Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Spetz

SPL duvida cruel

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal, to com uma duvida doida. To querendo SPL no meu carro mas não sei o que faço. Não sei se vo com 1 bravox EDX de 12 ou com 2 Extremes de 15.

Quanto ao amp será o ultimo que irei comprar. Primeiramente estou afim de pegar os subs. No caso de amp posso dispor ate de um Stetsom V5k2D no caso de eu pegar um EDX. Com extremes de 15 eu acho que um SD 1800 ou um Stetsom 2kD ja fica muita coisa pra eles.

Teóricamente 1 EDX desloca pouca coisa a mais de ar do que 2 extremes de 15. Cone de 12' com xmax de 25mm contra 2 cones de 15' com apenas 8mm de xmax

O que vc´s fariam ? Gosto de subgrave, mas tbm gosto de grave rapido. Os extremes se não me servirem no carro, pelo menos eu uso eles no som de casa.

Editado por Spetz
Postado em

2 Extremes 15 toda vida! Um Stetson de 1k6d já seria suficiente pra tocar muito bonito mesmo! Amp barato e libera mais de 1700w em 13.8v, uma boa sobra de potência pra 1300w de sub...

Postado em

Acho que irei pegar 2 Extremes de 15 mesmo.

Vc´s tem idéia do tamanho da caixa que ficaria legal pra dar uma amaciada no grave do extreme ? Dizem que ele é meio seco. Ja tive o de 12 mas eu acho que o de 15 é um sub bem diferente.

Quanto a amp estive analisando e os melhores custo beneficios pra empurrar o extreme são SD 2500D (R$989,00) e o Stetsom Vulcan 2kd (1200,00).

Qual amp vc´s comprariam ?

Quanto de bateria pra alimentar ? Será que uma bateria de 150A + a do carro que tem 70A ?

Postado em (editado)

O 1k6d toca MUITO bem.. mas eu aconselho ir logo com o 2k5 pra ter uma boa sobra e uma margem maior pra upgrades futuros.

Pra tocar macio com os extremes basta uma caixa de 65~80l com sintonia entre 35 e 38hz. Uso 65 com sintonia em 35hz e toca muito bem no subgrave.

http://www.youtube.com/watch?v=GxXw_PgpmLs

Editado por distroy
Postado em
O 1k6d toca MUITO bem.. mas eu aconselho ir logo com o 2k5 pra ter uma boa sobra e uma margem maior pra upgrades futuros.

Pra tocar macio com os extremes basta uma caixa de 65~80l com sintonia entre 35 e 38hz. Uso 65 com sintonia em 35hz e toca muito bem no subgrave.

http://www.youtube.com/watch?v=GxXw_PgpmLs

Distroy, aproveitando o topico... esta sintonia que você fala que coloca i talz... o mesmo é regulado no amplificador ou no player?

Valeu... abraçois!

Postado em
Distroy, aproveitando o topico... esta sintonia que você fala que coloca i talz... o mesmo é regulado no amplificador ou no player?

Valeu... abraçois!

A sintonia que falo é da própria caixa, que se da pela configuração litragem/dutos.

:legal:

Postado em
Ah sim.... e como faço para calcular sintonias? no caso, um dos modos é usar akeles CD´s de BASS TEST de 10hz á 100hz ??

Não não.. nem sempre o pico do sub fica na sintonia da caixa. Tal pico varia de sub pra sub.

Eu não sei fazer calculos de sintonia da caixa assim de cabeça ou no papel mas pra isso temos o winisd e é muito fácil essa parte.

Existem alguns sites tbm que dispõem um calculo online que basta vc por a litragem ou as medidas da caixa junto a quantidade de dutos e suas dimensões para obter a frequencia de sintonia da caixa.

Já pra ter uma noção do pico do sub e/ou seu comportamento na caixa é preciso observar a linha de resposta do sub e isso é com o winisd, bassbox ou outro programa do tipo.

O winisd é freeware e MUITO útil pra quem curte spl ou som automotivo em geral como vc, eu e o resto do forum. hehe

Postado em
Não não.. nem sempre o pico do sub fica na sintonia da caixa. Tal pico varia de sub pra sub.

Eu não sei fazer calculos de sintonia da caixa assim de cabeça ou no papel mas pra isso temos o winisd e é muito fácil essa parte.

Existem alguns sites tbm que dispõem um calculo online que basta vc por a litragem ou as medidas da caixa junto a quantidade de dutos e suas dimensões para obter a frequencia de sintonia da caixa.

Já pra ter uma noção do pico do sub e/ou seu comportamento na caixa é preciso observar a linha de resposta do sub e isso é com o winisd, bassbox ou outro programa do tipo.

O winisd é freeware e MUITO útil pra quem curte spl ou som automotivo em geral como vc, eu e o resto do forum. hehe

ah sim... entendi... beleza então...

Vou começar a fazer esses calculos tbm... Pena que o EDX nao chega a uma baixa frequencia legal... =/

Postado em

Bom irei pegar um SD 3000 pra sobrar potencia e ter opção de futuros upgrades. Estou pensando em fazer caixa dutada de 130 litros volume unico pros 2 extremes de 15 e usar 4 dutos de 4 polegadas e o comprimento deles ainda a definir.

De bateria estou pensando em iniciar com uma de 150A + 70A do carro. Um amigo meu tem uma bateria de 100A e + a do carro de 70A para alimentar o SD 3000 e o amp não passa tanta fome da forma que ele usa.

Logo mais virão as fotos ehehehe

Postado em
Bom irei pegar um SD 3000 pra sobrar potencia e ter opção de futuros upgrades. Estou pensando em fazer caixa dutada de 130 litros volume unico pros 2 extremes de 15 e usar 4 dutos de 4 polegadas e o comprimento deles ainda a definir.

De bateria estou pensando em iniciar com uma de 150A + 70A do carro. Um amigo meu tem uma bateria de 100A e + a do carro de 70A para alimentar o SD 3000 e o amp não passa tanta fome da forma que ele usa.

Logo mais virão as fotos ehehehe

:+1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...