portas, sendo que os 1tw1 atrás do carro... fica bom nao? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. o tw1 pega apartir de uns 2khz.. sendo q o cross de fabrica pega apartir de 4~5khz se não me engano! Então precisaria de algo pra tocar de 60hz até os 5khz! =D Seria interessante se tivesse como botar um bom par de mids ou quem sabe até um par de woofers! =D

Compartilhar este post

Link para o post

claro que nao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...