Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jussimir

Woofers + Subwoofers no Digital

Recommended Posts

Blza galera sou iniciante no trio, e estou querendo montar um no meu carro.

A idéia era colocar dois subwoofers Pionner 308 D2+D2 12" mais dois Oversound de 10" 300 rms num amp SSl 2500, assim extrairia toda a potência possivel desse amp que é estável em 1 ohm. Assim teria bom SPL pra dentro e médio grave pra fora.

Mas percebi que a maioria não mistura Subwoofers com Woofers, muito menos no mesmo amplificador. Será que terei problemas?

Eu farei os cortes de frequêcia dos woofers com um crossover passivo.

obrigado desde já

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

jussimir,

A frequência das Oversound

60 ~ 6.000Hz

A frequência desse amplificador

20Hz ~ 250Hz

A frequencia dos sub's

20 ~ 180Hz

Não casaria de forma alguma e o problema q teria é q as woofer's tocaria horrível sem qualidade...

Se ajudei...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que se eu colocar só subwoofers vai ter um buraco enorme até as cornetas, e vou perder no som pra fora.

Só com woofers o som fica "seco" demais pro meu gosto....

Qual então seria a solução, considerando que eu ja adquiri os 2 subwoofers?

Compartilhar este post

Link para o post

No mesmo amplificador pode, desde que por exemplo o amplificador tenha 4 canais, sendo que 02 canais em brigde você usa no Sub e 02 outros em brigde no woofer e uma ressalva, estejam atuando em faixas diferentes.

Assim sendo há a possibilidade de usar um cross ativo par fazer os cortes.

Só faria uma pequena observação:

Pelo fato de Sub e Woofer terem uma diferença de sensibilidades, claro que isso pode gerar um problema de Equilíbrio Tonal e o problema pode se agravar se a pessoa incluir Drv e Stw.

Nada melhor do que fazer um estudo mais cuidodoso e montar Crossover Passivos para todas as vias, de modo que façam essas correções.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

A solução seria pegar outro amp para substituir esse teu SSL ou pegar outro amp e continuar com esse.

Como já falaram:

A frequência desse amplificador

20Hz ~ 250Hz

nao terá quase um médio bom só até 250hz...

o jeito será partir pra outro amp meso =/

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que então eu teria de partir para um amplificador AB, que consome praticamente o dobro de bateria que o digital, e eu não tenho tanta grana assim pra gastar com bateria... Minha opção seria por uma bateria de 125 ha pros dois amps (O outro amp é pro kit componente e pras cornetas+stw, tem 400 Rms) ,e já acredito que ela ficaria subdimensionada...

Fora que poucos amps 4 canais são estaveis em 1 ohm, então eu perderia uma boa quantidade da potência que conseguiria extrair do digital, afetando o custo-beneficio.

Minhas opções de amp até agora:

Amplificador SSL 1F4 2000 RMS 220x4 RMS 4 Ohms R$ 500

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109...rce-promoco-_JM 220x4 RMS 4 Ohms

Amplificador SSL 1FD2500 2500RMS x 1 a 1 Ohm R$ 500

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106...l-monoblock-_JM

Taramps T800D 800x1 a 2 Ohm R$ 600 (Frete grátis + Kit 2 Vias Selenium) (Nesse caso acho que desistiria dos woofers)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102...portaldosom-_JM

Compartilhar este post

Link para o post
O problema é que então eu teria de partir para um amplificador AB, que consome praticamente o dobro de bateria que o digital, e eu não tenho tanta grana assim pra gastar com bateria... Minha opção seria por uma bateria de 125 ha pros dois amps (O outro amp é pro kit componente e pras cornetas+stw, tem 400 Rms) ,e já acredito que ela ficaria subdimensionada...

Fora que poucos amps 4 canais são estaveis em 1 ohm, então eu perderia uma boa quantidade da potência que conseguiria extrair do digital, afetando o custo-beneficio.

Minhas opções de amp até agora:

Amplificador SSL 1F4 2000 RMS 220x4 RMS 4 Ohms R$ 500

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109...rce-promoco-_JM 220x4 RMS 4 Ohms

Amplificador SSL 1FD2500 2500RMS x 1 a 1 Ohm R$ 500

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106...l-monoblock-_JM

Taramps T800D 800x1 a 2 Ohm R$ 600 (Frete grátis + Kit 2 Vias Selenium) (Nesse caso acho que desistiria dos woofers)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102...portaldosom-_JM

Só um detalhe esse T800 não está mais sendo vendido por esta loja que vc falou.. Ja finalizou o anuncio.

Compartilhar este post

Link para o post

"Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come"

1 - Com um Classe A/B, desde que seja versátil, com 4 canais você pode usar para todos os tipos de falantes, desde que equacionando as potências/impedâncias e respectivos divisores de acordo com os itens utilizados e potências suportadas.

2 - Para Classe D, embora consuma bem menos para gera a mesma potência, se for o SSL, como a faixa de resposta dele é pequena, só vai usar apenas no sub.

Se for o T800D, embora Classe D, tem uma faixa mais ampla (5Hz até 5000Hz), pode usar Sub + Woofer, mas aí nas demais faixas vai precisar de um outro.

Creio que se considerar que vai precisar de uma classe A/B, embora de menor potência, para Drv + Stw, por exemplo, pode gerar o mesmo consumo.

Sendo assim,vai gastar mais em cabeamento, fusíveis, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, como ja falei, eu tenho um classe AB 400 RMS com 4 canais que vou usar pros drivers e para as cornetas, a questão é que amp usar para amplificar meu set grave.

O problema ai é que o T800D não é estavel em 1 ohm (pelo menos segunda as suas especificações, não tenho nenhuma experiência com esse amp) então existe o perigo dele queimar quando eu ligar os 4 falantes.

E também é um amp de apenas 800 rms, que mal conseguiria alimentar apenas os subwoofers. Pelo mesmo preço eu poderia pegar um amplificador quase 3 vezes mais potente e estável em 1 ohm.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que esteja havendo um erro conceitual!

1 - Para usar 02 tipos de falantes no mesmo amplificador, tendo ele apenas 01 ou 02 canais, só será possível se houver DIVISOR DE FREQUÊNCIA de 02 vias com os devidos cortes e com configuração para suportar potência aplicada.

2 - Supondo que você use apenas o T800, para Sub e Woofer, pode na condição acima, mas pelo fato de haver 02 tipos de falantes distintos e ter corte adequado, o amplificador "não exergará" apenas 01 conjunto de 4 falantes de 4 ohms, gerando uma resultante de 1 ohm e mas sim 02 conjuntos de 2 falantes de 4 ohms, gerando uma resultante de 2 ohmS, justamente porque há a divisão de frequência.

Como um tipo de falante não irá atuar na faixa do outro, seria como se fosse apenas 02 falantes.

Mas aí vem a estória:

Montar um Cross Passivo, que suporte 450w (um para cada par Sub + Woofer) ou que suporte de 900w (para o conjunto completo, de 02 vias, com nível de corte a 24 db/8ª (que garantiria que um falante não reproduza a faixa do outro e assim o amplificador não vai trabalhar com impedância abaixo da mínima), personalizado dessa forma, acho que vai custar o preço de um amplificador.

Observação:

Acrescentei 50w ao Cross para segurança, em função da distorção, mas aí pode ir pelo ralo esse limite, se não for bem regulado

1 canal (800W RMS 2 ohms 12,6V)

Impedância mínima de saída: 2 ohms

Potência de saida RMS: 600W 4 ohms

Potência de saida RMS: 800W 2 ohms

Faixa: 5Hz a 5000Hz (-0,5/-1dB)

Sim, como ja falei, eu tenho um classe AB 400 RMS com 4 canais que vou usar pros drivers e para as cornetas, a questão é que amp usar para amplificar meu set grave.

O problema ai é que o T800D não é estavel em 1 ohm (pelo menos segunda as suas especificações, não tenho nenhuma experiência com esse amp) então existe o perigo dele queimar quando eu ligar os 4 falantes.

E também é um amp de apenas 800 rms, que mal conseguiria alimentar apenas os subwoofers. Pelo mesmo preço eu poderia pegar um amplificador quase 3 vezes mais potente e estável em 1 ohm.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

O que praticamente elimina essa possibilidade...

Se por acaso eu pegar o SSL 2000 RMS 4 canais, quantos amperes vou precisar pra ele mais o outro amp de 400 rms (Que significam 2400 rms em rarissimas ocasiões, por que não acredito que eu vá usar o volume no talo por mais de alguns minutos com a excessão de algum encontro automotivo)

Será que uma bateria de 150 amperes da conta?? Que é o máximo que eu estou disposto a investir...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...