Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Kia Cerato 1.6 16v vs. Honda City 1.5 16v

Recommended Posts

Comparativos

25/9/2009 07:02:00

Cerato vs. City: qual o preço da qualidade?

Kia é mais barato e equipado, mas sedã da Honda é flex e vende mais

pb38197640x408.jpg

“É claro que não funciona. É japonesa esta porcaria!”, disse o personagem “Doc” Brawn (Christopher Lloyd) no filme De Volta Para o Futuro (1985) quando a moderna filmadora que Marty McFly (Michael J. Fox) trouxe do presente para 1955 falhou. Naquela época, produtos japoneses tinham fama de qualidade duvidosa. Como hoje ainda têm os chineses e como antes tinham os coreanos. Mas os nipônicos aprenderam a fazer câmeras e carros, deixaram a caricatura de lado e atualmente constroem excelentes automóveis, como o Honda City. Os coreanos? Demoraram um pouco mais, mas hoje, ao colocar a nova geração do Kia Cerato ao lado de um City, dá para notar que ambos estão no mesmo nível. A questão agora é: quanto cada marca cobra por seu know-how?

pb38219640x408.jpg

Lançado no Brasil no final de julho, o City foi desenvolvido pela Honda para brigar em mercados emergentes. Vendido em 91 países, o sedã com motor 1.5 16V de 116 cv nasceu para ser um carro intermediário, mas chegou ao Brasil com equipamentos – e principalmente preço, a partir de R$ 56 210 – de sedã médio. Emplacou boas 2 538 unidades em agosto, primeiro mês cheio de vendas, mas ao custo da queda do Civic, que não passou de 3 386 carros (o sedã costuma superar 4 000 unidades e já passou de 6 000).

pb32378640x408.jpg

pb38238640x408.jpg

Já o Cerato não esconde seu principal argumento: oferecer muito cobrando pouco por isso. Enquanto o rival foi criado para combater carros menores, o Cerato, diz a Kia, nasceu para encarar o Civic. Mas graças à boa “confusão” causada pela marca coreana, que consegue trazer o modelo equipado com motor 1.6 16V de 126 cv cobrando a partir de R$ 49 900, aqui ele briga com o City, cujo preço inicial é R$ 6 310 superior e a lista de equipamentos, inferior. Só que o Cerato não é flex (a Kia promete que ele será no segundo semestre de 2010) e terá seu volume limitado a esperadas 750 unidades por mês – expectativa de vendas da marca. Mas isso não justifica um preconceito em relação ao carro coreano, certo?

pb32379640x408.jpg

pb38240640x408.jpg

Mais por menos no duelo dos automáticos

Um confronto entre dois automóveis pode ter muitas questões subjetivas (qual é mais macio, bom de dirigir etc.), mas a comparação da lista de equipamentos é sempre um critério justo e objetivo. E nele o Cerato vence o City de lavada. Para este comparativo, escolhemos a versão top de linha do Kia (EX) com câmbio automático, que custa R$ 57 900 e briga com a opção de entrada do City, a LX AT (R$ 60 010). Não, você não leu errado. É a versão básica do City contra a mais completa do Cerato. “Mas não seria mais justo usar o City EX?”, pode perguntar você. Seria, se ele fosse mais barato.

pb32380640x408.jpg

pb38255640x408.jpg

Por esse valor, ambos trazem de série ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo, CD player compatível com MP3 dotado de entradas auxiliar e USB, banco com regulagem de altura, computador de bordo e alarme na chave. O Cerato começa a abrir vantagem por ter itens exclusivos como ar-condicionado digital, comandos do som no volante, repetidores de seta nos retrovisores, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem), faróis de neblina e rodas de liga leve de 16” (as do City têm 15”).

pb32389640x408.jpg

pb38245640x408.jpg

O City revida trazendo assistência elétrica de direção (mais confortável em manobras) e coluna regulável em altura e profundidade (a do Cerato pode ter apenas a altura acertada pelo motorista). Mas o Cerato é mais bem acabado e traz no interior requintes como revestimento do câmbio e do volante de couro, detalhes de aço escovado e tons mais claros nas portas, painel e bancos. Além disso, o Kia é R$ 2 110 mais barato na comparação das versões avaliadas. Aqui, a matemática foi cruel com o carro da Honda e deu vantagem total ao Cerato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prazeres ao dirigir

Se para você estar ao volante é um prazer, boa notícia: tanto o City quanto o Cerato são carros prazerosos de dirigir. Nenhum deles têm potência de esportivo ou conforto de limusine, mas ambos entregam conjuntos justos e bem acertados mecânica e dinamicamente.

O City, apesar de ter 10 cv a menos, parece mais ágil na cidade graças ao seu câmbio automático de 5 marchas – o Cerato traz uma caixa de 4 velocidades. No modelo da Honda, o motorista não sentirá “buracos” na hora que exigir força do motor em rotações médias, sensação que causa certo incômodo no Kia.

pb32376640x408.jpg

Em compensação, quando o pé vai ao fundo, o Cerato sai na frente, como comprova o tira-teima da pista. Vamos primeiro às retomadas. Beneficiado pelo câmbio, o City vai de 60 km/h a 120 km/h em 12s4, enquanto o Cerato precisa de 13s1. Se ambos saírem do zero, porém, o Kia levará vantagem até os 100 km/h, marcando 11s8 contra 12s3.

Somando-se ainda a vantagem do Cerato de ter câmbio com opção de trocas sequenciais, conclui-se que você terá um carro mais prazeroso e versátil se optar pelo sedã coreano, embora o City seja mais esperto na cidade.

pb38236640x408.jpg

Na hora de abastecer, a vantagem volta ao carro da Honda, que pode usar tanto álcool como gasolina em qualquer proporção misturados no tanque. Com o combustível vegetal, o City automático bebe 6,3 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada (média de 7,3 km/l). O Cerato, com gasolina, faz 7,3 km/l e 10,6 km/l (8,9 km/l no combinado). Gasta menos, mas exigirá mais do bolso do motorista.

O City, porém, peca pela reduzida capacidade do tanque de apenas 42 litros, que diminui a autonomia para míseros 302 km se você rodar em percurso misto.

Espaço de sedã para toda família

Se você pensou em comprar um Civic, mas descartou a idéia por conta do reduzido porta-malas (340 litros) do sedã médio líder da categoria, talvez o City seja uma boa escolha para a sua família: com bons 500 litros no bagageiro, ele leva vantagem de 85 litros sobre os 415 do Cerato.

Na cabine, a disputa foi mais apertada. Somadas todas as medidas de espaço (pernas, cabeça, ombros etc.), o Cerato marcou 6,34 m contra 6,32 m do City. A diferença de apenas 2 cm parece e realmente é insignificante na fita métrica, mas o carro coreano aproveita melhor a metragem e, até por conta da forração mais clara do interior, transmite uma sensação de espaço maior aos ocupantes. Como perde no porta-malas, a disputa volta a se equilibrar neste ponto, mas acaba apontando vantagem para o Honda.

pb38231nova640x408.jpg

Fechando a conta com as despesas

Até aqui você já percebeu que o Cerato é mais equipado e barato, tem acabamento superior e anda melhor quando exigido ao máximo. Em contrapartida, só o City é flex. Mas qual dói menos no bolso? Vamos às contas.

As revisões do City deverão custar menos ao cliente, já que ele tem um custo de peças mais barato. O pacote composto por kit de embreagem, jogos de amortecedores e pastilhas de freio, retrovisor e para-lama custa R$ 1 219,66 para o carro feito em Sumaré (SP) e R$ 2 100,52 quando cotado nas concessionárias da marca coreana.

O seguro empata num valor médio de R$ 2 700, enquanto a desvalorização não pôde ser medida em função da ausência do Cerato 2010 na tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

pb38233nova640x408.jpg

Conclusão

Com um pacote mais completo por um preço significativamente inferior, o Cerato compensa o fato de não ser flex e pertencer a uma marca menos tradicional e vence o City apoiado principalmente no custo/benefício e em seu interior sofisticado e bem acabado.

E se esse parece um resultado surpreendente para nós, imagine a reação do espantado “Doc” Brawn ao descobrir que, em 2009, carros corenos estão conseguindo vencer japoneses.

pb38259640x408.jpg

pb38257640x408.jpg

Ficha Técnica Honda City 1.5 LX AT Kia Cerato 1.6L

Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, transversal, flex 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, gasolina

Cilindrada 1 496 cm³ 1 591 cm³

Potência 116 cv a 6 000 rpm (a) / 115 cv a 6 000 rpm (g) 126 cv a 6 300 rpm

Potência específica 77,3 cv/l (a) / 76,6 cv/l (g) 78,7 cv/l

Torque 14,9 Kgf.m a 4 800 rpm (a/g) 16,0 Kgf.m a 4 200 rpm

Taxa de compressão 10,5:1 10,5:1

Transmissão Automática, 5 marchas Manual, 5 marchas ( opc. Automática, 4 marchas )

Tração Dianteira Dianteira

Direção Elétrica Hidráulica

Suspensão dianteira Independente, McPherson Independente tipo McPherson

Suspensão traseira Interdependente, Barra de torção Eixo de torção

Freios dianteiros Discos ventilados Discos ventilados

Freios traseiros Tambores Discos rígidos

Rodas Liga leve, 15 polegadas Liga leve, 15 polegadas ( opc. 16,17 polegadas)

Pneus 175/65 R15 195/65 R15 (opc. 205/65 R16 / 215/45 R17)

Comprimento 4,40 m 4,53 m

Altura 1,48 m 1,46 m

Largura 1,69 m 1,77 m

Entreeixos 2,55 m 2,65 m

Porta-malas 506 Litros 415 Litros

Tanque 42 Litros 52 Litros

Peso 1 160 kg 1 248 Kg (A.T) / 1 223 kg (M.T)

Peso/potência 10,0 Kg/cv (a) / 10,1 kg/cv (g) 9,9 Kg/cv (A.T) / 9,7 Kg/cv (M.T)

pb32387nova640x408.jpg

pb38252640x408.jpg

Medições Honda City 1.5 LX AT Kia Cerato 1.6L

Velocidade máxima - -

Aceleração 0-60 km/h 5s4 5s2

Aceleração 0-80 km/h 8s3 8s4

Aceleração 0-100 km/h 12s3 11s8

Aceleração 0-120 km/h 17s7 17s2

Aceleração 0-140 km/h 25s8 24s2

0-400 m 18,4 m (122 km/h) 18s2 (123,1 km/h)

Retomada 40-100 km/h 9s8 10s6

Retomada 60-120 km/h 12s4 13s1

Retomada 80-120 km/h 10s6 10s3

Frenagem 100-0 km/h 40,9 m 39,9 m

Frenagem 80-0 km/h 25,2 m 25,8 m

Frenagem 60-0 km/h 14,2 m 13,1 m

Ruído interno 0 km/h 41,8 dB 41,2 dB

Ruído interno 50 km/h 59,6 dB 56,2 dB

Ruído interno 80 km/h 63,5 dB 61,9 dB

Ruído interno 120 km/h 68,3 dB 68,9 dB

Consumo cidade 6,3 km/l (álcool) 7,3 km/l (gasolina)

Consumo estrada 8,3 km/l (álcool) 10,6 km/l (gasolina)

Consumo médio 7,3 km/l (álcool) 8,9 km/l (gasolina)

P.S: Não ficaria com nenhum dos dois na verdade, iria de focus ou linea por esse preço. Não consigo gostar desse City, acho ele feio pra caraleo iria de cerato entre os dois.

Editado por GIII lêndea_sc

Compartilhar este post

Link para o post

Vi um Cerato azul quase igual meu Subaru, achei bem bonito. Entre o City e o Cerato, acho q ficaria na dúvida...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia de Cerato. Não fui muito com a cara desse city...

Compartilhar este post

Link para o post

Tb vi um cerato azul .. gostei bastante ... pegaria um facil se fosse ficar no máximo estourando 3 anos com o carro .... pq na hora que chegar a manutenção dele é que vai doer ....

Agora uma coisa é certa ..... olhando as fotos do interior ........ parecem o mesmo carro mudando a cor do acabamento só ... os mostradores do painel então afff .....

Editado por Mck-Mitsuo

Compartilhar este post

Link para o post

Sem pensar em revenda, depreciação e blá, blá blá...

Cerato!

Honda city parece carro de pobre!

Nas fotos ele não dá essa impressão, mas quando vi um rodando... ...decepção total, um siena tem mais presença.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb curti demais o Cerato viu.....acho que apostaria nele sim.

E fiquei SABENDO, mas não é certeza que a KIA prentende abrir uma montadora aqui no Brasil.

Se isso acontecer mesmo, vixi...ai fica SHOW hein ?! ^^

=D

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vi o Cerato pessoalmente... impressionou MUITO mais que o Civic.

Aspecto de esportivo... Gostei muito!

Ainda mais por 50k...

Eu iria nele pelo preco e design. City caro por mim continua na loja sem vender...

Compartilhar este post

Link para o post

Azul é bonito pra ca*****. Até que enfim umas cores aparecerão nas ruas.

:legal:

kia-cerato-3-big_thumb[6].jpg

:legal:

kia_cerato_2009_02.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ver um prata na rua.

Muito mais bnito pessoalmente que nas fotos.

Pelo preço é uma interessante pedida.

O city é um bom carro também, só faltou ter um preço mais atraente.

Compartilhar este post

Link para o post

acho os dois bonitos... mas por esse preço eu nunca compraria um city.

se fosse p/ comprar um carro pra cidade, espaço interno bom.. espaço externo de fácil manobra e tal, iria de Fit. Senão, Civic.

agora pela estratégia de preço e acabamento oferecido pelo cerato, iria nele!

abraço,

azp.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o City muito bonito, assim, como Cerato...

O que está matando no Hondo é o preço e os itens de série...

Compartilhar este post

Link para o post

esse cerato é show de bola

fui dar uma olhada em um achei mt bacana mesmo

o cara da agencia deixou eu fazer o test drive e td mais

um preto automatico

o carro nao é nenhum primor de desempenho mais é confortavel e chama a atençao

entre os 2 ficaria com ele facil facil

o cara da loja falou qficava com o meu carro pra eu pegar o cerato

e pagava ate q bem, ofereceu 37k no meu polo

deu vontade

mais sei la ainda tenho medo de pegar carro coreano

preconceito

mais fiquei com medinho e falei vou pensar no assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não vi ao vivo, só pelas fotos já virei fã do carro.

Pelo preço é a melhor opção nessa categoria hoje.

E ainda avaliam bem os usados, acho que 37k nem a VW paga na troca um Polo 2008.

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda não vi ao vivo, só pelas fotos já virei fã do carro.

Pelo preço é a melhor opção nessa categoria hoje.

E ainda avaliam bem os usados, acho que 37k nem a VW paga na troca um Polo 2008.

no meu a VW oferecem no maximo 34k

a kia faz isso pq é mt vantagem ter Ceratos novos andando na rua logo no lançamento

é obvio q eles estao fazendo de td pra efetuar as vendas

inclusive pagando melhor no carro dos outros

o problema é se depois vira mico

tenho medo

agora comprar o meu polo com o cerato é sacanagem

o polo perde em todos os quisitos

Compartilhar este post

Link para o post

Estava muito bom pra ser verdade, parece que o Cerato não tem peças de reposição.

Embora carro novo "quase" não encomoda, os que apresentarm problemas estão parados na concessionária esperando peças chegar da Coréia. Dizem que o prazo é de 60 dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...