Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[DISCUSSÃO] SDA em automóveis - O caminho para uma boa imagem estéreo?

Recommended Posts

Há um tempo andei lendo a respeito do SDA, utilizado em um modelo de caixas da Polk Audio. Basicamente, a partir de uma única caixa, faz-se um 5.1 completo. O que se tem por aí são sistemas processados, ativos, e o da polk é PASSIVO, baseado apenas no direcionamento dos falantes, nada mais. Lendo a teoria, fiquei bem interessado, mas acabei esquecendo, até hoje, quando voltaram a falar sobre a Sourroundbar da Polk no HTForum.

Basicamente o pulo do gato está na psicoacústica. O som emitido pelo falante direito chega ao ouvido direito, porém também chega ao esquerdo, o que limita bastante a imagem estereofônica. A mágica da coisa está em usar 2 falantes de cada lado. Um, com a informação do canal, o outro com o sinal do outro canal, com fase invertida, ou seja, haverá um cancelamento parcial da informação que chega ao ouvido errado.

Esse white paper explica todo o processo:

http://www.polkaudio.com/downloads/whitepa..._WhitePaper.pdf

Acho que é algo bem interessante de discutir aqui, e, quem sabe, viabilizar o uso em automóveis. Estou animado em testar e, quem sabe, montar algo semelhante no carro, é claro, sem 5.1... apenas aproveitando o efeito estéreo.

Fica aí a base pra cada um dar o seu pitaco.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu juro que já pensei em fazer o falante da direita no console central do corsa, ambos direcionados ao motorista :P

Ae joga o falante lá na coluna direita em fase com o da coluna esquerda, assim o motorista teria um palco legal e o passageiro o palco do motorista, porém invertido...

Claro que pensei em mais problemas do que soluções para fazer algo assim.... E acabei ficando com o convencional....

A phillips não tem algo assim também? Mais bonito, por sinal?

Eu gostei da idéia, muito interessante! E simples, depois que se lê....

Acompanhando!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não é justamente o fato do som do falante chegar ao ouvido do lado oposto que faz com que se tenha a percepção da imagem estereofônica?

Tanto que para fones de ouvido existem diversos projetos de amps que já contam com artifícios para ''infiltrar'' um pouco de informação do canal esquerdo no direito e vice-versa, como forma de criar imagem estereofônica.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o esquema é bem simples mesmo... quero ver se amanhã eu dou um jeito de jogar uns falantes em cima do painel pra testar. Como já tava afim de refazer os peitinhos, já refaço pro que quero.

Ainda há questões... com sinal mono (ou seja, um instrumento exatamente ao centro) haveria um cancelamento severo... No carpc dá pra filtrar isto, mas quero ver ainda os efeitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas não é justamente o fato do som do falante chegar ao ouvido do lado oposto que faz com que se tenha a percepção da imagem estereofônica?

Tanto que para fones de ouvido existem diversos projetos de amps que já contam com artifícios para ''infiltrar'' um pouco de informação do canal esquerdo no direito e vice-versa, como forma de criar imagem estereofônica.

Sim e não... Depende de quanto isto ocorre. Como falamos em material gravado de forma estereofônica, o ideal é que este vazamento ocorra com menor intensidade. Se não ocorrer, teremos um fone de ouvido mesmo, nada de imagem ao centro, imaem estreita...

Agora, se ocorre muito, limitaremos os fenômenos psicoacústicos que permitirão recriar a imagem. Tanto é que, de fato, a Surroundbar é famosa por fazer 5.1 a partir de uma única caixa... sem caixas traseiras nem nada. Se dizem que funciona, nada melhor que tentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando pra ver se entendo alguma coisa.

boa sorte nos testes ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante...

Deste modo teria que trabalhar com falantes amplificados num mesmo canal para que acha um bom cancelamento qnd se colocar em fase invertida ?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante.

Pena eu não ter falantes para testar isso em casa, de qualquer maneira fico acompanhando para ver o que acontece aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho mto bacana esses topicos de discussao

sempre se aprende bastante

Mas como sou calouro nesses assuntos

prefiro só assitir heheheh

Vão deixar o tópico morrer já? =O

Compartilhar este post

Link para o post

Ele conseguiu os falantes que queria?

Eu imagino uns 6 falantes em cima do painel... Haja espaço!

Compartilhar este post

Link para o post

Klever, você pretende fazer o que? 4 fullranges iguais, ligando dois por canal do amp?

Uma coisa que fiquei com duvida, via de regra os 4 falantes tem que ser iguais ou "até podem" ser diferentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante...

Só tenho uma dúvida, ligando dois falantes de cada lado, por exemplo, um com sinal da direita e outro com sinal da esquerda (porem invertido), teremos o tal concelamento, certo? Mas estes falantes precisam ser necessariamente do mesmo tamanho e marca, ou podemos, por exemplo, ligar um falante de 6" e o outro, ligado no outro canal (invertido) só que este, por exemplo de 4", funcionaria? Seria uma forma de controlar o "nivel" de cancelamento?

Aguardando algum colega que possa realizar testes....

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ser o mesmo falante, para poder haver o cancelamento correto... se colocarmos falantes 4" e de 6", os mesmo responderam em frequencias diferentes e não havera cancelamento por completo (em grande parte) e somente de algumas frequencias.

Compartilhar este post

Link para o post

Como andei precisando do porta-malas pra carregar material de construção (éeee... reforma é assim mesmo) desmontei tudo... amanhã devo ligar de volta, aí dá pra testar.

Compartilhar este post

Link para o post
Tem que ser o mesmo falante, para poder haver o cancelamento correto... se colocarmos falantes 4" e de 6", os mesmo responderam em frequencias diferentes e não havera cancelamento por completo (em grande parte) e somente de algumas frequencias.

Humm...entendi.

Mas justamente por não haver o cancelamento completo, não seria uma forma de ajustarmos estes cancelamentos? Tipo, vc liga dois de 6", aí escuta os resultados, depois troca o invertido por um de 5" e assim por diante, a vai apurando os resultados. Será que daria certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando dizem efeito "fone de ouvido" não é bem assim... existem fones que mesmo em músicas não binaurais conseguem reproduzir profundidade, largura e imagem! O efeito a que o Crasher se referiu é o . Existem até CDs já gravados em modo binaural (para fones de ouvido) que colocam no canal direito a informação do canal esquerdo atenuada e vice-versa, e gente, a diferença é gritante... Uso plugin Bauer Stereophonic to Binaural no Foobar2000 e com meus fones a diferença é enorme... ou seja, não sei se realmente vai se ter ganho cancelando o que o outro ouvido recebe...

Mas se na prática funcionou, sei lá! hehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o binaural é, na realidade, um método de gravação que usa uma cabeça, com os microfones posicionados de forma a captar exatamente o que os ouvidos captariam, por isto toda a tridimensionalidade.

Gravações em estéreo não são gravadas desta forma, por isto a diferença gritante entre os dois tipos de gravação.

O mais interessante é que a nossa cabeça forma um tipo de "filtro", impedindo que os sons de um lado passem para o outro, aumentando assim a nossa capacidade de localização.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Microfones instalados num modelo da cabeça com direito a orelhas e canais auditivos.

Isso é gravação binaural.

binauralmic.jpg

O esquema que comentei de ''cruzar'' as informações dos canais é algo diferente.

Chama-se ''crossfeed'': http://en.wikipedia.org/wiki/Headphone_amp...udio_processing

O objetivo é o mesmo, mas o binaural diz respeito a gravação e o crossfeed a processamento.

E, para variar, o Linkwitz está nessa...

http://www.linkwitzlab.com/headphone-xfeed.htm

Linkwitz é o Gauss do mundo do áudio... o-o-

No forum HeadWise tem alguns projetos de amps com esse recurso.

Salvo engano, escutei essa implementação no amplificador M³.

edit: Estou testando o tal plugin Bauer Stereophonic to Binaural. É interessante, mas tem uma compressão dinâmica meio violenta... Ou na verdade essa impressão seria pelo fato de acabar com aquele efeito de ''cantora dentro da cabeça''?

Ainda Não sei

Na config ''J.Meier'' e ''C.Moy'', sem chance. É o mesmo efeito que dá quando vc exagera no delay e parece que sai de fase. Grave ultra falseta...

Na config Default ainda preciso escutar mais, para dar um parecer definitivo.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, é exatamente isso! O plugin simula uma gravação estereofônica em modo binaural, mesclando informações do canal direito no canal equerdo e vice versa, atenuados.

Crasher, é essa a impressão mesmo que dá, parece que o cantor que tava dentro da cabeça pula p/ fora. Por isso a maior noção de espacialidade. Nesse caso com o plugin não chega a ter totalmente o efeito binaural, mas se aproxima... Se alguém puder, dêem uma procurada em gravações binaurais MESMO, ai dá pra se ter noção do que é sentir palco sonoro em fones de ouvido... (claro que vai depender de seus fones. Se você usa um fone original de iPod não vai sentir. Se você usa um Grado 325 vai sentir MUITO bem. Um bom fone a um bom preço é o Alessandro M1, para quem se interessar. É um Grado 325 modificado, a um preço melhor que o próprio Grado. Para fones in-ear, um V-Moda como o meu ou algum Shure / UE superiores já vão dar um ótimo efeito).

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida que tive, a disposição dos falantes deve ter horizontal ou poderia ser vertical, como em sistemas TMM / MTM / WMTMW e similares.

Legal ver que a discussão começa a dar frutos. É sempre bom ver "gente grande" discutindo idéias por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer disposição desde que, claro, se mantenha um mínimo de direcionalidade.

Na Surroundbar os falantes ficam todos dispostos na horizontal... a caixa tem cerca de 1,80 de largura, e reúne esquerda, direito invertido, surround esquerdo, central, surround direito, esquerdo invertido e direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...