Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Alves

Porsche 911 GT3: o antídoto

Recommended Posts

Porsche 911 GT3: o antídoto

 

Esqueça os turbos e a tração integral. Conheça um legítimo esportivo

 

Edward Loh, da Motor Trend/New York Syndicate

 

0,,21645349,00.jpg

Nova grade e entradas de ar extras fazem parte das novidades do GT3 2010

 

Esse é o som que você ouve primeiro: vá até 2.000 rpm e aumente devagar a rotação e note que entre os estouros atrás das suas costas existe uma espécie de eco – grave como as tubas de Wagner em “Der Ring des Nibelungen”. É essa melodia wagneriana que vai ficar na sua cabeça por alguns segundos, até que o motor suba de rotação subitamente e eleve o tom da sinfonia para notas mais graves do inconfundível seis cilindros do 911. Estamos falando do novo GT3, a pura evolução da espécie.

 

Em outros tempos, o GT3 existia apenas com dois lugares, geralmente com motor aspirado e bem focado nas competições - algo que a Porsche sempre seguiu à risca. Por isso é que o motor dessa versão não recebeu sistema de injeção direta e a cilindrada passou de 3,6 litros para 3,8 com o aumento do diâmetro dos cilindros (102.7 mm ante 100 mm), o que aumentou o peso em 3,2 kg em relação ao GT3 anterior. Mas as normas de emissões de poluentes cada vez mais rígidas obrigaram a instalar um variador de fase nos comandos de válvulas mais sofisticado e coletores de escape redesenhados. Isso acabou aumentando mais 2 kg.

 

Mas o resto do motor ficou intacto, exceto o virabrequim. E as sete bombas de óleo da lubrificação por cárter seco passaram por um regime bravo, assim como o compressor do ar-condicionado e o volante do motor. Pistões forjados, bielas de titânio, comando de válvulas com novo perfil e válvulas mais leves ajudaram a compensar esse ganho de peso e fizeram o motor aceitar giros mais altos (8.250 rpm para ser mais exato, 100 rpm a mais que o GT3 2009).

 

0,,21647776,00.jpg

Esse imenso aerofólio traseiro é parecido com o usado nas corridas e pode gerar 90 kg de pressão aerodinâmica

 

Então, eis o resumo do complicado sistema de exaustão: coletores ligados a catalisadores quadrados se comunicam com uma central eletrônica que controla válvulas do tipo borboleta. No final, isso significa menor relação de contrapressão, o que tornou o ronco do motor mais grave e aumentou o torque máximo em 2 kgfm, força extra que pode ser usada apertando o botão “sport” no painel. O que tudo isso é sentido na prática? O que toda a fabricante sonha em ter: apesar do aumento da cilindrada em 200 cc, a potência específica foi mantida em 115 cv/litro – 435 cavalos a 7.600 rpm e 43,9 kgfm a 6.250 rpm.

 

Além do motor, qualquer outro componente do GT3 foi fabricado em nome da velocidade e da eficiência. As rodas desenvolvidas em pistas de corrida, de aro 19”, emagreceram 2,5 kg. Os discos de freio de 15 polegadas ficaram maiores e perderam 1,18 kg. Se escolher pelos modelos de fibra de cerâmica, então terá 4,5 kg a menos de peso. Para funcionarem em conjunto com essas novas rodas foram desenvolvidos pneus Michelin Pilot Sport Cup, ecologicamente corretos, mas que ganharam ainda mais aderência em piso molhado.

 

0,,21647786,00.jpg

Bancos do tipo concha com cintos de quatro pontos e volante de couro Alcântara fazem parte dos itens do GT3

 

Acima do para-choque, entre os faróis, fica uma nova grade. Dois ventiladores extras extraem calor do motor, enquanto duas novas entradas de ar forçam a entrada de vento fresco para onde fica instalado o 3.8 de seis cilindros. Além disso, a área de atrito do ar sob a carroceria diminuiu. E o novo aerofólio traseiro, com a inscrição “3.8” nas laterais é capaz de gerar uma pressão aerodinâmica equivalente a 90 kg com o carro em alta velocidade.

 

Quer saber o quanto o GT3 é rápido?A Porsche diz que o carro pode alcançar 310 km/h. No lançamento para a imprensa, no sudoeste da Alemanha, nós alcançamos facilmente 265 km/h numa estrada cheia de sedãs Audi A8, entre Stuttgart e Munique. Também comprovamos que o GT3 2010 acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atinge 160 km/h, saindo da imobilidade, em 9 segundos. Mais do que isso, percorre os primeiros 400 metros em meros 12,2 segundos, com o velocímetro marcando 187,8 km/h.

 

0,,21646325,00.jpg

Novo aerofólio ganhou a inscrição "3.8" nas laterais

 

Com esses números e um preço de US$ 113.500 nos Estados Unidos, não resta dúvida de que não há como pensar em comparar o novo GT3 com outros supercarros, como o Nissan GT-R e o Corvette ZR-1. Sim esses dois são mais em conta e mais rápidos, mas não seria justo fazer essa comparação. Ao contrário do GT-R, o GT3 não fará nada por você. Não há câmbio seqüencial, apenas manual e de engates bem justos, que exigem força e precisão do piloto porque os anéis sincronizadores de aço foram feitos para competição. O mesmo não acontece no GT-R.

 

Pise forte no acelerador e será presenteado com uma aceleração capaz de arremessar sua cabeça no para-brisa – assim como no Nissan. Mas manter toda essa fúria exige que você continue provocando o acelerador para valer. Nessa altura do campeonato fica claro quem dá as ordens, assim como num ZR-1, mas no GT3 isso fica mais evidente. Assuma o volante revestido de couro Alcântara e que funciona com o sublime sistema de direção, leve, preciso e comunicativo como poucos. Como não poderia deixar de ser, no GT3, tirar a interferência dos controles de tração e de estabilidade é fácil. Pressione os botões SC e TC no painel e o horizonte será seu. Claro que no GT-R e no ZR1 isso também é possível, mas pede que você pense duas vezes antes de fazer isso.

 

0,,21646324,00.jpg

Motor 3.8 gera 435 cavalos de potência e recebeu novo sistema de escapamento

 

Os 435 cavalos do GT3 são mais fáceis de serem domados que os 638 cv do ZR-1. E o torque máximo do Porsche despejado nas rodas traseiras aparece com mais fluidez que o do Nissan com tração integral. Além disso, os fãs do Chevy e do Nissan vão se sentir estranhos nos bancos do tipo concha com cintos de quatro pontos do GT3. E vão odiar a suspensão ativa opcional, que vai tornando os amortecedores mais rígidos conforme o motor vai ganhando fôlego. Mas a Porsche não está preocupada com isso. O GT3 anterior teve 5.200 unidades vendidas no mundo em menos de um ano e meio. Mesmo em tempos de crise, a fabricante alemã espera repetir o mesmo sucesso com essa versão 2010.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

absurrrrdo!!! :o

 

 

e o GT3RS?! Já saiu também?! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Motor de fuca e aerofólio xuning...

 

Pqp, enterra essa velharia!!!!!

 

 

(Ps. minha garagem se dispõe a receber, pelo bem da humanidade, algumas unidades)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
absurrrrdo!!! :o

 

 

e o GT3RS?! Já saiu também?! :D

 

À pedido:

 

Últimas notícias

19/8/2009 10:43:00

 

Porsche divulga informações do 911 GT3 RS

Novo modelo com 450 cv ganhará as ruas no primeiro semestre de 2010

 

gt3rs1640x408.jpg

 

A Porsche divulgou nesta quarta-feira (19) informações e fotos da versão 2010 do 911 GT3 RS, um dos esportivos mais potentes da empresa alemã. O lançamento do carro para o público acontece no Salão de Frankfurt (17 a 27 de setembro).

 

O novo GT3 RS recebeu alterações no motor boxer aspirado, cuja cilindrada subiu de 3.6 para 3.8, e produz 450 cavalos de potência, 15 cv a mais que a versão anterior. A potência específica (o aproveitamento que o motor faz de seu deslocamento) é de 118 cv/l. O câmbio de 6 marchas teve suas relações encurtadas, diminuindo o tempo de acelerações e retomadas e fazendo o propulsor acelerar ao seu limite de 8 500 rpm mais rapidamente.

 

gt3rs2640x408.jpg

 

A Porsche afirma que o modelo está mais estável e fácil de ser guiado em função do novo acerto da suspensão ativa (chamada de PASM pela Porsche), que regula automaticamente a rigidez dos amortecedores de acordo com o piso que o veículo encara. Os pneus 245/35 montados em rodas de aro 19” na dianteira e 325/30 também calçados em rodas 19” na traseira ajudam manter o GT3 RS sempre à mão, segundo a marca.

 

O aerofólio traseiro é em feito de fibra de carbono e colabora para manter o veículo estável em altas velocidades e a pintura de dois tons, assim como o sistema de escape feito de titânio, asseguram que o modelo não passe despercebido.

 

gt3rs5640x408.jpg

 

Embora não divulgue informações sobre o peso do novo modelo, a Porsche disponibilizará uma bateria de lítio para substituir a convencional, cerca de 10 kg mais pesada. As vendas do novo superesportivo serão iniciadas no primeiro semestre de 2010 na Alemanha. O superesportivo custará 132 800 euros, o equivalente a R$ 348 000 sem as taxas de importação.

Imagens divulgação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GT3RS, a sim, isso posso dizer que é um carro pra quem quer pilotar, se for escolher um americano, só se fosse um viper, de resto não teria nenhum, nem tudo é feio de numeros, coloca um corvette pra andar alguns alemães mais fracos pra ver no que dá!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porsche é Porsche... :rever1:

 

Como dizia a Ford em um de seus comerciais, é carro pra quem gosta de CARRO, não é pra jogador de futebol nem empresário pagar de gatão (é claro que isso é IMPOSSÍVEL de não acontecer com um carro desses), é carro pra pilotar!

Palavra de quem já andou de passageiro em um Porsche e ficou com o C na mão, é pisar e COLAR no banco! E olha que ja tinha sentido esse "colar no banco" num Golf GTI 2003 e achei forte, o Porsche é ignorante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...