Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Saulo AudioTop

LT , Air coupler ou outra que seja .....

Recommended Posts

Todo mundo tem vontade de curtir uns graves extremos de vez em quando, eu estava com ideia de um sub de 800 de 15 DD , mais ai trocando ideia com o Bloom ele me falo do ganho que se tem com certas caixas, eu ja acompanhei uns 3 topicos que estavam começando a ficar interessantes sobre LT o do kleber que não teve fim e estava bem interessante , o do Bonatti esses dias atrás hehe e mais um outro que não me lembro , agora depois da conversa que tive com bloom fiquei com vontade de tentar usar um DD de 800 rms de 8 polegadas em LT ou Air Coupler , alguem tem alguma sugestão ?

A um ponto contra em se usar DD é a falta de parâmetros , e a dificuldade da LT como bloom me disse esta em deixa o mais flat possível a caixa , se alguem tiver alguma sugestão podem falar estou no aguardo, vou montar esse som mais pra brincar mesmo madeira esta comprada ja só falta as loucuras hehe , falo abraço galera :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... o princípio é que.. tanto LT quanto air coupler trabalham com 1/4 de onda! Kleber citou no tópico dele q tinha de ser 1/2, mas acho q ele se equivocou (inclusive não entendi de onde ele tirou o 1/2!). A fórmula pra calculo seria:

344/fs (do falante)/4

No caso do mtx 9515, ficaria:

344/31/4 = 2,77m

Já a linha.. podes usar menos de 1 SD (1sd = diametro efetivo do cone do falante).. coisa de 0,7SD a 0,9SD pra ter algo mais seco e controlado... ou algo acima de 1 SD (1,2SD a 2SD ..que não é tão recomendado a depender do sub) pra ter algo mais profundo e menos controle de cone.

Tenta ver se consegue ao menos a FS e SD do DD1508!

Compartilhar este post

Link para o post

peguei firme pra pesquisar pela net e é impressionante o numero de variações da LT , a Air coupler é uma variação das LTs depois que eu pesquisar mais um pouco aqui trago alguma informação ultil :legal:

a mais uma coisa complementando o que o Guto falo no tópico dele é lamentável ter que comprar auto falante pelo nome , a DD esta vacilando nessa , ter que acatar as caixas que eles projetam não tem graça não da pra brincar com simulações nem nada , a Air coupler mesmo como vou simular , eu quero um som forte e o DD é o mais forte nesse diamômetro de 8 polegadas , mais vou ter que optar pelos Subwoofer Keybass Panther , vamos ver se consigo os parâmetros

se eu consseguir pelo menos a Fs do DD eu ja peço o meu com o Anjo negro

Editado por Saulo_SounDigital

Compartilhar este post

Link para o post

Se for usar panther, só falar... a galera já tem TODOS os parametros! Fora que... pra 2 panther de 8' teve até um colega aqui do fórum que fez e teria como postar resultados (fora mta gente q ouviu).

Seria bom se desse pra usar DD, pq são 200wrms de cada panther contra 800wrms de um DD! ;) Tenta entrar em contato com eles pra conseguir ao menos FS e SD!

Compartilhar este post

Link para o post
Se for usar panther, só falar... a galera já tem TODOS os parametros! Fora que... pra 2 panther de 8' teve até um colega aqui do fórum que fez e teria como postar resultados (fora mta gente q ouviu).

Seria bom se desse pra usar DD, pq são 200wrms de cada panther contra 800wrms de um DD! ;) Tenta entrar em contato com eles pra conseguir ao menos FS e SD!

segunda mesmo vou fala com anjo negro representante deles :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

FS e SD vc tira em CASA , não é bicho de 7 cabeças não ... mas que é uma PUTA sacanagem é !!! Mas fo**-se , num vai mudar nada meu ponto de vista pra Marca que é tão grande como a DD !!! Fica mais como um protesto !

Ow Seu GAY (saulo) , vc pesquisou o tópico que falei pra vc pesquisar ?

Quanto aos Phanter , EU já tive , o Working Man já teve (esse morreu pro fórum , esquece que ele nem quer ver mais o fórum na frente dele) , e esse mesmo Working que fez uma LT , que Eu ajudei a fazer e no final das contas a LT ficou comigo e foi pro lixo esses dias rsrsrs !!!

se usar a pesquisa do fórum , vc vai ver o tópico dele da LT ! =) !

Compartilhar este post

Link para o post

gutitoooo eu ja tinha achado o topico e estava lendo hehe , mais valeu assim mesmo , esse topico aqui vou deixar não pra discução da caixa em si , vou deixar pra montagem da minha LT [¨] , a madeira de 20 mm ja esta comprada só para finalidade caixa louca :P , assim que eu consseguir os parametros necessarios do DD , e um pouco mais de conhecimento sobre a caixa vou fazer, mais estou bem tendencioso pela Air Coupler , pois pelo que estou vendo ela proporciona mais DBs [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
gutitoooo eu ja tinha achado o topico e estava lendo hehe , mais valeu assim mesmo , esse topico aqui vou deixar não pra discução da caixa em si , vou deixar pra montagem da minha LT [¨] , a madeira de 20 mm ja esta comprada só para finalidade caixa louca :P , assim que eu consseguir os parametros necessarios do DD , e um pouco mais de conhecimento sobre a caixa vou fazer, mais estou bem tendencioso pela Air Coupler , pois pelo que estou vendo ela proporciona mais DBs [¨]

Saulo...se cabe uma sugestão eu ficaria na Lt classica e não partiria pro air coupler (com range de resposta mais limitado e maior possibilidade de erros)... e tb contrariando um pouco ao que li nesse topico se for utilizar um dd de 8" eu faria a lt iniciando em 1,2SD e terminando em 1 SD pra ter um grave mais encorpado e estendido... uma vez que o xmax desse sub é elevado e com possibilidade de usar o subsonico para diminuir o excesso de excursão nas frequencias mais baixas (comum nesse tipo de caixa).

Espero que tenha ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post
Saulo...se cabe uma sugestão eu ficaria na Lt classica e não partiria pro air coupler (com range de resposta mais limitado e maior possibilidade de erros)... e tb contrariando um pouco ao que li nesse topico se for utilizar um dd de 8" eu faria a lt iniciando em 1,2SD e terminando em 1 SD pra ter um grave mais encorpado e estendido... uma vez que o xmax desse sub é elevado e com possibilidade de usar o subsonico para diminuir o excesso de excursão nas frequencias mais baixas (comum nesse tipo de caixa).

Espero que tenha ajudado.

Perfeito Cesar valeu mesmo as dicas , pode ter certeza que vou usar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
FS e SD vc tira em CASA , não é bicho de 7 cabeças não ... mas que é uma PUTA sacanagem é !!! Mas fo**-se , num vai mudar nada meu ponto de vista pra Marca que é tão grande como a DD !!! Fica mais como um protesto !

Ow Seu GAY (saulo) , vc pesquisou o tópico que falei pra vc pesquisar ?

Quanto aos Phanter , EU já tive , o Working Man já teve (esse morreu pro fórum , esquece que ele nem quer ver mais o fórum na frente dele) , e esse mesmo Working que fez uma LT , que Eu ajudei a fazer e no final das contas a LT ficou comigo e foi pro lixo esses dias rsrsrs !!!

se usar a pesquisa do fórum , vc vai ver o tópico dele da LT ! =) !

Guto.. fala sério q tu jogou fora?! brincadeira né?!?!?

A dica é boa! Porém, LT deixa o sub com a resposta beeeem extensa (comparando com air coupler) porém não dá muito "ganho" mesmo... só evita perdas nas baixas (aqueles -10db, -16db q a gente vê nas simulações). O sub tocaria quase com SPL de dutada comum só que com subgraves muuuito mais marcantes!!

Já a air coupler, por "forçar" o ar do fundo ao encontrar com o da frente, age no conceito MANIFOLD (que muitos consideram moda por aqui) dando um belo ganho na resposta!

Acredito q se fizer uma air coupler com um bom preenchimento (faz como se fosse fazer uma LT mesmo... sendo q encontrando o fundo do falante no final) dá pra ter o ganho da Air coupler com a boa resposta da LT!

E o comentário do colega acima se deu pelo fato de que... geralmente se usa air coupler sem preenchimento... o que deixa a caixa beeem picuda (coisa de 10db ou mais em torno da FS) mas geralmente mono-nota. Se bem que, como já comentei com o guto uma vez... caixa picuda, se for com pico abaixo de 40hz... tá bom demais! (pq 40hz pra baixo "praticamente" não é SOM... e sim, deslocamento de ar!!)

Compartilhar este post

Link para o post
Guto.. fala sério q tu jogou fora?! brincadeira né?!?!?

sim claro , vou ficar guardando muamba até quando meu fiu ???

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando!

Guto tem umas 500 caixas, não me supreende fazer uma limpa de vez em quando :vts

Compartilhar este post

Link para o post
sim claro , vou ficar guardando muamba até quando meu fiu ???

Orra.. avisava bicho.. eu pagava o frete pra tu mandar pra cá! Tinha uma tara de ouvir essa LT dos panther :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...