Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
John2012

[Chevrolet Montana] Carputer + 3 vias. SQTRIOPL

Recommended Posts

Vou editar isso aqui para deixar mais limpo!

Não faz parte de SQ?

Quer uma dica? Nem leia... Compre um par de 6x9, um kit Cs60D, um PowerOne e um sub Pioneer 308 e seja feliz! De verdade! Ou melhor, leia e descubra o por que eu digo isso.

Não tem um carputer? Pensa em montar?

Quer uma dica? Compra um bom DVD e seja feliz! Indico o KenWood DDX814 que faz tudo que um carputer faz, e o melhor de tudo... Funciona!

Não se impressionem com o set. Foi tudo montado do mais barato possível. Me ferrei diversas vezes por conta disso. Eu nem tenho coragem de falar as gambiarras que tem por trás do sistema.

Meu som é bom? Me satisfaz, quando funciona.

Qual a graça de montar um set hi-fi, gastar mais de 5 mil reais e não conseguir disparar alarme? Entra alguma mina no carro e pergunta se pode ouvir PussyCat Dolls e pergunta cadê o sub? Para que serve essas coisas em cima do painel se nem grave tem?

Qual a graça de montar um set hi-fi, ter mais de 5 mil reais em equips, e não conseguir nem ouvir tomando uma cervejinha com os amigos, pois chega alguém com 2 6x9 e tapa o seu som?

Bom, meu pato é meu e funciona do jeito que quero. Som para toda hora!

Set:

Carputer:

-Placa Mãe Asus P5KPL-AM/BR

-Processador Intel Dual Core 3.2 Ghz

-Placa de áudio Xonar D2X 8 canais

-Placa de vídeo, wireless, receptor gps, interface OBDII e outras coisinhas não muito importantes para esse tópico

-HD SSD 32 Gb para sistema operacional, programas e meia dúzia de músicas

-HD Externo USB para o resto das músicas, vídeos e DVDs. 500 gigas, seagate.

-Memória ram DD2 2 gigas...

-Fonte M4-Atx DC-DC

Monitor Touchscreen 7" Lililliput. Modelo EBY-701

Cabeamento inteiro KnuKonceptz (exceto RCA, que é DIY)

- 1/0 AWG para amplificadores e BIG3

- 4 AWG se não couber o 1/0 AWG

- 8 AWG para os subwoofers

- 12 AWG para mid-bass

- 12 AWG até o painel e 16 AWG do painel para mid-range e tweeter

- Flamenguinho para TRIO

TechFlex em tudo, praticamente

Alimentação

- Megacapacitor 10 Farads RockFord Fosgate

- 160 Ah de Bateria. Sendo 50A originais, e 110A estacionária Delphi.

- Big 3

- Alternador original 90A.

Amplificadores:

- Clarion APX4361 para Mid-Bass e Drivers Ti (não estão dentro do carro :P)

- Rockford Fosgate P1000.1BD (subs)

- Taramps T1200 (para os woofers)

- JVC 7300 para as colunas (mid-range + tweeter)

Falantes

- Kit 3 vias MB Quart. PSD-316. Usarei tri-ampli.

- 2 * Subwoofers Alpine Type R 10" - SWR 1042

- 2 * Eros 315-LC

- 2 * Driver Selenium D210Ti

Manta Asfáltica Seladin + Vedacit + Feltro

Programas usados:

Virtual Audio Cable V4.09

AudioMulch V2.0.3

PlugIns:

- LsFilter

- TDAe_EQ2032

- PHA_979

- VoxengoSpan

RoadRunner (ou RideRunner)

Skin LSXVoid 3.301

WinAmp

Foobar

Itunes

Garmin Mobile PC

Mapa Garmin City Navigator Brazil NT 2010

iDump

SpeedControl

ScanTool

Drivers de som atualizados

Fotos:

O carro:

IMG_0873.jpg

Os equipamentos (e a bagunça)

IMG_0875.jpg

A diversão de fim de semana:

IMG_0877.jpg

O "player":

IMG_0879.jpg

A "voz" (3 vias inteiro na foto :P)

IMG_0881.jpg

O Bass:

IMG_0883.jpg

Vídeos

No carro, sem estar 100% configurado:

Na bancada, quase 100% configurado:

MidBass trabalhando (sem sub):

Em breve posto vídeos do sistema completo funcionando. Na verdade, acho que só ano que vem =P Mas dai eu tento filmar com alguma câmera que não seja de celular.

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada no mp3car.com

Você consegue encontrar fontes especiais para carputers. É a melhor solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom....

Vamos lá, para não poluir e deixar muito grande o primeiro Post, vou continuar aqui.

Sobre o CarPuter. Hardware está definido, software passa longe de definição... Atualmente estou testando sistemas operacionais e programas (fala ae, inutilidade né?)

Já testei o Windows XP full...

Já testei o Win Vista (por que não?)

Estou testando o Ubuntu Full

Vou testar Ubuntu Mobile (sugestão do SubSonic), windows XP Lite, XP mobile e alguns outros que sugerirem, ou eu achar interessante.

Edit: Adicionando a lista:

MacOS Leopard para PC

Windows 7!

Não estou me guiando muito pelo "padrão" em carputer (pode ver pela configuração de HardWare) pois pretendo que não só toque músicas, mas vire uma estação multimidia completa. GPS, TV, DVD, FM (talvez o mais complicado, pela recepção oO"), VideoGame (por que não? :vts), leitor de textos, navegador de internet, receptor bluetooth... Logo, vai ter BASTANTE coisa ligada, e quero um sistema rápido e que de suporte para tudo (ou a maioria, GPS e DVD não abro mão).

Sobre o que já testei... Windows Vista DEFINITIVAMENTE não é uma opção inteligente. Demora para iniciar, abusa do hardware, programas não funcionam direito nele (por incrível que pareça). Inclusive, deixar um adendo, minha placa de som é uma das poucas que funciona perfeito no Windows Vista, a grande maioria não dá suporte para utilizar todos os recursos no Windows Vista... Então, não é uma opção para a maioria.

Windows XP... Ahh, velho windows XP, nostálgico. Lembro que, quando foi lançado, foi apedrejado, que era lento, cheio de bugs, não iniciava direito, nada funcionava.... Basicamente os mesmos comentários que temos hoje sobre o Windows Vista, tinhamos para o XP. Nada muito justo, pois depois do segundo Service Pack, o windows começou a ficar legal... Hoje em dia, diria que é o melhor sistema da Microsoft, depois do DOS (que não era dela). Fico feliz em dizer que, para os computadores de hoje, XP não pesa nada.... Instalei, deixei tudo original. Ele iniciou em 30 segundos... Fiquei perplexo, atualizei o sistema para SP3, e caiu para 15 segundos oO" Não sei por quê, não sei se foi coincidência. Instalei FooBar, um monte de driver, msn, Chrome, configurei o OutLock. Reiniciei, 16 segundos... Muito bom ainda. Desabilitei todos os efeitos visuais, caiu para 15 segundos de novo. Ae procurando como deixar mais rápido, achei uma "dica" sobre deletar os arquivos de uma dada pasta do Windows, antes de desligar... Fui eu lá, trouxa, testar.... Passou a demorar 30 segundos para iniciar depois dessa dica, e a anta aqui tem mania de usar SHIFT+DEL. Ae me desiludi do windows XP, e parti pro Ubuntu...

Mas, depois de instalar o Ubuntu vim para São Paulo (estava em Santos) e esqueci o meu monitor na casa dos meus Pais... (na verdade, monitor deles, pois eu uso laptop faz um tempinho já...) Então parei de testar na maquina, para comparar com o XP... Em compensação, troquei o HD do meu notebook (antes era 120 Gb, passei para 250 Gb... E acho que é pouco, mas era o que eu tinha na carteira quando visitei a Santa Ifigênia). A SONY tem mania de fazer partição recovery, logo eu fiz backup deste recovery, passei para o novo HD, mas não estou conseguindo instalar. Não sei por que diabos, o recovery no HD novo não quer reinstalar o sistema. Acredito que seja pelo motivo de não ter formatado como NTSF a partição principal, mas tanto faz... Taquei Ubuntu aqui e estou testando os programas. Se alguém quiser que eu teste um programa específico, só deixar no tópico que eu baixo e instalo!

Acho que é só, por enquanto... Chegando minha tela LCD (segundo os correios, hoje ou segunda feira) eu já fico mais feliz, e testo no futuro CarPuter.

Compartilhar este post

Link para o post
Da uma olhada no mp3car.com

Você consegue encontrar fontes especiais para carputers. É a melhor solução.

Todas que encontrei, até 200W.... Sendo a maioria de 120~150....

Idem no ebay. Mas vou olhar de novo!

De qualquer forma, 200 é pouco para meu sistema... MUITO pouco.

Edit: Eu devo ser muito retardado, não achei Ubuntu MID para download, em compensação estou baixando uma versão especial para netbooks, que apresentam tela reduzida. Interessante, no mínimo!

Compartilhar este post

Link para o post

Pouco por causa da sua placa mãe e processador.

Se fosse você, trocaria, porque senão não poderá usar essas fontes automotivas. Existem muitas vantagens em usar elas.

Além disso tome cuidado com a saída P2, que é complicado conseguir bons conectores. O ideal seria converter tudo pra RCA. Talvez seja possível modificar a placa mãe.

Eu manteria o Windows XP.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal cara! Vai ficar show xD

Quanto a fonte, recomendo fontes de BOA QUALIDADE, nada de comprar fonte da Dr. Hank, Seventeam, Huntkey e afins...

Recomendo FORTEMENTE fontes da Zalman (pode ser a 360 APS ou 460 APS), Corsair de uns 500 reais ou OCZ... Entre essas três marcas, qualquer uma vai te atender perfeitamente, e manter seu sistema seguro. Vai precisar de um bom conversor também 12 - 110v.

Os subs em downfiring não é muito visto por aqui, mas nos EUA já vi muitos projetos assim, tocam MUITO bem, e mantém os auto-falantes protegidos. Uns 12 cm de espaço entre a tampa onde vão os subs pro chão é o suficiente.

Caprixa no isolamento perto de onde os subs vão ficar, pq eles vão tocar direto virados pra lata! Tem que tar bem travado...

Editado por Ianaconi
quote gigante

Compartilhar este post

Link para o post

joão, pq você não liga duas fontes dessas? dai você já teria os 400w desejados, como você vai usar uma bateria estacionária, não vejo isso como problema, já testou o windows serven? o meu pc inicia muito rapido, não sei quantos segundo mais vou medir daqui a pouco, meu pc tem a mesma configuração do da minha mãe que usa o vista, sendo que o dela ainda tem placa de video off de 512mb, e o meu inicia bem mais rapido, sem bugs, vou ver aki já posto...

Compartilhar este post

Link para o post

Sistema operacional usa o Windows 7 pow... o release candidate tá bombando... muito mais rápido e estável que o vista, muito mais bonito e funcional que qualquer outro SO... tá matando a pau... já é quase a versão final, vale dar uma olhada...

Editado por Ianaconi
quote gigante

Compartilhar este post

Link para o post
Legal cara! Vai ficar show xD

Quanto a fonte, recomendo fontes de BOA QUALIDADE, nada de comprar fonte da Dr. Hank, Seventeam, Huntkey e afins...

Recomendo FORTEMENTE fontes da Zalman (pode ser a 360 APS ou 460 APS), Corsair de uns 500 reais ou OCZ... Entre essas três marcas, qualquer uma vai te atender perfeitamente, e manter seu sistema seguro. Vai precisar de um bom conversor também 12 - 110v.

Os subs em downfiring não é muito visto por aqui, mas nos EUA já vi muitos projetos assim, tocam MUITO bem, e mantém os auto-falantes protegidos. Uns 12 cm de espaço entre a tampa onde vão os subs pro chão é o suficiente.

Caprixa no isolamento perto de onde os subs vão ficar, pq eles vão tocar direto virados pra lata! Tem que tar bem travado...

o joão não quer usar fontes que ligam em 110v!

Compartilhar este post

Link para o post

Ianaconi, sim, é culpa da minha placa e processador.

Mas simplesmente GAMEI na placa de som que eu comprei, e a entrada dela é PCI Express... Não achei placas "mini" com essa entrada, a opção que escolhi é uma das mais simples, que satisfaz minha placa de som.

Não tenho muita habilidade em modificações dentro de placas, portanto não sei se é uma boa idéia mecher... A placa vem com adaptadores P2-RCA, mas são cabos com aparência simples, não sei se seriam um problema no uso automotivo (altas correntes passando próximo ao cabo). Posso comprar plugues P2 no exterior, não tenho problemas com isso. Recomendam alguma marca?

Sobre fontes, eu penso em comprar uma de 500W reais BOA, o problema é o preço que fica... Fonte + inversor. Talvez comprando do exterior fique mais em conta, vou dar uma pesquisada e depois posto aqui. Mas evepainkiller, transformar 12->110->12 não teria problema? Digo, inversor normalmente dá interferência em tudo que tiver por perto, ruídos e tal... Fonte provavelmente também. Será que seria uma "boa" idéia fazer isso? Em termos de ruído e tal...

Obrigado pela ajuda até agora! =D

Compartilhar este post

Link para o post
Sistema operacional usa o Windows 7 pow... o release candidate tá bombando... muito mais rápido e estável que o vista, muito mais bonito e funcional que qualquer outro SO... tá matando a pau... já é quase a versão final, vale dar uma olhada...

Boa idéia... Vou testar, mas usar a versão final quando sair. Como estudante, eu ganho licença de gratis ^^

o joão não quer usar fontes que ligam em 110v!

Não quero ruídos, se fontes 110V forem a melhor opção, não tenho problemas em usar.

Linkar 2 fontes é fácil? Possível? Não atrapalharia todo o projeto? Seria fabricar 2 fontes diferentes, e juntar os fios de saída, ou simplesmente dobrar o número de componentes?! Pode me ajudar com isso?

Compartilhar este post

Link para o post

contei aqui meu pc passa 10 segundos no boot :s depois disso são apenas 20 segundos, se desativar as coisas que o kleber falou lá no boot, e otimizar o sistema acho que vai pra os 15 ou 16 segundos tambem, meu pc tem a seguinte configuração:

intel core 2 duo E4600 (2.40Ghz)

2gb de ram

placa mãe asus com video on board

Compartilhar este post

Link para o post
Ianaconi, sim, é culpa da minha placa e processador.

Mas simplesmente GAMEI na placa de som que eu comprei, e a entrada dela é PCI Express... Não achei placas "mini" com essa entrada, a opção que escolhi é uma das mais simples, que satisfaz minha placa de som.

Não tenho muita habilidade em modificações dentro de placas, portanto não sei se é uma boa idéia mecher... A placa vem com adaptadores P2-RCA, mas são cabos com aparência simples, não sei se seriam um problema no uso automotivo (altas correntes passando próximo ao cabo). Posso comprar plugues P2 no exterior, não tenho problemas com isso. Recomendam alguma marca?

Sobre fontes, eu penso em comprar uma de 500W reais BOA, o problema é o preço que fica... Fonte + inversor. Talvez comprando do exterior fique mais em conta, vou dar uma pesquisada e depois posto aqui. Mas evepainkiller, transformar 12->110->12 não teria problema? Digo, inversor normalmente dá interferência em tudo que tiver por perto, ruídos e tal... Fonte provavelmente também. Será que seria uma "boa" idéia fazer isso? Em termos de ruído e tal...

Obrigado pela ajuda até agora! =D

Bom, quanto a gerar ruídos, acredito que não, pq se não no som de um pc de mesa também teria ruídos de interferência... Já quanto às conversões, não sei te dizer... a galera que manja mais de eletrônica pode te ajudar... Se tiver essas fontes próprias p/ carputer já em 12V, acho mais negócio do que adaptar fonte de PC de mesa então hein...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, adicionado a lista de "Sistemas a testar"

Windows 7! Só não sei se minha placa de som vai suportar... Ou melhor, ser suportada... Mas isso eu descubro quando ela chegar (nem saiu dos EUA ainda =.=" Mas vem no modo Expresso, sexta que vem eu espero que chegue).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Boa idéia... Vou testar, mas usar a versão final quando sair. Como estudante, eu ganho licença de gratis ^^

Não quero ruídos, se fontes 110V forem a melhor opção, não tenho problemas em usar.

Linkar 2 fontes é fácil? Possível? Não atrapalharia todo o projeto? Seria fabricar 2 fontes diferentes, e juntar os fios de saída, ou simplesmente dobrar o número de componentes?! Pode me ajudar com isso?

tem um topico em algum lugar desse forum, uns dizem que tem que fazer uma pequena alteração com um diodo (acho que é um diodo) pra a corrente de uma não ir pra outra, outros dizem q não precisa que as fontes já vem com isso, mas nesse caso seria bom pesquisa pois eles usaram apenas pra ligar amplificadores automotivos, eu não tenho muito conhecimento em eletrônica, to falando o que vi postado por aqui

Compartilhar este post

Link para o post
tem um topico em algum lugar desse forum, uns dizem que tem que fazer uma pequena alteração com um diodo (acho que é um diodo) pra a corrente de uma não ir pra outra, outros dizem q não precisa que as fontes já vem com isso, mas nesse caso seria bom pesquisa pois eles usaram apenas pra ligar amplificadores automotivos, eu não tenho muito conhecimento em eletrônica, to falando o que vi postado por aqui

Eu acompanhei este tópico...

Eles modificavam as fontes para liberar 14.4V em vez de 12, e linkavam várias para aumentar a corrente. Gostaria que alguém com conhecimento em eletrônica falasse um pouco sobre isso... Meu problema é apenas 1... Serão estáveis o suficiente? Lembrando que o carro varia de 10 a 15V a alimentação Oo" É muita variação, a placa mãe não suporta tanta coisa assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Windows 7! Só não sei se minha placa de som vai suportar... Ou melhor, ser suportada... Mas isso eu descubro quando ela chegar (nem saiu dos EUA ainda =.=" Mas vem no modo Expresso, sexta que vem eu espero que chegue).

[]'s

se tiver drive pra o vista, serve pro o 7 tbm, o meu pc quando formatei nem usei o cd de drive!

a sua quase certeza que serve!

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Compatibilidade dele tá altíssima, se vc enfiar uma tesoura dentro do pc ele reconhece hehehehe...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acompanhei este tópico...

Eles modificavam as fontes para liberar 14.4V em vez de 12, e linkavam várias para aumentar a corrente. Gostaria que alguém com conhecimento em eletrônica falasse um pouco sobre isso... Meu problema é apenas 1... Serão estáveis o suficiente? Lembrando que o carro varia de 10 a 15V a alimentação Oo" É muita variação, a placa mãe não suporta tanta coisa assim...

o kleber já tem solução pra isso não?

falando com um amigo meu agora, ele disse q tinha um projeto pro futuro carro dele com o carputer tbm, ele disse q iria usar fonte de pc de mesa, uma grande, um inversor de 12v pra 110v, e um nobreak pra a variação de energia, tá loco quanto bagulho...

Compartilhar este post

Link para o post
Compatibilidade dele tá altíssima, se vc enfiar uma tesoura dentro do pc ele reconhece hehehehe...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

vi que você é fã do windows 7 assim como eu!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou baixando o Ultimate, segundo a filewarez final...

Mas vou baixar o MacOS Leopard também para PC =P

Sempre quis ter um Mac... :P

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do inversor é a grande chance de gerar ruídos.

Se fosse, você, repensaria o projeto, e partiria para uma placa menor, e processador que consuma menos.

Mas, de qualquer forma, boa sorte no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Jão, ai invés de ficar orientando por potencia na fonte, procura pela corrente. Muito mais importante. Se eu fosse tu usava uma vga babaca e dava uma economia boa.... e da pra jogar CS no carro :)

Tem um site que tem uma calculadora de consumo de corrente para varias combinação de equips, da uma procurada no google em inglês, não tenho mais o link.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou procurar sim =P

Mas a placa de vídeo eu já tenho guardada aqui em casa :vts Não tem o por quê não usar =DD

E quero jogar Need Most Wanted =O

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...