Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RENAN FERRAZ

[Dúvida] Positivo 21 mm e Negativo 35 mm

Recommended Posts

Li em algun tópicos a tal de lei da proporção, mas não sei como funciona.

Vi que alguns usuários usam aquele "barramento" para colocar vários positivos fixados com parafusos e tal, gostei da idéia e fiz um pra colocar no meu carro. Aí me liguei numa coisa... Como eu não tinha um fio 35 mm, coloquei o positivo 21 mm e o negativo 35mm (módulo SD2500). Pensei também em juntar dois de 21 mm para fazer positivo e negativo, pode?

Última dúvida, porque não aterrar no parafuso do cinto?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A resposta pras duas perguntas é a mesma. PODE!

nao sei qual cabeamento é o ideal pro teu SD. Mas imagino que 21mm seja pouco mesmo.

Se tens cabos de 21mm sobrando e R$ faltando, faça como voce falou, junte 2 cabos de 21mm e faça um de 42mm (só que nao real nao fica esses 42mm segundo a teoria, mais vamos imaginar que fique).

Entao deixe 2 cabos de 21mm pro positivo e 1 de 35mm pro negativo. Com certeza ficará 'melhor' do que só um de 21mm =)

Você pode fazer o terra no parafuso do cinto sim, pq não?

Desde que fique bem aterrado, lixado tudo certinho como manda o figurino.. pra ter um bom contato com a lata!

Só fica ligado que ali é um local que facilmente cria ferrugem. Por isso nao é tão indicado.

Fazendo bem feito nao tem erro.

Abraços!

[]'s

PS: Dá uma lida nos artigos no site que tem bastante coisa sobre cabeamento e tal..

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, dá uma procurada nos artigos ... tem um que deve falar sobre relação entre comprimento e diâmetro do cabo.

Quanto mais curto for o cabo, menor a necessidade que ele seja de grande bitola .... e isso vale tanto para o positivo quanto para o negativo.

Compartilhar este post

Link para o post
Li em algun tópicos a tal de lei da proporção, mas não sei como funciona.

Vi que alguns usuários usam aquele "barramento" para colocar vários positivos fixados com parafusos e tal, gostei da idéia e fiz um pra colocar no meu carro. Aí me liguei numa coisa... Como eu não tinha um fio 35 mm, coloquei o positivo 21 mm e o negativo 35mm (módulo SD2500). Pensei também em juntar dois de 21 mm para fazer positivo e negativo, pode?

Última dúvida, porque não aterrar no parafuso do cinto?

Grato!

O barramento acho legal, muito usado em instalações elétricas prediais e industriais, e a galera está adaptando nos som's automotivo onde cada vez mais exigem altas corretes, é um modo prático e eficiente de conduzir eletricidade sem aquele monte de cabos soltos atráz das caixas. Se for fazer um barramento utilize barras de cobre que é um ótimo condutor... Colocar dois cabos em paralelo pode sim! vc apenas dobrou a secção do cabo, assim dobrando a capacidade de conduzir corrente elétrica.

A bitola do cabo varía de acordo com acorrente aplicada ao condutor em relação a distância. Ou seja: 50 cm de um cabo 21mm é capaz de conduzir uma corrente maior do 5 M do mesmo cabo (21mm). Quanto maior a distância, maior resistência. Lei de Ohm. Na net vc acha uma tabela de cabos de força.

Em sistemas simples sempre ligo o negativo no chassis do veículo, mas quando são sistemas pesados com várias baterias auxiliáres e fontes ligo direto no polo das baterias.

Valeu.

Arley Som.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Renan.

A física explica: "a corrente que sai do polo negativo é igual a que entra no polo positivo".

Usando cabos de bitolas diferentes a corrente fica limitada pelo cabo de menor bitola. No manual pede 35mm. Cabos flex 35mm automotivo custa menos de R$ 27,00/ metro, então pode por a mão no bolso amigão. Me diga como vai conectar no módulo dois cabos de 21 ou 25mm naquele terminal, que gambi. A Taramps tem amp com terminais duplos tanto no + e no -, neste caso é obrigatório entrar com cabos duplos pra cada polaridade. Mas não no seu caso.

Barramento vai bem em pickup, com mais de tres baterias fica melhor. VC nao comentou onde vai montar, mas sendo um Sd 2,5 kw e outro provavel pra medios, uma bateria de 180Ah mais a do cofre vai dar conta, ou que seja duas de 100Ah+cofre, vale a pena a barra exposta?

Aterrar no chassi, em parafusos parrudos e bem lixados funciona, mas como em trio sempre instalamos uma segunda bateria apenas as baterias auxiliares vão ligados no chassi, para o amp saio com os cabos direto dos polos para o amp(lembre-se da proteçao), geralmente os cabos ficam bem curtos. Os cabos de boa qualidade na instação tem um peso rasoável, mas não quebra o caixa.

Grave isso: "Um trio bem montado que não dê dor de cabeça vale cada real". Meu amigo ganhou uma S10 dupla zerada com rodão, e montou dois eros de 18 que só chamava a atenção na chegada, depois de 3 musicas no talo a proteçao abria e o forró parava. Eu pergunto pra galera aki adianta começar e não terminar?????

:legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Caro Renan.

A física explica: "a corrente que sai do polo negativo é igual a que entra no polo positivo".

Usando cabos de bitolas diferentes a corrente fica limitada pelo cabo de menor bitola. No manual pede 35mm. Cabos flex 35mm automotivo custa menos de R$ 27,00/ metro, então pode por a mão no bolso amigão. Me diga como vai conectar no módulo dois cabos de 21 ou 25mm naquele terminal, que gambi. A Taramps tem amp com terminais duplos tanto no + e no -, neste caso é obrigatório entrar com cabos duplos pra cada polaridade. Mas não no seu caso.

Barramento vai bem em pickup, com mais de tres baterias fica melhor. VC nao comentou onde vai montar, mas sendo um Sd 2,5 kw e outro provavel pra medios, uma bateria de 180Ah mais a do cofre vai dar conta, ou que seja duas de 100Ah+cofre, vale a pena a barra exposta?

Aterrar no chassi, em parafusos parrudos e bem lixados funciona, mas como em trio sempre instalamos uma segunda bateria apenas as baterias auxiliares vão ligados no chassi, para o amp saio com os cabos direto dos polos para o amp(lembre-se da proteçao), geralmente os cabos ficam bem curtos. Os cabos de boa qualidade na instação tem um peso rasoável, mas não quebra o caixa.

Grave isso: "Um trio bem montado que não dê dor de cabeça vale cada real". Meu amigo ganhou uma S10 dupla zerada com rodão, e montou dois eros de 18 que só chamava a atenção na chegada, depois de 3 musicas no talo a proteçao abria e o forró parava. Eu pergunto pra galera aki adianta começar e não terminar?????

:legal::legal::legal:

Se começar, tem que terminar, isso é certo...

Então uma bateria de 180A + a do cofre seguram o SD2.5k? Pensei em colocar uma power stroke de 300 A.

Já fiz o barramento, ele é todo isolado com fita e fica dentro de uma caixinha de madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, bateria de sobra nunca é exagero, Vc poderia usar Termo-contract para isolar o barramento e depois cortar com estilete o local das conexões. Mas se ficou bem feito a galera que vai ouvir agradece. Posta umas fotos pra gente ter uma idéia de como ficou. ..... e boas festasss....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...