Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Qualidade dos Arquivos de Audio

Recommended Posts

Não só aqui mais como em qualquer outro fórum é muito discutida a questão da QUALIDADE dos equipamentos, aquele que tem o melhor timbre, o maior spl, o que toca mais grave, subgrave e etc. são vários os fatores levados em consideração na hora de escolhermos o projeto mais adequado as nossas necessidades. Porem vejo que muitos aqui não prestam muita atenção em um pequeno detalhe que faz uma grande diferença, o ARQUIVO DE AUDIO.

Muitos investem o que podem e em alguns casos o que não podem em equipamentos som, pensam em vários detalhes como tipos de caixa acústica, pico, tamanho do duto e inúmeros outros fatores para poder retirar o melhor rendimento possível do seu equipamento. Mais na hora de colocar o som pra tocar usa um cd qualquer de arquivos em Mp3 ou até mesmo um cd que provavelmente nem sabe se foi ou não masterizado e se foi bem ou mal masterizado. (o que é masterização? Descubra Aqui!)

Concordo que mp3 é um formato de audio incrível e realmente é muito bom, pratico, rápido e tem uma certa qualidade que é considerável, porem nem tudo é perfeito.

EU, como DJ não utilizo arquivos em mp3 pra tocar em festas, aprendi isso com DJs renomados aqui em SC, e logo já irão entender o porque.

Em um bom P.A. é bastante nítida a diferença entre a mesma musica em WAV e MP3, a musica em wav tem os graves e subgraves mais encorpados, médios mais definidos e agudos mais cristalinos a ponto de deixar perceptível o som de uma gota caindo em um copo d’agua e não apenas um Txxiii.

Pra ficar um pouco mais claro vou usar alguns gráficos de comparações que fiz utilizando arquivos em WAV, MP3 320kbps e MP3 192kbps. O programa utilizado é o EAC, alem de muitas outras funções ele analiza as freqüências por spectro (spectral view) e te mostra em gráfico até que frequência a musica pode chegar.

Obs1: A musica utilizada foi Headroom – The Vaab Rater lançada em 2008, Headroom é um excelente projeto de psytrance / full on – Groove da áfrica do sul e a razão por escolher esta musica é que tinha ela disponível nos 3 formatos WAV, MP3 320 kbps e MP3 192kbps.

Obs2: a ÚNICA conversão que fiz foram dos arquivos em MP3 para WAV poderem ser analizados pelo EAC.

1º arquivo em MP3 192 kbps:

thevaabratermp3192.jpg

Como podem perceber os agudos praticamente se estabilizam entre mais ou menos 15 e 16k Hz e muito poucas são as partes onde os agudos ultrapassam este ponto.

2º arquivo em MP3 320kbps:

thevaabratermp3320.jpg

Já em 320kbps os agudos tem uma considerável reagida e estabilizam a quase 17k Hz e em muitas partes já ultrapassam esta marca..

Agora comparem estas duas imagens com a imagem abaixo:

3º arquivo em WAV 1411kbps:

thevaabraterwav.jpg

Em WAV os agudos passam facilmente dos 20k Hz e com a cor muito mais forte e nítida.

Reparem também na diferença das tonalidades de cores nas baixas e médias freqüências, é o que me referi acima dizendo que a musica em wav tem os graves e subgraves mais encorpados e médios mais definidos.

porem nem tudo é perfeito o arquivo dessa musica em wav tem 82,9mb. E o tamanho dependendo do tempo da musica pode ser ainda maior. Sendo o tamanho do arquivo, na minha opnião o único ponto negativo das WAVs.

bom galera esse post eu montei a um tempo atraz e postei no geral, mais não achei na busca e gostaria que viesse para sessão destinada a qualidade de som. gostaria de saber quais são os tipos de arquivos de audio que o pessoal usa, e fica ai a dica da WAV pra quem ainda não conhece. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria ver esse espectro em flac... será que fica razoável? Pois tem um tamanho menor que o wav e qualidade bem superior ao mp3... pelo menos "ouvindo" passa essa sensação...

Se puder mostrar em flac... fico agradecido..

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de qualidade sem duvidas .Flac fica bem melhor !!!O dificil é achar arquivos nesse formato (se nao for vc mesmo que converta).

Compartilhar este post

Link para o post
No caso de uma converção de *MP3 para *WAV, a musica "ganha" a tal qualidade de *WAV?

Não, mantém a qualidade da fonte sempre! Se a origem é MP3, o wav vai tocar como MP3. Não tem como recuperar os dados da primeira vez que o arquivo foi convertido p/ MP3.

A propósito, normalmente o que eu ouço é MP3 320 kbps, ou em alguns casos quando encontro, FLAC ou Monkeys Audio...

Compartilhar este post

Link para o post

excelente tópico! mostra de forma bem óbvia a deficiencia do mp3!

eu quero fazer isso com um arquivo FLAC e comparar com mp3 e com wav!

o problema do mp3 não é só decepar os agudos, mas ele tbem tira a dinamica da musica, deixa tudo meio embaçado!

Compartilhar este post

Link para o post
Em termos de qualidade sem duvidas .Flac fica bem melhor !!!O dificil é achar arquivos nesse formato (se nao for vc mesmo que converta).

Realmente a grande dificuldade é achar arquivos em *WAV.

O que define como .Flac?

Dei uma pesquisada e achei isso aqui:

FLAC (acrônimo de Free Lossless Audio Codec, que significa Codec Livre de Áudio Sem Perda em inglês) é um codec de compressão de áudio sem perda de informação. Ao contrário de codecs com perda tais como o MP3 e o Vorbis, ele não remove nenhuma informação do fluxo de áudio, mantendo a qualidade do som.

No caso, qualquer player lê esse tipo de arquivo?

Compartilhar este post

Link para o post

arquivos flac, como mostra no post acima, apenas é uma compressão do arquivo original (geralmente em WAV) para reduzir o seu tamanho, porem muitos players não leem este formato.

funciona mais ou menos como um winzip ou winrar dos arquivos de audio. o arquivo flac pode ser usado e acessado mais perde em qualidade para o WAV porem o tamanho fica reduzido.

pelo o que me consta não existe um arquivo de origem FLAC. sempre é convertido de um WAV ou de algum outro formato superior.

edit:

a mesma musica em questão, que possui 82,9mb em WAV. eu converti para .FLAC ficou com 55mb, porem ficou com 936kbps é MUITO superior ao MP3. porem ainda não é comparado a Qualidade original em WAV.

mais a diferença de tamanho compensa se o seu player ler este formato, pois reduziu quase 40% do tamanho do arquivo.

o programa usado para analisar as frequências lê SOMENTE EM WAV então não tem o por que converter um arquivo para flac, e posteriormente converter para wav para fazer a analise.

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post

Nos nossos computadores, qual é o melhor Programa para tocar esse formato Flac? E qual é um bom programa de compartilhamento de músicas pela net que podemos fazer downloads dessas músicas nesse formato, ou até mesmo no formato WAV?

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum player lê Flac e APE atualmente. Há os Sony que lêem ATRAC, mas é um formato com perdas, e nada popular.

Quanto à qualidade FLAC e APE = WAV. Quando vc comprime um arquivo qualquer usando ZIP, o tamanho reduz, mas não se perde nada. È assim que funciona...

Há os mais "inocentes" que afirmam que um CD gravado a partir de um APE ou FLAC perde em qualidade pro CD original, só que o que se ignora é que o Flac é gerado a partir da cópia do CD, e depois é gravado em uma mídia muito inferior à mídia prensada, o que gera MUITO mais Jitter no player.

Compartilhar este post

Link para o post
Nos nossos computadores, qual é o melhor Programa para tocar esse formato Flac? E qual é um bom programa de compartilhamento de músicas pela net que podemos fazer downloads dessas músicas nesse formato, ou até mesmo no formato WAV?

pra tocar musica no PC eu uso o winamp, pra mim não tem melhor custo x beneficio.

agora pra pegar wav's é complicado, tem comunidades no orkut e até foruns que compartilham musicas em WAV, como eu não to mais me dedicando a carreria de Dj não to indo mais atraz de Wav's.

Compartilhar este post

Link para o post
Nenhum player lê Flac e APE atualmente. Há os Sony que lêem ATRAC, mas é um formato com perdas, e nada popular.

Quanto à qualidade FLAC e APE = WAV. Quando vc comprime um arquivo qualquer usando ZIP, o tamanho reduz, mas não se perde nada. È assim que funciona...

Há os mais "inocentes" que afirmam que um CD gravado a partir de um APE ou FLAC perde em qualidade pro CD original, só que o que se ignora é que o Flac é gerado a partir da cópia do CD, e depois é gravado em uma mídia muito inferior à mídia prensada, o que gera MUITO mais Jitter no player.

Kleberlpa

um arquivo em FLAC não tem a mesma qualidade que um arquivo WAV.

Compartilhar este post

Link para o post

Como não?

Aliás, porquê não?

Experimente converter um Wav pra FLAC, depois desconverta e compare com o WAV original.

Compartilhar este post

Link para o post
Como não?

Aliás, porquê não?

Experimente converter um Wav pra FLAC, depois desconverta e compare com o WAV original.

teóricamente não sei explicar realmente, mais só o fato de ter 936 kpbs contra os 1411 das WAV já diz bastante coisa.

e na prática é perceptivel a diferença, mixando uma musica WAV para a mesma em FLAC é perceptivel uma diferença.

vou converter de WAV pra FLAC e de FLAC pra WAV e analisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, você já fez um teste prático no seu sistema?

Faz um teste cego de um cd bem gravado a partir de um FLAC ou APE, e testa também o mesmo CD original. Depois posta aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

foobar2000

player sem frescuras, para tocar MÚSICA mesmo, melhor qualidade de som pra PC, tem codecs p/ FLAC, APE, ATRAC, e vários plugins bacanas, como Bauer Binaural (para uso de headphones, cria efeito estéreo perfeito).

Tem um legal tb, o AIMP, mais cheio de frescuras um pouco, mas tb tem qualidade de som legal, e recursos bem intuitivos...

Compartilhar este post

Link para o post
teóricamente não sei explicar realmente, mais só o fato de ter 936 kpbs contra os 1411 das WAV já diz bastante coisa.

e na prática é perceptivel a diferença, mixando uma musica WAV para a mesma em FLAC é perceptivel uma diferença.

vou converter de WAV pra FLAC e de FLAC pra WAV e analisar.

Kbps significa Kilobytes Por Segundo.

Se o arquivo é maior, obvimente o valor em KBPS será maior, o que, na prática, não significa nada.

Se você zipar o arquivo WAV, ele perderá tamanho. E a qualidade, vai mudar? Não. A não ser que o player seja ruim. Pra isto existe o Foobar2000.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberlpa

como eu já imaginava não existe nenhuma diferença visual convertendo um arquivo WAV p/ FLAC, após de FLAC p/ WAV.

mais lembrando que o arquivo analisado foi em WAV e a origem é WAV.

Ianaconi

já fiz um teste prático em um sistema PA, mixando de uma musica WAV para a MESMA MUSICA em Flac e existe sim diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, uma vez que os dados são perdidos, não são mais recuperados na conversão pra WAV, o que mostra que a conversão Lossless é realmente sem perdas.

O que pode provocar a quada na qualidade é o player... Uma desconversão ruim vai provocar um resultado ruim.

Compartilhar este post

Link para o post
Kbps significa Kilobytes Por Segundo.

Se o arquivo é maior, obvimente o valor em KBPS será maior, o que, na prática, não significa nada.

Se você zipar o arquivo WAV, ele perderá tamanho. E a qualidade, vai mudar? Não. A não ser que o player seja ruim. Pra isto existe o Foobar2000.

realmente, se Zipar o arquivo em WAV o tamanho vai reduzir, mais tente reproduzir o arquivo em zip ?

passei no winrar o mesmo arquivo WAV de 82,9mb e ficou com 59,7mb. se existir algum player que toca arquivo em RAR é uma boa hehe

mais Kleber, seria obvio este resultado na conversão de WAV p/ FLAC, pois a origem é WAV.

se fosse possivel analizar O ARQUIVO EM FLAC, tenho certeza que o resultado seria diferente.

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post

Legal a iniciativa, mas pra mim esse grafico nao diz nada...

Eu não fico vendo o espectro da música, eu ouço música !!! [^]

Compartilhar este post

Link para o post
Legal a iniciativa, mas pra mim esse grafico nao diz nada...

Eu não fico vendo o espectro da música, eu ouço música !!! [^]

esse gráfico é a musica em imagem.

quanto mais fortes as cores, mais perceptivel é o som da musica naquela determinada frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa q ainda n foi comentada aki, e para fazer os testes e o mesmo serem perceptiveis no PC devem-se a boas caixas de som e uma excelente Placa de Som de preferencia as Creative Audigy, mas agora eu n lembro os modelos, isso sim ajuda a parceber a diferença sonora, uso no meu pc uma Creative Live 5.1 (das antigas) e n troco por nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Outra coisa q ainda n foi comentada aki, e para fazer os testes e o mesmo serem perceptiveis no PC devem-se a boas caixas de som e uma excelente Placa de Som de preferencia as Creative Audigy, mas agora eu n lembro os modelos, isso sim ajuda a parceber a diferença sonora, uso no meu pc uma Creative Live 5.1 (das antigas) e n troco por nada.

realmente, quando fiz o teste foi em um Sistema de som PA, o que tenho de som no pc é uma caixa sony que deve ser de 1972 uhuaehua

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...