Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

[Ajuda]mini Manifold.

Recommended Posts

Estou montando um som para o fusca de um amigo, ele é uma cara de uns 40 anos que curte Rock das antigas.

O som não será nada de bruto qto a potencia e nada de caro, mas pretendo conseguir o melhor resultado do sistema com os rocks.

O pessoal do Trio usa muito as caixas Manifold e os resultados são sempre sastisfatórios. Sei que ela é uma caixa grande e usada em sistemas de som para fora, mas o que me chamou a atenção é a resposta da caixa, o pico que ela tem vai me ser muito útil para rock. O user Guto usava em seu carro e em seus topicos eles sempre mencionou que o som que ele tinha internamente era muito bom, então espero conseguir o mesmo, só que ele usava 2 de 18" já eu vou usar 2 de 6", os famosos Sony Super Branquinhos. :pirou:

Construi uma caixa com 35 Litros aproximados, são 13 Litros para cada falante e o restante ficou na camera aberta (entre ele). Depois coloco fotos

Já testei ela em meu carro, um Renault 19, e o resultado por enquanto está satisfatório, subgrave gostoso e forte, só que quero um pouco mais de controle do cone e um pouco mais de SPL, a distância entre eles é de 17cm, acho que diminuindo isso pela metade vou ter o que espero.

Preciso de umas dicas pessoal!!!!!!!

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

img1272ts.jpg

img1269x.jpg

img1273.jpg

Os dutos não irmão ficar assim, estou esperando resolver esse questão p/ depois sintonizar legalzinho a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que tem surgido novos projetos envolvendo fuscas.

O problema do fusca é o espaço interno.

Será que esta caixa vai caber no chiqueirinho? se couber onde vai ficar o módulo? Pretende usar falantes apenas na parte traseira? Pretende usar mais falantes? quais os outros compenentes do sistema?

Dá uma olhada no tópico que criei sobre o som no meu fusca, pode te dar algumas idéias.

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado de som no fusca é a barulheira... tem que dar uma BOA isolada, senão é arriscado desses subs sumirem no meio do barulho do motor.

Manta + feutro betumado por dentro do cofre do motor, na parede do chiqueirinho, e nas latas traseiras já ajuda. Se der pra fazer o assoalho tb, melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Opá ... o DAVI Carioca me disse que no japão tinha uns loco usando mani pra som interno =) !!!

Bom , vamos lá ...

só de olhar , dá pra ver que tá MUITO aberto esse espaço entre os falantes mano ... lembre-se que a conta na teoria , é de 1/3 da area do cone pra chegar na abertura certa ... então já temos um erro ae !!!

Outro erro pelo o que vejo , é que a caixa tá um pouco anta demais teria que ser mais estreita , nem parece que o falante ali é de 6" rsrsrs parece 4" ... ae vc perde compressão TB !!!

Show de bola mano ... é isso ae ... Vc foi mais rápido que eu sabia ??? rsrsrs Pois eu queria fazer isso com 4 falantes de 6" que tenho aqui rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post
Que bom que tem surgido novos projetos envolvendo fuscas.

O problema do fusca é o espaço interno.

Será que esta caixa vai caber no chiqueirinho? se couber onde vai ficar o módulo? Pretende usar falantes apenas na parte traseira? Pretende usar mais falantes? quais os outros compenentes do sistema?

Dá uma olhada no tópico que criei sobre o som no meu fusca, pode te dar algumas idéias.

Hell tirei todas as medidas antes de fazer ela, cabe e sobra muito espaço ainda. O módulo vou colocar na frente, pensei em colocar atras do banco traseiro, mas na frente economizo em cabos e da p/ fazer um negócio legal.

O módulo vou usar um stetsom PSM 4100, gostei muito do som dele.

Para médio e agudos serão 2 mids sony branquinhos + Tw selnium 1tw1 em doorpods, 2 mids e 1tw em cada porta.

Já dei uma olhada no seu tópico e estou acompanhando, depois comento lá.

Complicado de som no fusca é a barulheira... tem que dar uma BOA isolada, senão é arriscado desses subs sumirem no meio do barulho do motor.

Manta + feutro betumado por dentro do cofre do motor, na parede do chiqueirinho, e nas latas traseiras já ajuda. Se der pra fazer o assoalho tb, melhor ainda.

Kleber por enquanto vai ficar sem a manta mesmo, é que ainda tem que ser feitos muitos ajustes no motor, mas assim que estiver pronto ai sim vamos partir para a manta sim.

Opá ... o DAVI Carioca me disse que no japão tinha uns loco usando mani pra som interno =) !!!

Bom , vamos lá ...

só de olhar , dá pra ver que tá MUITO aberto esse espaço entre os falantes mano ... lembre-se que a conta na teoria , é de 1/3 da area do cone pra chegar na abertura certa ... então já temos um erro ae !!!

Outro erro pelo o que vejo , é que a caixa tá um pouco anta demais teria que ser mais estreita , nem parece que o falante ali é de 6" rsrsrs parece 4" ... ae vc perde compressão TB !!!

Show de bola mano ... é isso ae ... Vc foi mais rápido que eu sabia ??? rsrsrs Pois eu queria fazer isso com 4 falantes de 6" que tenho aqui rsrsrs !

Puts Guto fiz uma cagada legal, pensei que fosse 1/3 do volume das duas cameras...rsrsrrsrsrs

Cara se puder me passar as contas dinovo agradeço, é que formatei o pc e perdi elas, por isso da cagada, fiz confusão.

Qto a estar alta, não sabia que isso interferia muito assim, mas o fo** que se for mexer ai não sei se vai entrar.

Já fiz uns testes em meu carro e o som me agradou e muito, tem subgraves bem presentes e não tem picos nos graves, ficou bem plana, mas como disse acho que é isso mesmo que falta, compressão, o falante ta bobo, excursiona muito e um pouco mais de spl acho que vai me ajudar bastante.

Apenas mechendo no espaço entre os falantes consigo melhoras? O que posso fazer ali?

Se tiver que encurtar muito quero ver p/ segurar a porca do parafuso do falante...kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho uma idéia em fazer com 2 ou 4 subs de 10"

só que seria um "tunel" de subwoofers, saindo na cabine da montana

Compartilhar este post

Link para o post

Lá no tópico da montana eu tinha postado um tópico sobre uma pickup corsa aqui de brasília... esse mesmo esquema. Quem ouviu disse que era INSANO. 4 x 15".

Compartilhar este post

Link para o post
eu tenho uma idéia em fazer com 2 ou 4 subs de 10"

só que seria um "tunel" de subwoofers, saindo na cabine da montana

Rapaz... eu usava 2 pioneer impp de 10 (aquele 252F) em uma manifold no porta-malas de um Palio... era um absurdo o som (tanto p/ dentro qto pra fora)... tocava forte d+! Isso que era empurrado por um Hurricane podre...

Ctz que uma manifold bem feita, com bons subs e boa amplificação vai fazer um arregaço pra dentro na montana hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post
Lá no tópico da montana eu tinha postado um tópico sobre uma pickup corsa aqui de brasília... esse mesmo esquema. Quem ouviu disse que era INSANO. 4 x 15".

Kleber passa o topico ai por favor, não sei de que montana que vc está falando.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
O site é

www.winning-jp.com se naum me engano

da uma olhada nos carros

Davisão ... vi o SITE TOOODO e não achei nada nem parecido com mani rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

Esse desistiu foi para mim?

Guto logo que vc montou esse tópico acompanhei ele, na verdade foi ele que me inspirou..rsrsrs... mas olhando novamente não encontrei nada falando das formulas, apenas o que achei foi um negócio meio confuso para mim

O famigerado Alvaro J R falando sobre a manifold no audiolist, ele detonou varias duvidas...

"a ideia é de algo como uma camara de compressão, e depende da capacidade volumetrica e da potencia do falante, ou melhor do SPL pra simplificar.

mas não chega a ser algo critico não, volumes entre 1/4 e 1/2 do volume interno util da caixa ja é um bom valor inicial. tambem poderia se basear pelo VAS do falante, mas ja seria muita frescura. usando um volume tal que um falante não ocasione carregamento demais ao outro ja é de bom grado.

como é certo que ira perguntar qual seria a distancia minima entre os falantes, começe por algo como 2/3 de Dd. "

obs.

1- DD = diametro do falante

2- manifold nao eh uma BP

Me da uma mãozinha ai no que posso fazer nela?

Compartilhar este post

Link para o post

FORMULAS eu não tenho mano rsrsrs infelizmente ... a minha foi mais na Intuição que na teoria rsrsrs

a SUA , não dá pra fazer muita coisa mano rsrsrs ela simplesmente tá errada rsrsrs aquele vão ali no meio fodeu ela ... tá muito grande ... sei lá ... tenta fazer ela virar uma BP de 6º ordem ... prende uma chapa ali no meio e faz duto de 3" e brinca de sintonia ... isso vai ajudar na compressão , mas não vai ser um MANI !

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e se eu diminuir essa distancia entre os falantes? isso é sussa de se fazer.

Pensei em diminuir e subir um pouco o fundo da caixa colocando uns pedaços de MDF, ou até mesmo fazer tipo um refletor ali em triangulo, tipo a idéia que o pessoal deu no seu topico.

Se for p/ diminuir o vão, qual a medida vc me aconselha? Metade do tamanho?

Tipo aidéia desse cara aqui

Blz Guto!!

olha a dita cuja:

imag012e.jpg

nesse vão coube o amp das cornetas e stw certinho, com as abas parafusadas na inclinação

imag015.jpg

imag016f.jpg

vlw []-[]

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

CARACTERISTICAS:

MODELO 1-529-916-11

SUB WOOFER SONY

DIAMETRO 6"

POTENCIA 60 W RMS

IMPEDANCIA 12 OHMS

FS 41 HZ

QMS 8,62

QTS 0,88

SD 130CMTS

VAS 5,04 L

SPL 77 DB W/M

Se os parâmetros dele são realmente estes que achei, o espaço entre as camaras ideal é de 43cm. 1/3 do SD.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo barroso, são esses os parametros.

Mas cara 43cm? Isso é muita coisa, esses falantes maiores tem SD bem maior e não é tanto assim a distancia entre eles.

Compartilhar este post

Link para o post

1/3 de 130: Aproximadamente 43.

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...