Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
¤¥»Ðiëgø«¥¤

Lajeado cria força-tarefa contra som

Recommended Posts

Lajeado cria força-tarefa contra som

Faz três semanas que o barulho das ruas de Lajeado, no Vale do Taquari, não é mais o mesmo.

Os carros de som deixaram de circular porque a prefeitura criou uma força-tarefa e aumentou a fiscalização da poluição sonora no município.

O assunto é polêmico. Se, para parte da população, o silêncio é motivo de comemoração, para quem depende dele, as novas regras se transformaram em preocupação. Os donos de carros de som estão revoltados com a força-tarefa de enfrentamento à poluição sonora.

Desde o início da fiscalização, os quatro carros do empresário Adão Jorge Caldeira, 52 anos, estão parados na garagem. Segundo ele, que há 14 anos trabalha com a propaganda utilizando o som, a medida fez a renda mensal da família cair 50%.

– Só não perdemos mais porque ainda é permitido distribuir panfletos – diz Caldeira.

De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Planejamento, Luis Felipe Finkler, a medida adotada pela prefeitura foi motivada por reclamações dos moradores:

– Estamos trabalhando embasados por leis federais e municipais, além do Código de Trânsito Brasileiro. Há muito tempo, o barulho era um sério problema no município. Foi preciso tomar uma atitude severa. A lei já existia, só começamos a fiscalizar.

No caso de flagrante, condutor é multado

O mais curioso, no entanto, é que nem prefeitura nem Brigada Militar têm um aparelho capaz de medir a poluição sonora.

A punição é aplicada pelo ouvido de quem está fiscalizando. Se o som que estiver tocando dentro do carro, por exemplo, puder ser ouvido por quem está na rua, o dono do automóvel já corre o risco de ser multado. Finkler afirma que a força-tarefa tem o respaldo da Lei de Contravenções Penais, que garante ao fiscal poder de autuar o infrator, mesmo sem portar um decibelímetro, o medidor de poluição sonora.

A Brigada Militar trabalha na fiscalização, que também pode ser feita por funcionários da prefeitura. Moradores ainda são convidados a denunciar.

No caso de flagrante, o condutor ou proprietário do veículo recebe uma multa, e o aparelho de som é recolhido. Dois carros e três lojas da cidade já receberam multa.

LETÍCIA MENDES, ESPECIAL | Lajeado

FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/js...mp;section=1003

Bem, gostaria de saber do pessoal entendido da área, como proceder na questão em que segundo a nota, se embasam numa lei Municipal e passam por cima de uma Federal, fazendo a "medição", sem aparelho certificado pelo inmetro, nem regulamentação alguma.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ISSO AQUI TA VIRANDO PALHAÇADA.

Abordagem de pessoas sem o mínimo de educação, e ainda querem respeito?

Respeito tem quem merece, por humaninade não por lei.

Aquele que precisa de lei pra ser digno de respeito, deveria ter vergonha.

Compartilhar este post

Link para o post

isso é uma vergonha!

tá certo proibir os trios apartir das 10horas, mais durante o dia, ainda tirando o ganha pão de muitos, o que é pior se o guarda tiver de mal humor ele pode te multar, sem provas nenhuma, isso é um absurdo

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu particularmente não gosto de ser acordado domingo de manhã pelo carro do ovo gritando nos meus ouvidos.

"olha o ovo, tem do amarelinho, tem do branquinho, olha o ovo"

Tá certo que é meio de renda e sustento de famílias, mas imagina então o que o prefieto de São Paulo está fazendo.

Ele proibio outdors nas ruas e placas de propaganda até mesmo na frente de comércio. Muita gente perdeu emprego. se não me engano ele também proibio som de feirantes e carros de som.

Sei lá cara, é uma opinião um tanto difícil, acho que proibir não seria o caso, talvez padronizar o volume máximo, horários e dias de trabalho já estaria de bom tamanho.

Mas fique sabendo que a tendência é "limpar" as cidades, tanto visualmente como auditivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Som tem que ser usado com parcimônia, tem horas que incomoda mesmo. Falta critério para muita gente que tem som forte, tem hora e lugar pra tudo. Som alto cedo e de madrugada é uma disgraça.

Acho que conscientização funciona muito melhor que proibição. Multa em caso de reincidência. E como nos estados unidos, poe um adesivo para quem dirige bebado. Faça um pra quem por som. Daqueles bem ridículos mesmo.

Agora isso é ridículo. Medir pelo ouvido? Qualquer som de fábrica com 4 coax já fica a uma distência no carro, sem sentar o dedo no volume... Parece coisa de religião fazendo cruzada contra os "infiéis". Agora, por exemplo, a lei de propaganda em SP sou a favor. Fica medonho e não é o tipo de coisa que tem como fazer controle.

Compartilhar este post

Link para o post

isso ja faz horas que sta acontecendo aqui em Santa cruz do sul ... 80Km de Lajeado .....

Nao interessa se voce so tem um Cd player dentro do carro .. eles recolhem ....

Ja vi elas recolher CD player e um par de 6x9 de um tampao .... nem AMP o cara tinha !

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que recolher não vão não.... :rolleyes:

Ou poderão ser acusados de furto, segundo o que fiquei sabendo!

seu biba tomara que te aranquem o som todo dese corsa :rolleyes: ..............

sei la né cara concertesa o som encomoda desses caras que fazem propaganda agora o som interno até um certo limite não encomoda ninguem não, eu acho a lei valida mas deveria ter um parametro de medição e de limites estipulados, so porque você não se da com um policial ele por nada pode aprender o teu som isso ta erado, :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkk

ainda bem que essa moda não pegou aqui em gyn ainda... pq se pegar vai fechar metade das lojas aqui de goiania, tudo som automotivo kkkk

Compartilhar este post

Link para o post
seu biba tomara que te aranquem o som todo dese corsa :rolleyes: ..............

sei la né cara concertesa o som encomoda desses caras que fazem propaganda agora o som interno até um certo limite não encomoda ninguem não, eu acho a lei valida mas deveria ter um parametro de medição e de limites estipulados, so porque você não se da com um policial ele por nada pode aprender o teu som isso ta erado, :legal:

Claro que encomoda sua Biba maior. Mas a questão é que, o som é interno ou andando, coisa de poucos segundos, durante o DIA. Mas o que mais revolta é a falta de critérios ou provas na medição, onde como tu ja citou, o policial pode fazer o que bem entender, na visão dessa medida. :banghead

*também sou contra som alto depois das 22:00 ou aquele cara que abre a mala e fica 2~3 horas tocando virado pra tua casa.. concordo totalmente, mas andando e com essa "medição"...

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que recolher não vão não.... :rolleyes:

Ou poderão ser acusados de furto, segundo o que fiquei sabendo!

recolhem tudo .;....

tem que remover ate o player ... e se voce nao sabe remover ou tem um som embutido que nao para tirar da mala eles chamam o guincho !

Compartilhar este post

Link para o post

Palhaçada pura.

Durante o dia ou finais de semana, pelo amor de deus.

Daqui a uns dias se teu celular tocar tu vai ser multado e vão recolher teu celular.

Se peidar alto ta ferrado vão recolher tua bunda.

Acha que os tiusinho que andam devaga num atrapalham? Ainda pior quando é umas bixera de carro mal conservado que podem para a auqlquer momento causando um acidente.

Por favor parece que batem em cima disso como se fosse o pior problema da cidade, e enquanto isso outros problemas maiores e reais ficam mascarados.

Compartilhar este post

Link para o post
Palhaçada pura.

Durante o dia ou finais de semana, pelo amor de deus.

Daqui a uns dias se teu celular tocar tu vai ser multado e vão recolher teu celular.

Se peidar alto ta ferrado vão recolher tua bunda.

Acha que os tiusinho que andam devaga num atrapalham? Ainda pior quando é umas bixera de carro mal conservado que podem para a auqlquer momento causando um acidente.

Por favor parece que batem em cima disso como se fosse o pior problema da cidade, e enquanto isso outros problemas maiores e reais ficam mascarados.

sem conta aquelas lasanha movidas a lenha que distroem os pulmoes de quem ta perto, isso sim devia i pro guincho e nao sai nunca mais

Compartilhar este post

Link para o post

isso ocorre porque onde vivemos não existe crimes pra combater, as autoridades estão apenas procurando o que fazer pra justificar o salario que nos pagamos à eles.

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, gostaria de saber do pessoal entendido da área, como proceder na questão em que segundo a nota, se embasam numa lei Municipal e passam por cima de uma Federal, fazendo a "medição", sem aparelho certificado pelo inmetro, nem regulamentação alguma.

Uma lei municipal não pode suplantar a lei penal (art. 42 da Lei das Contravenções Penais).

Se a lei municipal estabelecer uma quantidade de decibéis que cause perturbação, tal lei será vigente, mas inválida (aí mora a diferença entre vigência e validade), é dizer, prevalecerá a lei penal como se a outra lei não existisse,porquanto compete privativamente à união legislar sobre direito penal (art. 22, I, CF); destarte, ainda que haja lei municipal autorizadora, os abusos devem ser contidos.

O princípio da razoabilidade limita o legislador municipal o qual deve respeitar as áreas residenciais, é dizer, não pode haver uma lei genérica que estabeleça a mesma quantidade de decibéis para áreas residenciais e industriais, sob pena dessa separação se tornar inócua.

Compartilhar este post

Link para o post

moro em Cascavel - PR

ja tomei uma multa de 120 dbs com 1 sub pionner de 12" ridiculoo....

eles nao usam medidor de dbs aqui...

no final das contas pegaram meu carro tive que pagar 2.000 r$ de multa

e mais a multa de carro rebaixado quando fui tirar pq o carro ficou no patio 2 semanas ;)

TENSOOOOO

TUDO FDP

Compartilhar este post

Link para o post
moro em Cascavel - PR

ja tomei uma multa de 120 dbs com 1 sub pionner de 12" ridiculoo....

LOL

acho que a polícia daqui tem algo contra pioneers o-o-

pior foi eu que levei multa de som no Carnaval rsrsrs

ainda fiquei o feriadão e mais uns dias com o carro no pátio

tinha festa rolando até na Igreja ... mas eles concluiram que meu som, que não chega nem na esquina, tava incomodando a cidade toda

Editado por Hoogle

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, cada vez fico mais revoltado... e não é com a polícia não... é com o pessoal que tem som!

Ainda agora tive que parar de trabalhar, descer,e dar um esporro num FDP que resolveu parar na frente do meu trabalho e ficar ouvindo som "a médio volume". NBem tava tãaaaao alto, mas o som simplesmente ecoa num ambiente fechado. Se alguém fosse medir, talvez nem desse 110dB.

Vale lembrar que, se a situação chegou nesse ponto, é porquê MUITO foi feito pra isto. Se cada um ficasse na sua, a coisa não seria assim. Isto só começou depois que o trio popularizou.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos carros de som, perfeito! Tem mais é que tirar da rua mesmo. Nunca vi um carro de som passando com volume baixo, nem abaixando em frente a escolas e hospitais. Nego bota alto mesmo.

Tem um caminhão aqui que vende verduras, onde o dono grita no microfone, late, imita personagem de desenho animados, assusta as pessoas na rua, tudo usando um cornetão daqueles de aluminio. Coisa revoltante mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto aos carros de som, perfeito! Tem mais é que tirar da rua mesmo. Nunca vi um carro de som passando com volume baixo, nem abaixando em frente a escolas e hospitais. Nego bota alto mesmo.

Tem um caminhão aqui que vende verduras, onde o dono grita no microfone, late, imita personagem de desenho animados, assusta as pessoas na rua, tudo usando um cornetão daqueles de aluminio. Coisa revoltante mesmo.

Ai eu concordo contigo. Hospital ou nos horários de silêncio tenque baixar mesmo e parar em algum lugar e ficar ouvindo atrapalha realmente... mas a questão é andando e a forma de medição que abre brecha para qualquer abuso.

Ontem mesmo fiquei revoltado...

Voltando de Estrela, parei na sinaleira e logo vi os fiscais de trânsito vindo do meu lado qnd passei.. parei na sinaleira, pararam do lado e ficaram olhando e eu com o som bem baixo mesmo. Estavam só esperando pra fazer algo. Nisso para um carro do meu outro lado, que é a pista de ônibus, eu na pista correta, pisca ligado e tudo.. o cara para na pista que não pode e ai vai RETO! ou seja, corta minha frente e os fiscais FDP ali.. fazem nada. Que tanto buzina.. deu vontade de ir atrás mas não fui... depois me arrependi de não ter ido.

Mas o que importa e causa acidentes é o som.. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto com vcs que nas épocas de eleições, principalmente as municipais, os vereadores entraram com liminar para campanhas políticas com carros de som.

Compartilhar este post

Link para o post

claro que precisa um pouco de bom senso

como o pessoal já falou

de madrugada e de manhã cedo ninguem merece aquela corneta amiga :banghead

mas no horário normal?

aí é sacanagem da braba

imagina se a proibição funcionar direto em todo o brasil,quantos milhões de empregos diretos e indiretos vão ser prejudicados

multa por abuso eu até concordo,mas que seje feita dentro da lei com aparelhagem aferida e regulamentada.

aonde está o nosso direito de ir,vir e permanecer?

brincadeira :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

por isso cidade pequena é uma mer**...

morava em SC em uma cidade com 170mil habitantes.. se vc tivesse parado com o carro seja onde for, com o sonzinho baixinho... multa... meu amigo levou uma multa com 2 6x9 ligados direto no player pq tava curtindo um sonzin baxinho no posto tomando uma!

vim pra londrina cidade bem maior, na rua onde eu moro no centro sempre fica uma viatura a noite cuidando o movimento dos bares e boates, todo dia passa no minimo umas 2 pick-up disparando alarmes com seus trios e a poliçia nem da bola.

sabado a tarde saio da loja, paro num bar aqui perto abro o porta malas fico curtindo um som moderado a poliçia passa nem da bola..

esse é meu brasil.. a culpa do pais estar se afundando é o som automotivo!

Compartilhar este post

Link para o post

Resultado da noite de Quinta feira...

9 carros autuados, 5 pessoas detidas pro desacato :o

Eu mereço.. num cidade de nem 65 mil habitantes e de quinta feira a noite, com chuva.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...