Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
isaiasguerra

Problema com caixa Tornado 15sw3a

Recommended Posts

boa tard

fiz uma caixa pra 2 tornado 15sw3a mas nao estou gostando das respostas dela

sera que alguem poderia me ajudar analisando a resposta dessa caixa

as medidas externas de cada camara sao

largura 50 cm

altura 50 cm

profudidade 41 cm

3 dutos de 10 x 10

material utilizado mdf 15mm

uso uma banda ice 1800 para empurralos

em anexo esta 1 desenho da caixa

socorro estou desesperado pois utilizava o mesmo material em outro carro e a resposta era muito boa porem depois que troquei a caixa ficou muito ruim

post-50430-1254496783_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, pelos meus cálculos sua caixa tem em torno de 75L livres pra cada falante, e está com sintonia de 75Hz que é mais voltado para woofer 12".

Já que são falantes 15", eu sintonizaria em torno de 60Hz pra responder mais grave, para isso aumente o comprimento de seus dutos para 18cm cada um, isso é fácil emenda 8cm com cano de PVC 100mm.

Depois posta o resultado, se melhorou ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pela atencao

pelos meus calculos cada camara esta com 83 lts internos porem ja tentei alongar os dutos para 19cm quando eram 2 dutos e nao ficou como eu queria!!!

deixa eu lhe explicar porq esse carro da foto éra meu carro antigo eu usava 2 dutos de 4x10 com a ice 1800 em compensado de 15 e 1 bateria de 70 no local original e 2 de 70 reserva na mala e tocava muito, mas muito mesmo!

Comprei 1 golf e tive que refazer a estrutura fiz as caixas com mdf de 15 parafusado com os mesmos 2 dutos de 4 x 10 !!!!

Pelos meus calculos a caixa antiga tinha 90 litros e a nova tem 83 e a diferença no grave foi muito grande pedi ajuda da selenium e eles me recomendaram abrir mais 1 duto mas ainda nao melhorou, meus cabos de força sao de 16mm tanto para o negativo quanto para o positovo pois é o mesmo material que eu usava no uno!!!

Bom estou mudando algumas coisas para melhorar: por exemplo mandei buscar uma bateria de gel de 70 amperes, falam muito bem dela e resolvi testar!!

outra coisa eu vi a nova banda Ice 2500 tocando e gostei muito do rendimento dela e alem do que ela tem corte de subsonico que tambem gostei muito embreve devo estar com ela ja

pensei em refazer a caixa usando compensado pois nao sei se o MDF causou tanta diferença mas a resposta desta caixa com 50cm de altura, 50 cm de largura e 41 de profundidade usando mdf de 15 e 2 dutos de 4x10 fica ruim????

ops: e quanto aos cabos sim ja conferi tudo testei ligações e nada de melhorar ao contrario da minha caixa de medio grave que em mdf cada camara com 40l e dois dutos de 3x10 para 1 eros siclone melhorou muito de 1 caixa pra outra

qual sera o misterio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo muito de caixa para woofers.

Mas vou te dizer uma coisa, esse cabo tá MUITO fino pra Ice! Pra você ter noção, eu uso um de 21mm pra um Power One...

Eu usaria cabo de no mínimo 30mm.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela atenção

farde desculpa pela minha iginorancia nao havia reparado que vc diz 75 litros livres e realmente vc tem razao nisso

se eu mudar minha caixa por uma trapezoidal com as medidas externas de altura 50cm, largura 50cm, profundidade maior 49 e profundidade menor 41, usando mdf de 15mm.

quanto aos cabos eu vou ver a troca deles o mais urgente possivel

essa caixa citada teria uma resposta legal para sub e quantos e quais dutos eu deveria usar??????

Editado por isaiasguerra

Compartilhar este post

Link para o post
valeu pela atenção

farde desculpa pela minha iginorancia nao havia reparado que vc diz 75 litros livres e realmente vc tem razao nisso

se eu mudar minha caixa por uma trapezoidal com as medidas externas de altura 50cm, largura 50cm, profundidade maior 49 e profundidade menor 41, usando mdf de 15mm.

quanto aos cabos eu vou ver a troca deles o mais urgente possivel

essa caixa citada teria uma resposta legal para sub e quantos e quais dutos eu deveria usar??????

Amigo, acho que com esse volume ficará melhor sim, pelos meus cálculos o volume interno livre será em torno de 86L para cada falante.

Eu faria duto retangular com as medidas 47cm de altura x 6cm de largura x 7,5cm de fundura, assim a sintonia fica em torno de 60Hz e ficará com um bom rendimento devido ao volume da caixa.

Se optar por duto de plástico utilize dois dutos de 10cm x 7,6cm de fundura, mantendo a mesma sintonia.

Fora isso, acho que não existe outra maneira de melhorar a não ser substituir o amplificador por um mais forte, recomendo o SD3000.1D.

Abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, acho que com esse volume ficará melhor sim, pelos meus cálculos o volume interno livre será em torno de 86L para cada falante.

Eu faria duto retangular com as medidas 47cm de altura x 6cm de largura x 7,5cm de fundura, assim a sintonia fica em torno de 60Hz e ficará com um bom rendimento devido ao volume da caixa.

Se optar por duto de plástico utilize dois dutos de 10cm x 7,6cm de fundura, mantendo a mesma sintonia.

Fora isso, acho que não existe outra maneira de melhorar a não ser substituir o amplificador por um mais forte, recomendo o SD3000.1D.

Abraço e boa sorte.

Cara muito obrigado pelas respostas

Vou fazer entao a nova caixa

Mas como ficaria o duto fenda se ele tivesse 40 de altura qual seria a largura e a profundidade ??????

e quanto ao amplificador eu estou querendo trocar pela nova ice 2500 rms eu vi uma tocando e gostei muito das respostas dela alem do que ela tambem tem corte de subsonico o que achei muito interessante pra ajudar nos cortes

Compartilhar este post

Link para o post
Cara muito obrigado pelas respostas

Vou fazer entao a nova caixa

Mas como ficaria o duto fenda se ele tivesse 40 de altura qual seria a largura e a profundidade ??????

e quanto ao amplificador eu estou querendo trocar pela nova ice 2500 rms eu vi uma tocando e gostei muito das respostas dela alem do que ela tambem tem corte de subsonico o que achei muito interessante pra ajudar nos cortes

Vai depender do volume da caixa, é o mesmo?

os 40 cm já é decontado a largura da madeira?

Compartilhar este post

Link para o post
Vai depender do volume da caixa, é o mesmo?

os 40 cm já é decontado a largura da madeira?

salve salve

a caixa vai ser nas mesmas medidas que lhe passei porem na frente dela ficam as baterias por isso queria descontar uns 10 cm na altura do duto fenda pra sair livre o ar outra coisa queria baixar essa caixa pra 50Hz pois gostaria de ter aquele grave de doer o peito hehehe

pois no mesmo sistema tenho 2 eros siclone de 12 fazendo medio grave e estao bem legais com aquele grave seco pra longe

o que vc acha fenda ou duto circular e qual a medida deles sejam quais forem????

Compartilhar este post

Link para o post
salve salve

a caixa vai ser nas mesmas medidas que lhe passei porem na frente dela ficam as baterias por isso queria descontar uns 10 cm na altura do duto fenda pra sair livre o ar outra coisa queria baixar essa caixa pra 50Hz pois gostaria de ter aquele grave de doer o peito hehehe

pois no mesmo sistema tenho 2 eros siclone de 12 fazendo medio grave e estao bem legais com aquele grave seco pra longe

o que vc acha fenda ou duto circular e qual a medida deles sejam quais forem????

Certo, sintonia de 52Hz, altura do duto 40cm, largura 6cm e profundidade 13,5cm.

Do mesmo modo, não é necessário diminuir a altura do duto por causa de colocar a bateria na frente, é mais fácil aproximar o falante deste ponto e colocar o duto do outro lado. Portanto para 47cm de altura de duto, 6cm de largura e 16cm de profundidade, sintonia 52Hz.

O duto retangular na madeira segundo o pessoal que entende mais, possui melhor rendimento. Se optar por duto circular para 52Hz utilize 2 dutos de 10cm por 12,5 de profundidade.

52Hz de sintonia ja bate um grave bem forte cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro isaiasguerra

No manual do Torn vc tem um grafico que mostra a resposta em caixa de 60L e 90L, ambos com 3 dutos de 10cm de diametro e profundidade de 5 a 6cm, tua caixa tem 74L internos, a resposta muda pouco. No seu caso eu faria a caixa com um volume em torno de 88L livres, mdf de 18mm no mínimo. Outra dica, na construção de caixas deve-se evitar medidas proporcionais, no teu caso 50x50cm. Sei que em carros é fods não tem muita opção. Quando puder pegar um amp de 3k5 ou 3k pegue.....BAnda IcE tem um FA(fator amortecimento)=80, outros concorrentes tem algo em torno de FA=200, é melhor.

Por enquanto encurte os dutos e faça os ajustes corretos no crossover do iCe e no player. Fica muito bom se tiver bem regulado.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma caixa trapezoidal com 90 litros brutos, com dois dutos de 10 cm na parte de baixo da caixa e sintonia de 45 hz. Isso te dará um grave mais macio e estendido, é pra isso que o Tornado foi feito. Se fizer caixa com duto de madeira não vai conseguir mudar a sintonia caso não te agrade.

Entra no: http://www.autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carbox.htm

coloca os parâmetros do falante com ponto (não vírgula) e litragem livre para calcular a sintonia. Depois calcula o dutos conforme a sintonia que te agradar. Compra 1,5 mt de cano de 100 e vai mudando a dutos até encontrar a sintonia que mais te agrada.

Liga os RCA na saída Rear do player com HPF em 50hz e subsonico em 48 hz. Quem me ensinou foi o Boardbrasil e foi a som que mais me agradou.

Vai mexendo e brincando com as sintonias hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, minhas observações:

Vai uma dica: sempre na duvida, faça uma caixa um pouco maior (eu disse pouco maior): diminuir tem jeito aumentar nao. Com caixa maiores vc sente a diferença nas mudanças de duto; e bem visivel. Com caixas pequenas as vezes o duto nao faz milagre.

Na minha opinião, tornado so tem uma resposta agradavel com cx acima de 84L-85L livres. No Golf da p fazer isso tranquilo.

Em relação aos dutos: o retangular (fenda) e mais agressivo (rende mais), refrigera melhor falante, chances menores de dar "sopro", maior dificuldade se resolver mudar ou naum gostar e acho um pouco menos musical: alguns estilos musicais as vezes nao ficam tão legais, (em função as vezes da dificuldade de mudar sintonia e tals) mas eh raro

o redondo: a chance de errar e menor, eh um pouco mais musical e muito, mas muito mais facil de achar a sintonia que te agrada.

Se vc ainda nao tem muita experiencia e nao tem certeza da sintonia que vc vai gostar, eu iria de duto redondo (por ser mais facil e o resultado com pouca diferença). Vc ainda tem a opção no redondo de preparar 2 dutos: exemplo um sintonizado em 50hz p horas de lazer com amigos e tals e outro com sintonia mais alta, tipo 56-60hz p horas que for tocar em um campeonato por exemplo.

Outra sugestão(se a grana permitir) e bem mais trabalhosa, mas que serve p vc ganhar muita experiencia: faz 2 frentes de caixa: uma com duto redondo e outra com quadrado. No teste so parafusa, nao cola. Ouça veja a que mais te agradou, depois parafuse, cole e faça a vedação interna.

Abraço

Alessandro

Compartilhar este post

Link para o post

To precisando de uma caixa também, pra duas tornados de 15", pra rastar peão pra tras....

alguém ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...