Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lvzimmer

3WAY

Recommended Posts

Amigos, como podem observar no tópico (novo) http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=133985, irei recomeçar um novo som.. aos pouquinhos mesmo, sem gastar muito mas pesquisando o máximo possível.

Objetivo: SQ de entrada, baixo custo.

Os equipamentos que tenho e não pretendo alterar são um player Premier 860MP, um par de midbass da Keybass (KMB6-102) que gosto muito do som, além do custo/benefício e ainda tenho um sub NAR 10SW3. Tenho também um amplificador Sony MX222 que não sei se caberá no set.

P/ tweeter, estou entre os Seleniun 3/4TW1 ou 1TW1..

Gostaria de tentar uma ligação do tipo 3WAY, com um amplificador de 4 canais, com dois canais p/ os tw e 2 p/ os mids.

Outro amplificador, digital, iria comprar p/ o sub..

Os que fizeram este tipo de ligação, acham que é uma montagem muito interessante?

Ou os cross de mercado já resolvem.., e mantemos a velha fórmula do mosfet de 4 canais tocando tudo, dois no kit e dois em bridge no sub, regulando as frequências pelo player mesmo?

Quem quer partir p/ um SQ de gente grande, seria uma boa opção?, já que no meu caso o player permite este tipo de ligação?

Se este tóptico estiver repetitivo, me perdoem, irei procurar melhor da próxima vez.

Grato.

Sds.,

Leon Vinícius

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade vc ta fazendo 3way (tweeter + mid) + sub, 4 vias é tweeter, midrange/full e midbass/woofer + sub.

amp 4 canais p/ tweeter e mid usando todos os canais, ou vc faz xover ativo ou passivo bi-amp. somente 1 amp 4 canais, xover passivo em 2 canais e outros 2 em ponte p/ sub.

a maioria faz kit 2 vias + sub, eu uso e recomendo! 4 vias necessita de mais recusros e muito mais tempo de ajuste!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Speed, o que ele falou todo momento foi 3 Way, nao sei se voce entendeu errado.

Cara, geralmente quando se faz esse 3 way, ou mesmo quando se liga os tweeters desses modos é preciso atenuá-los para nao ficarem sobressaindo. De resto é tudo questao de ajuste mesmo no ouvido pois as ligacoes e cortes seguem os padroes normais.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Speed, o que ele falou todo momento foi 3 Way, nao sei se voce entendeu errado.

Cara, geralmente quando se faz esse 3 way, ou mesmo quando se liga os tweeters desses modos é preciso atenuá-los para nao ficarem sobressaindo. De resto é tudo questao de ajuste mesmo no ouvido pois as ligacoes e cortes seguem os padroes normais.

hand26

sei que foi 3way, mas a maioria faz 3way, 4 way ai sim são poucos!! por isso quis confirmar!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post
sei que foi 3way, mas a maioria faz 3way, 4 way ai sim são poucos!! por isso quis confirmar!

abs!

Não sei se entendi mal o conceito ou me expressei mal. P/ mim, 3way até então era tw, mid e sub, com um amplificador p/ cada falante, tipo um 5.1 ou um de 4 canais p/ o kit e um mono p/ o sub.. Meu player possui 6 saídas RCA, Front, Rear e Sub que podem ser ligadas tw, mid e sub. No 860MP tem que mudar uma chavezinha de STD p/ NW se não me engano.

Os cortes e atenuações seriam feitos todos pelo player.

Na verdade ainda não montei o som. Gostaria de saber se quem montou realmente sentiu muita diferença, já que existe um custo a mais no amplificador e como meu carro praticamente não possui bateria (28A original) gostaria de avaliar se um kit com um bom cross atenderia melhor que um canal do amplificador p/ cada falante..

É realmente perceptível a melhoria no áudio?

Ou apenas possibilita maior controle dos falantes que na prática se o cara não souber regular pode ficar uma verdadeira inhaca por muito tempo?

Ou compensa investir no kit e manter a amplificação tradicional com ampl. de 4 canais, conf. post anterior?

Valew aêh pela atenção.

Sds.,

Leon Vinícius.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe o off... mas q carro é esse q vem com bateria de 28A?

abraço.s

Compartilhar este post

Link para o post
desculpe o off... mas q carro é esse q vem com bateria de 28A?

abraço.s

Honda Fit.

Compartilhar este post

Link para o post
Honda Fit.

Gravar na memória - Honda Fit e som automotivo sem bateria auxiliar, não rola.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso!

Como nosso sabio colega Speedeater disse, demanda mais aju$tes e pra tocar legal...

Eu acho bom pra galera q gosta de ficar fuçando no som... Pq vc tem muito mais flexibilidade para alterar cortes, atenuações, delay para cada falante, e por aih vai.

Contudo, a galera que tem ouvido bom diz que um cross passivo tende a soar melhor que um ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se for ver, aqui no SQ, diria que 90% dos sets são 3 way, uns 5% 4 way e outros 5% são 2 vias apenas, sendo que destes 5%, 90% deles vai colocar sub :P

Se seu player é capaz de fazer cortes para tweeter, pq não??

Tenta com cortes pelo player, tenta com cortes pelo crossover passivo...

Só testando para vc chegar no melhor para vc!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

veja o tópico do user Ebernardo (ou algo assim). Após ler o relato dele sobre como ficou o sistema em biamplificação resolvi adquirir mais um amplificador e ter um 4 canais pro kit e um amplificador dedicado pro sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente utilizo no meu sistema 1 modulo de 4 canais, sendo 2 canais para o Kit 2 vias + Coaxial e 2 canais em bridge para o Sub.

Tenho o projeto de deixar um modulo 4 canais para cada via do som stereo (Frente/Trás e Esquerdo/Direito) cada canal alimentando uma via do som. E um modulo só para o sub (mono).

Até antes de ler esse topico, eu achava isso a melhor opção para quem deseja um SQ, por conta de ajustes, pois você consegue equalizar pelo cross do modulo cada equipamento distinto.

Estou certo!? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Atualmente utilizo no meu sistema 1 modulo de 4 canais, sendo 2 canais para o Kit 2 vias + Coaxial e 2 canais em bridge para o Sub.

Tenho o projeto de deixar um modulo 4 canais para cada via do som stereo (Frente/Trás e Esquerdo/Direito) cada canal alimentando uma via do som. E um modulo só para o sub (mono).

Até antes de ler esse topico, eu achava isso a melhor opção para quem deseja um SQ, por conta de ajustes, pois você consegue equalizar pelo cross do modulo cada equipamento distinto.

Estou certo!? :huh:

um duvida vc está usando 2ch para maplificar 4 falantes? vc perdeu ajustes não? tipo fader/balance etc... no seu caso EU usaria 2ch para amplificar apenas os falantes dianteiros e deixaria os traseiros direto no player.

abraço.s

Compartilhar este post

Link para o post
um duvida vc está usando 2ch para maplificar 4 falantes? vc perdeu ajustes não? tipo fader/balance etc... no seu caso EU usaria 2ch para amplificar apenas os falantes dianteiros e deixaria os traseiros direto no player.

abraço.s

Autilio, realmente eu perdi ajuste, mais só o fader. Meu player tem saida para sub, dai liguei os canais da frente (dir/esq) em uma entrada de rca do modulo e a saida do sub liguei na outra entrada de rca do modulo, com isso o balance continuo, mais perde o fader, pois quando coloca só pra frente fica só stereo e se eu coloco para trás fica só o sub.

No primeiro momento vou estar fazendo o que você falou, ligar os coaxiais na saida do player mesmo. Depois (já estou atrás) de um modulo só para o sub, dai vai ficar um modulo quatro canais só para o stereo alimentando as quatro vias (dir/esq e frente/trás).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Autilio, realmente eu perdi ajuste, mais só o fader. Meu player tem saida para sub, dai liguei os canais da frente (dir/esq) em uma entrada de rca do modulo e a saida do sub liguei na outra entrada de rca do modulo, com isso o balance continuo, mais perde o fader, pois quando coloca só pra frente fica só stereo e se eu coloco para trás fica só o sub.

No primeiro momento vou estar fazendo o que você falou, ligar os coaxiais na saida do player mesmo. Depois (já estou atrás) de um modulo só para o sub, dai vai ficar um modulo quatro canais só para o stereo alimentando as quatro vias (dir/esq e frente/trás).

[]'s

é faz isso... e se vc gostar desse esquema de traseiros não amplificados ou atenuados ou até sem falantes, vc quando comprar o ampli do sub pode fazer uma bi amplificação... (ligar os 4 ch nos kit 2 vias.) procure aqui no forum q vc entender melhor e ver suas vantagens e desvantagens.

abraço.s

Compartilhar este post

Link para o post

Zimmer, já fiz um bocado desta configuração... com cortes passivos, ativos, pelo amp, pelo player, enfim... posso te adiantar: compensa. A menos que vc. tenha acesso a crossovers passivos de primeiríssima linha, tenha um ouvido muito bom para acertá-los (ou quem o faça), no 'mundo real' dos componentes medianos, vc. consegue um resultado melhor fazendo assim e dispensando os crossovers passivos. Esta configuração em especial (3-way ativo pelo head, estéreo 2 vias e sub) é a mais prática para acertar, e pode dar um resultado MUITO legal. Principalmente pelo TA independente para tweeter e midbass, se eles estiverem longe, e acerto de ganho entre falantes de origens diferentes. É o que montei das últimas vezes, e pretendo montar novamente...

Existem algumas condições ' complicadoras'? Existem sim. Uma delas, procurar falantes que não exijam 'ajuda' do crossover (não é seu caso, já que os mids não fazem parte de nenhum kit 2 vias)... falantes 'planos' em sua faixa de resposta são mais interessantes. Outra, 2 ou 3 amps são mais complicados de alimentar, regular, instalar do que um... mas também há vantagens nisso: poder usar amps que se saiam melhor naquelas faixas de frequência, conseguir usar cabos especializados para estas faixas, etc. :legal:

abração, e boa sorte!!!

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post
Zimmer, já fiz um bocado desta configuração... com cortes passivos, ativos, pelo amp, pelo player, enfim... posso te adiantar: compensa. A menos que vc. tenha acesso a crossovers passivos de primeiríssima linha, tenha um ouvido muito bom para acertá-los (ou quem o faça), no 'mundo real' dos componentes medianos, vc. consegue um resultado melhor fazendo assim e dispensando os crossovers passivos. Esta configuração em especial (3-way ativo pelo head, estéreo 2 vias e sub) é a mais prática para acertar, e pode dar um resultado MUITO legal. Principalmente pelo TA independente para tweeter e midbass, se eles estiverem longe, e acerto de ganho entre falantes de origens diferentes. É o que montei das últimas vezes, e pretendo montar novamente...

Existem algumas condições ' complicadoras'? Existem sim. Uma delas, procurar falantes que não exijam 'ajuda' do crossover (não é seu caso, já que os mids não fazem parte de nenhum kit 2 vias)... falantes 'planos' em sua faixa de resposta são mais interessantes. Outra, 2 ou 3 amps são mais complicados de alimentar, regular, instalar do que um... mas também há vantagens nisso: poder usar amps que se saiam melhor naquelas faixas de frequência, conseguir usar cabos especializados para estas faixas, etc. :legal:

abração, e boa sorte!!!

Riquati, qual Hu q vc está usando e qual o teu SET q vc tá usando no teu carro, pretendo montar um SET com uma HU que tenha controle de TA, qual é a HU com melhor C/B que tenha esse recurso?...E quais Kit 2 vias respondem bem com uso de Pezinhos e TW no Painel? Meu carro é um Voyage com painel Satelite ano 89 GL. Estou a procura de um Amp. Usado tb da linha fosgate RF4.6 ou similar em termos de qualidade. Preciso de Kits com alta sensibilidade (que respondem bem a baixas potências) pois sei que isso na prática dá a impressão de ser um som bem mais potente e com menor consumo de bateria.

Abraços.

Luciano

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a HU com melhor custo beneficio ta sendo o dxz785 da clarion viu, o similar da alpine custa quase 100 dolares a mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que a HU com melhor custo beneficio ta sendo o dxz785 da clarion viu, o similar da alpine custa quase 100 dolares a mais.

Pois é amigo, foi exatamente esse player q cheguei a conclusão, mas será q tem esse modelo no PY, sei que nos sites americanos está por volta de 150 dolares, mas 50 de frete mais 100 % de taxa, ai o bixo pega no preço, agora se achar no PY é mais fácil e interessante para trazer, pois moro no PR, alguem sabe de alguma loja no PY que tenha, na Pionnerinter eu n achei esse modelo.

Aguardo dicas

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

São 60% de taxa!

O Alpine que faz QUASE o mesmo tanto de coisas que o Clarion é o 9887 e ele não custa 250 USD (até onde eu sei).

Este Clarion é o REI do sistema SQ com cross ativo.

Para quem quer apenas um player com TA, pegue um 7892 usado.

Se quiser um SQ mais sério, vá para um 7998.

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Luciano!

Cara, meu carro é um Fit, pretendo montar mids mbq na porta, tweeter morel no painel, sub bravox endurance embaixo do banco traseiro... hu é um 9887 alpine (mas já usei um 880prs pioneer, muito legal tbem!), e tou com 3 amps pequenos: um comprado zero (arc audio mini, realmente pequeno) pros mids, ppi apa50 (de 15 anos atrás, raridade garimpada por 120 reais!) pros tweeters e um fosgate 120a2 para o sub. A opção por amps pequenos foi pelo espaço do Fit (muito espaço pros ocupantes, zero pra som) e alimentação (bateria tipo pilha-palito 28 A/h, formato proprietário, etc). Enfim, um set reduzido prum carrinho complicado e enjoado pra som...kkk....

Olha, hu que recomendo já tendo ouvido, o 880prs (tem aquele reforço nos graves dos Pioneers, e perde um pouco em médios e agudos para o alpine, mas é o melhor Pioneer que já ouvi nesta faixa de preços, é muito robusto e vale mais do que que custa... além da interface ser TOP, muito tranquilo de operar, visor excelente, etc)... o 9887 é legal, mas é um player menos sofisticado em certos aspectos - o display é pobre, a frente não é mecanizada, os RCAs não saem de chicotes e sim do corpo do aparelho (e isso em alguns carros com pouco espaço complica!), mas o áudio é muito legal e os recursos de 3way/eq são suficientes para o que eu preciso... só acho caro, o meu comprei meio 'de ocasião' por 1k, mas a média que vejo é 1300 reais. Acho meio pesado, apesar de gostar do aparelho. Outra alternativa, o 785 Clarion que comentam por aqui, tenho grande curiosidade em ouví-lo, mas não tive oportunidade ainda. No geral gosto do áudio dos Clarions.

Na Parati, que tinha o mesmo painel do Voyage, usei midbass Selenium 6mb1 (beeem leve) nas portas, bravox ch4 nos locais originais (monta sem problemas) e tweeter Neo25 seda nas colunas... o difícil foi acertar os crossovers passivos, na época nem sonhava em cross ativo além do que vinha nos amps. Com o tempo, tive 8" nas portas (Endurance), dificuldade alimentar aquilo... mas o grave era impressionante. Depois, mantive os 8" nas portas, retirei tweeter e mids, e montei um pezinho com kit 5" da Blaupunkt antigo, dos idos de 95, muito suave... acho que foi o melhor som que tive nela.

Acho interessantíssima sua idéia de montar um som pensando em consumo de energia e falantes de alta sensibilidade... é algo que apanhei pra descobrir, insisti muuuuuito em falantes pesados, e nunca aproveitei 100% deles. Porque começa com o amp para tocar, que é caro... quando encontra potente e com qualidade então, caríssimo. Depois vem alimentação... cabeamento... bateria... pode até vir um resultado muito bom no final, mas não tenho tesão de investir tanto $$$ num carro. Prefiro essa filosofia da eficiência mesmo, falantes menores, mais leves, melhor instalados, tocados por amps de boa qualidade (como o RF 4.6 que vc. citou), e que não exijam horrores de investimento em energia. Até pq., com consumo baixo, dá pra usar cabeamento bom, dá pra investir em proteção do sistema elétrico, etc... hehe... olha a diferença, um fuse+porta-fuse pra uma bateria só, com 60ah, ou dois deles de 150a + fiação pra tudo isso??? :)

Sugestão de amp, diria que o próprio 4.6x, ou um JBL bem conservado 4 canais, se encontrar um A/D/S dos antigos (excelente), vez ou outra vejo estes amps nos classificados daqui. Novo, tentaria um Clarion, ou Fosgate via PY... já ví com preços bons aqui no Forum... e como não se exigirá demais em termos de potência, as versões de 4x50, 4x60w já suprem com folga um kit 2 vias. Se eu não tivesse encontrado meus dois mini-amps do estéreo, iria tranquilamente nesta opção...

De kit, sugiro, já que vai fazer cortes ativos, comprar os falantes separadamente... um tweeter bom, sem crossover (Neo25 seda, Nar Ti, já ví Vifa a bons preços por aqui tbem - mesmo residencial, é uma alternativa, Focal, etc... vai do gosto pessoal, tweeter é algo chato pra escolher)... um midbass para pezinho eu tentaria pegar de 5", mesmo o Voyage tendo espaço de sobra (se 'subir' o pezinho até o painel, dá fácil 4 litros!)... dizem que o CS50B da Bravox vai muito bem nesta situação (e tem à venda nos classificados tbem... snme 150 o par), ou algum outro neste estilo. O Nar Kevlar é um falante interessante, nunca ouvi o 5" em pezinhos, o meu 6" em porta tocava muito bem... só que exige alguma equalização perto dos 2k (tem um pico chato), se o 5" for assim tbem, é algo a se pensar (especialmente com um HU que tenha uma equalização flexível). E tem os residenciais, mas aí a brincadeira é mais cara e complexa (embora eu já tenha visto um par de mids Audax muito elogiados, no mercado livre, por 180 reais novinhos em folha). Se vc. está pensando num set destes, dê uma olhada diária nos classificados daqui... 100% do meu som veio de lá, de uns anos pra cá, sempre achei coisa boa a preço bom. Basta ficar atento.

abração, e boa sorte aí na empreitada!! Posta fotos da instalação no Voyage, sou fã desta série, e pelo jeito o setup promete! :legal:

Ricardo.

Riquati, qual Hu q vc está usando e qual o teu SET q vc tá usando no teu carro, pretendo montar um SET com uma HU que tenha controle de TA, qual é a HU com melhor C/B que tenha esse recurso?...E quais Kit 2 vias respondem bem com uso de Pezinhos e TW no Painel? Meu carro é um Voyage com painel Satelite ano 89 GL. Estou a procura de um Amp. Usado tb da linha fosgate RF4.6 ou similar em termos de qualidade. Preciso de Kits com alta sensibilidade (que respondem bem a baixas potências) pois sei que isso na prática dá a impressão de ser um som bem mais potente e com menor consumo de bateria.

Abraços.

Luciano

Compartilhar este post

Link para o post

É pessoal, enquanto antes eu perguntava se alguém gostou desta configuração 3way, hoje me pergunto quem não gostou, quem foi infeliz.

Entendi que seria uma boa opção principalmente por ter todos os ajustes dependendo apenas da pessoa e não de um cross passivo.. Acho até mesmo que um bom amplificador de 4 canais (pensando somente no kit dianteiro) sai mais barato que um de 2 canais com um bom cross.

Quanto aos amplificadores, ainda não não me decidi mas conclui em outras leituras, outros tópicos que um digital p/ o sub é interessante mas longe do ideal. Por isso estou tendendo p/ dois mosfet.

Li que um amplificador em alta (bons comentários) é o Audiophonic. Um Club 4100 p/ o stereo e um Club 1700 p/ o sub seria uma boa opção? Alguma outra sugestão?

Preciso também me descidi quanto aos tweeter. Pensei nos Selenium 1TW1, O que acham?

Obrigado a todos por enquanto!

Compartilhar este post

Link para o post

Com relaçao ao tweeter ha alguma limitacao de orcamento? se nao tiver, da uma olhada no madisound.com, la tem uns tw interessantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Com relaçao ao tweeter ha alguma limitacao de orcamento? se nao tiver, da uma olhada no madisound.com, la tem uns tw interessantes.

Obrigado pela dica amigo, mas infelizmente existe a limitação. Devo comprar o 1TW1 mesmo. Estou tentando montar, ao mesmo tempo e sem deixar a esposa muito zangada, um som vintage em um pequeno home estúdio, agregando ainda uma mesinha Behringer.., mais um kit de caixas Pure Acoustic p/ o HT. Só não me perguntem p/ que quero tudo isso?!?! :banghead

Encontrei foi um amplificador AUDIOPHONIC 5.1 que me pareceu bastante interessante. Ligo tudo em um módulo só, com boa potência e qualidade aparentemente adequada.., apesar de ainda não ler comentários.., acho que eu teria que ser o cobaia..

Acho difícil alinhar, custo x aparência x qualidade em amplificadores. Ou gasto mais p/ ter a mesma marca e série p/ alimentar subs e o kit, e acabo gastando mais, ou compro equipamentos diferentes, de acordo com cada necessidade, economizo um pouco e compro equipamentos que atenderia bem o propósito..

Acho que o correto é me decidir aos poucos, estudar mais as informações do forum e comprar o que tiver realmente certeza. O tweeter está praticamente certo, ao menos é o que achei de mais interessante em relação ao custo/qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...