Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Max_CWB

Como pesquisar um bom amp para SQ?

Amplificador para Qualidade  

74 votos

  1. 1. Quais características você prioriza na escolha do seu amplificador? (pode escolher até 6 opções)

    • Potência
      44
    • Baixa distorção
      54
    • Número de canais
      37
    • Fator de dumping
      22
    • Design e acabamento
      18
    • Eficiência - baixo consumo
      15
    • Componentes hi-end
      42
    • Classe de operação
      38
    • Topologia e arquitetura do circuito
      21
    • Durabilidade e confiabilidade
      30
    • Dimensões físicas
      10
    • Preço atraente, mesmo que o amp seja um pouco abaixo do "estado da arte".
      24
  2. 2. Você escolhe o amplificador depois de: (pode escolher até 3 opções)

    • Ouvi-lo em seu setup (fonte de áudio e alto-falantes)
      13
    • Ouvi-lo no setup de um amigo
      14
    • Ler os parâmetros contidos no manual e comparar com outros modelos
      42
    • Ler reviews de revistas e sites especializados
      57
    • Ouvir a sugestão de amigos
      39
    • Pesquisar preço e estimar o custo/benefício sem ouvir em seu setup
      31
    • Pesquisar preço e estimar o custo/benefício depois de ter ouvido em seu setup
      2
  3. 3. Qual a faixa de valor $ você acha justo investir em amplificadoreSS? (sub, médios, agudos.... todos juntos)

    • De 500 a 1000
      19
    • De 1000 a 1500
      15
    • De 1500 a 2000
      18
    • De 2000 a 3000
      12
    • De 3000 a 4000
      5
    • De 4000 a 5000
      2
    • De 5000 a 10000
      3


Recommended Posts

Só pra esquentar a discussão: 90% dos DACs do mercado atual usam um operacional chamado 4558 (tem vários fabricantes, ele foi inicialmente feito em 1972). Se vc comprar um dvd sony novo, vai achar ele lá dentro.

 

As boas placas de som tipo a Audiophile já começam a usar o NE5532, de 1979 (também tem vários fabricantes). Ele é bem parecido alguns OPA queridinhos dos fabricantes de pré e amplificador - um projeto mais recente com certeza, mas muito próximo do NE5532 (que custa 90 centavos!).

 

Esses integrados têm entre 20 e 40 transistores dentro, a maioria "um empurrando o outro", com balanceador, feedbak, comparador.... ou sejam ele pega o sinal de áudio e joga no liquidificador = e para uma grande maioria, o que sai do liquidificador soa muito bem - obrigado! Meu CD player, DVD player, ou PC player (hehehe) toca muito bem!

 

Aí aparece algo mais divertido ainda no meio da história: se você comprar 1,00 de transistores da década de 70 e fizer uma montagem correta, conseguirá ultrapassar "anos luz" um tão aclamado "opa". Pena que isso acaba com a diversão de muitos "mágicos" que vivem para trocar 4558 por 5532 e ganhar algum trocado com isso - afinal são só 8 perninhas para dissoldar e soldar novamente.

 

Há que se ter muito cuidado ao falar "old" ou "new". Alguns audiófilos dão a vida para tentar fazer um transistor soar como uma válvula e até hoje ninguém conseguiu esse "feito". Ou seja, um punhado de válvulas da década de 50 pode superar EM TERMOS DE QUALIDADE DE ÁUDIO o mais ultra mega power geday ninja transistor moderno. Obviamente, um IPOD seria do tamanho de um prédio se usasse válvulas = cada um tem seu lugar dentro do universo, deve-se usar com sabedoria cada tecnologia.

+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

heheheheehehehehehehe, essa discussão é antiga, vai longe... mas é sempre uma polêmica muito saudável. Nesse exato período o Holbein tá discutindo justamente o palco sonoro - kkkkk. Eu me divirto muito lendo todos os textos.

 

Certa vez pariticipei de um curso, aí num palco fomos divididos em equipes e cada um foi convidado pra microfonar bateria, violão, etc etc... Bom, o mais divertido é que desde o primeiro ponto da captação, ou seja, a posição do microfone (não vou nem entrar no mérito do tipo do microfone), já se está tendenciando a reprodução para um lado ou para o outro. Todas as equipes (de 4 membros +/-) microfonaram diferente uma da outra, cada uma com um gosto pessoal diferente. Isso foi muito divertido para ver como a percepção do instrumento varia muito de profissional para profissional. Daí, o cara master nervosão em gravação começou a mostrar os truques - kkkk, se quiser encobrir isso - faz assim, se quiser detalhar mais isso - faz assado... E aí vc trabalha as técnicas para chegar ao resultado que você quer. Só o violão tinham diversas formas de ser captado, se fosse tocado em solo, se fosse em trio, se fosse segundo plano... enfim, há uma infinidade de detalhes. O que eu acho mais interessante disso é vc ouvir as gravações e perceber como foi feita a captação, a edição, etc... as vezes fico irritado ao ver (num dvd) o cara tocando lá atrás e nada do som - kkk, esqueceram de abrir o canal do cara? será? kkk, enfim, não dá mesmo pra levar tão a sério as gravações.

 

E as gravações... bom não tem como falar em gravação sem falar no professor johnson. Existem também meia dúzia de malucos que iam com o gravador de rolo e 2 microfones em shows para fazer a sua própria gravação - o que eu acho divertido porque o cara foi lá, estava em um local definido e pode recuperar o momento, gravado naquele ponto definido. E nem me perguntem quantas vezes eu já pensei em fazer isso em alguns concertos - puxa vida, o pessoal poderia se apresentar mais vezes pelo menos - kkkk.

 

Enfim né, acho que tudo tem q ser tratado com certa moderação, sem exageros, o mesmo para amplificadores. Eles são apenas uma parte do sinal, mas cada um tem sua característica. Como não falar do médio e agudo som da velhaca 300B? E como não elogiar o grave de um bom mosfet PP com cascode? E o caras ninjas que fazem excelentes amplificadores com válvulas de transmissão? E o pré de phono do nosso querido maurício timi, que usa só transistores (e é difícil explicar como ele consegue aquele resultado só com transistores, vai levar uns anos para aparecer uma boa resposta)? Russos com circuitos super complexos ou japoneses com componentes ultra exóticos?

 

Ah, deixa eu contar uma história real muito engraçada: aí num bar o sujeito com ouvido de ouro elogiava o som ambiente. Que ambiencia do amplificador, devia ser um valvulado mágico da audionote, talvez ribbons ou falantes de primeiríssima qualidade nas caixas, cabos excepcionais e arriscaria a dizer que deveria ser um DVD-Áudio que estava tocando. E assim seguiam os elogios mais complexos, desde a gravadora até o material absorvente do ambiente. Até que o sujeito foi interrompido aos risos e convidado a se levantar e mudar de posição, não para perceber o som de maneira diferente, mas para poder ver a banda que tocava - ao vivo - kkkkk. (acho q foi publicada no TCJ essa história)

 

Ao vivo é sempre melhor, o resto é uma mistureba que varia muito do gosto. Então no mínimo deve-se partir do princípio de procurar uma reprodução que lembre o original, porque igual mesmo, só no mundo utópico colorido e fantasiodo do nosso ideal surreal inalcançável - hauahauahau.

 

Ei, eu tenho um alpine no carro e pretendo muito em breve arrancar o sinal direto do DAC (e elminar aquele lixo de circuito do caminho) e enfiar direto num valvulado PP com aí seus 8W - eu também não sou tão radical ao ponto de desprezar um sonzinho no barulhento e canceloso habitáculo do veículo, até porque acho legal o divertidíssimo recurso de TA, que as vezes o dac dá uma bobeada, mas continua sendo divertido. Agora, parto do princípio da brincadeira para ver até onde vai e até onde me é agradável e justamente divertido ao reconstruir a idéia de palco e ambiente - sempre com o foco de que é algo recriado, como o ao vivo? Só ao vivo...

 

Talvez o melhor e mais óbvio a fazer, para se escolher um amplificador, é pendurar ele e ouvir para ver se agrada - kkk.

 

 

Amigo, quando for pra SP visito vc aí =). Abs pra turma!

+1

Telefunken U47,Neuman,AKG... ,Só quem conhece microfones (ex: p voz),sabe como é dificil captar um sinal,com um minimo de "coloração"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz mais de 1 ano que criei o tópico e a enquete. Tivemos bastante texto até, participação de alguns amigos bastante intelectuais sobre o assunto.

 

Enfim, dá pra tirar uma base... vou colocar algumas "considerações vadias" (termo importado do amigo holbein), isso certamente acabará com a "fidelidade" da enquete daqui pra frente, mas passado mais de 1 ano, acho que pouco irá mudar, então vou soltar algumas palavras vadias ao vento:

 

 

Quais características você prioriza na escolha do seu amplificador?

 

 

1° - Topologia do circuito é o mais importante e fundamental. A maioria não leva muito em conta porque não entende nada de eletrônica, assim como poucos tem o privilégio de comprar o amp e abrir pra desmontar e ver como é feito (e fo**-se a garantia e a virgindade do produto). Então vamos dar uma colher de chá... mas fica a dica: entender o circuito é a alma do negócio! A Texas fabrica o DAC PCM1704, usado em equipamentos de 200 dólares a 40mil dólares - muitas coisas diferem os dois circuitos. Assim como a maioria dos "sabidos" acham que vão conseguir o mesmo resultado (meia boca...) do jeff roland ao montar o amplificador com LM3886. O projeto do amplificador mesmo usando as mesmíssimas peças, conta muito... o CHATO é essa análise fica restrita a um grupo de pessoas minúscula, normalmente "ocultas" que não revelam por nada alguns segredos e truques.

 

Aí conversando com uma pessoa muito simpática, chegamos ao assunto de um amplificador aclamado: ele tinha 12 (DOZE) etapas de amplificação. Alguns operacionais dentro dele tinham mais de 30 (TRINTA) etapas... e estamos falando do amplificador, nem imaginem o circuito de pré que tem "pendurado ao DAC", porque aí se for somar tudo passa facilmente de 100 etapas onde o sinal é jogado de um lado pro outro, sendo injetado novamente na entrada, e bla bla bla bla... é como se tivessem 100 atravessadores entre o produtor e o arroz com feijão do seu prato, todo mundo botou a mão no troço e levou a sua parte - logo, o que restou é literalmente um "resto". Mas quem vai abrir um player de 1000 dólar pra ver se tem capacito cerâmico SMD no meio do sinal? Stiroflex dentro do cd-player? kkkkkkkkkkkkkkk.

 

2° - Classe de operação... porque não existem amplificadores single-end classe A automotivos - DEDICADOS PARA QUALIDADE? Porque NENHUM fabricante de amplificador especifica QUANTOS WATTS O AMPLIFICADOR PRODUZ EM CLASSE A (se acaso for classe AB). Não há relatos de nenhum tipo de amplificador (de nenhuma classe) que tenha superado a mais antiga e simples classe A pura (single-end ou SE). O máximo que pode acontecer é fazer como o doente do sukuma: fez um amplificador valvulado SE com 300B para os médios e usando mesmo pré, um valvulado PP (push-pull) para a via de graves - algo bem interessante pois se aproveita em toda a totalidade a suavidade transcendental do SE nos médios e agudos com a presença do PP nos graves. Mesmo assim, jamais vi alguém rotulando no anúncio "5W em classe A"... e pior, os "classe A" mal passam de push-pull com mísera classe A.

 

Tá aí a mágica de alguns "espertalhões" que turbinam amplificador, aumentando a "classe A" sob as custas de as vezes pegar fogo pela altíssima produção de calor - culpa do dissipador previsto para um PP SEM classe A, que não dá conta de dissipar quando se está trabalhando com alguma mísera classe A. Aí o amplificador tem uma melhora incrível, pyramid, boss, stetsom... recebem transistores de maior corrente e "dá-lhe classe A"... e tem gente que paga caro pela troca de centavos em componentes.

 

3° - Componentes Hi-End? O que é melhor: um operacional Burr-Brown de 15 dólares ou 3 bipolares tipo "BC" de 10 centavos? Pois eh... conheço fabricante sério de amplificador que se obriga a usar BB porque o público exije, mesmo ele sabendo e comprovando que os 3 bcs são melhores... (não estamos nem cogitando válvulas). Há malucos que chegam ao cúmulo de fazer circuitos com componentes da década de 50-60 soarem melhor que os "aclamados do mercado hi-end" - loucura? doença mental? verdade pura.... Não vou entrar no mérito dos capacitores, porque é outra viajem transcendental: eles são importantes e devem ser escolhidos a dedo, mas ANTES DISSO... uma topologia que use somente 1 capacitor tem enormes chances de ser melhor que outra que usa 10. Ou seja: se a topologia for ruim, a classe ruim... pode colocar o melhor capacitor do mundo que não vai nem fazer cócegas, as vezes o cidadão coloca 500 reais em capacitor para mudar 5%, enquanto deveria colocar 100 reais em uma placa melhor desenhada para mudar 30%.

 

 

4° - Distorção harmônica de 0,0000001% pra que? Acho que só o douglas self - véio caquético e surdo - acha que o que mais importa é a baixa distorção. Cansamos de fazer testes, coloque 5% de distorção de 2° harmonica para começar a se irritar, mas coloque 0,1% na 3° harmonica para detectar algo ruim no som. Algum fabricante mostra o gráfico de distorção harmonica distribuído pelas harmônicas???? Algum mostra a distorção por inter-modulação???? Alguns raríssimos fabricantes mostram isso (lá da turma dos valvulados hi-end) e somente uma revista encara medir e publicar isso - jogando a M... toda no ventilador sem medo. Ai ai ai, e o resto dos reviews servem pra que? Não vou nem estrar no mérito de que o amplificador SE produz bastante 2° harmonica, o PP produz muita 3°harmonica (e ímpares) e o Classe D E T F X Z W Ç.... é melhor não entrar no mérito da questão. Enfim........... em se tratando de amplificador classe AB, o segredo básico para se reduzir a THD e aumentar o feedback, injetar sinal de saída na entrada, jogando o lixo pra baixo do tapete. Eu fico imaginando: alguém come o que C_GA? OPA! lembrei do nosso amigo operacional OPA com um IMENSO FEEDBACK... Porque será que há um orgulho nos melhores amplificadores do mundo em dizer "zero feedback"? Ahhhhh, mas como fazer um amplificador com thd de 0,1% ter zero feedback global????? HA - HA - HA

 

 

5° - Fator de dumping? (até errei na hora de escrever =P) Creeedoooo aposto que tem um caminhão de gente que ainda acredita que quanto maior o damping melhor vai ser! O dumping baixo e na medida certa faz milagres acontecerem... agora essa nem vou entrar no mérito da questão porque é pra turma quebrar a cabeça mesmo - kkkkkkk.

 

 

Forcei a amizade até aqui, mas é bom agitar as moléculas para gera alguma discussão divertida. QQ um pode comentar pra gente ver o que acontece.

 

 

 

 

 

Você escolhe o amplificador depois de.....

 

 

Infelizmente............. compramos por reviews e especificações - ou simplesmente números. Na europa criaram uma sala padrão de teste para poder tentar uniformizar as audições de qualquer marca/aparelho/etc. Acho justo, assim a comparação fica pouca coisa mais confiável. De resto... observem o tamanho do problema quando os fabricantes mostram números bonitos como o 0,000000001% de THD (se vc acabou de pensar que serve pra enganar otário, acertou). Me divirto ao observar alguns reviews, o cara falou, falou falou....... só não falou qual era a fonte de áudio! Aí deixou escapar em uma foto a fonte conhecida com um "operacional" NE5532 após o dac "low cost". Qualquer que seja a opinião será um mero resultado colorido produzido pela combinação de uns 100 transistores ou mais por onde o sinal está passando (não vou nem comentar que eles mudam levemente os parâmetros com a temperatura).

 

Não vou nem entrar no mérito dos players e amplificadores com filtros de alta frequencia mal resolvidos: qualquer cabo RCA que você use vai dar um som diferente... É claro que existem cabos bons, mas sem saber em que conjunto de circuito eletronico ele está sendo testado..... qualquer resultado de teste será altamente contestável.

 

Aí fica um alerta para maior organição pro pessoal OUVIR os equipamentos. COMPARAR NO ESCURO de uma forma pelo menos um pouco mais séria. Como diz um amigo meu (que pode dizer isso pela audição apuradíssima e também pelo cascalho $$$$...): "traz aqui pra gente ouvir, depois a gente fala em preço e demais detalhes....."

 

OUVIR e comparar ajuda todo mundo: ajuda quem compra (evita os overprice da vida), ajuda quem desenvolve (identifica problemas e gera soluções sem ficar cego achando que o SEU amplificador é o estado da arte) e ajuda toda a comunidade de áudio como um topo. Isso deveria ser organizado e feito com mais frequencia, de players a amplificadores (pelo menos), já que alto-falantes exigem um grau maior de interferência para se testar... aí comento a historinha que é 1000000x mais fácil o falante mudar os parâmetros depois de 15minutos do que o amplificador aquecer e mudar o som.... alguns operadores de áudio sabem disso e largam um swap de frequencia em boa potência sobre os falantes antes de afinar o áudio (de um show mais decente), mas também não vamos entrar no mérito da questão, apenas acho engraçado aqueles que dizem "ah, agora o amplificador abriu" (especialmente os valvulados).

 

 

Agitamos as moléculas, comentem por favor...

 

 

 

 

 

Qual a faixa de valor $ você acha justo investir em amplificadoreSS?

 

Isso eu deixo a parte de cada um... mas em geral ficou dentro do esperado. Mas é bom saber o que o pessoal paga pra ver - ou melhor: ouvir.

 

 

Daqui uns meses eu volto pra escrever mais - kkkk

Abs pra turma e já agradeço os doidos que lerem tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Max, acordou com vontade de falar uma verdades hoje?

 

Hauhauhauhauhauhauhauhauhau

 

Infelizmente o mercado é contaminado. Paga-se mais pela fama, marca e meia dúzia de especificações, que pelo áudio mesmo.

 

É a vida, é o comércio. Confesso que depois que me formei publicitário aprendi a ser menos inocente nessas horas. Basta ver o alarde que muitos grupos fazem com produtos renomados.

 

Você mesmo já deve ter lido lá no HTF alguns usuários pregando que, usando tomada X na parede (com espelho de fibra de carbono), macho Y + tomada Z na régua, e cabo de força ABC$$$899² entre régua e aparelho, forma um condicionador de energia dos mais incríveis.

 

O mais incrível é que tem gente comprando espelho de fibra de carbono pra usar na tomada, porquê a vibração sobre a tomada será menor, e isto VAI impactar no som.

 

É de cair as várvula do soquete, meu caro guru.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, e principalmente com as partes que eu tenho algum conhecimento para concordar.

 

Preço é uma coisa engraçada... Paguei 40 dolaes no meu ultimo amplificador, não é nenhum hi-end, mas estou bastante satisfeito com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isto que me desiludi com este lance de especificaçoes...

Os caras podem falar o que quiserem, nós não temos como discordar, pois não temos base para contra-argumentar.

O melhor teste mesmo é o ouvido, isto ninguém engana, só a cera de que vez enquando atrapalha... Rsss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Brabo é que o mercado é muito design, imagine um amp bom como citado pelo Max, agora adicione acabamento e perfumarias... Quanto custaria, 5k - 8k ???

 

Eu acho que amp pra carro nem precisa de nada, simplesmente ser bom e de preferência que não esquente nada, instalar bem escondido pra evitar assaltos.

Se for assim, acredito que fique por volta de 1,5k

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico..

 

Prefiro não comentar sobre ele, por falta de conhecimento.. talvez algum dia eu poste alguma opinião concreta.

Por hoje, ficarei apenas agregando conhecimento mesmo.. hauhua :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...